2 de março de 2019

21 Novas Séries a Não Perder em 2019

No arranque deste ano publicámos os nossos destaques televisivos de 2018 (elegemos as melhores séries, novas séries, melhores episódios e novas personagens), fazendo agora sentido, sem esquecer o passado, olhar para o futuro: 2019.
    Ao falar sobre séries em 2019 é inevitável a conversa ir parar a Game of Thrones. Afinal, a série mais popular da actualidade conhecerá a partir de Abril o seu destino final. Mas não só de GoT se faz este ano; são aliás muitas - especialmente em comparação com 2018 - as séries que terão a sua última temporada este ano. À série da HBO juntam-se Mr. RobotVeepHomelandOrange is the New BlackThe Big Bang TheoryBroad CityCrazy Ex-GirlfriendThe DeuceJane the VirginTransparentThe Affair e You're the Worst. Alguns pesos pesados.
    Mas nem tudo são notícias tristes ou melancólicas. Depois de um ano em modo pausa, tal como para Game of Thrones, 2019 assinala o regresso de Stranger ThingsMindhunterThe CrownBig Little LiesDarkFleabag e, quem sabe, também Black MirrorFargo The End of the F***ing World.

    Há sensivelmente um ano atrás apresentámos as nossas apostas em relação àquelas que nos pareciam ser as novidades mais promissoras do pequeno ecrã. À data, não nos escaparam projectos como ManiacHomecoming ou Sharp Objects, mas assim como destacámos o potencial de The Ballad of Buster Scruggs (que entretanto virou filme), também relegámos Barry apenas para nota de rodapé, perfeitamente cegos perante várias séries que vieram a constar das nossas 15 novidades do ano (My Brilliant FriendKilling EveCobra Kai ou The Haunting of Hill House, por exemplo).
    Desta vez, embora apreciemos ser surpreendidos, acreditamos que os tiros serão mais certeiros. Por esta altura, 2019 já nos deu Sex EducationRussian DollThe Umbrella Academy ou Doom Patrol, mas haverá mais... Abaixo apresentamos 20 novas séries que, por diferentes motivos, nos parecem reunir os ingredientes para marcar o ano. Como sempre, muitos serão os fenómenos repentinos (essencialmente por "culpa" da Netflix) que irão surgir sem grande aviso prévio, passando ao lado deste tipo de análises a vários meses de distância, e há ainda alguns projectos (alguns deles referidos no parágrafo final) que, dependendo da produção, podem transitar para 2020. Entre as nossas vinte escolhas, aos clientes habituais Netflix, HBO e FX junta-se cada vez mais a Amazon como um player forte, marcando 2019 a entrada do Disney+ e da Apple nesta conversa.
    Sem vos tomar mais tempo, cá estão 20 novas séries a não perder em 2019:


1. Watchmen (HBO)
Criado por: Damon Lindelof
Elenco: Regina King, Tim Blake Nelson, Jeremy Irons, Don Johnson, Andrew Howard, Adelaide Clemens
10 Episódios

    Aquela que é para muitos a banda desenhada mais aclamada de todos os tempos vai originar a série que aguardamos com maior expectativa em 2019. A última vez que Damon Lindelof foi autor de uma série HBO - The Leftovers - o resultado foi uma obra-prima, surgindo o oscilante registo do criador de Lost como um razoável ponto de interrogação perante o delicado material - a obra de Alan Moore tem fãs muito exigentes e muita gente entende tratar-se de um livro impossível de adaptar ao ecrã.
    Certo é que Damon Lindelof já mostrou, numa carta aberta aos fãs, a audácia, o respeito e o conhecimento que o tom de Watchmen impõe. A série não pretenderá replicar os acontecimentos da BD apostando sim numa narrativa inspirada e com referências ao conteúdo original (um pouco à semelhança do que Noah Hawley fez em Fargo), colocando Regina King (quando foi anunciado o seu casting ainda não tinha um óscar de melhor actriz secundária), Tim Blake Nelson, Jeremy Irons ou Don Johnson como membros do elenco.

2. Devs (FX)
Criado por: Alex Garland
Elenco: Sonoya Mizuno, Nick Offerman, Karl Glusman, Stephen McKinley Henderson, Alison Pill
8 Episódios

   Ex Machina e Annihilation fazem de Alex Garland uma espécie de semi-Deus da ficção científica na actualidade (inevitável considerar Denis Villeneuve a referência máxima depois de Arrival e Blade Runner 2049, estando a trabalhar em Dune).
    Embora haja mais informação ou mesmo trailers de outras séries, o FX parece-nos o ecossistema perfeito para a criatividade de Garland. Curiosa a escolha de Sonoya Mizuno (Maniac) para rosto do projecto, uma engenheira que investigará uma empresa tecnológica que ela julga responsável pelo desaparecimento do seu namorado.

3. What We Do in the Shadows (FX)
Criado por: Taika Waititi, Jemaine Clement
Elenco: Kayvan Novak, Matt Berry, Harvey Guillen, Natasia Demetriou, Mark Proksch
10 Episódios

    What We Do in the Shadows, a comédia neo-zelandesa de Taika Waititi e Jemaine Clement de 2014, é um dos melhores filmes do género deste século.
    Depois de gerar o spin-off pouco falado Wellington Paranormal, estando ainda em vias de acontecer We're Wolves, o filme dá agora origem a uma série homónima. É muito provável que esteja aqui a melhor comédia de 2019, com Kayvan Novak, Matt Berry, Harvey Guillen, Natasia Demetriou e Mark Proksch preparados para nos desmanchar naquele estilo mockumentary.

4. Too Old to Die Young (Amazon)
Criado por: Nicolas Winding Refn, Ed Brubaker
Elenco: Miles Teller, William Baldwin, John Hawkes, Jena Malone
10 Episódios

    A Amazon está prestes a explodir, com séries como The Lord of the Rings e Utopia em desenvolvimento, sem esquecer The Boys (que também podia figurar nesta lista).
    No entanto, nenhum projecto da Amazon previsto para 2019 nos entusiasma tanto como Too Old to Die Young. Com o dinamarquês Nicolas Winding Refn (DriveBronsonThe Neon Demon) não costuma haver meias medidas, e Miles Teller tem aqui uma hipótese de reactivar a chama da sua carreira depois de um par de anos mornos.

5. The Twilight Zone (CBS)
Criado por: Jordan Peele
Elenco: Steven Yeun, John Cho, Allison Tolman, Kumail Nanjiani, Greg Kinnear, Jacob Tremblay
10 Episódios

    Entre 1959 e 1964, The Twilight Zone revolucionou o storytelling televisivo. Entretanto, o formato foi ressuscitado em 1985 e 2002, mas é agora em 2017, com Jordan Peele a substituir o lendário Rod Sterling como narrador.
    Oportunidade de ouro para o CBS ombrear com os gigantes da actualidade, esperando-se uma antologia capaz de competir com Black Mirror. O elenco dá garantias.

6. When They See Us (Netflix)
Criado por: Ava DuVernay
Elenco: Jovan Adepo, Jharrel Jerome, Chris Chalk, Freddy Miyares, Justin Cunningham, Michael K. Williams, Vera Farmiga, John Leguizamo, Felicity Huffman

    Entre 1989 e 2014, Ava DuVernay contará na Netflix a história dos Central Park Five. É impossível este não virar um dos fenómenos do ano: DuVernay a realizar, um elenco com Adepo, K. Williams ou Farmiga, Bradford Young (Arrival) na direcção de fotografia e Oprah Winfrey como produtora.

7. Undone (Amazon)
Criado por: Raphael Bob-Waksberg, Kate Purdy
Elenco: Rosa Salazar

    Depois de dar à Netflix aquela que eventualmente poderá ser a sua série mais consistente até à data, BoJack Horseman, Raphael Bob-Waksberg aventura-se em 2019 na Amazon com Undone. Esta fantasia de animação, com Rosa Salazar a dar voz à personagem principal, dota Alma (Salazar) da capacidade de navegar no tempo depois de um acidente quase fatal.

    Em co-autoria com Bob-Waksberg está Kate Purdy, a argumentista de "Time's Arrow", um dos episódios mais fortes de BoJack.

8. Catch 22 (Hulu)
Criado por: David Michôd, Luke Davies, George Clooney
Elenco: Christopher Abbott, George Clooney, Kyle Chandler, Hugh Laurie
6 Episódios

   Mini-série de humor negro, certamente carregada de intensidade e distribuída pelo Hulu e pela Sky, reuniu George Clooney (também entra e realiza), David Michôd, Grant Heslov e Steve Golin com a sua Anonymous Content em termos de produção, o que nos faz confiar no que está para vir.
    O elenco desta sátira política inclui não só Clooney mas também Hugh Laurie e Kyle Chandler, entusiasmando-nos mais do que qualquer coisa Christopher Abbott ter sido escolhido como protagonista.

9. The Eddy (Netflix)
Criado por: Damien Chazelle
8 Episódios

    São poucas as informações sobre The Eddy, a série de Damien Chazelle (WhiplashLa La Land) para a Netflix. Ainda em fase de pré-produção, o que pode significar que apenas estreará em 2020, o regresso de Chazelle à esfera musical depois de ir à Lua com First Man coloca no centro da acção um clube de jazz em Paris, acompanhando as histórias dos colaboradores do espaço e clientes.

    Mesmo sem garantias de nada, assinamos em branco o patrocínio a qualquer projecto do realizador mais jovem de sempre a ganhar um óscar.

10. The Politician (Netflix)
Criado por: Ryan Murphy
Elenco: Ben Platt, Gwyneth Paltrow, Lucy Boynton, January Jones e Dylan McDermott
10 Episódios

    Depois de muitos anos numa nutritiva colaboração com o FX, Murphy pegou nas malas e assinou pela concorrência (Netflix). O novo casamento já tem 3 projectos a caminho: além de The Politician, Murphy produzirá Ratched (Sarah Paulson será Mildred Ratched, a enfermeira interpretada por Louise Fletcher em One Flew Over the Cuckoo's Nest, num elenco que terá ainda Vincent D'Onofrio, Don Cheadle, Sharon Stone ou Cynthia Nixon) e Hollywood.
    Para 2019 está apenas prevista a estreia desta comédia que acompanhará a ascensão política de Payton (Ben Platt). Jessica Lange, Gwyneth Paltrow, Lucy Boynton, January Jones e Dylan McDermott também marcam presença.


11. Fosse/ Verdon (FX)
Criado por: Steven Levenson
Elenco: Sam Rockwell, Michelle Williams, Margaret Qualley, Norbert Leo Butz, Aya Cash
8 Episódios

    Teoricamente destinada a ser uma das mini-séries do ano, Fosse/Verdon entrega dois papéis deliciosos a Sam Rockwell e Michelle Williams. Ela como Gwen Verdon, uma inolvidável dançarina da Broadway, e ele Bob Fosse, coreógrafo de excelência.

    Já todos fomos testemunhas, em algum momento, do talento natural de Rockwell a dançar, e a sua energia entusiasma-nos perante a possibilidade de "acordar" Michelle Williams, há alguns anos com o seu talento algo adormecido. As produções do FX raramente correm mal.

12. The Morning Show (Apple)
Criado por: Jay Carson
Elenco: Reese Whiterspoon, Jennifer Aniston, Steve Carell, Gugu Mbatha-Raw, Bel Powley, Billy Crudup, Mark Duplass
10 Episódios

    A divisão de programação televisiva da Apple lança-se em força com um olhar sobre os bastidores de um programa da manhã nos EUA. Imaginem um Making Of de "O Programa da Cristina" mas com Reese Whiterspoon, Jennifer Aniston e Steve Carell. A conjugação criativa de Jay Carson e Mimi Leder pode resultar em algo especial.

13. Modern Love (Amazon)
Criado por: John Carney
Elenco: Anne Hathaway, Tina Fey, Catherine Keener, Dev Patel, Julia Garner, Shea Whigham, Andrew Scott, Andy García, Olivia Cooke, John Slattery, John Gallagher Jr., Sofia Boutella, Cristin Milioti
8 Episódios

    Um conjunto de artigos do The New York Times inspira uma das novas séries da Amazon. Neste caso, a antologia de John Carney (OnceBegin AgainSing Street) promete fazer rir e fazer derreter muita gente. O elenco é... qualquer coisa. Venham de lá essas espécies de curtas-metragens de Carney!

14. The Mandalorian (Disney +)
Criado por: Jon Favreau
Elenco: Pedro Pascal, Gina Carano, Nick Nolte, Giancarlo Esposito, Carl Weathers
10 Episódios

    Num início de uma nova Era, com a Disney a produzir na sua plataforma os seus próprios conteúdos (assim se explica o fim das séries Marvel-Netflix), The Mandalorian surge como a primeira experiência e o primeiro filho da nova plataforma de streaming.

    A alargar o universo Star Wars, e com Jon Favreau (raramente falha) como criador, The Mandalorian acontecerá depois da queda do Império e antes do emergir da Primeira Ordem. Além do forte elenco liderado por Pedro Pascal, há a destacar a banda sonora de Ludwig Göransson (acabou de ganhar um óscar com Black Panther), e o envolvimento de nomes como Taika Waititi na realização.

15. Lovecraft Country (HBO)
Criado por: Misha Green, Jordan Peele
Elenco: Jonathan Majors, Jurnee Smolett-Bell, Courtney B. Vance, Wunmi Mosaku, Michael K. Williams, Elizabeth Debicki

    Depois de Get Out, e com Us a estrear em breve, Jordan Peele promete tornar-se um dos patronos da televisão norte-americana. Além do já referido regresso de The Twilight Zone, Peele está ligado a Lovecraft Country e The Hunt.
    Yann Demange ('71) realiza o episódio-piloto desta série de terror que promete uma road-trip pelos EUA. Momento para Jonathan Majors, o protagonista, agarrar a oportunidade.

16. Years and Years (HBO. BBC One)
Criado por: Russell T Davies
Elenco: Emma Thompson, Rory Kinnear, T'Nia Miller, Russell Tovey
6 Episódios

     Então e se Emma Thompson interpretasse uma personagem com traços de Donald Trump? Pois é, vai acontecer. A série com nome da banda londrina de Olly Alexander, é uma co-produção HBO/ BBC One que acompanhará uma família ao longo de 15 anos, sem ignorar o contexto de instabilidade política, económica e os avanços tecnológicos nesse período. Além de Emma Thompson, há Rory Kinnear, um actor que merece a atenção de todos nós depois de Penny Dreadful.

17. The Loudest Voice (Showtime)
Criado por: Tom McCarthy, Jennifer Stahl, Gabriel Sherman
Elenco: Russell Crowe, Naomi Watts, Seth MacFarlane, Sienna Miller, Annabelle Wallis

   A única série do Showtime presente entre estas 20 coloca Russell Crowe num papel vilanesco. The Loudest Voice (não estamos certos se o nome da série ficará somente assim ou se repete na íntegra a biografia em que se baseia, The Loudest Voice in the Room) contará a ascensão e queda do antigo CEO da Fox News, Roger Ailes.
    Além de um elenco que dispensa apresentações, deixa-nos particularmente confiantes a presença como produtores de Tom McCarthy (Spotlight) e Jason Blum (WhiplashGet OutSharp Objects).

18. The Witcher (Netflix)
Criado por: Lauren Schmidt Hissrich
Elenco: Henry Cavill, Freya Allan, Anya Chalotra, Jodhi May
8 Episódios

   Depois de dar origem a um popular jogo, a obra do polaco Andrzej Sapkowski virará série. Uma das apostas fortes da Netflix para este ano, The Witcher  reúne um elenco na maioria composto por desconhecidos, entregando no entanto o papel principal a Henry Cavill como Geralt de Rivia. As nossas expectativas não são as maiores, mas temos alguma curiosidade.

19. The Virtues (Channel 4)
Criado por: Shane Meadows
Elenco: Stephen Graham
6 Episódios 

    Dono do seu 1,68m mas de um talento gigante, Stephen Graham arranja sempre maneira de se destacar. Boardwalk Empire (fazia de Al Capone), This Is England Taboo são apenas alguns exemplos.
    The Virtues marca o reencontro do realizador e argumentista de This Is England, Shane Meadows, com Stephen Graham. Na série, Graham será um homem problemático que regressa à Irlanda para confrontar os fantasmas do seu passado, numa infância passada em instituições de acolhimento.

20. Mrs. Fletcher (HBO)
Criado por: Tom Perrotta
Elenco: Kathryn Hahn, Jackson White, Casey Wilson, Owen Teague

    Entre I Love DickTransparent e a longa-metragem Private Life, Kathryn Hahn tem feito ultimamente todas as escolhas certas possíveis em termos de projectos sem, no entanto, conquistar o merecido reconhecimento.
    Em 2019, a comédia Mrs. Fletcher deve revelar-se uma nova oportunidade de Hahn demonstrar o seu bom momento de forma artístico. A comédia com o carimbo de qualidade HBO adapta ao pequeno ecrã um livro de Tom Perrotta (a casa de partida de uma das melhores séries HBO dos últimos anos, The Leftovers), precisamente com Perrotta a comandar a série e Nicole Holofcener (Enough Said) na realização.

21. Good Omens (Amazon, BBC One)
Criado por: Neil Gaiman
Elenco: Michael Sheen, David Tennant, Jon Hamm, Michael McKean, Frances McDormand, Benedict Cumberbatch
6 Episódios 

    Esteve para estrear em 2018 (surgiu em 18º lugar na nossa lista do ano passado), mas a produção atrasou-se atirando a nova série de Neil Gaiman para este ano. Depois de ver a sua obra American Gods desenvolvida pela Starz, pelas mãos dos autores Bryan Fuller e Michael Green, Gaiman encontrou na Amazon a casa para coordenar ele mesmo uma série.
    Good Omens entrega o protagonismo ao demónio Crowley (David Tennant) e ao anjo Aziraphale (Michael Sheen), que terão que unir esforços para evitar o fim dos tempos na Terra. Espera-se uma valente trip, com um elenco riquíssimo, e o bónus de escutar Frances McDormand como a voz de Deus e Benedict Cumberbatch como a voz de Satanás.




    Estamos em Março e já estrearam também Deadly ClassI Am the Night (protagonizada por Chris Pine, a reforçar o potencial de India Eisley e com 2 episódios realizados por Patty Jenkins), Black Monday e Miracle Workers (Daniel Radcliffe como anjo, Steve Buscemi como Deus), e acreditamos que às 21 novidades que apresentámos se acrescentarão muitos projectos, uns que nos podem estar já nesta altura a passar ao lado, outros que virarão fenómenos repentinos (com a Netflix costuma ser assim).
    Além de The Politician, a ligação de Ryan Murphy à Netflix tem agendadas duas séries muito interessantes, Ratched Hollywood, embora ambas devam estrear só em 2020. Também para o próximo ano devem passar (adaptação de uma banda desenhada no FX com Barry Keoghan, Diane Lane e Imogen Poots) e Snowpiercer (temos algumas dúvidas quanto ao seu sucesso, mas a presença de Daveed Diggs no projecto, para nós, chega).
    Ainda este ano, a HBO estreia ainda The Act (com Patricia Arquette e Joey King), a mini-série ChernobylHis Dark Materials Euphoria.
    David Makes ManSee Gangs of London estarão também no nosso radar. Por fim, num ano que arrancou logo a abrir com The Umbrella Academy e Doom Patrol, a Amazon também tem a sua dose de super-heróis guardada com a estreia de The Boys.

0 comentários:

Enviar um comentário