17 de janeiro de 2018

20 Novas Séries a Não Perder em 2018

Sim, está na hora de lançar 2018. Depois de fecharmos o ano televisivo (foram eleitas as melhores séries, melhores novas séries, melhores episódios e novas personagens), estamos já de olhos postos no que 2018 nos pode trazer de promissor.
    Num ano em que, como já é sabido, não haverá Game of Thrones, com a HBO a guardar a oitava e última temporada, certamente épica, para 2019, diremos adeus a House of Cards, que tem nas mãos o imbróglio de rematar uma série (que tem vindo a perder qualidade com o passar do tempo) sem utilizar o seu protagonista, Frank Underwood, personagem do condenado Kevin Spacey.
    Há sensivelmente um ano quando deixámos as nossas apostas para novas séries a não perder incluímos coisas como Mindhunter, Taboo, The Punisher, Legion, The Handmaid's Tale, Godless, The Deuce, Feud, GLOW ou Big Little Lies. Verdade seja dita, os destaques de 2017 acabaram por não fugir muito aos previstos e expectáveis - mas houve surpresas como The End of the F***ing World (que infelizmente só consumimos depois de fecharmos os TOPs de melhores séries e novas séries), Dark, Patriot e American Vandal. Curiosamente sendo três destas quatro séries, projectos com o carimbo Netflix.
    Uma vez mais espera-se um forte investimento da Netflix. A gigante de streaming não costuma desiludir e 2018 promete ser um ano em que novas séries da companhia gerida por Reed Hastings e Ted Sarandos juntar-se-ão ao nosso já sobrelotado menú de vícios televisivos.

    Se entre repetentes Game of Thrones não está sozinho, sendo 2018 um ano de pausa para Stranger Things, Rick and Morty, The Crown, Peaky Blinders e The Punisher, saudados serão os regressos de Atlanta e Daredevil.
    Depois do sucesso de The Handmaid's Tale, premiada com vários emmys e globos de ouro, é evidente a aposta do Hulu em capitalizar sobre esse aumento de reputação. A Amazon (supomos que será ou em 2019 ou 2020 que The Lord of the Rings surge aqui no 1º lugar das nossas séries a não perder, desde que seja captado o talento adequado), a HBO e alguns players menos frequentes como TNT e Paramount devem agitar um ano no qual, ao contrário do ano passado, a nova programação do FX não impressiona.
    São 20 nomes que apresentamos abaixo. Vinte casos que merecem que o episódio-piloto seja experimentado, embora todas as séries que integram pelo menos o TOP-11 devam convencer-vos a ir mais longe. Sem mais demoras, cá estão 20 novas séries para não perderes em 2018:



1. The Ballad of Buster Scruggs (Netflix)
Criado por: Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: Liam Neeson, James Franco, Brendan Gleeson, Zoe Kazan, Tim Blake Nelson, Stephen Root, Tyne Daly
6 Episódios

    Ok, graças a Fargo de Noah Hawley, os irmãos Coen têm estado de certa forma presentes na televisão. Mas apenas como produtores executivos. 2018 verá Joel e Ethan assumirem o leme num western composto por 6 antologias. The Ballad of Buster Scruggs é uma colaboração Netflix-Annapurna e será filmado no Novo México, onde os Coen gravaram No Country For Old Men e True Grit.
    Tim Blake Belson será Buster Scruggs (constar no título da série não significa que será o actor com mais tempo de ecrã), mas é o conceito e a presença de Liam Neeson, James Franco, Brendan Gleeson ou Zoe Kazan que nos deixam com altas expectativas.


2. Maniac (Netflix)
Criado por: Patrick Sommerville
Elenco: Jonah Hill, Emma Stone, Justin Theroux, Sally Field, Julia Garner

   Maniac surgiu no nosso conjunto de séries a não perder em 2017 mas a produção atrasou-se e a Netflix só terá a adaptação de uma série norueguesa de 2014 pronta este ano. Cary Fukunaga como realizador é um dos ingredientes mais interessantes, mas o principal é mesmo ver Jonah Hill e Emma Stone como protagonistas. Tanto que as carreiras deles evoluíram desde que fizeram Superbad juntos... Premissa: um homem institucionalizado sonha com uma vida nova num mundo de fantasia.

3. Homecoming (Amazon)
Criado por: Sam Esmail (Mr. Robot)
Elenco: Julia Roberts, Stephan James, Bobby Cannavale

    Não lhe chegava Mr. Robot. A Amazon deu a Sam Esmail (também está a trabalhar numa adaptação de Metropolis, clássico de 1927) a oportunidade de provar que a série de Elliot Alderson não foi um acaso e Homecoming - adaptação de um podcast com o mesmo nome - contará connosco a partir do dia de estreia. O podcast original contou com as vozes de Catherine Keener, Oscar Isaac e David Schwimmer. Nesta série Keener será substituída por Julia Roberts, e é com bons olhos que vemos o reencontro criativo de Esmail com Bobby Cannavale.

4. Sharp Objects (HBO)
Criado por: Marti Noxon
Elenco: Amy Adams, Patricia Clarkson, Elizabeth Perkins, Chris Messina, Sophia Lillis
8 Episódios

    Jean-Marc Vallée não continuará ligado a Big Little Lies, mas a HBO não o perdeu. O realizador franco-canadiano terá a missão de realizar os oito episódios que compõem Sharp Objects, obra de Gillian Flynn (Gone Girl).
    Para além de Vallée e Flynn, o principal motivo deste 4.º lugar é Amy Adams. Depois de um ano fantástico com Arrival e Nocturnal Animals, Adams esteve parada (vá, a Liga da Justiça não conta) e em 2018 tem não só esta série como também o filme Backseat. Uma curiosidade: para quem achou Sophia Lillis parecida com Adams em It, a jovem actriz interpretará uma jovem versão da protagonista Camille aqui. Premissa: uma jornalista de investigação recém-saída de um hospital psiquiátrico regressa à sua cidade natal para investigar a morte de duas raparigas.

5. Here and Now (HBO) (Trailer)
Criado por: Alan Ball (American Beauty, Six Feet Under, True Blood)
Elenco: Holly Hunter, Tim Robbins
10 Episódios - 11 de Fevereiro

    É difícil perceber, para já, até onde pode chegar Here and Now. A HBO não costuma vacilar e por isso confiamos que este drama familiar com Tim Robbins e Holly Hunter como patriarcas de uma família multi-cultural, com 3 filhos adoptados (originários da Somália, Colômbia e Vietname), seja capaz de agarrar os espectadores.
    À cabeça, parece uma resposta a This Is Us, mas Alan Ball tem uma cabeça especial, e temos especial curiosidade para ver o que Daniel Zovatto faz com a sua personagem.


6. Waco (Paramount Network) (Trailer)
Criado por: John Erick Dowdle, Drew Dowdle
Elenco: Taylor Kitsch, Michael Shannon, Melissa Benoist, Julia Garner, John Leguizamo, Andrea Riseborough, Rory Culkin, Shea Whigham, Paul Sparks
6 Episódios - 24 de Janeiro

    Depois de ter surpreendido pela positiva na segunda temporada de True Detective (globalmente fraca, concordamos), Taylor Kitsch merecia uma personagem como o fanático David Koresh, líder de uma seita religiosa. Trata-se de uma mini-série, sinalizando a gradual passagem da Paramount para a televisão, e tem Michael Shannon. Chega e sobra para garantir que veremos os 6 episódios.     


7. The Looming Tower (Hulu) (Trailer)
Criado por: Dan Futterman (Capote, Foxcatcher)
Elenco: Jeff Daniels, Tahar Rahim, Bill Camp, Michael Stuhlbarg, Peter Sarsgaard
10 Episódios - 28 de Fevereiro

    Digam-nos: como é que isto pode falhar? O homem que escreveu os argumentos de Capote e Foxcatcher aborda, com polémica, a clivagem entre a CIA e o FBI e as consequências durante a emergente ameaça de Osama Bin Laden. Com franqueza, não é todos os dias que vemos Jeff Daniels, Michael Stuhlbarg, Peter Sarsgaard e Bill Camp juntos...


8. The Alienist (TNT) (Trailer)
Criado por: Cary Fukunaga (True Detective)
Elenco: Daniel Brühl, Luke Evans, Dakota Fanning
8 Episódios - 22 de Janeiro

    São vários os pontos a favor de The Alienist. O trio Daniel Brühl, Luke Evans e Dakota Fanning promete bastante, e este drama de época pode ser a solução para todos aqueles que ainda sentem saudades de Penny Dreadful. Um repórter (Evans) e um psicólogo (Brühl) numa investigação supervisionada por Cary Fukunaga, o realizador da primeira temporada de True Detective.


9. Castle Rock (Hulu) (Trailer)
Criado por: J. J. Abrams
Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Sissy Spacek, Jane Levy, Bill Skarsgard, Terry O'Quinn, Scott Glenn

   J. J. Abrams conseguiu garantir para o Hulu uma série com liberdade para explorar todo o universo literário Stephen King. A cidade fictícia de Castle Rock promete ser palco de episódios misteriosos. Elenco forte, material com bastante potencial. Será certamente superior à última vez que Abrams adaptou King para o Hulu - 11.22.63.

10. American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace (FX) (Trailer)
Criado por: --
Elenco: Darren Criss, Penélope Cruz, Édgar Ramírez, Ricky Martin
9 Episódios - 17 de Janeiro

    Já sem Scott Alexander e Larry Karaszewski, a dupla que apresentou a ideia de American Crime Story a Ryan Murphy, escrevendo uma genial primeira temporada sobre OJ, a série do FX está de volta de olhos postos no assassinato de Gianni Versace.
    Embora tenha pescado uma actriz de renome como Penélope Cruz, é improvável que ACS apresente o nível de The People VS O.J. Simpson. Mas muita atenção a Darren Criss na pele de Andrew Cunanan.


11. Ratched (Netflix)
Criado por: Evan Romansky
Elenco: Sarah Paulson

    Alguma qualidade terá que ter Ratched para ter provocado uma disputa a três entre Netflix, Hulu e Apple. O recém-graduado Evan Romansky escreveu a série, já confirmada para duas temporadas com Ryan Murphy como produtor executivo e certamente realizador de alguns episódios, com a terrível enfermeira de One Flew Over the Cuckoo's Nest como personagem principal.
    Do elenco só é sabido quem será Ratched. Uma das musas de Ryan Murphy: Sarah Paulson.

12. The Umbrella Academy (Netflix)
Criado por: Steve Blackman
Elenco: Ellen Page, Robert Sheehan, Tom Hopper, Aidan Gallagher, David Castaneda

    A Netflix tem sabido - umas vezes mais do que outras - transpor para o pequeno ecrã as mais fantásticas vinhetas de banda desenhada. The Umbrella Academy promete ter um registo muito próprio, mas a presença de Ellen Page (Juno) e Robert Sheehan (Misfits) chegam para colocarmos esta academia bem perto do Top-10.


13. Unsolved (USA Network) (Trailer)
Criado por: Anthony Hemingway, Mark Taylor
Elenco: Marcc Rose, Wavyy Jonez, Josh Duhamel, Jimmi Simpson, Bokeem Woodbine
10 Episódios - 27 de Fevereiro

    A HBO apostou em True Detective, o FX respondeu com American Crime Story, e agora é a vez do USA - o canal de Mr. Robot - ter a sua própria série com crimes em modo antologia. Na primeira temporada de Unsolved estarão no centro as mortes de Tupac e Notorious B.I.G. E será interessante acompanhar Josh Duhamel e Jimmi Simpson na investigação.


14. The Romanoffs (Amazon)
Criado por: Matthew Weiner (Mad Men)
Elenco: Isabelle Huppert, Aaron Eckart, Christina Hendricks, John Slattery, Corey Stoll, Diane Lane, Jack Huston, Paul Reiser
8 Episódios

    E este elenco? Uma das duas apostas da Amazon em 2018 que nos deixam com maiores expectativas partiu de Matthew Weiner, o homem que já nos deu Mad Men. A Hendricks e Slattery, membros do seu elenco na série da AMC, juntam-se nomes como Isabelle Huppert e Aaron Eckart numa antologia que tem um twist: a série não acompanha a família real russa, mas sim pessoas que acreditam ser descendentes dessa linhagem.

15. Vanity Fair (ITV)
Criado por: Gwyneth Hughes
Elenco: Olivia Cooke, Johnny Flynn, Tom Bateman, Michael Palin
7 Episódios

     Fãs de Downton Abbey ou Pride and Prejudice, vem aí mais uma versão de Vanity Fair. A britânica ITV dará a Olivia Cooke a oportunidade de ser Becky Sharp, personagem já interpretada no passado por Reese Whiterspoon ou Natasha Little.

16. Altered Carbon (Netflix) (Trailer)
Criado por: Laeta Kalogridis
Elenco: Joel Kinnaman, James Purefoy, Renée Elise Goldsberry
10 Episódios - 2 de Fevereiro

    Era expectável, e ainda bem, que Blade Runner 2049 abrisse a porta para vários projectos de ficção científica em ambiente similar. Distopias neo-noir e ciber-punk. Nesta aposta de peso da Netflix, num futuro em que a consciência humana pode ser digitalizada, Joel Kinnaman será Takeshi Kovacs, acordado pelo aristocrata Laurens Bancroft (James Purefoy) para descobrir... quem o matou Bancroft.

17. Snowpiercer (TNT)
Criado por: Josh Friedman
Elenco: Daveed Diggs, Jennifer Connelly, Alison Wright, Mickey Sumner, Annalise Basso

   O filme do sul-coreano Joon-Ho Bong tem vindo a tornar-se mais e mais respeitado desde que estreou em 2013. A adaptação para televisão do TNT tem desde logo um desafio: o filme, num trajecto da cauda do comboio até à outra ponta, é um injecção de adrenalina e uma rápida viagem a um mundo hierarquizado em classes. Haverá material para sustentar uma série? Daveed Diggs deve ser o protagonista, e Jennifer Connely dará apenas a sua voz neste projecto.

18. The Good Omens (Amazon, BBC Two)
Criado por: Neil Gaiman
Elenco: David Tennant, Michael Sheen, Jon Hamm, Michael McKean

    Depois de ver Bryan Fuller e Michael Green adaptarem os seus American Gods, Neil Gaiman vai ele próprio tratar da adaptação de outra obra sua, The Good Omens. David Tennant será o demónio Crowley e Michael Sheen o anjo Aziraphale, mas o elenco inclui também Jon Hamm (Mad Men) e Michael McKean (Better Call Saul).

19. The First (Hulu, Channel 4)
Criado por: Beau Willimon (House of Cards)
Elenco: Sean Penn, Natascha McElhone, LisaGay Hamilton, Oded Fehr

   Eis a série que conseguiu atrair Sean Penn para o panorama televisivo. Só por isso The First faz sentido aqui estar. Criada por Beau Willimon, esta co-produção Hulu/ Channel 4 acompanhará o primeiro grupo de humanos a visitar Marte. Ambicioso.

20. Hard Sun (Hulu, BBC One) (Trailer)
Criado por: Neil Cross (Luther)
Elenco: Agyness Deyn, Jim Sturgess
6 Episódios - 6 de Janeiro

    Jim Sturgess é um actor subvalorizado, cuja carreira depois de 21 podia ter sido bem diferente, com alguma sorte. Mas o que nos faz confiar no (relativo) potencial de Hard Sun é mesmo o facto de ser uma criação de Neil Cross, o homem que ofereceu a Idris Elba o seu DCI John Luther.
    O seis episódios já estrearam, não vimos nenhum, e honestamente não é garantido que vejamos. Agyness Deyn pode ter aqui uma personagem interessante, nesta dupla forçada de agentes com visões bem diferentes do mundo (normalmente, é assim que se faz neste género de séries).



    A estas vinte novidades acreditamos que se possam vir a acrescentar séries que o trio Netflix, HBO e FX estreiem na segunda metade do ano e que nos estejam para já a escapar.
    O Showtime já estreou The Chi, série criada por Lena Waithe - actriz de Master of None, que escreveu com Aziz Ansari o espectacular episódio "Thanksgiving" - que inclui no elenco Jason Mitchell (Mudbound) ou Alex R. Hibbert (Moonlight). A HBO tem Barry, com o multifacetado Bill Hader na pele de um assassino contratado deprimido que pretende ser actor; e não podemos ignorar o spin-off de Sons of Anarchy, Mayans MC. Counterpart terá J.K. Simmons a dobrar, Black Lightning é mais uma aposta do CW em super-heróis, uma realidade que terá também este ano a novidade Cloak & Dagger, e o império televisivo de Ryan Murphy tem verá nascer mais uma série, Pose.
    Temos também curiosidade para ver Carey Mulligan como detective em Collateral da Netflix, estando a gigante do streaming a preparar também Damnation, com Killian Scott e Logan Marshall-Green. Por fim, Heathers (sim, o filme de 1988 com Winona Ryder e Christian Slater) será adaptado a série pela Paramount Network, e a AMC aposta forte em The Terror.

1 comentários:

  1. Excelente lista! Outra das minhas preferidas é O Negocio. Eu recomendo. A última temporada me surpreendeu! Os primeiros episódios da serie realmente excedeu as minhas expectativas. depois de tanto esperar, a nova temporada da serie valeu muito a pena. É muito boa! Eu acho que é a melhor serie brasileira HBO. As temporadas foram uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderEliminar