12 de outubro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 8

E pronto, Portugal garantiu acesso directo ao Mundial 2018, o Messi também. Os EUA, o Chile e o Bale não. Adiante.
    Depois da pausa para as selecções, a Premier League e o Fantasy estão de volta. Desta vez, quatro jornadas até nova paragem - altura de play-off de acesso ao Mundial da Rússia, e jogos amigáveis.
    É com Manchester City e Manchester United empatados no topo da classificação e quase 100% vitoriosos (6 vitórias e um empate) que chegamos a esta jornada oito, que coloca desde logo um extraordinário obstáculo no caminho da equipa de Mourinho. Os red devils, uma jornada depois dos rivais citizens mostrarem em Stamford Bridge que querem mesmo ser campeões, visitam Anfield e já todos sabemos como a equipa de Klopp gosta de jogos grandes.
    O Liverpool-Manchester United abre inclusive a jornada 8, tratando-se de um jogo de eternos rivais (os dois clubes com mais campeonatos de Inglaterra conquistados), que não terá Sadio Mané (lesionado) e não estando os reds em posição de poder desperdiçar pontos caso queiram ser levados a sério como candidatos ao título. Para Mourinho, noutro ano qualquer este seria um jogo de abordagem conservadora e sereno com o 0-0, mas o momento de Lukaku, Mkhitaryan, Rashford ou Martial "obriga" o clube de Old Trafford a querer também a vitória e a jogar de acordo com isso.
    Analisando os restantes jogos, o mais certo é o Crystal Palace somar a sua derrota nº 8 em 8, e o desafio de Mourinho em Anfield sobe de tom uma vez que Manchester City e Tottenham, tal como o Chelsea, a equipa que defronta o Palace, são todos claramente favoritos nos seus jogos. Já o Arsenal pode passar mal na visita ao Watford de Marco Silva (8.º classificado, em igualdade pontual com o sexto).
    Felizmente para o espectáculo poucas lesões houve a registar-se nesta pausa internacional, mas será perfeitamente natural se as equipas não apresentarem nesta jornada a mesma frescura. Afinal, qualquer equipa ainda está nesta fase à procura da sua dinâmica e de "embalar".
    Recuando até à longínqua jornada 7, Ben Davies (incrível início de época) e Fellaini foram os reis, com 16 pontos cada. Harry Kane (provavelmente teve a melhor exibição individual da ronda diante do Huddersfield), Monreal, Trippier, Ward, Doucouré e Richarlison também se destacaram. E claro, Kevin De Bruyne. Que golo do belga no terreno de um clube que não soube ver o diamante que tinha nas mãos.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)


Nesta 8.ª jornada, podem-se destacar:

Hary Kane - Tottenham - 12.7
     Começou tímido, apagado mesmo no seu tipicamente azarado mês de Agosto, mas foi avassalador em Setembro e deve continuar a sê-lo. Harry Kane marcou 6 golos nos últimos quatro jogos e já se juntou a Morata e Agüero na perseguição ao líder dos melhores marcadores, Lukaku.
    Contra Everton, West Ham e Huddersfield, Kane esteve simplesmente imparável, tendo a particular curiosidade dessas três exibições terem sido fora. Assim, e com 3 jogos em Wembley (casa emprestada) nos próximos quatro desafios, irá Kane manter a toada? Acreditamos que sim. Seguem-se Bournemouth, Liverpool e Crystal Palace, uma sequência caseira que inclui pelo meio uma visita a Old Trafford.
    Kane fez questão de manter a veia goleadora ao serviço da selecção dos três leões, e não será de admirar se quando chegarmos à próxima pausa para selecções o ponta de lança inglês já seja o líder dos goleadores em Inglaterra.
    Forte opção para receber a braçadeira de capitão em qualquer plantel de Fantasy, Kane costuma dar-se bem com o Bournemouth. Tendo já marcado em Wembley pelo Tottenham contra o Dortmund (aliás, Kane é o melhor marcador da Champions nesta altura) e pela Selecção contra a Eslovénia, esta pode ser a jornada em que também pica finalmente o ponto na Premier League.


Richarlison - Watford - 6.2
    Marco Silva, até ver um dos treinadores que marcam esta edição com uma das equipas-sensação, demorou a ter reforços de qualidade, mas quando ganhou Richarlison e Andre Gray, ganhou os reforços certos para potenciar os hornets.
    De Gray esperava-se um elevar da fasquia e maior regularidade. No entanto, embora trabalhador, até à data apenas marcou 1 golo. Doucouré tem sido uma das revoluções de Marco Silva, mas neste Watford todos os caminhos vão dar ao brasileiro Richarlison.
    O ex-Fluminense, com 20 anos, chegou à Premier League e não precisou de qualquer período de adaptação. Em sete jornadas, já marcou 3 golos e fez duas assistências. Um registo que o torna o 5.º médio com mais pontos, apenas batido por grandes nomes como Eriksen, Silva, Salah e Mkhitaryan.
    O facto de ter pela frente Arsenal, Chelsea ou Everton nas próximas jornadas não deve inibir quem queira apostar no brasileiro. Richarlison está confiante, tem dado pontos ao clube e sido herói nos últimos minutos, e deve continuar a fazer estragos.


Gabriel Jesus - Manchester City - 10.5
    No próximo Verão, muitos o terão no Fantasy do Mundial, caso exista o jogo no certame da FIFA. Será qualquer coisa ver o que pode fazer o trio Neymar, Coutinho, Gabriel Jesus na Rússia...
    Para já, o prodígio brasileiro tem livre trânsito para ser a única referência ofensiva do City no curto-prazo. O acidente de Agüero, que o retirou inclusive do Chelsea-Manchester City, deixa Gabriel numa excelente posição - o City venceu por 5-0 os seus dois últimos jogos em casa, e no espaço das próximas 4 jornadas tem 3 jogos no seu reduto.
    Embora o Stoke possa dar mais trabalho do que o Crystal Palace, o andamento da equipa de Guardiola pode originar novo atropelamento. De Bruyne, Silva e Gabriel Jesus são os principais jogadores neste momento numa óptica de Fantasy, embora Sané seja um nome impossível de deixar fora da equação.
    Ainda não é certo quando regressará Agüero, que parece estar a recuperar mais rápido que era expectável. Mas, com o argentino e Morata lesionados, neste momento impõe-se ter 2 jogadores entre Kane, Lukaku e Jesus.


Eden Hazard - Chelsea - 10.5
    As lesões de início de época de Hazard e Alexis Sánchez transformaram os dois craques, figuras mais-do-que-marcantes da Premier League 16-17, em cartadas "diferenciais" no decorrer da época.
    O belga e o chileno são jogadores de créditos firmados, extraordinariamente regulares e fiáveis no Fantasy, e mais tarde ou mais cedo acabarão por forçar a sua entrada (pelo menos um deles) nos nossos plantéis.
    Se no caso de Alexis o elevado preço e o momento tremido do Arsenal deixam algumas reticências, no caso de Hazard lançá-lo já é uma opção claramente a considerar. O 10 do Chelsea tem ganho ritmo, já marcou ao serviço da Bélgica, e em Outubro deve começar a ser titular. Até porque, sem Morata, Conte precisa de homens-golo em campo.
    O Crystal Palace-Chelsea parece ser a oportunidade perfeita para Hazard começar a sério nesta Premier League. Podem esperar que expluda, mas também pode explodir com ele.


Virgil van Dijk - Southampton - 5.4
    A referência a van Dijk, mais do que uma recomendação para esta jornada, trata-se de uma reflexão pertinente. Quem nos acompanha nestas Dicas do Fantasy da Premier League já poderá ter constatado a nossa admiração pelo central holandês, em forma muito provavelmente o melhor central do mundo a actuar fora de um clube de topo. E sim, em condições normais, um Southampton-Newcastle poderia ser uma boa oportunidade para Virgil assegurar uma clean sheet que nem um guerreiro e amealhar três pontos de bónus eventualmente.
    O calendário do Southampton, 12.º classificado com um futebol pouco entusiasmante e com pouco fio condutor, até é simpático. E será importante para os saints aproveitar as próximas quatro rondas, porque depois a coisa complica.
    Falamos de van Dijk para falar dele e de Alexis Sánchez. No Verão passado, vários foram os casos de jogadores que activaram o transfer request, mas que acabaram por permanecer nos seus clubes. Porquê? Porque com o Mundial 2018 no horizonte, os clubes podiam dar-se ao luxo de rejeitar propostas, uma vez que os jogadores iriam sempre precisar de ter ritmo competitivo e mostrar aos seus seleccionadores que mereciam um lugar na Rússia. Para Coutinho, por exemplo, este raciocínio faz sentido. E vê-se que o brasileiro está focado no Liverpool. Mas então e van Dijk e Sánchez, com a Holanda e o Chile fora do Mundial? Haverá alterações na sua gestão? Sairão em Janeiro? Estaremos atentos.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Ederson (5.5). Numa jornada em que De Gea vai a Anfield, o guardião brasileiro de Guardiola, que Tite tem mesmo que promover a titular absoluto no próximo Mundial, é a opção mais segura.
    Courtois tem pela frente uma equipa que ainda não sabe o que é marcar um golo nesta Premier League, e Nick Pope (4.5) tem mostrado que representa uma interessante relação qualidade/ preço.

- Defesas: Na defesa, é difícil deixar passar o momento de Ben Davies (5.9). É certo que o lateral-esquerdo galês pode estar frustrado por ficar de fora do próximo Mundial (em sentido inverso, veremos como por exemplo Sigurdsson reage ao histórico apuramento da sua Islândia), mas para Davies já são 2 golos e 3 assistências, números que fazem dele o 3.º jogador com mais pontos - empatado com Morata - apenas batido por Agüero e Lukaku.
    Do Chelsea, César Azpilicueta (6.6) é claramente a nossa escolha. O espanhol, jogador a quem é muito difícil detectar uma falha, já soma quatro assistências, quando na época passada terminou a temporada com cinco. O lateral do Burnley, Stephen Ward (4.6) também atravessa um bom momento, faz parte de uma defesa sólida, embora o Burnley-West Ham seja um jogo difícil de antecipar.
    Lascelles visita um Southampton que já nos impressionou mais, Kyle Walker e Otamendi são muito boas opções no City, embora possa fazer sentido guardar os trunfos dos citizens para o ataque, e Maguire pode ser peça importante no Leicester-WBA.

- Médios: No sector intermédio, não conseguimos imaginar um City-Stoke, ainda para mais apenas com um avançado em campo, em que Kevin De Bruyne (10.0) e David Silva (8.5) não brilhem. Se isso se reflectirá em pontos é outra história, mas acreditamos que sim.
    No Tottenham-Bournemouth, embora Kane possa ser íman de pontos, Christian Eriksen (9.7) não perdeu a chama e é um dos atletas em melhor forma no futebol europeu neste arranque de época. A coisa pode-se inverter, mas para já leva clara vantagem sobre Alli.
    No jogo grande que abre a jornada, Coutinho e Salah são as nossas apostas, e de resto há ainda elementos como Groß, Mahrez ou Sané.

- Avançados: Kane e Gabriel Jesus parecem ser, teoricamente, as opções com maior potencial de pontos nesta ronda. Mas quando pensamos na defesa do Liverpool, só mesmo um grande jogo à Klopp com um colectivo contagiado e diabólico pode combater e anular o efeito Lukaku no United.
    Chris Wood, Abraham, Jamie Vardy (8.6) são opções a considerar.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Ederson; Davies, Ward, Azpilicueta; Richarlison, Silva, Eriksen, Hazard; Kane, Gabriel Jesus

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Liverpool v Manchester United - Philippe Coutinho; Marcus Rashford
Burnley v West Ham - Chris Wood; Stephen Ward
Crystal Palace v Chelsea - Eden Hazard; César Azpilicueta
Manchester City v Stoke - Gabriel Jesus; Kevin De Bruyne
Tottenham v Bournemouth - Harry Kane; Christian Eriksen
Swansea v Huddersfield - Tammy Abraham; Aaron Mooy
Watford v Arsenal - Richarlison; Andre Gray
Brighton v Everton - Pascal Groß; Anthony Knockaert
Southampton v Newcastle - Jamaal Lascelles; Virgil van Dijk
Leicester City v West Brom - Jamie Vardy; Riyad Mahrez

0 comentários:

Enviar um comentário