24 de dezembro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 18

Ah, o Boxing Day, aquele presente de Natal que nunca desilude. Se para muitos o 26 de Dezembro é o dia do pós-compra, com trocas, devoluções e os Saldos à porta, quem gosta da Premier League sabe que é dia de ter as pantufas calçadas e ficar a apreciar todos os jogos (oito, neste caso) possíveis. Os saldos do futebol chegam depois, em Janeiro, e o defeso da BPL deve mexer mais este ano do que nos anteriores.
    A época mais "dura" da Premier League para os jogadores, mas também a melhor para os adeptos, começa agora num non-stop frenético - a jornada 18 joga-se a 26, 27 e 28 de Dezembro, a 19 arranca a 30 e termina a 1 de Janeiro de 2017, e a primeira jornada da segunda volta começa logo dia 2, terminando a 4. Em dez dias, três jornadas e por isso 30 jogos da melhor Liga do planeta.
    Focando as atenções na décima oitava ronda, o jogo mais equilibrado será talvez o Southampton-Tottenham, numa fase em que os saints temem perder a dupla de centrais van Dijk (muito cotado, e a poder proporcionar uma venda astronómica) e Fonte. O líder Chelsea quer a 12.ª vitória consecutiva num jogo diante do Bournemouth em que Batshuayi deve fazer de Diego Costa (Kanté também está suspenso, devendo Conte fazer alinhar Matic e Fàbregas); Liverpool, Manchester City e Arsenal são igualmente favoritos, procurando não escorregar na perseguição ao primeiro lugar. Já o United de Mourinho terá o primeiro de 2 jogos acessíveis em casa - Ibrahimovic pode dar sequência ao seu excelente momento, e os red devils podem assegurar a 4.ª vitória seguida (é a equipa com melhor sequência recente de resultados depois do Chelsea). Por fim, destaque para a estreia de Sam Allardyce no comando do Crystal Palace, que visita o Watford, e atenção ao Leicester-Everton, no qual os campeões em título não poderão contar com os castigados Vardy, Fuchs e Huth.
    Se bem se recordam, na jornada anterior recomendámos Vardy (expulso) e Alderweireld (falhou o jogo, por lesão), pelo que esperamos desta vez ter maior sucesso. Na ronda anterior, os maiores destaques foram van Aaanholt e Jay Rodriguez (15 pontos), mas também Ibrahimovic, Negredo, Azpilicueta e Rose pontuaram bem. Noble, de Roon, Amartey, Mané e Pickford completaram aquela que foi - em termos de Fantasy - a equipa da jornada.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 18.ª jornada são:

Zlatan Ibrahimovic - Manchester United - 11.5
    Sem dizer nada a ninguém, Zlatan está num momento incrível. Enquanto muitos andaram a saltitar de Agüero para Kane, o poderoso avançado sueco carregou os red devils, tanto que nos últimos 7 jogos tem 7 golos.
    Swansea, West Ham, Everton, Crystal Palace e West Brom foram as vítimas do ponta-de-lança de 1,95m, que terá agora dois jogos em Old Trafford diante de Sunderland e Middlesbrough para se aproximar de Diego Costa na lista de melhores marcadores.
    Inicialmente avaliado em 11.5, Ibra chegou a descer até aos 11.1 quando outros avançados estavam a render mais. Mas de um modo geral, tem recompensado quem sempre depositou fé nele - e se continuar neste nível não deve demorar a voltar a custar 11.9.
   O único motivo de apreensão para quem joga Fantasy e tinha ou contratou entretanto Ibra é o facto do United ter jogos a 26 de Dezembro, 31 de Dezembro e 2 de Janeiro. Com 35 anos, é certo que Mourinho tem dito que é impossível sentar Zlatan no banco, mas podem ser jogos a mais para que o número 9 do United esteja em perfeitas condições de jogar todos (nesse caso, não é de todo impossível que Zlatan descanse no último dia do ano, entendendo Mourinho que é mais fácil derrotar em casa a equipa do seu amigo Karanka do que o West Ham fora).
    Seja como for, Zlatan tem-se dado bem com defesas físicos que lhe dêem "pica" (Palace e WBA são os exemplos recentes) e compõe com Alexis Sánchez e Hazard o trio de melhores opções para capitães nesta jornada.


Adam Lallana - Liverpool - 7.4
    Que ninguém se iluda. Com todos os jogadores do Liverpool em forma, Coutinho continua a ser a nossa prioridade, e dos jogadores actualmente disponíveis, Sadio Mané é de longe a melhor opção (nos últimos 9 jogos, 5 golos e 5 assistências). No entanto, importa relembrar que a CAN está aí à porta e que, embora muitos possam optar por transitar de Mané para Coutinho, o brasileiro ainda precisará de algum tempo para atingir a melhor forma física.
    Nesse sentido, não se esqueçam do Pizzi inglês. O ex-Southampton, um daqueles jogadores que Klopp claramente adora, marcou 2 golos e fez uma assistência contra o Middlesbrough e destacou-se também ao marcar ao West Ham. O calendário dos reds está prestes a tornar-se finalmente mais apertado (recebem o Manchester City a 31 de Dezembro, e em Janeiro defrontam Manchester United e Chelsea) mas o preço de Lallana, 2.0 abaixo de Mané por exemplo, pode permitir uma ginástica interessante nos vossos plantéis. Um Liverpool-Stoke faz de Anfield um palco promissor para Mané, Lallana e Firmino.


Michael Keane - Burnley - 4.9
    É certo que o Burnley de Sean Dyche está a apenas 3 pontos da zona de descida, mas não deixa de ser fantástico que os clarets estejam prestes a cruzar o ano e a completar meio campeonato com esperança de se aguentarem no primeiro escalão, quando são muito provavelmente o plantel com menos soluções (é discutível sim, pode-se incluir Sunderland e Hull na equação).
    Com 5 dias de intervalo, o Burnley recebe Middlesbrough e Sunderland (os adversários do Manchester United, por ordem inversa naturalmente) nas próximas jornadas, que devem ser encaradas pelo actual 16.º classificado como absolutamente decisivas.
    Heaton será chamado à acção, procurando garantir duas clean sheets e pontos cruciais na luta pela manutenção, mas acreditamos que o jovem central Keane possa voltar a ser um dos heróis como tantas vezes foi no Championship em 15-16. Na temporada passada foram 5 golos, veremos se não se superioriza nas alturas e coloca o seu nome na ficha de jogo ou já no Boxing Day ou no último dia de 2016...


Héctor Bellerín - Arsenal - 6.4
    Não tem sido um ano tão espampanante para o lateral espanhol do Arsenal. Depois de 172 pontos em 2015/ 16, com 1 golo, 6 assistências, 18 clean sheets e 18 pontos de Bónus, Bellerín tem tido uma primeira volta tímida, bastante inferior ao rival de posição Kyle Walker, e mesmo a Valencia e Clyne.
    No entanto, aproxima-se aquilo que deveria ser um período de festas para os gunners, que têm uma extraordinária oportunidade de se colocarem em boa posição para ninguém os retirar do Top-3 se vencerem os próximos jogos, nos quais são evidentes favoritos. A saber: West Brom (casa), Crystal Palace (casa), Bournemouth (fora), Swansea (fora), Burnley (casa), Watford (casa). Basicamente, até fim de Janeiro a equipa de Wenger tem obrigação de garantir algumas clean sheets e marcar bastantes golos.
    Não ter Alexis será um crime, mas ter um defesa é importante, e Bellerín envolve-se no ataque como poucos ou mais nenhum.


Eden Hazard - Chelsea - 10.4
    Três jogos sem pontuar, embora tenha falhado um deles por lesão, são algo que esta época só se viu em Hazard quando esteve num período de "seca" diante de Swansea, Liverpool, Arsenal e Hull. Verdade seja dita, mal encarrilou, foram 5 golos em 4 jogos.
    Diego Costa tem sido o MVP da Premier League 16-17, e Alexis Sánchez o segundo craque em destaque, mas não excluímos que seja Eden o destaque nº 1 da competição quando chegarmos a Maio. Com Bournemouth e Stoke como próximos adversários, ambos a visitar Stamford Bridge onde mora um líder que vai em 11 vitórias consecutivas, Hazard tem tudo para voltar às grandes exibições e, diante do Bournemouth, terá a responsabilidade e missão de assumir a equipa na ausência de Diego Costa.
    Veremos se Conte coloca Batshuayi no 11 em substituição directa de Costa, ou se opta por apostar em Hazard como falso 9, acompanhado por Pedro e Willian. Seja como for, esperamos pontos e que o estádio do Chelsea se torne o jardim de Eden.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, há vários candidatos dos grandes a conseguirem clean sheets. Desde logo, Thibaut Courtois (5.8) que nas últimas 11 jornadas, somou nada mais nada menos do que 9 jogos sem sofrer. É certo que só por 5 vezes somou 1 ponto extra por defesas (curiosamente, nessas 5 vezes, duas foram nas jornadas em que não teve clean sheet, Tottenham e Manchester City), mas compensa ter o belga, que já tem mais 8 pontos do que o segundo GR.
    David De Gea (5.4) e Petr Cech (5.5) são também fortes candidatos a terminarem os seus jogos sem golos sofridos, embora o espanhol tenha melhores odds do que o checo; e nos guardiões que equilibram potencal de clean sheet e defesas, Tom Heaton (4.8) continua a oferecer a melhor relação. Importante, já agora, recordar que desde que Mignolet roubou a baliza a Karius, o Liverpool ainda não sofreu qualquer golo.

- Defesas: Entre defesas, já falámos de Bellerín e de Michael Keane, mas podemos acrescentar vários nomes. Marcos Alonso (6.4) continua a ser o nosso elemento preferido da linha defensiva dos blues, mesmo tendo Azpilicueta e Cahill mais pontos. No entanto, é preciso contextualizar que o lateral espanhol, outrora orientado por Paulo Sousa, só passou a estar disponível para Conte à passagem da 4.ª jornada, e só entrou na equipa na jornada 6, instalando-se a titular na sétima. Curiosidade-não-aleatória: desde que Alonso entrou na equipa, só vitórias.
    Depois, em Old Trafford Phil Jones (4.9) é uma pechincha pelo preço a que ainda está, e no Liverpool, Nathaniel Clyne (5.7) costuma ser um dos principais candidatos a Bónus quando a equipa não sofre.

- Médios: Alexis Sánchez (11.9), o homem que contabiliza 7 golos e 3 assistências nas últimas 5 jornadas, é absolutamente obrigatório. O craque chileno está no pico de forma da carreira, tem mais pontos do que qualquer outro jogador neste Fantasy, e recebe WBA e Crystal Palace nos próximos jogos. Chega a ser chocante como só 37% de utilizadores o têm.
    Destacámos acima Lallana, mas Sadio Mané (9.4) continua a ser o red em melhor forma, e de resto acreditamos em boas exibições de Kevin De Bruyne (10.7), Paul Pogba (8.3)Gylfi Sigurdsson (7.5). Zaha, Sterling e Walcott podem ser destaques, numa jornada em que estaremos atentos para perceber se Jay Rodriguez (contando como médio, pode ser um diferencial excelente) dá sinais de continuar a tentar ser o que foi em 2013/ 14.

- Avançados: No ataque, haverá quem abdicou de Diego Costa por 1 simples jogo de suspensão, mas quem não o fez terá certamente um 3-5-2 ou 4-5-1 como táctica nesta jornada. Zlatan Ibrahimovic+10 deve ser o caminho de muitos jogadores, e no ataque, com Kane a desiludir, arriscamos em Christian Benteke (7.7), que quererá dar as boas-vindas ao novo treinador, Allardyce.
    O Burnley terá que anular Negredo, no Chelsea veremos se Batshuayi é titular, Lukaku pode beneficiar das ausências de Huth e Fuchs, e a defesa do Swansea parece-nos macia demais para o jogo aéreo de Andy Carroll (6.2).





------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Heaton; Bellerín, Jones, Alonso; Hazard, Mané, De Bruyne, Sánchez, Sigurdsson; Ibrahimovic, Benteke

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Watford v Crystal Palace - Christian Benteke; Wilfried Zaha
Arsenal v West Brom - Alexis Sánchez; Héctor Bellerín
Burnley v Middlesbrough - Tom Heaton; Michael Keane
Chelsea v Bournemouth - Eden Hazard; Willian
Leicester City v Everton - Romelu Lukaku; Islam Slimani 
Manchester United v Sunderland - Zlatan Ibrahimovic; Paul Pogba
Swansea v West Ham - Gylfi Sigurdsson; Andy Carroll
Hull City v Manchester City - Kevin De Bruyne; Raheem Sterling
Liverpool v Stoke - Sadio Mané; Adam Lallana
Southampton v Tottenham - Harry Kane; Jay Rodriguez

0 comentários:

Enviar um comentário