26 de outubro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 10

Chegámos à dezena. E a coisa começa a compor-se: o Top-5 já é constituído em exclusivo por supostos candidatos ao título - destaque para Watford, Newcastle e Burnley, que ocupam os lugares entre os cinco primeiros classificados e o Liverpool (9.º lugar) -, o Manchester City continua sem perder e não dá sinais de vir a abrandar em breve, enquanto que o Manchester United depois de 19 pontos nos primeiros 21 em disputa, somou apenas 1 nos últimos 6, empatando em Liverpool e perdendo no terreno do apaixonante Huddersfield. Próximo teste: um Manchester United-Tottenham, equipas com 20 pontos e que querem reclamar o estatuto de equipa que dará mais luta ao City de Guardiola.
    Nesta jornada, o principal foco de interesse é então o jogo em Old Trafford. Os red devils perderam fogo, e poderão sofrer perante um Tottenham muitíssimo equilibrado, confiante e que não se amedrontará no teatro dos sonhos. Harry Kane bisou em 3 dos últimos 4 jogos da Premier League. Cuidado, Mourinho.
    Analisando a jornada anterior, que teve em Kane a sua principal figura (2 golos e uma assistência contra o Liverpool) e Otamendi, Murray, Özil, Stanislas, Batshuyai, Pedro e Ramsey outros destaques, é impossível não mencionar o Everton 2-5 Arsenal. A equipa de Wenger, que pela primeira vez colocou em campo em simultâneo Sánchez, Özil e Lacazette, goleou os toffees e despediu Koeman. Chocante arranque de época da equipa mais antiga da cidade de Liverpool, que com o plantel que tem (em Janeiro deve chegar um ponta de lança) está bem a tempo de subir sem parar na classificação, caso se encontre. Everton e Leicester já deram o murro na mesa, e o West Ham não deverá estar muito longe de o fazer, caso Bilic continue a revelar incapacidade para inverter a situação (a derrota caseira por 3-0 com o Brighton foi apenas mais um dos episódios de uma equipa muito abaixo do seu potencial. Servirá a vitória em Wembley contra o Tottenham para inverter a tendência?).
    Se nos debruçarmos sobre as tendências de compras e vendas no Fantasy, vemos que vários jogadores estão a desistir da dupla ofensiva do United, Lukaku e Mkhitaryan, e a trocar Gabriel Jesus por Agüero. Os citizens Sané e Otamendi, e os hornets Richarlison e Doucouré também têm sido contratados por muitos.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)


Nesta 10.ª jornada, podem-se destacar:

Mohamed Salah - Liverpool - 9.1
     O homem que teve um país às costas e não vacilou, qualificando o Egipto para o Mundial 2018, promete pontuar como deve ser nas próximas jornadas. O Liverpool recebe Huddersfield, Southampton e Chelsea nos próximos 4 jogos, tendo pelo meio uma visita ao terreno do West Ham. Se esta sequência será sinónimo de muitas vitórias para os reds, aí a conversa é outra, mas é indiscutível que o ataque é o ponto forte de Klopp e, com uma defesa atroz, Salah, Firmino e Coutinho entrarão em campo a saber que têm que marcar uns 2 ou 3 golos para garantir que a vitória não foge.
    O ex-Roma não tem sido propriamente um íman de Bónus - já marcou 5 golos e fez duas assistências - e teve apenas 4 pontos extra (1+3). No entanto, basta vê-lo em campo para perceber que os golos vão continuar a surgir. Salah pode dar um maior retorno do que Coutinho, pelo maior nº de vezes que surge na grande área, apostando o brasileiro na meia distância, na ausência de Mané é o principal alvo das bolas nas costas das defesas adversárias, e a confiança que apresenta, partindo para cima dos oponentes e representando uma ameaça constante, deve torná-lo um activo importante nas próximas rondas. Mas atenção, o Huddersfield defende bem, e vem de uma vitória contra o United.


Mesut Özil - Arsenal - 9.3
    Alexis Sánchez é a opção nº 1 do Arsenal. Sempre foi, e sempre será até rumar a outras paragens. O chileno, como ficou demonstrado na goleada por 5-2 imposta ao Everton, continua o mesmo terror desconcertante, criando e convertendo. Porém, com vários jogadores mais acessíveis em forma e a apresentarem uma maior regularidade, é difícil criar, para já, espaço para Alexis.
    O calendário dos gunners é complicado (depois da recepção ao Swansea, seguem-se City e o grande rival Tottenham), mas pelo menos para esta jornada, Özil pode ser uma opção. O mago alemão "acordou" em Goodison Park, e é notória a diferença qualitativa do futebol da equipa londrina quando tem o seu camisola 11 interessado em produzir, inspirado para desfazer rivais.
    Falamos de Özil por outro motivo. Tal como Sánchez deve partir em breve para outro destino (Man City?), faltando saber se essa mudança ocorre em Janeiro ou apenas no Verão, Özil é bem capaz de seguir o exemplo. Diz-se, aliás, que se reencontrará com Mourinho no Manchester United. Depois de Matic... Özil?


Pascal Groß - Brighton - 5.8
    No capítulo das assistências nesta edição da Premier League, Kevin De Bruyne e David Silva são reis. Cada um contabiliza 6 passes para golo. Não é surpresa, considerando não só a qualidade de último passe, visão de jogo e capacidade de definir do belga e do espanhol, e tendo presente que o Manchester City já leva 32 golos em 9 jornadas (mais 10 que o segundo melhor ataque, o rival United). Depois, há Mahrez, Mkhitaryan (que fez as suas 5 assistências nas primeiras três jornadas e depois fechou a torneira) e Ritchie. Logo depois, Pascal Groß.
    O médio alemão de 26 anos promete ser um dos achados da temporada. Ao serviço do Brighton, já leva 2 golos e 4 assistências, tendo assistido nas últimas duas jornadas. Nesta altura, os seus 48 pontos colocam-no acima de Dele Alli ou pouco abaixo de De Bruyne.
    Por 5.8 (e atenção, não demorará a chegar aos 6.0) podem garantir o médio que mais oportunidades de golo criou na última Bundesliga. Com Southampton, Swansea e Stoke nas próximas jornadas, o golo pode também voltar a aparecer.


Jan Vertonghen - Tottenham - 6.0
    Sim, numa jornada em que há Manchester United-Tottenham, colocamos aqui em discussão um defesa dos spurs. Atendendo ao registo de Mourinho em jogos grandes nos últimos anos e ao incrível momento da equipa de Pochettino (empatou no Santiago Bernabéu, já venceu o Dortmund, goleou o Liverpool por 4-1), ficaremos surpreendidos se o United vencer o jogo que abre esta jornada 10.
    O Tottenham tem uma identidade definida, um futebol de encher o olho, um dos pontas de lança em melhor forma em 2017-18 juntamente com Icardi, Immobile e Falcao, e pôde descansar precisamente Kane e também Eriksen a meio da semana, acabando no entanto eliminado pelo West Ham.
    Em Old Trafford, Mourinho pode voltar a apostar numa ideia super defensiva, mas os pupilos de Pochettino são nesta fase uma equipa mais forte e, caso o jogo saia do 0-0, é mais provável que seja o Tottenham a marcar. Neste arranque de temporada, Kane, Eriksen e Davies têm sido destaques no Fantasy, mas quem acompanha os jogos dos spurs tem sido brindado com incríveis desempenhos de Vertonghen no tridente defensivo. E para roubar o 2º lugar ao United será muito importante Vertonghen conseguir anular o compatriota Lukaku, jogador que entrará em campo consciente de que a sua tendência é desaparecer nos jogos contra equipas de topo.


Troy Deeney - Watford - 6.3
    Tão boa a flash interview e posterior entrevista em estúdio do capitão do Watford, Troy Deeney, sem papas na língua. O Watford de Marco Silva é à data a equipa-sensação da prova (tem nesse campo a companhia do Burnley e do trio de equipas recém-promovidas), tendo já encontrado nas primeiras 9 jornadas Liverpool, City, Arsenal e Chelsea. Boas notícias portanto, a tempestade vai acalmar.
    Stoke (casa), Everton (fora) e West Ham (casa) representam a oportunidade perfeita para que o Watford se aguente no Top-6. É verdade que Doucouré marca em cada vez que remata à baliza, e "O" jogador para se ter nesta fase é claramente Richarlison (que começo do craque brasileiro em Inglaterra).
    Ainda assim, e recomendando nós que coloquem Richarlison nos vossos plantéis (marcou ou assistiu nos últimos 4 jogos, e tem coleccionado oportunidades, exibindo tremenda frescura e movimentando-se com inteligência), Troy Deeney merece entrar para a watchlist. O portentoso avançado tem sido introduzido nas contas de Marco Silva aos poucos, mas as características dos próximos 3 adversários devem garantir-lhe presença no onze.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: Bons duelos à distância que esta jornada reserva. Desde logo, De Gea vs Lloris. O espanhol sofreu até agora apenas 4 golos em 9 jornadas, enquanto que o guardião francês sofreu 6. Com United e Tottenham a defrontarem-se, Ederson (5.5) continua a ser a nossa escolha de topo. O ex-Benfica teve 4 clean sheets nos últimos 5 jogos, e este WBA marca pouco, e quando marca a tendência tem sido marcar apenas um.
    Numa escala menor, o grande duelo com opções que conjugam elevada probabilidade de não sofrer com potencial mínimo de 3 defesas é Nick Pope (4.5) contra Rob Elliot (4.2).

- Defesas: Entre defesas, quisemos reforçar o bom momento de Vertonghen e a sua importância concretamente nesta jornada (Lukaku cairá em cima de Davinson Sánchez, mas é fundamental que Vertonghen auxilie o jovem central; tarefa difícil terá também Alderweireld, que "apanhará" as diagonais de Rashford ou Martial), mas recomendamos primeiro Nacho Monreal (5.6). O defesa do Arsenal não é um craque mas marcou em duas das últimas três jornadas e esta época já teve pontos bónus por 4 ocasiões. Só perde para Otamendi e Valencia.
    O irlandês Stephen Ward (4.7) também atravessa um bom momento, tal como o patrão do Newcastle, Lascelles, e se o Crystal Palace for capaz de acalmar o ímpeto dos hammers depois de uma emocionante reviravolta diante do Tottenham, Mamadou Sakho (4.9) pode ter uns pontos engraçados.
    Qualquer um dos dois centrais do City, Otamendi e Stones, faz sentido ter. 

- Médios: Leroy Sané (8.6) e Kevin De Bruyne (10.0) são os citizens que colocamos na pole position. Falámos de Salah, mas há também Philippe Coutinho (9.0) como alternativa. E se os reds não forem capazes de "abrir" o jogo cedo, quanto mais recuado e com as linhas juntas estiver o Huddersfield, mais será Coutinho obrigado a recorrer à lei da bomba.
    Acima deixámos algumas palavras sobre Özil, mas reforçamos que Alexis Sánchez (11.8) é a opção número 1 dos gunners, e Richarlison (6.3) tem feito por merecer estar em todos os nossos plantéis. Bom preço, bom rendimento, bom calendário.
    Groß, Hazard, Eriksen, Zaha e Mahrez serão outros jogadores aos quais estaremos atentos. Particular atenção para Boufal, que deve ser titular depois daquele golaço em que fintou meio mundo, e para Ayew e Lanzini (peças fulcrais no Tottenham 2-3 West Ham).

- Avançados: É certo que é o United quem tem o factor casa, mas achamos mais improvável Harry Kane (12.7) terminar o jogo grande em branco do que Lukaku. Kun Aguero (11.7) e Alexandre Lacazette (10.3) parecem ter duas excelentes opções nesta jornada, sem esquecer Morata em casa do Bournemouth.
    Firmino, Glenn Murray e Vardy têm uma palavra a dizer.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Elliot; Ward, Sakho, Monreal; Salah, Sánchez, De Bruyne, Richarlison, Groß; Agüero, Lacazette

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester United v Tottenham - Harry Kane; Jan Vertonghen
Arsenal v Swansea - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Crystal Palace v West Ham - Wilfried Zaha; Chicharito
Liverpool v Huddersfield - Mohamed Salah; Roberto Firmino
Watford v Stoke - Richarlison; Troy Deeney
West Brom v Manchester City - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Bournemouth v Chelsea - Álvaro Morata; Eden Hazard
Brighton v Southampton - Pascal Groß; Glenn Murray
Leicester City v Everton - Jamie Vardy; Riyad Mahrez
Burnley v Newcastle - Stephen Ward; Jamal Lascelles

0 comentários:

Enviar um comentário