2 de dezembro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 14

Não é preciso esperar mais, a Premier League volta aos nossos ecrãs já amanhã. Naquela que é provavelmente a jornada com os melhores jogos até final do ano, teremos o Manchester United (em momento crescente de forma) a visitar Goodison Park, o Arsenal - invicto há 19 jogos - a jogar um derby no estádio Olímpico contra um West Ham que bem precisa de pontos e há ainda um obstáculo perigoso para o Liverpool chamado Bournemouth. No entanto, todos os caminhos e conversas vão dar ao jogo grande desta jornada 14 - o líder Chelsea (7 vitórias consecutivas) desloca-se a Manchester para defrontar o City de Guardiola, num extraordinário duelo táctico entre Pep e Conte no qual a diferença será feita.. pelos jogadores.
    O 3-4-3 do Chelsea parece não ter antídoto - embora o Tottenham tenha equilibrado bastante o tabuleiro na última jornada - e por isso mesmo é com suprema curiosidade que aguardamos pelas escolhas de Guardiola: o técnico espanhol deve querer ser dono do jogo, como foi quando o City jogou em Old Trafford, mas terá várias decisões para tomar. O coração do jogo é o centro, e aí Matic e Kanté são reis, faltando perceber se Guardiola irá reforçar essa zona (jogar com Fernandinho, Gündogan e Yaya Touré), tendo depois outro problema para enfrentar nas faixas (Marcos Alonso e Moses dão muita profundidade, e o City não só não tem grandes laterais, como os seus extremos não são 100% fiáveis no rigor defensivo a acompanhar o seu jogador). Por fim, Hazard será um dos jókers deste clássico, pela liberdade que poderá ter em transição, não saibam os citizens agarrar o jogo e encaixar tacticamente no adversário. Tudo faz sentido no Chelsea actual mas, como sempre, quem tem Agüero, De Bruyne e Silva pode tudo.
    Os jogos da EFL Cup a meio da semana serviram de boost de confiança para o Southampton (eliminou o Arsenal em Londres), com Boufal a marcar pontos, e tivemos a confirmação da evolução do Manchester United de José Mourinho - neste momento, a equipa é bem melhor com Mkhitaryan em campo e sempre ligado ao jogo, fazendo com isso crescer as performances de Ibrahimovic e Rooney.
    Por fim, a jornada passada ficou marcada pela lesão de Philippe Coutinho (vendido por mais de 600 mil jogadores entretanto), com a tendência global a ser trocá-lo por Walcott, Mané, Sigurdsson ou Pedro. Quem mais pontos fez na jornada 13 foi Llorente (15pts) no espectacular 5-4 entre Swansea e Crystal Palace, no qual brilharam também Fer, Sigurdsson (envolvido nos 5 golos dos swans), Zaha e Benteke. Alexis Sánchez bisou, algo que também Agüero e Negredo conseguiram. A nível defensivo, McAuley voltou a alcançar uma pontuação simpática, fruto do seu 3.º golo esta época.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 14.ª jornada são:

Christian Eriksen - Tottenham - 8.1
    Com Coutinho no estaleiro, observando as transferências realizadas percebe-se que a tendência global tem sido substituir o brasileiro pelo companheiro de equipa Mané ou então por alguém entre o trio Walcott, Sigurdsson e Pedro, ganhando assim alguma folga para reforçar outros sectores. Pouca gente (sensivelmente 40 mil) tem optado pelo dinamarquês Christian Eriksen.
    Sendo uma aposta arriscada, pela sua irregularidade em termos de pontos e por não apresentar um momento de forma consolidado como Sigurdsson ou Pedro, Eriksen tem vários pontos a seu favor. Primeiro, o calendário. O 23 do Tottenham tem, no conjunto das próximas 4 jornadas, três jogos em White Hart Lane contra Swansea, Hull e Burnley. Juntando isto ao regresso de Harry Kane, que está a atirar o valor do colectivo para outro patamar e rendimento, é fácil perceber o potencial dos spurs nas próximas jornadas. Individualmente, é preciso não esquecer que Eriksen é o 4.º jogador da Premier com mais remates por jogo (3,5), apenas batido por Ibrahimovic, Agüero e Coutinho nesta altura.
    Depois, há ainda a curiosidade de Eriksen ter um histórico bastante favorável quando defronta o Swansea. É verdade que os swans marcaram 5 golos no último jogo, mas é preciso não esquecer que também sofreram 4. E não se pode comparar a intensidade e qualidade com e sem bola de Tottenham e Crystal Palace actualmente.


Jermain Defoe - Sunderland - 7.6
    Com 13 jornadas disputadas, Diego Costa é - isolado - o avançado com melhor registo no Fantasy (87 pontos). No entanto, poucos apostariam que com quase um terço do campeonato decorrido, Jermain Defoe surgiria logo a seguir, perdendo apenas para Agüero por 1 ponto. A não ser que haja alguma lesão, podemos afirmar com segurança que Agüero estará razoavelmente distante do experiente inglês quando se fizerem as contas no fim, mas não deixa de ser extraordinário se pensarmos que ambos estão afastados apenas 1 ponto mas também 5.5 em termos de custo.
    Costa e Agüero continuam a ser os avançados que mais jogadores escolhem, mas atenção porque o momento de Defoe (3 golos e duas assistências nas últimas 4 jornadas) começa a fazê-lo aproximar-se da % de utilizadores que têm Ibrahimovic ou Lukaku.
    Nesta jornada há Sunderland-Leicester, jogo que os campeões foxes bem precisam para começar a embalar e fugir à metade inferior da tabela, mas o estilo de jogo dos black cats e a confiança (venceram Bournemouth e Hull, e não foram goleados em Anfield) podem equilibrar bastante o jogo. Em termos de golos já se sabe com quem se pode contar: Jermain Defoe, ou eventualmente Anichebe.


Álvaro Negredo - Middlesbrough - 6.3
    Depois de marcar na jornada inaugural e fazer duas assistências na segunda jornada, Negredo arrancou esta época de Fantasy como uma das melhores opções para 3.º avançado. À jornada 4 eram mais de 1 milhão os utilizadores que confiavam no espanhol, que entre a 3.ª e a 12.ª jornadas conseguiu exactamente... uma assistência.
    No entanto, a última jornada voltou a contar com o melhor Negredo, possante e letal diante do Leicester num 2-2 no qual teve brutais responsabilidades. Segue-se uma recepção ao Hull City (pior ataque e pior defesa do campeonato), o que pode significar coisas boas para os homens de Karanka.
    Teoricamente não se devem esperar muitos golos do Middlesbrough, dada a habitual assertividade defensiva em casa e o desacerto na frente (12 golos marcados em 13 jogos, só mesmo o Hull marca menos), mas acreditem em Negredo. Pelo menos, faz sentido que o coloquem na watchlist.


Gareth McAuley - West Brom - 4.8
    Não é difícil perceber porque é que o norte-irlandês Gareth McAuley só perde para Kyle Walker em termos de % de proprietários. O defesa com mais golos em prova (3, tendo ainda marcado mais 1 na Taça da Liga) tem-se revelado um autêntico perigo em tudo o que sejam cantos ou livres indirectos e junta esse seu domínio nos ares ao facto de pertencer a uma defesa de Tony Pulis. Ou seja, ao facto de estar condenado a somar algumas clean sheets.
    Com 16 pontos no conjunto das últimas duas jornadas, as perspectivas a curto-prazo para o quarto defesa com mais pontos - Cahill, Koscielny e Azpilicueta superam o central do WBA - são bastante boas, com Watford e Swansea a visitarem os Hawthorns no espaço das próximas 3 rondas.
      Aos 36 anos todos sabemos o que esperar do central de 1,91m e 85kg. É mais um na muralha do West Brom, e quererá por certo alcançar a sua melhor marca em termos de golos marcados. Já marcou a Everton, Liverpool e Stoke. Veremos quem será a próxima vítima.


Yaya Touré - Manchester City - 7.7
    Mais tarde veremos, mas porventura o renascimento de Yaya Touré poderá ser encarado como um momento decisivo da época vistas as coisas mais tarde. O costa-marfinense, preterido (e bem, dada a sua inércia e apatia no momento sem bola) por Guardiola durante largas jornadas, mereceu pela primeira vez a confiança do técnico à passagem da jornada 12, marcando os 2 golos na vitória diante do Crystal Palace, e voltou a revelar muita vontade, raça e alto envolvimento no ataque diante do Burnley.
    Avaliado em 7.7, Yaya pode tornar-se um diferencial interessante (ainda há poucas temporadas, em 2013/ 14, fechou a época com uns incríveis 241 pontos) mas para merecer a nossa confiança precisa de confirmar que está acordado a 100%, não se deixando apagar ou tornar-se apenas corpo presente nos jogos grandes.
    Contra um Chelsea com Matic e Kanté no corredor central, Yaya pode ter um verdadeiro teste de fogo. Isto, se Guardiola lhe confiar a titularidade. Fernandinho e Gündogan são jogadores tacticamente evoluídos e com muito critério, mas nenhum possui a estampa física de Yaya, que pode equilibrar os duelos a meio-campo.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: No que aos guarda-redes diz respeito, Lee Grant (4.1) parece-nos um dos melhores negócios da jornada. Não sofreu golos na última ronda (Watford, fora), recebe um dos piores ataques da competição (Burnley) e quererá mostrar que podem contar com ele, estando Butland (muito interessante ao custar agora 4.6) prestes a começar a jogar pelas reservas para ganhar condição.
    Depois, entre Palace e Southampton, acreditamos em Fraser Forster (5.0), e também no seu quase homónimo Ben Foster (4.7), que recebe o Watford neste fim-de-semana. Entre os grandes desconfiamos de quase todos, até porque alguns medem forças entre si, mas Hugo Lloris (5.5) poderá ser uma boa opção, desde que os spurs saibam anular o ex-companheiro de equipa Sigurdsson.

- Defesas: No mundo dos defesas, já falámos de McAuley, e não podemos deixar de fora o único jogador que mais pessoas têm, comparativamente com o central do WBA - Kyle Walker (6.1). Sendo uma das fragilidades do Swansea os seus laterais, é perfeitamente concebível que os spurs explorem o jogo exterior insistindo nas correrias de Walker e Rose, dois dos melhores laterais da Premier League.
    Ben Gibson (4.7) parece-nos igualmente um jogador com algum potencial. As ausências de Antonio e Cresswell podem valorizar jogadores como Koscielny e Monreal, embora potenciem sobretudo elementos ofensivos do Arsenal; e se o Liverpool conseguir apresentar no terreno do Bournemouth a sua dinâmica habitual, mesmo tendo ausêncais de peso, então Nathaniel Clyne (5.7) e Dejan Lovren (5.1) podem ser escolhas interessantes. Afinal, depois de muito tempo a sofrer 1 golinho de cada vez, os reds vêm de duas jornadas consecutivas sem sofrer.

- Médios: Depois de conseguir passar a dezena de pontos numa jornada pela quinta vez esta época, é muito difícil não referir Alexis Sánchez (11.4), especialmente considerando que o chileno tem brilhado mais nos jogos fora, e que o West Ham já sofreu 24 golos nas 13 jornadas decorridas.
    Com Coutinho lesionado e elementos como Firmino e Lallana em dúvida, Sadio Mané (9.2) emerge como o jogador obrigatório para se continuar a ter algum representante do Liverpool. Mas atenção, porque se agora os reds estão sem o mágico Coutinho, em Janeiro ficarão sem Mané (CAN).
    Já justificámos o porquê de acharmos Eriksen uma das melhores opções para substituírem Coutinho nos vossos plantéis, e de resto parece-nos que Joe Allen (5.3) pode voltar a destacar-se, sobretudo se a frente de ataque de Mark Hughes for Shaqiri-Walters-Arnautovic; Sofiane Boufal (6.8) deu um ar da sua graça no Emirates e deve continuar a titular estando Tadic lesionado, e não excluímos um bom rendimento de elementos como Riyad Mahrez (9.0), Gastón Ramírez (5.3) e Matt Phillips (5.3). Embora jogue em White Hart Lane, é difícil ignorar o grande momento de Gylfi Sigurdsson (7.3), a jogar como falso 9 e numa sequência 9-2-5-5-9-10 em termos de pontos.
    Quanto ao jogo grande, há dois belgas que têm um peso significativo nos ombros, pelo potencial que representam - Kevin De Bruyne (10.8) e Eden Hazard (10.3).

- Avançados: Conseguirão David Luiz e companhia anular Kun Agüero (13.1)? Talvez, mas o melhor é mesmo confiarem no argentino, que pode desmanchar qualquer defesa a qualquer momento. O Manchester City-Chelsea coloca os melhores marcadores (Agüero e Diego Costa têm ambos 10 golos marcados) frente-a-frente, mas a principal aposta para marcar mais do que 1 golo nesta jornada é Harry Kane (10.9).
    Charlie Austin (6.9) visita um Crystal Palace que sofreu até agora uma média de 2 golos p/ jogo; Zlatan Ibrahimovic (11.1) parece estar de volta, a combinar bem com jogadores como Rooney, Martial, Mata e Mkhitaryan; e se o Bournemouth for capaz de complicar a vida ao Liverpool, os problemas de Klopp devem passar por Callum Wilson (6.4).


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Grant; McAuley, Walker, Gibson; Eriksen, Sánchez, Allen, Mané; Kane, Defoe, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester City v Chelsea - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Crystal Palace v Southampton - Charlie Austin; Sofiane Boufal
Tottenham v Swansea - Harry Kane; Christian Eriksen
Stoke v Burnley - Joe Allen; Marko Arnautovic
Sunderland v Leicester City - Jermain Defoe; Riyad Mahrez 
West Brom v Watford - Gareth McAuley; Matt Phillips
West Ham v Arsenal - Alexis Sánchez; Dimitri Payet
Bournemouth v Liverpool - Sadio Mané; Callum Wilson
Everton v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Henrikh Mkhitaryan
Middlesbrough v Hull City - Álvaro Negredo; Gastón Ramírez

0 comentários:

Enviar um comentário