8 de agosto de 2017

Dicas Fantasy Premier League 17/ 18 - Os Médios

Depois dos guarda-redes e dos defesas, chegam os maiores craques. É no meio-campo que acontece tudo. É aqui que está a fantasia, os criadores de oportunidades, as muitas assistências, os homens do último passe e do cruzamento tirado com regra e esquadro.
    Querem bons dribladores, aqui os têm; e é em muitos destes craques que a bola é colocada ao minuto 90 quando o jogo está empatado e a equipa sabe que precisa de o desbloquear e ganhar.
    No Fantasy da Premier League, ter um bom meio-campo é absolutamente crucial para realizar uma boa época. Mantendo o equilíbrio de todo o plantel, é muito importante encontrar um quinteto forte - claro que, a partir de Dezembro, Janeiro, Fevereiro, com a valorização dos plantéis, já poderão ter um quinteto de luxo, sem sacrificar o equilíbrio global do plantel.
    No início de época, é também aqui que devem arriscar num diferencial. Alguém como Mahrez há dois anos. Mas com os números não mentem, vamos olhar para as estatísticas finais de 2016/ 17: 3 dos 4 jogadores com mais pontos foram médios (Alexis Sánchez com 264, Dele Alli com 225 e Hazard com 224) e nos 10 jogadores que alcançaram maior pontuação, 6 eram médios, juntando-se aos três já referidos, Eriksen, De Bruyne e Sigurdsson.
    Quatro médios ultrapassaram ou igualaram a marca dos 200 pontos, ficando KDB a apenas 1 ponto de se juntar a esse grupo, e se considerarmos uma meta de 150 pts para considerar uma época bastante boa, vemos que nenhum guarda-redes a atingiu, que entre defesas só 3 o conseguiram, entre avançados foram 8, mas no meio-campo foram 11.
    O que é que se quer? Jogadores que assumam a equipa, e que se destaquem na última fase de construção, quer com golos ou com assistências. Para quem é novo nisto do Fantasy, é importante perceber que o rendimento colectivo pouco influencia a pontuação individual dos médios (N'Golo Kanté, por exemplo, por mais incrível que seja como jogador, não é o tipo de elemento que se quer no Fantasy).
    As primeiras jornadas serão importantes para perceber/ recapitular as dinâmicas das equipas, verificáveis através de padrões estatísticos, e conjugando isso com o facto do defeso só fechar dia 31 de Agosto (não será surpreendente se ainda chegarem vários craques a terras de Sua Majestade), pode ser útil utilizar o primeiro Wildcard da época na transição entre a 3.ª e a 4.ª jornadas.
    Vamos lá então analisar os médios de 2017/ 17.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2093875-496478)


Médios

  • Kevin De Bruyne (10.0, Man City), Dele Alli (9.5, Tottenham), Alexis Sánchez (12.0, Arsenal), Sadio Mané (9.5, Liverpool), Eden Hazard (10.5, Chelsea), Christian Eriksen (9.5, Tottenham), Philippe Coutinho (9.0, Liverpool), Mohamed Salah (9.0, Liverpool) - Para se ter um médio muito bom, faz todo o sentido que se pague bastante. As grandes épocas de Alexis Sánchez, Riyad Mahrez e Eden Hazard em qualquer uma das três épocas só reforça que devemos investir no sector intermédio uma boa fatia do nosso orçamento.
        No decorrer da segunda metade da época será perfeitamente natural que já possam olhar para o vosso "cinco" de barriga cheia, conseguindo compatibilizar por exemplo, De Bruyne, Alli e Mané. Mas para já, há que escolher um ou dois.
        Kevin De Bruyne é uma bomba que vai explodir a qualquer momento na Premier League. Basta ver que o belga somou 199 pts na época passada (6 golos e 21 assistências), mas deixou a sensação que poderia perfeitamente melhorar esses números, sobretudo em termos de golos.
        Craques como Alexis Sánchez (não é por acaso que custa 12.0, veremos se fica no Arsenal ou não) e Eden Hazard dispensam apresentações, e Dele Alli passou de 166 pts em 2015-16 para 225 na última época. E tem só 21 anos...
        Para além destes nomes, importa falar do dinamarquês Christian Eriksen, jogador incrível e subvalorizado, que pode servir de diferencial considerando que a maioria dos utilizadores escolherão Alli quando quiserem um médio dos spurs; e aquele trio do Liverpool (Mané, Coutinho e Salah) deixa água na boca. Mané não tem CAN esta época, Salah demonstrou estar perfeitamente ambientado na pré-época, e em relação a Coutinho importa só perceber se fica ou se substitui Neymar no Barcelona. [Se por acaso Gareth Bale se juntar ao Manchester United, estará de caras neste grupo, pela brutal capacidade de decidir sozinho e por ser o tipo de jogador que cresce ao ser a figura da equipa]
  • Gylfi Sigurdsson (8.5, Swansea), Henrikh Mkhitaryan (8.0, Man Utd), Willian (7.0, Chelsea), Wilfried Zaha (7.0, Crystal Palace), Leroy Sané (8.5, Man City), Bernardo Silva (8.0, Man City), Son Heung-Min (8.0, Tottenham), Dusan Tadic (6.5, Southampton), Manuel Lanzini (7.0, West Ham), Davy Klaassen (7.5, Everton) - Como da categoria acima só devem conseguir contratar 1 ou 2 jogadores, significando esse segundo ou até um terceiro craque um trio de ataque mais fraco, importa olhar para o segundo nível de opções.
        Sigurdsson custa 8.5 e ultrapassou os 150 pts nas últimas três épocas. Se se transferir do Swansea para o Everton, é claramente um jogador apetecível depois do complicado arranque dos toffees. Analisando a pré-época dos grandes, duas notas: Mkhitaryan parece finalmente preparado para render o que achávamos que iria render na última época, e Willian aproveitou bem a lesão de Hazard para carregar o Chelsea no ataque, em conjunto com o improvável Batshuayi.
        Depois, Wilfried Zaha renovou com o Crystal Palace e é um exemplo claro de um jogador que terá uma equipa super-dependente dele, e no Manchester City, KDB é a melhor opção, David Silva será o jogador do "passe para o passe", mas Leroy Sané e Bernardo Silva são craques que merecem uma oportunidade nos vossos plantéis. Em relação a ambos interessa perceber a gestão de minutos que Guardiola fará no ataque, e quem é que ele prioriza neste momento, mas Sané pode começar 17-18 como acabou a época passada, e em relação ao génio Bernardo já todos sabemos quanta magia pode acrescentar ao esquema de Pep. Mas atenção, porque a genialidade do novo camisola 20 do City não é um goleador e pode revelar-se, a nível de Fantasy, um jogador mais na linha de David Silva do que Kevin De Bruyne.
        A completar este lote de talentos, Son Heung-Min foi uma surpresa em 16-17, Tadic é o pensador de jogo do Southampton, Lanzini tem tudo para fazer melhor do que nas últimas temporadas, e Klaassen é o tipo de jogador que se adapta a Inglaterra em segundos, podendo surpreender em termos de golos.
  • Anthony Knockaert (6.0, Brighton), Matt Ritchie (6.0, Newcastle), Aaron Mooy (5.5, Huddersfield), Tom Ince (6.0, Huddersfield), Robbie Brady (5.5, Burnley), Max Gradel (5.0, Bournemouth), Sofiane Boufal (6.0, Southampton), Alex Iwobi (5.5, Arsenal), Demarai Gray (5.5, Leicester City) - É aqui que moram alguns dos jogadores que vos vão dar mais gozo se explodirem. É com este tipo de médios que se podem diferenciar da concorrência, e é com jogadores deste preço (5.5, 6.0) que podem valorizar rapidamente o vosso orçamento.
        Anthony Knockaert foi o Melhor Jogador do Championship (15 golos, 8 assistências) e tudo indica que continuará a ser a figura do Brighton. Também do Championship, transitam com potencial Matt Ritchie (não correspondeu às nossas expectativas quando esteve na Premier League com o Bournemouth, mas desta vez com o Newcastle deve brilhar), e do Huddersfield o australiano Aaron Mooy e Tom Ince. Do primeiro espera-se o orquestrar de todo o jogo da equipa de David Wagner, e do segundo uma época de afirmação no principal escalão.
        Entre jogadores que já constavam da época passada, Robbie Brady por 5.5 pode ser uma boa escolha, por ser bastante superior à média no Burnley, Max Gradel tem mais futebol do que aquilo que já mostrou (prejudicado, é certo, por lesões), Sofiane Boufal tanto pode virar Mahrez como passar ao lado da época, e estejam também atentos às primeiras jornadas dos jovens Iwobi e Gray.

0 comentários:

Enviar um comentário