7 de agosto de 2017

Dicas Fantasy Premier League 17/ 18 - Os Guarda-Redes + Defesas

É já na próxima sexta-feira! Agosto ainda nem vai a meio mas a Premier League já está a chegar prevendo-se, como sempre, um ano extraordinário, com jogos apaixonantes e uma luta pelo título frenética, com um maior número de candidatos do que qualquer uma das outras grandes ligas da Europa.
    O regressar da competição dita também o regresso do Fantasy mais popular do mundo. Tal como nas últimas temporadas, vamos publicar semanalmente um artigo de antevisão a cada jornada, com palpites e sugestões (Dicas), mas até lá num conjunto de três artigos importa primeiro olhar globalmente para cada sector e perceber que jogadores são imprescindíveis e quais podem ser agradáveis surpresas.
    Os médios e os avançados serão analisados em separado, mas para guarda-redes e defesas - a retaguarda das equipas - podemos olhar em conjunto. Na baliza e nos quartetos defensivos ingleses, há algumas novidades que nós portugueses bem conhecemos. Leiam então o que temos a dizer sobre quem se foca mais na sua própria baliza do que na dos outros. Aqueles que calçam as luvas, e os seus fiéis ajudantes, que nos deixam tão contentes quando vão lá à frente e fazem um golo.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2093875-496478)

Guarda-Redes
  •  Ederson (5.5, Man City), David De Gea (5.5, Man Utd), Hugo Lloris (5.5, Tottenham), Thibaut Courtois (5.5, Chelsea) - No conjunto de guarda-redes caros, há quatro que para nós se destacam dos demais. A escolha de um guardião de um dos grandes emblemas garante teoricamente um maior número de clean sheets (jogos sem golos sofridos) mas estes poderão não ser os melhores ímans de defesas e bónus. Escolher um guarda-redes de 5.5 implicará teoricamente dar-lhe como parceiro de plantel um de 4.5.
        Embora também pudéssemos incluir aqui Cech, os guarda-redes de Manchester City, Manchester United, Tottenham e Chelsea partem na frente para somar clean sheets. Três deles já são caras conhecidas em Inglaterra, Ederson é para nós, embora já esteja a deixar a sua marca (que jogão no Manchester City 3-0 Tottenham, da pré-época!).
        Na época passada, Lloris (143 pts), Courtois (141) e De Gea (136) só foram batidos pelo fenómeno Heaton. E foram os três com mais jogos sem golos sofridos - Courtois, "luvas de ouro" com 16 jogos, Lloris com 15 e De Gea com 14, tal como Forster. A nível de Bónus e defesas, no entanto, nenhum ficou no Top-5. Pela positiva, representaram as três melhores defesas do campeonato - Tottenham (26 golos sofridos), Manchester United (29) e Chelsea (33).
        A estes três guarda-redes, acrescentamos Ederson. O ex-Benfica, um dos jogadores com maior impacto na última Liga NOS, tem tudo para se afirmar em Inglaterra como um dos melhores do mundo. A defesa do City, em afinação nestes primeiros meses, pode expô-lo mais, e todos conhecemos as qualidades do brasileiro em situações de 1 para 1. Mais, se há algum guarda-redes que parte como favorito para somar alguma assistência esta temporada, esse guarda-redes é Ederson.
  • Tom Heaton (5.0, Burnley), Jordan Pickford (5.0, Everton), Joe Hart (4.5, West Ham), Ben Foster (4.5, West Brom), Asmir Begovic (4.5, Bournemouth), Jack Butland (5.0, Stoke) - Entre o comum dos mortais, há várias opções muito interessantes. Desde logo, Tom Heaton. O guarda-redes e capitão do Burnley custa "apenas" 5.0, um valor interessante considerando tratar-se do melhor na sua posição no Fantasy 16/ 17, com 149 pontos, sendo não só aquele que fez mais defesas (142) como o que teve mais pontos de Bónus (21), mais do dobro do segundo classificado.
        Se o jovem Pickford impressionou no despromovido Sunderland, merece claramente ser considerado agora que faz parte de um Everton determinado em intrometer-se na luta pelos primeiros lugares. As rotinas são bem diferentes entre ser um guarda-redes sempre "quente" numa equipa pequena, e um guardião de equipa (que se quer) grande, veremos como Pickford corresponde.
        De resto, Joe Hart é, entre guarda-redes, um dos achados da temporada. Agora na baliza do West Ham, é difícil encontrarem melhor relação qualidade/ preço do que os 4.5 de Hart nos hammers. Begovic (finalmente o Bournemouth tem um GR de qualidade) é a outra "pechincha".
        Por fim, deixando de parte alguns nomes igualmente fortes como Forster e Cech, olhamos para Ben Foster e Jack Butland. O primeiro pode ser uma boa opção, pelo preço e porque o WBA de Pulis defende sempre bem. O segundo, embora este Stoke nos pareça fraco, pode ser um rei nas defesas e bónus.

Defesas
  • Marcos Alonso (7.0, Chelsea), César Azpilicueta (6.5, Chelsea), Kyle Walker (6.5, Man City), Toby Alderweireld (6.0, Tottenham), Gary Cahill (6.5, Chelsea), Virgil van Dijk (5.5, Southampton), Seamus Coleman (6.5, Everton) - O que é que faz um bom defesa no Fantasy? Teoricamente, equilíbrio. Ser alguém que integra uma defesa com elevadas probabilidades de não sofrer golos, podendo contribuir depois e destacar-se do ponto de vista individual na grande área adversária.
        A época passada foi dominada pelos defesas do Chelsea - Cahill, Marcos Alonso e Azpilicueta. E os três têm que continuar a figurar entre as opções de topo. O Chelsea de Conte certamente não deixou de saber defender, e embora agora haja também Rüdiger, todos devem ter muitos minutos. Cahill porque é agora inclusive o capitão, Azpilicueta porque quase não falha e pode também roubar a ala a Moses, e Alonso porque - embora se tenha falado do interesse do Chelsea em Alex Sandro - não tem concorrência. Entre os três, justifica-se que Marcos Alonso custe 7.0. O espanhol juntou às 15 clean sheets de 2016/ 17, 6 golos e 5 assistências.
        Para além deste trio, há por exemplo Kyle Walker (6.5), agora ao serviço de Pep Guardiola e que pode perfeitamente bater o seu recorde de assistências numa época (6), e entre os spurs, Alderweireld parte na frente. Os números da época passada foram similares aos de Vertonghen, mas Toby é mais ameaçador nas bolas paradas ofensivas.
        A fechar este grupo de elite, dois nomes. Virgil van Dijk, por custar 5.5 e porque caso se transfira até ao fim de Agosto para um dos grandes ingleses, tornar-se-á um dos defesas mais atractivos deste Fantasy, pelo preço e pela brutal qualidade que tem. E o irlandês Seamus Coleman será bem-vindo a todas as equipas quando regressar da sua lesão a meio da época.
  • Vincent Kompany (6.0, Man City), David Luiz (6.0, Chelsea), Victor Lindelöf (5.5, Man Utd), Sead Kolasinac (6.0, Arsenal), Michael Keane (5.5, Everton), Gareth McAuley (5.0, West Brom), Charlie Daniels (5.0, Bournemoth) - Neste lote, alguns jogadores impõem alguma prudência, e outros são o tipo de activos que merecem a vossa atenção, caso queiram uma defesa mais barata.
        Se Kompany estiver fisicamente apto toda a época, há duas ideias-chave: a defesa do City será muitíssimo superior, e o belga emergirá como uma das melhores opções neste Fantasy. Kompany a 100% e a custar 6.0 pode compensar relativamente a nomes como Azpilicueta e Cahill. Depois, David Luiz pode ser uma alternativa para quem quer um defesa do Chelsea mas não quer gastar tanto. E Lindelöf, que muito crescerá com Mourinho, é um dos defesas mais interessantes na gama de 5.5.
        A época 2016/ 17 de Kolasinac no Schalke 04 deixa antever alto rendimento em Inglaterra, e o impressionante domínio do jogo aéreo de Michael Keane no Burnley vai melhorar a defesa do Everton, podendo Keane fazer melhor do que os 113 pontos da temporada anterior. McAuley custa 5.0 e marcou 6 golos na última época, embora já vá a caminho dos 38 anos, e Charlie Daniels é um exemplo de regularidade (130 e 134 pontos nas últimas épocas).
  • Nathan Aké (5.0, Bournemouth), Scott Dann (5.0, Crystal Palace), Harry Maguire (5.0, Leicester City), Lewis Dunk (4.5, Brighton), Jamaal Lascelles (4.5, Newcastle), Charlie Taylor (4.5, Burnley) - Nos defesas mais económicos, entre 5.0 e 4.5, Nathan Aké pode brilhar. Vendido pelo Chelsea ao Bournemouth, equipa que já representara na primeira metade da temporada passada, o holandês pode voltar a fazer golos, integrando uma defesa que com ele e Begovic atrás vai certamente apresentar maior segurança.
        Scott Dann é uma ameaça para os adversários, embora o Crystal Palace ainda seja um pequeno ponto de interrogação (que impacto terá de Boer na forma de jogar da equipa?), e Maguire é um caso semelhante a Michael Keane. Se já se destacava no Hull, a tendência será tornar-se ainda melhor no Leicester.
        Entre os defesas de 4.5, Lewis Dunk pode sugar muitos pontos de Bónus para ele; Lascelles parte na frente nas nossas escolhas da defesa do Newcastle, embora queiramos verificar o rendimento do quarteto defensivo de Rafa Benítez neste começo; e o ex-Leeds, Charlie Taylor, pode ser um diferencial engraçado. No entanto, ainda não é claro se começará como titular, e suspeitamos que o Burnley vá ressentir-se da saída de Keane.

0 comentários:

Enviar um comentário