15 de janeiro de 2018

Previsões Óscares 2018 (Actualizado a 15/01/18)

Pedimos desculpa. Nos últimos anos temos realizado as nossas previsões para cada edição dos óscares com maior frequência. A última vez que nos pronunciámos tendo em ponto de mira a cerimónia de 4 de Março de 2018 foi em Outubro. Desde aí, a época de prémios já arrancou, com várias actrizes, actores, realizadores e filmes já distinguidos, e outros, nomeados, aguardam pelo veredicto.
    Independentemente dos globos, dos critics ou dos prémios de cada sector (SAG, DGA, WGA), os óscares sempre foram e teoricamente sempre serão outra coisa.
    A cerimónia, que contará com o repetente Jimmy Kimmel (e ainda bem) conhecerá os seus nomeados no próximo dia 23. Falta assim pouco mais de uma semana para as casas de apostas começarem a funcionar a sério, e para a generalidade do público começar a querer ver "os filmes dos óscares".
    Para as categorias técnicas só iremos lançar as nossas previsões como deve ser em vésperas dos óscares, pelo que abaixo encontrarão a nossa análise às mais badaladas categorias (filme, realizador, actores e actrizes, principais e secundários). Num curto parágrafo no final teceremos apenas algumas considerações no que diz respeito às categorias de argumento (original e adaptado), filme de animação, filme estrangeiro, banda sonora e fotografia.

    Para já, ainda não se assistiu ao emergir de um favorito claro para a edição de 2018. Em algumas categorias começa a ser evidente a existência de padrões e, por isso, vamos lá perceber se Gary Oldman, Frances McDormand, Guillermo del Toro ou Sam Rockwell deverão ou não vencer quando chegar a Hora H.


Melhor Filme

    Three Billboards Outside Ebbing, Missouri foi o grande vencedor dos globos de ouro. No entanto, convém recordar que Boyhood ou The Revenant também foram premiados pela imprensa estrangeira, sem continuidade por parte da Academia que preferiu nesses anos Birdman e Spotlight. O ano passado houve sintonia: Moonlight derrotou La La Land nas duas cerimónias.
    O drama carregado de humor negro de Martin McDonagh é um dos favoritos, mas nada leva a crer que assuma a pole position relativamente a outras certezas como The Shape of Water, Dunkirk, Call Me By Your Name ou Dunkirk. Embora não saibamos quantos vão ser os nomeados na categoria de melhor filme (imaginamos que varie entre 8 e 10), a ausência de qualquer um dos cinco filmes até aqui referidos seria uma gigante surpresa.
    A cada dia que passa, Get Out torna-se mais forte. O filme de Jordan Peele ganhou força ao constar entre os 11 nomes dos Producers Guild Awards, e saiu super-reforçado ao ver Peele entre o restrito lote de 5 nomeados dos Directors Guild Awards.
    Olhando para os PGA, um instrumento que tem perdido fiabilidade depois de dois anos (La La Land e The Big Short) sem correspondência da Academia, na lista de 11 filmes, aos seis já mencionados, foram acrescentados The Post, The Big Sick, I, Tonya, Molly's Game e Wonder Woman. O contexto e momento "hollywoodesco" (procura de vincar uma cultura de igualdade de género, com a presença de filmes que incluam mulheres fortes, resposta à onda de denúncias de assédio sexual há anos na sombra) pode beneficiar uma super-heroína como Gal Gadot. Deste grupo, The Post é o que tem mais cheiro a óscares. E não nos podemos esquecer de Blade Runner 2049, The Florida Project, Mudbound e Phantom Thread.
    

Resultado de imagem para james franco disaster artistMelhor Actor Principal

    Será James Franco, já premiado em várias cerimónias como melhor actor numa comédia/ musical, prejudicado pelas recentes denúncias? Saberemos daqui a pouco mais de uma semana.
    O actor que desapareceu na pele da caricatura Tommy Wiseau não parece ter grandes hipóteses de levar o óscar, mas é fortíssimo candidato a integrar o Top-5.
    Os Screen Actor Guild Awards nomearam Franco, Gary Oldman, Timothée Chalamet, Daniel Kaluuya e Denzel Washington. Mas é muito difícil imaginar a Academia a deixar de fora Daniel Day-Lewis naquele que pode ser o último papel da sua carreira.
    Nesta fase, Oldman parte claramente como favorito à estatueta dourada, e tanto o rookie do ano Chalamet como Day-Lewis têm a nomeação praticamente na mão. Depois, há ainda Tom Hanks. Mas em condições normais as últimas duas vagas seriam de Kaluuya e James Franco. Com os veteranos Washington e Hanks à espreita.


Resultado de imagem para sally hawkins the shape of waterMelhor Actriz Principal

    Luta a duas. Frances McDormand ou Sally Hawkins, uma delas subirá ao palco para agradecer a 4 de Março. É bastante difícil prever se a maioria dos membros da Academia atribuirá maior peso a McDormand (com mais momentos de óscar, e uma personagem que lhe permitiu navegar entre dois géneros) ou a Hawkins, numa personagem muda e o veículo perfeito para a estranha beleza do filme de del Toro.
    A acompanhar as favoritas está Saoirse Ronan, a caminho da terceira nomeação para óscar aos 23 anos. Se houvesse um pódio e não apenas a identificação da vencedora, os lugares de ouro, prata e bronze seriam claramente destas três actrizes. Distribuídos como, já é outra história.
    Assim, sobram dois lugares. Margot Robbie (I, Tonya) pode estrear-se nestas andanças, e Meryl Streep (The Post) é... Meryl Streep.
    Os SGA escolheram Judi Dench em vez de Streep, mas há ainda uma réstia (muito pequena) de esperança para Jessica Chastain (Molly's Game) e Annette Bening (Film Stars Don't Die in Liverpool).


Melhor Actor Secundário

    Numa categoria sempre entusiasmante, Sam Rockwell pode passar de actor nunca nomeado e habitualmente subvalorizado para vencedor de 1 óscar à primeira vez em que é nomeado. A principal concorrência: Willem Dafoe, por The Florida Project.
    Acertar os restantes três é um valente 31. Os Screen Actor Guild Awards têm a fechar o quinteto de nomeados Richard Jenkins (The Shape of Water), Woody Harrelson (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) e Steve Carell (Battle of the Sexes). Acreditamos que Jenkins constará nas escolhas da Academia, mas tanto Harrelson como Carell estão ameaçados por Armie Hammer e Michael Stuhlbarg, ambos por Call Me By Your Name, sem esquecer Christopher Plummer, que substituiu Kevin Spacey em All the Money in the World.


Melhor Actriz Secundária

    Os globos distinguiram a extraordinária Allison Janney naquele papel pitoresco e recto em I, Tonya, mas algo nos leva a crer que em matéria de óscares, Laurie Metcalf (Lady Bird) parte em vantagem. Curiosamente, ambas na pele de mães com uma relação conturbada com as suas filhas - interpretadas por Margot Robbie e Saoirse Ronan respectivamente -, fortes candidatas a nomeações para óscar.
    Outra mãe bem colocada para ser nomeada é Holly Hunter, um dos pontos fortes de The Big Sick. As três foram nomeadas pelo sindicato de actores, que incluíram também Mary J. Blige (Mudbound) e Hong Chau (Downsizing) nas escolhas.
    Uma vez que estamos a falar da Academia, nunca se pode deixar fora da equação Octavia Spencer (The Shape of Water), surgindo com chances bastante reduzidas Lesley Manville (Phantom Thread) e Tatiana Maslany (Stronger).


Melhor Realizador

    Parece impossível, mas 2018 verá Christopher Nolan ter a sua primeira nomeação para melhor realizador desde que está no meio. O britânico, responsável por alguns dos melhores filmes deste século tem já 3 nomeações - duas como argumentista (Memento e Inception) e uma como produtor. Dunkirk, menos saboroso para os fãs mas mais satisfatório para os críticos (essencialmente, pelo dosear de exposição), fará o que Interstellar, The Dark Knight ou The Prestige não foram capazes.
    Comparando Directors Guild Awards e Globos de Ouro (nos quais venceu Guillermo del Toro, provavelmente o favorito nesta fase), inclinamo-nos mais para que a Academia partilhe as escolhas dos DGA: del Toro, Nolan, Martin McDonagh (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), Greta Gerwig (Lady Bird) e Jordan Peele (Get Out). Destes 3, os globos só nomearam McDonagh, acrescentando depois pesos pesados como Steven Spielberg e Ridley Scott.
    Se estamos convencidos que o TOP-5 sairá destes seis nomes? Nem pensar. Há ainda Denis Villeneuve, Luca GuadagninoPaul Thomas Anderson e Sean Baker. Num ano que gritará female power (oxalá não haja escolhas forçadas para exaltar isso, uma vez que o nível das actrizes deste ano por si só chega e só para provar o benefício de histórias com protagonistas femininas), Greta Gerwig deve ser a porta-estandarte e justa representante das mulheres numa categoria que, a acolher mais alguma realizadora, teria que se virar para Dee Rees, Kathryn Bigelow ou Patty Jenkins.


Outras Categorias: Num rápido sumário, The Shape of Water, Lady Bird, Get Out, The Big Sick e Three Billboards Outside Ebbing, Missouri são favoritos para melhor argumento original, enquanto que nos adaptados (categoria mais fraca) saltam à vista Call Me By Your Name, The Disaster Artist e Molly's Game.
    Coco segue destacado nos candidatos a Melhor Filme de Animação, enquanto que na categoria de Melhor Filme Estrangeiro o chileno A Fantastic Woman, o sueco The Square e o israelita Foxtrot parecem cartas fortes. Blade Runner 2049 pode valer o primeiro óscar (tão merecido!) de melhor fotografia a Roger Deakins (13 nomeações, zero vitórias) e a nível de banda sonora vemos a Academia a valorizar Alexandre Desplat (The Shape of Water) e Jonny Greenwood (Phantom Thread).


Vão começando a ver os filmes e não se esqueçam que no próximo dia 23 são conhecidos os nomeados. A seu tempo apresentaremos os nossos palpites para os vencedores do ano e, como sempre, faremos os nossos Óscares Barba Por Fazer..



MELHOR FILME
The Shape of Water. Three Billboards Outside Ebbing, Missouri. Dunkirk. Lady Bird. Call Me By Your Name. Get Out. The Post. The Big Sick. Wonder Woman. Blade Runner 2049. The Florida Project. Mudbound. I, Tonya. Phantom Thread. Molly's Game. The Disaster Artist.


MELHOR ACTOR
Gary Oldman (The Darkest Hour), Daniel Day-Lewis (Phantom Thread), Timothée Chalamet (Call Me By Your Name), James Franco (The Disaster Artist), Daniel Kaluuya (Get Out), Tom Hanks (The Post), Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.), Jake Gyllenhaal (Stronger), Robert Pattinson (Good Time)


MELHOR ACTRIZ
Frances McDormand (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), Sally Hawkins (The Shape of Water), Saoirse Ronan (Lady Bird), Margot Robbie (I, Tonya), Meryl Streep (The Post), Judi Dench (Victoria and Abdul), Jessica Chastain (Molly's Game), Annette Benning (Film Stars Don't Die in Liverpool), Kate Winslet (Wonder Wheel)


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Sam Rockwell (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), Willem Dafoe (The Florida Project), Richard Jenkins (The Shape of Water), Michael Stuhlbarg (Call Me By Your Name), Armie Hammer (Call Me By Your Name), Woody Harrelson (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), Steve Carell (Last Flag Flying), Christopher Plummer (All the Money in the World), Steve Carell (Battle of the Sexes), Ben Mendelsohn (Darkest Hour)


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Laurie Metcalf (Lady Bird), Allison Janney (I, Tonya), Holly Hunter (The Big Sick), Mary J. Blige (Mudbound), Hong Chau (Downsizing), Octavia Spencer (The Shape of Water), Lesley Manville (Phantom Thread), Tatiana Maslany (Stronger), Melissa Leo (Novitiate)


MELHOR REALIZADOR
Guillermo del Toro (The Shape of Water), Christopher Nolan (Dunkirk), Martin McDonagh (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri), Greta Gerwig (Lady Bird), Luca Guadagnino (Call Me By Your Name), Jordan Peele (Get Out), Steven Spielberg (The Post), Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Dee Rees (Mudbound), Paul Thomas Anderson (Phantom Thread), Sean Baker (The Florida Project)

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