25 de dezembro de 2016

100 Jogadores que podem marcar 2017 (1-50)


Há 2 dias atrás divulgámos com a ajuda de umas quantas bruxas 50 jogadores que achamos que poderão ter alto impacto no planeta Futebol em 2017. Um impacto que se poderá dever à performance, ao facto de serem potenciais alvos de transferência (em Janeiro ou no Verão), ao facto de serem promessas à beira de dar os primeiros passos, ou jogadores que terão um ano de afirmação definitiva.
    A ordem nem é o mais importante, o que interessa é que todos eles estejam cá por um motivo. Assim, este é o nosso Top-50 para 2017.


1. Lionel Messi (Barcelona) | Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - Ainda não é em 2017 que os reis deixam a coroa para um mortal. De 2008 para cá, 5-4 em Bolas de Ouro e assim deve continuar - em 2016 Messi foi o melhor jogador do mundo em campo, carregando e assumindo a equipa e acumulando pormenores, jogadas, golos e assistências de génio, mas Ronaldo foi o MVP (conjugou o sucesso individual com as conquistas dos colectivos em que esteve inserido, Real Madrid e Portugal). A saga continua neste novo ano, e nós só agradecemos por vivermos e acompanharmos o futebol na Era de Messi e Ronaldo.

2. Neymar (Barcelona) - "Quem é o número 3?" é uma das perguntas da actualidade. Griezmann? Suárez? Bale? Iniesta? De Bruyne? Modric? Kroos? Müller? As opções são bastantes, mas parece-nos que Neymar deve disparar em 2017, aproximando-se do nível dos 2 extra-terrestres.

3. Antoine Griezmann (Atlético Madrid) - O 3.º classificado da Bola de Ouro teve um 2016 de emoções mistas: foi o Melhor Jogador e Melhor Marcador do Euro-2016, destacou-se num Atlético Madrid onde o valor maior é sempre o colectivo, mas perdeu a final da Champions e a final do Euro. Em 2017 acreditamos que pode proporcionar uma das transferências mais caras da História, porque já ninguém tem mão nos valores praticados.

4. Alexis Sánchez (Arsenal) - Forte candidato a Jogador do Ano em Inglaterra, Sánchez deve estar na luta pelo título de melhor marcador até à recta final da temporada. As brutais exigências salariais farão dele notícia, numa fase em que aos 28 anos está no pico das suas virtudes.

5. Philippe Coutinho (Liverpool) - Este é o jogador que Barcelona e Real Madrid poderão querer disputar no Verão. Klopp quer tê-lo para sempre, mas a La Liga começa a chamar por ele.

6. Diego Costa (Chelsea) - O MVP da Premier League até ao momento deve continuar a facturar sem parar. Kane, Agüero, Ibrahimovic e Alexis Sánchez são os principais rivais em termos de golos marcados, mas Costa - focado no jogo, e sem atitudes reprováveis - está a mostrar que afinal é mesmo um dos melhores avançados do mundo.

7. Paulo Dybala (Juventus) - A pérola que a Juventus tem subiu de 25.º no nosso Ranking 2016 para sétimo. A razão é simples: está mais do que na altura do mundo valorizar devidamente o príncipe de Turim, que paulatinamente pode começar a entrar nas discussões de melhor do mundo a médio-prazo.

8. Kevin De Bruyne (Manchester City) - O menino bonito de Guardiola é também a maior esperança de Pep e dos citizens caso o City consiga recuperar o terreno perdido para o líder Chelsea. Na Europa ninguém assiste como KDB, e poucos jogam o que ele joga (e faz jogar). 

9. Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) - O avançado preferido de Vítor Pereira, e que muitos pesadelos terá dado a Rúben Semedo. 2017 pode ser o ano crucial na carreira do gabonês: aos 27 anos, ou sai agora, ou já não deve largar Tuchel. A sair, vão ser muitos zeros no talão de compra.

10. Eden Hazard (Chelsea) - É difícil imaginar um cenário em que o prémio de Melhor Jogador da Premier League não vá para alguém entre Hazard, Diego Costa, Alexis Sánchez, De Bruyne ou Coutinho. E sim, estamos a deixar num segundo patamar craques como Agüero, Ibrahimovic e afins. O Chelsea é agora o favorito ao título, e apesar de Diego Costa estar a ser o melhor jogador, Hazard tem muito para dar, e em 2014-15 já foi a escolha da PFA.

11. Toni Kroos (Real Madrid) - Kroos e Modric, os dois únicos médios a actuar na Europa que Scholes considera poderem realmente ditar e controlar os ritmos de um jogo. É difícil escolher qual o melhor centro-campista do Real Madrid, mas Kroos tem vantagem para poder ser destaque em 2017 - a Taça das Confederações é uma competição a mais, e em 2014 e 2016 a Alemanha funcionou de acordo com o ritmo imposto pelo relojoeiro Kroos.

12. Julian Draxler (Wolfsburgo) - O novo ano dita o adeus aos Lobos, com o talentoso alemão a rumar ao PSG. Era nossa esperança que Draxler acabasse no Liverpool, ou até mesmo no Arsenal, mas foi Emery a ganhar um trunfo importante - absolutamente imprevisível uma equipa que conte com Draxler e Di María como desequilibradores...

13. Kun Agüero (Manchester City) - Tem desiludido com as suspensões que tem acumulado, mas com Guardiola são 16 golos em 19 jogos. Não há ninguém em terras de Sua Majestade que tenha similar capacidade de "sacar" um bis ou um hat-trick do nada. A mesma média de golos, mas menos suspensões, é o que se pede.

14. Thiago Alcântara (Bayern Munique) - Porventura a grande transformação no Bayern de Ancelotti. Thiago sempre foi craque, mas parece ter por fim atirado as lesões para o passado. Todos sabem aquilo de que é capaz, mas 2017 pode coroá-lo de forma inequívoca como um dos melhores médios do mundo. 

15. N'Golo Kanté (Chelsea) - Foi campeão em 2015/ 16 com o Leicester. E pode muito bem ser campeão em 2016/ 17 com o Chelsea. Não é por acaso.

16. Gabriel Jesus (Palmeiras/ Manchester City) - Tão bem que vai fazer ao ataque do Manchester City a chegada de Gabriel em Janeiro. O miúdo em que se consegue vislumbrar momentos de Ronaldo Fenómeno tem a concorrência de Agüero e Iheanacho, mas com a técnica pura e ADN vencedor que tem deve mostrar logo nos primeiros jogos que é uma alternativa relevante.

17. Yannick Ferreira-Carrasco (Atlético Madrid) - Ninguém tem dúvidas que Carrasco merece o 10 que Simeone lhe deu. Já o começou a fazer em 2016/ 17, mas a tendência será continuar a afirmar-se como um dos melhores extremos do mundo.

18. Mesut Özil (Arsenal) - Vê-lo ora é uma delícia, ora é uma frustração. Não há ninguém como Özil nos dias de hoje, mas se o Arsenal quiser mais do que o crónico 4.º lugar, terá que ter Mesut de alma e coração do apito inicial ao apito final de cada batalha.

19. Dimitri Payet (West Ham) | Riyad Mahrez (Leicester City) - Dois dos maiores destaques da última edição da Premier League continuaram nos seus clubes e estão bastante abaixo na tabela. Até que ponto Payet e Mahrez são fiéis? Interessados não faltarão.

20. Naby Keita (RB Leipzig) - Há um ano atrás era o nosso número 78 no RB Salzburgo. Hoje é o nosso número 20 no RB Leipzig. De Red Bull em Red Bull, Keita está a deixar meia Europa com água na boca, e é jogador para originar uma transferência astronómica.

21. James Rodríguez (Real Madrid) - De saída de Madrid, aquele que foi para nós o Melhor Jogador do Mundial 2014 deve reencontrar a felicidade de jogar à bola em 2017, numa equipa que o valorize e que lhe permita ser quem é. Próxima paragem, Stamford Bridge?

32. Virgil van Dijk (Southampton) - Somos fãs confessos do central holandês. Nas nossas rubricas de cobertura do Fantasy da Premier League já o referimos como sendo possivelmente o melhor central do mundo fora da órbita dos grandes clubes. Preparem-se: seja em Janeiro, seja no Verão, os saints vão perdê-lo mas vão fazer uma fortuna.

23. Julian Weigl (Borussia Dortmund) - Renovou com o Dortmund e por isso para 2017 só fazemos um voto: vejam-no crescer de jogo para jogo. Será difícil não o incluir nesta lista nos próximos dez anos.

24. Jan Oblak (Atlético Madrid) - O Atlético vai sentir muito a falta daquele que é para nós o melhor guarda-redes do mundo. Quando regressar, dependendo do estado do clube (na Liga e na Champions) pode ter impacto suficiente para que mais pessoas passem a olhar para ele como aquilo que ele é - o melhor na sua posição. Falando de guarda-redes, temos curiosidade de ver se Courtois e Donnarumma continuarão nos emblemas que representam.

25. Paul Pogba (Manchester United) - Os primeiros tempos não foram fáceis, mas Old Trafford já começou a ver o verdadeiro Pogba, com o francês a desenvolver uma química em campo muito interessante com Ibrahimovic. Não nos chocará se no final da época surgir em alguns XI's do ano em Inglaterra; com o preço que custou, chocante seria não surgir.

26. Tiemoué Bakayoko (Mónaco) - Parece ser um dos desejos de Mourinho, e faz sentido. No fantástico Mónaco de Leonardo Jardim - média de idades abaixo dos 25 anos, 56 golos marcados em 19 jogos - Bakayoko é o ponto de equilíbrio. Carrick não é novo, e Mourinho precisa de um jogador assim.

27. Romelu Lukaku (Everton) - A tendência será o Everton investir e rodear Lukaku com um plantel ao seu nível, mas não podemos excluir a hipótese do belga mudar de ares. Afinal, há poucos avançados por essa Europa fora tão novos mas ao mesmo tempo com tanto potencial e já de créditos firmados.

28. André Silva (Porto) - Sim, para além de Lukaku, 3 outros jovens avançados que podem dar o salto surgem neste Top-50. Icardi, Belotti e o nosso André. 2016 foi especial - começou no bis na final da Taça, continuou com a aposta como opção nº 1 para o ataque do Porto, e terminou no sucesso alcançado na Selecção AA (5 jogos, 4 golos). Com o Benfica a distribuir os golos, André Silva tem em Dost o principal adversário na luta pela Bota de Prata. Mas mesmo se não for o Melhor Marcador, não será fácil segurá-lo muito tempo na Invicta.

29. Victor Lindelöf (Benfica) - Confiando nos sinais que os jornais têm deixado, Lindelöf pode rumar a Old Trafford no novo ano. O United ganha central para mais de 10 anos, e pagará bom dinheiro por isso. A primeira coisa a fazer? Rapar o cabelo, que nem um Jaap Stam.

30. Mauro Icardi (Inter) - Parece impossível como é que ninguém o resgata de Milão. Não se deve arranjar melhor numa relação idade/ qualidade/ preço.

31. Bernardo Silva (Mónaco) - Falhou o Euro-2016, mas não falhará as Confederações. É importante não estagnar em 2017, e para que isso não aconteça o jogador português com maior magia deve abraçar um novo projecto.

32. Dries Mertens (Nápoles) - Sarri descobriu um goleador em Mertens, ao testá-lo a falso 9. O Scudetto deve ir mais uma vez para a Juventus, mas com Milik ausente, Mertens pode atingir números inimagináveis até há pouco tempo.

33. Kylian Mbappe (Mónaco) - Tem 18 anos, feitos há dias, e não demorará mais de meia época ou época e meia a chegar a um gigante europeu. Impossível estabelecer um horizonte ou meta para o potencial de um jogador ímpar como este. Um bom jogador para Wenger cometer uma loucura.

34. Ousmane Dembélé (Borussia Dortmund) - Outro francês para muitos e bons anos. O Dortmund garantiu um diamante em 2016, em 2017 é só deixá-lo evoluir.

35. Álex Grimaldo e Nélson Semedo (Benfica) - Rezarão os adeptos benfiquistas para que os jovens laterais fiquem pelo menos até ao Verão. Jogadores de posições com poucas soluções de qualidade disponíveis a bom preço na actualidade, não devem estar cá quando se iniciar a temporada 2017-18.

36. João Cancelo (Valência) - Sai do Valência, João. O teu nível já é outro, mas o Mendes há-de tratar disso. Barcelona?

37. Pizzi (Benfica) - MVP da Liga NOS até à data, é o cérebro do Benfica de Rui Vitória e deve continuar a sê-lo, quer jogue no centro ou como interior direito. Calou os críticos, convenceu os próprios adeptos, e o horizonte de perfeição que Pizzi avista nos seus festejos está a cada jogo mais próximo. Sensacional se, como médio centro, atingir os 10 golos no campeonato.

38. Andrea Belotti (Torino) - Itália precisava de um avançado assim. Belotti tornou-se o que pensávamos que Berardi seria mais cedo. Não ficará muito tempo no Torino.

39. Gelson Martins (Sporting) - Joga tanto que até dói. A imprevisibilidade, a técnica genuína, tudo aponta para que Gelson se torne a curto, médio-prazo o maior encaixe da História do Sporting. O Sporting é equilibrado por um homem chamado Adrien, mas na hora de desequilibrar os adversários o plano A dos leões é sempre um - o menino chamado Gelson.

40. Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) - Um pouco como Weigl, o segredo é continuar a ver Guerreiro crescer. Seja a lateral ou médio-centro, o rapaz que só sabe fazer escolhas certas e maduras não desilude.

41. Jean Michael Seri (Nice) - Quem o viu e quem o vê. O ex-Paços de Ferreira, que o Porto nunca aproveitou, enche o campo na Ligue 1 jogo sim, jogo sim. Escolhemo-lo a ele, embora Cyprien ou Pléa também pudessem aqui constar.

42. Renato Sanches (Bayern Munique) - É impossível o Bulo ter um ano melhor do que 2016, mas 2017 representa um novo desafio: provar que está preparado para o nível de exigência do Bayern e ganhar, ao longo do ano, um lugar no onze. 

43. Alex Sandro (Juventus) - Não lhe é dado o valor que merece. Em Itália, Alex Sandro cresceu ao ponto de ser um dos melhores laterais-esquerdos da actualidade. A Champions pode servir para o mundo ver isso.

44. Victor Moses (Chelsea) - Um verdadeiro case study e um dos most improved players de 2016-17. Antonio Conte descobriu em Moses o lateral/ ala direito perfeito, e nesta fase ninguém parece assentar tão bem naquele lugar como o nigeriano (a CAN alterará a dinâmica da equipa nesse corredor).

45. Mario Balotelli (Nice) - O imprevisível e louco Mario Balotelli é o novo caso de sucesso na casa de milagres de Nice. Depois de Ben Arfa, e numa altura em que também Belhanda parece estar de volta, Super Mario precisa de estabilidade. Só tem contrato até Junho, mas o Nice deve acreditar nele.

46. Danilo Pereira (Porto) - O melhor Porto de 2016/ 17 coincidiu com o melhor Danilo, cada vez com maiores responsabilidades no esquema de Nuno Espírito Santo. Pode não ter a qualidade de passe e de progressão com bola de William Carvalho, mas é superior ao rival na leitura de jogo, na antecipação, nos duelos e no posicionamento. Estavam à procura de jogadores à Porto? Este começa a ser um.

47. Sam Larsson (Heerenveen) - Pouco ou nada conhecido para muitos, é claramente jogador para outros palcos. O sueco, que marcou de livre na sua estreia pelo país de Ibrahimovic, é jogador para carregar uma equipa e uma espécie de De Bruyne. Leva 7 golos e 5 assistências na Eredivisie, e mais tarde ou mais cedo os grandes vão "acordar" e ver a sua qualidade e potencial.

48. Hakim Ziyech (Ajax) - Um dia alguém nos explicará como é que nenhum clube extra-Holanda se antecipou ao Ajax, retirando o fantástico marroquino ao Twente. A Eredivisie será entre Feyenoord, Ajax e PSV, e Ziyech é um trunfo de peso da equipa de Peter Bosz.

49. Radamel Falcao (Mónaco) - Na Ligue dos milagres, Balotelli encontrou a paz divina e Falcao renasceu. Torcemos para que el tigre continue em forma, a mostrar que não está acabado para o futebol.

50. Hirving Lozano (Pachuca) - É cada vez mais difícil retirar um talento do campeonato mexicano. Mas por Lozano, vale a pena. Quem avança?

0 comentários:

Enviar um comentário