13 de junho de 2015

Arménia 2-3 Portugal: Ronaldo reserva bilhetes para França

Arménia  2 - 3  Portugal (Marcos Pizzelli 14', Mkoyan 72'; Cristiano Ronaldo (pen.) 29' 55' 58')

    Portugal venceu pela primeira vez na sua História na Arménia, com o capitão e "Bola de Ouro" Cristiano Ronaldo a fazer a diferença a favor da nossa Selecção. No último jogo de suspensão do seleccionador Fernando Santos, Vieirinha foi o lateral-direito, Nani manteve a titularidade deixando Quaresma no banco, Bruno Alves fez dupla com Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão voltou a actuar no meio-campo. Portugal começou a perder, deu a volta graças a um hat-trick de Ronaldo e, embora a Arménia tenha sido superior em termos técnicos, beneficiando de mais do que um erro de Rui Patrício, a Selecção das Quinas acabou por coleccionar mais 3 pontos, fundamentais rumo ao Euro-2016 em França.
    Na Arménia, Portugal fez uma má primeira parte, contrariamente à equipa da casa. A equipa arménia, alicerçada na visão de jogo e qualidade de Mkhitaryan, jogador do Dortmund, castigou a pôs em sentido a defesa portuguesa, e o golo chegou aos 14 minutos. Marcos Pizzelli assumiu de muito longe um livre directo e disparou para um grande golo. Houve, no entanto, culpas de Rui Patrício, claramente surpreendido pela opção do jogador nascido no Brasil. Na 1.ª parte a presença de Danny em campo foi sempre supérflua, Moutinho e Tiago sofreram com a quantidade de adversários e com as movimentações dos mesmos, e o empate acabou por chegar com alguma sorte - João Moutinho foi derrubado dentro de área, e Cristiano Ronaldo não perdoou na conversão. Para além do 1-1, Portugal deixou apenas outro aviso, com Fábio Coentrão a testar o guarda-redes da Arménia.
    O arranque da 2.ª parte voltou a ter mais Arménia, com Mkhitaryan e Pizzelli novamente em evidência, mas entre os 55 e os 58 minutos Ronaldo achou que Portugal devia ganhar o jogo. O 7 de Portugal pressionou até ao limite e aproveitou um erro da defesa no 1-2 e três minutos depois não pediu licença a ninguém e rematou uma bomba do meio da rua, sem qualquer hipótese nem para aquele guarda-redes, nem para qualquer outro. O 1-3 deixava Portugal com algum conforto, mas Tiago (2.º amarelo) foi expulso aos 61' e deixou Portugal a suar até ao fim. Principalmente porque Mkoyan reduziu para 2-3, numa recarga de um remate de Aras, depois de uma abordagem deficiente de Rui Patrício. Nos minutos finais Portugal reforçou o meio-campo, João Moutinho disse finalmente presente à equipa, Aras Özbiliz foi o mais inconformado dos arménios, mas Portugal segurou 3 pontos determinantes.

    Portugal esteve longe de encantar mas, mais uma vez, ganhou. Com Fernando Santos como seleccionador a equipa ainda nunca deslumbrou nem apresentou uma ideia de jogo capaz de encher o olho, mas depois de Portugal perder 1-0 com a Albânia ainda sob o comando de Paulo Bento, com o ex-seleccionador da Grécia soma 4 vitórias em 4 jogos oficiais. Com o actual formato de qualificação para o Euro-2016 é quase uma certeza absoluta a presença de Portugal no certame francês.
    Esta tarde até foi a Arménia a apresentar maior qualidade colectiva (Mkhitaryan contagiou os colegas) mas, verdade seja dita, Cristiano Ronaldo decidiu quase sozinho. O cada-vez-mais avançado de Portugal goza de um estatuto especial e o esquema actual protege-o (não defende, embora pudesse pressionar mais, o lance do 2.º golo foi excepção), e hoje iluminou o caminho até terras gaulesas. Vieirinha justificou a continuidade na sua aposta a lateral direito, Ricardo Carvalho vincou que é actualmente o melhor central português, embora tivéssemos colocado José Fonte ao seu lado e não Bruno Alves; e João Moutinho evoluiu na 2.ª parte e ajudou Portugal nos minutos finais, já com William e Adrien perto de si, a congelar o ímpeto adversário. Portugal tem sido eficaz mas precisa de assimilar melhor o modelo de jogo, e Danny pelo que (não) tem feito não merece ser titular. Segue-se agora um amigável contra Itália, no qual Pizzi e André André já poderão contribuir, ao contrário de William Carvalho e Bernardo Silva que seguirão para o Europeu de Sub-21.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Outros Destaques: Mkhitaryan, Marcos Pizzelli; Vieirinha, R. Carvalho, João Moutinho

0 comentários:

Enviar um comentário