17 de junho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 27



Filme: Requiem for a Dream
Actriz: Ellen Burstyn

por Miguel Pontares

    São diversos os motivos pelos quais tantas personagens têm aqui figurado: um percurso cativante, coerente nuns casos e inesperado noutros, um grafismo singular, um final apropriado e lendário, o impacto no Cinema e a capacidade de nos hipnotizar quando enche o ecrã. Todas estas razões têm contribuído para escolher uma ou outra personagem, nuns casos - Tommy DeVito (28) ou Dr. Sean Maguire (31) por exemplo - algo reforçado pelos magníficos desempenhos dos actores, noutros - os animados, nomeadamente - não tanto. A presença de Sara Goldfarb é, essencialmente, uma tentativa nossa de atribuir alguma justiça a um papel extraordinário da veterana actriz Ellen Burstyn.

    O perturbador mundo da droga foi explorado até hoje em séries como 'The Wire', 'Breaking Bad' ou 'Skins' e em filmes como 'Trainspotting' e 'Cidade de Deus', para além de funcionar como elemento satélite em tantos outros. No entanto, não há visita mais crua e negra ao conceito de vício do que 'Requiem for a Dream' de Darren Aronofsky. 
    Sara Goldfarb é uma viúva solitária, mãe de Harry (Jared Leto), que desenvolve uma obsessão depois de receber um telefonema a dizer que será mais tarde convidada para um programa televisivo. A curva descendente e delirante de Sara leva-a a um regime diário de anfetaminas e calmantes, tendo como simples objectivo recuperar a aparência de outros tempos. O vício de Sara Goldfarb intensifica-se com o passar das estações do ano, passando a alucinar depois de aumentar voluntariamente a dosagem, à medida que o convite formal para ir à Tv não chega.
    O triste e angustiante destino da personagem, que nos preocupa, choca e indispõe em consonância com as restantes personagens do filme, acaba por ter como pano de fundo um hospital psiquiátrico, no qual é alvo de ECT e termina catatónica. Irreconhecível.
    O final miserável, resultante de uma auto-destruição, é aliás transversal aos 4 protagonistas de 'Requiem for a Dream': para além de Sara, o seu filho Harry acaba por amputar um braço, Marion (Jennifer Connelly) participa em orgias em troca de cocaína e também para Tyrone (Marlon Wayans) a vida não é um sonho.
    Por maior respeito que tenha pela Erin Brockovich de Julia Roberts, o papel de Ellen Burstyn, candidata a melhor actriz em 2000, foi doutra liga. Merecia a estatueta, 27 anos depois de vencer o único óscar da sua carreira.

    A acompanhar a actuação da actriz hoje com 82 anos há uma banda sonora inconfundível, e aquele momento em que numa posição fetal fica traduzido o trajecto do filme, o definhar da condição humana. Darren Aronofsky teve o condão de nos mostrar - e Sara Goldfarb é o epíteto do que o filme vale - não só que a vida não é um sonho, mas que muitas pessoas a deixam transformar-se numa prisão espiral, num verdadeiro pesadelo. E é essa a arte deste Requiem: a capacidade de nos agarrar e abanar.
    
← Anterior (28)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (26) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário