19 de outubro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 9

Nove, curioso número. Representativo desta jornada mas também do número de golos marcados no último Manchester City-Stoke, um festival com 7 golos dos citizens, agora líderes isolados da Premier League e equipa a praticar nesta altura (desculpa, Nápoles) o melhor futebol da Europa.
    Esta jornada traz um espectacular Tottenham-Liverpool, embate interessante a vários níveis. Os reds têm desapontado no campeonato (8.º lugar), mas vêm de uma vitória na Champions por 7-0, enquanto que o Tottenham está igualmente moralizado - um empate no Santiago Bernabéu, a passagem para os oitavos da Champions praticamente assegurada em prejuízo do Dortmund, faltando "só" abraçar Wembley como nova casa. E para isso muito poderá contribuir Harry Kane, inspirado em todos os palcos que pisa, faltando-lhe só marcar pelos spurs esta época na Premier League como visitado, tendo os seus 6 golos sido todos apontados fora de portas. Salah e Coutinho estão imparáveis, Kane e Eriksen também... a coisa promete.
    Numa análise mais breve do que o habitual, é impossível não falar do Manchester City. A equipa de Guardiola apresenta um domínio, consistência e uma frescura que impressionam e deixam qualquer adepto babado. A presença de jogadores como Bernardo Silva e Agüero no banco a meio da semana contra o Nápoles ajuda a vincar duas ideias: 1) este City tem um plantel profundo e que permitirá uma boa gestão a Pep, 2) quando chegarmos a Dezembro haverá uma maior rotação - embora se note a preocupação de Guardiola privilegiar um onze-base, corrigindo um erro seu em 2016-17 - o que acabará por prejudicar alguns de nós no Fantasy.
    Nesta jornada há ainda um Chelsea-Watford. Conseguirá Marco Silva manter o seu Watford, a equipa na História da Premier League que virou mais resultados de forma consecutiva após o minuto 90, no Top-4?
    Numa jornada (8) em que o City venceu por 7-2 não é surpresa que o jogador com mais pontos tenha sido um jogador de camisola azul celeste, Raheem Sterling (15). Abraham, Gabriel Jesus, Gabbiadini, Eriksen, Chadli, Cleverley e Hart também estiveram em destaque.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)


Nesta 9.ª jornada, podem-se destacar:

Raheem Sterling - Manchester City - 8.1
     A brincar, a brincar, Sterling só perde em golos na Premier League para Lukaku, o actual melhor marcador. O jovem inglês (22 anos, embora já o vejamos jogar há tanto tempo) tem 6 golos, os mesmos que Harry Kane, Morata, Agüero e Gabriel Jesus.
    A consistência em termos de rendimento/ Fantasy do ataque do City tem sido extraordinária. Com oito jornadas disputadas, Agüero mantém-se destacado como principal activo com 52 pontos (de notar que o argentino não esteve disponível nas últimas duas jornadas), mas seguem-se David Silva (51), Sterling (50), Sané e Jesus (47) e De Bruyne (46).
    O Burnley já pontuou em casa de Tottenham, Chelsea e Liverpool esta época, e noutro ano qualquer este City-Burnley seria um jogo de deixar qualquer adepto do City apreensivo (o que não deixa de acontecer). No entanto, Sean Dyche deve estar preocupado quando repara que nos últimos jogos em casa o City venceu o Liverpool por 5-0, o Crystal Palace por 5-0 e o Stoke por 7-2.
    A equipa está em forma, os cérebros De Bruyne e Silva devem continuar ligados, Jesus e/ ou Agüero devem continuar a fazer balançar as redes, e Sterling, quase invisível mas já com 6 golos e duas assistências, pode continuar a facturar sem dizer a ninguém.


Manolo Gabbiadini - Southampton - 6.6
    Três golos e apenas 28 pontos é uma marca bastante fraca para o ponta de lança italiano se tivermos presente o calendário bastante acessível do Southampton neste início de prova. Com 2 golos no empate a duas bolas na recepção ao Newcastle, Gabbiadini voltou a mostrar que pode perfeitamente ser o 3.º avançado dos nossos plantéis.
    Quem o tem, deve segurá-lo por mais três jornadas (WBA em casa, Brighton fora e Burnley em casa), mas depois disso inicia-se de meados de Novembro até final do ano uma sequência absolutamente aterradora para os saints de Pellegrino.
    A equipa do Sul de Inglaterra parece pouco ligada, mas Gabbiadini - podemos até dizer que este sim, merece o epíteto de Gabigol - é claramente o jogador que mais aproxima o Southampton do golo e pode ser ele a fazer a diferença diante do West Brom.


Mame Biram Diouf - Stoke City - 5.4
    Vá, nós admitimos, apeteceu-nos ser hipsters. Diouf está longe de ser uma escolha de topo numa fase em que Kane, Lukaku, Jesus, Agüero ou Morata têm todos mostrado estar em forma. No entanto, é precisamente pela necessidade de ter dois elementos desse lote de avançados que, numa equipa que esteja escalada para actuar em 3-4-3 e não em 3-5-2, Diouf pode ser um terceiro avançado bastante em conta.
    O avançado do Stoke, embora muitas vezes parta de terrenos longe das balizas adversárias, tem estado ultimamente ligado aos pequenos sucessos da equipa de Mark Hughes. Contra o Southampton, 1 golo. Contra o Manchester City, 1 golo e uma assistência.
    E o Stoke não defronta qualquer dos principais candidatos ao título nas próximas cinco jornadas. Continuará o ex-United a fazer das suas?


Antonio Valencia - Manchester United - 6.6
    Num registo actualizado e facilmente alterável de jornada para jornada, Valencia é antes da jornada 9 o segundo jogador do Fantasy 17-18 com mais pontos somados.
    Carote (6.6), o lateral equatoriano, que tem envergado a braçadeira de capitão dos red devils em vários jogos desta época, marcou um dos golaços desta edição e só por uma vez não teve clean sheet.
    Se há algo que estas oito jornadas nos ensinaram, é que é simplesmente obrigatório ter pelo menos um elemento defensivo do United (De Gea, um defesa, ou ambos). Na visita ao Huddersfield, a equipa de Mourinho pode somar o seu oitavo jogo sem golos sofridos em nove, e Valencia é o defesa que tem a titularidade 95% assegurada.
    Esta época ainda não fez qualquer assistência, mas já conseguiu amealhar 3 pontos de Bónus por duas vezes. Mas atenção, depois de Huddersfield, há duas jornadas muito difíceis para o Special One: Tottenham em Old Trafford e Chelsea em Stamford Bridge.


Dele Alli - Tottenham - 9.4
    O início de época só tem dado Eriksen (e Kane, já agora), e com franqueza ter o dinamarquês é aquilo que recomendamos como prioridade. No entanto, quem precisar de um diferencial tem em Dele Alli uma escolha interessante. Médios como Eriksen, Salah, Mkhitaryan e todos aqueles craques do City (Silva, Sterling, Sané e KDB) têm facilitado a vida e apresentado uma enorme consistência, mas o "aparecimento" in media res de Coutinho e Hazard já estará a baralhar algumas cabeças, e Dele Alli (18 golos e 11 assistências, 225 pontos em 2016-17) acabará mais tarde ou mais cedo por juntar-se às dúvidas de muitos jogadores.
    No espaço dos próximos 4 jogos dos spurs há Liverpool (casa), Manchester United (fora) e Arsenal (fora). Jogos difíceis claro, mas mais difícil ainda é pensar que Kane, Eriksen e Alli não farão algo nestes jogos grandes.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Ederson (5.5). Continuamos a bater na mesma tecla. O ex-Benfica é provavelmente o guardião da actualidade que oferece maior segurança aos seus colegas se estes cometerem uma grande penalidade. O guarda-redes brasileiro tem 1 clean sheet a cada 2 jogos, mas deverá melhorar este registo durante os próximos meses.
    David De Gea (5.6). No rival de Manchester, mora o melhor guarda-redes dos últimos anos em Inglaterra e alguém que poderá este ano bater recordes a nível de jogos sem sofrer golos. Em 8 jogos, sete clean sheets. Onde pára De Gea? Nesta jornada temos ainda expectativas para acompanhar os desempenhos de Butland, Forster e Lloris.

- Defesas: Entre defesas, já mencionámos Valencia, e o momento de forma e confiança do Watford faz-nos olhar com alguma desconfiança para os defesas do Chelsea, que noutra ocasião qualquer seriam escolhas tentadoras. É certo que o Crystal Palace pode surgir de cara lavada, renovado depois de derrotar o Chelsea e com o efeito-Zaha, mas Jamaal Lascelles (4.7) tem sido um verdadeiro patrão na defesa do Newcastle e assim pode continuar.
    Do City, continuamos a dar maior ênfase a Walker e Stones, e o menor fulgor ofensivo do West Bromwich nas últimas jornadas (o golo tem surgido, mas a equipa está um pouco presa e o encaixe no sistema do Southampton pode "amarrar" os dois conjuntos) permite-nos escolher Ryan Bertrand (5.5) como uma boa opção.

- Médios: Entre Sterling, David Silva (8.6), Kevin De Bruyne (10.0) e Sané, divirtam-se a escolher. Embora, atenção, Bernardo Silva pode perfeitamente ser lançado neste jogo a titular.
    Christian Eriksen (9.7) está na melhor forma da sua vida, Salah e Coutinho serão adversários de peso para uma defesa de Pochettino que só sofreu do Real Madrid de grande penalidade; Antonio, Mkhitaryan, Martial, Ritchie e Zaha podem também chamar a si os holofotes nesta jornada.
    Embora o Watford possa continuar em estado de graça, a verdade é que Eden Hazard (10.6) marcou dois golos à Roma a meio da semana e parece estar no ponto para começar a intrometer-se em vários plantéis. O problema? Quem sacrificar, e o preço do belga, mais caro do que qualquer um dos craques em forma.

- Avançados: Harry Kane (12.8) é caro, ainda não marcou em casa pelo Tottenham esta época na Premier League e defronta o Liverpool. Mas têm que o ter: não nos chocaria ver este Liverpool (ataque avassalador, mas defesa frágil) sofrer 2 golos de hurricane.
    Depois, Romelu Lukaku (11.8). O avançado belga, exemplar no conforto do compatriota Svilar, terá Schindler tão atento a si quanto esteve o miúdo Ruben Dias na Luz, mas o poderio do melhor marcador da Premier League pode fazer a diferença.
    Entre Gabriel Jesus e Agüero, veremos quem escolhe Guardiola; e a nível de avançados acessíveis a qualquer carteira, já falámos de Diouf e Gabbiadini, mas nesta altura Tammy Abraham (5.7) é o elemento que mais interessa ter. Três golos nos últimos três jogos para o miúdo de 20 anos, e o calendário deixa antever que o bom registo possa continuar.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Butland; Valencia, Lascelles, Bertrand; De Bruyne, Silva, Eriksen, Ritchie; Gabriel Jesus, Kane, Abraham

Atenção a (Clássico; Diferencial):
West Ham v Brighton - Pascal Groß; Michail Antonio
Chelsea v Watford - Álvaro Morata; Eden Hazard
Huddersfield v Manchester United - Romelu Lukaku; Antonio Valencia
Manchester City v Burnley - Gabriel Jesus; Kevin De Bruyne
Newcastle v Crystal Palace - Matt Ritchie; Wilfried Zaha
Stoke v Bournemouth - Jack Butland; Mame Diouf
Swansea v Leicester City - Tammy Abraham; Riyad Mahrez
Southampton v West Brom - Manolo Gabbiadini; Ryan Bertrand
Everton v Arsenal - Wayne Rooney; Alexis Sánchez
Tottenham v Liverpool - Harry Kane; Mohamed Salah

0 comentários:

Enviar um comentário