2 de novembro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 11

Londres contra Manchester. Na última jornada antes da derradeira pausa de 2017 para compromissos das selecções (incluindo os emocionantes play-offs de acesso ao Mundial) há jogos do outro mundo na Premier League. Os rivais Manchester City e Manchester United defrontam respectivamente Arsenal e Chelsea. Os citizens - melhor arranque de sempre de uma equipa na Premier - recebem os gunners, enquanto que Mourinho viaja até Stamford Bridge, tendo pela frente uma equipa que foi dominada pela Roma a meio da semana.
    O próximo Domingo é por isso um dia recheado de bom futebol (Tottenham e Everton também têm os seus jogos nesse dia), deixando para Sábado o West Ham-Liverpool como principal ponto de interesse.
    Crystal Palace, Bournemouth, Everton, Swansea e West Ham quererão nesta jornada melhorar a sua situação no fundo da tabela. E se no City-Arsenal nos atrevemos a dizer que há uma probabilidade de 90% da equipa de Guardiola sair vitoriosa (só uma super-equipa vence 4-2 em Nápoles), o mais equilibrado Chelsea-United pode gerar maior proximidade entre blues e red devils, actualmente separados por 4 pontos. Uma coisa é certa: caso Agüero, De Bruyne, Silva, Sané e companhia derrotem Wenger, Conte e Mourinho verão as suas equipas entrar em campo às 16:30 de Domingo a 12 e 8 pontos do líder.
    Viajando até à última jornada, marcada pelo golo solitário de Martial a decidir um United-Tottenham que sentiu a ausência de Harry Kane, o "senhor pontos" da ronda foi Kolasinac. O ex-Schalke, captado a custo zero pelos londrinos, totalizou 14 pts. De resto, Fernandinho, Sané (uma vez mais), Milner, Hazard, Fuchs e Fletcher foram igualmente destaques.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)


Nesta 11.ª jornada, podem-se destacar:

Leroy Sané - Manchester City - 8.7
     Não dá para não falar dele. O prodígio alemão, jogador para marcar claramente a próxima década (assusta pensar quanto crescerá com Guardiola nos próximos anos), já leva 6 golos e 5 assistências em dez jornadas. Quer isto dizer que só Kane, Agüero, Sterling e Lukaku têm mais golos do que Sané; e só De Bruyne, Silva e Mahrez têm mais assistências.
    Mais, da jornada 4 para cá o registo do miúdo formado no Schalke 04, que "nasceu" para o futebol quando lançado no corredor direito no Santiago Bernabéu, é verdadeiramente impressionante. A sequência é a seguinte: 13-1-16-3-10-12-12. Em sete jornadas Sané fez 10 ou mais pontos em cinco.
    Começou avaliado em 8.5 e nesta fase já subiu (embora não muito, se considerarmos tratar-se do jogador com mais pontos em 10 jornadas, com 8 pontos de vantagem sobre Kane), mas o que realmente chama a atenção são os cerca de 20% de utilizadores que o têm. Um número significativamente baixo para um jogador com tamanho rendimento.


Wayne Rooney - Everton - 7.3
    O Everton está doente, e a cura demora a aparecer. Depois de um defeso que muito prometia (apontámos os toffees ao sexto lugar da Premier League na nossa antevisão), com muito dinheiro canalizado para reforços bastante interessantes, ao fim de dez jornadas o cenário é dantesco - 18.º lugar com apenas 8 pontos.
    No meio da tempestade, o regresso a casa do filho pródigo Wayne Rooney tem sido um dos poucos pontos positivos. O melhor marcador da História do Manchester United e da Selecção inglesa nunca fez ainda mais do que 1 golo por jogo, mas já marcou a Stoke, Manchester City, Brighton e Arsenal.
    Contra o Watford, o jogo espera-se bastante complicado, e Richarlison será uma valente dor de cabeça para a defesa de Liverpool. Porém, Gomes está longe de ser um porto seguro e a defesa de Marco Silva é claramente o sector mais fraco da equipa. Permeável, mesmo, com mais golos sofridos do que qualquer outra equipa do Top-13 (contribuiu muito para isso a goleada imposta pelo City).
    Não nos atrevemos a arriscar numa vitória do Everton, mas acreditamos que Rooney estará em evidência e surgirá na ficha de jogo na partida que encerra a jornada 11.


Demarai Gray - Leicester City - 5.3
    Talento puro. Com 21 anos o extremo que o Leicester contratou ao Birmingham bem cedo pode tornar-se um caso sério ao longo desta época. Embora se fale que Puel (a passagem no Southampton não justificou esta aposta do Leicester, mas é inegável que esteve bem noutros clubes no passado) quer Ben Arfa em Janeiro, até lá cabe a Gray confundir o técnico recém-chegado.
    Vardy está em forma, Mahrez tem estado na origem de vários golos, e Iheanacho ainda há-de incorporar este ataque quando estiver adaptado aos colegas e embalar a nível de desempenho. No entanto, se o Stoke-Leicester mostrou algo foi a imprevisibilidade que ter Demarai Gray acrescenta ao jogo dos foxes. Contra o Everton, a aposta recaiu em reforçar o corredor esquerdo com Fuchs e Chilwell (só aos 83' entrou Albrighton), conseguindo com isto ampliar a capacidade de Mahrez e Gray flutuarem entre o corredor direito e o apoio a Vardy.
    Não sabemos se a ideia é para continuar, mas Gray promete ser um quebra-cabeças para a defesa do Stoke, composta por bons defesas embora algo "duros de rins".
    Para já, é jogador para ter na watchlist. Mas por 5.3 merece certamente a vossa atenção ao longo das próximas jornadas.


Glenn Murray - Brighton - 5.7
    Em 2016-17 foram 23 golos. Vinte e três golos que ajudaram o Brighton a atingir o primeiro escalão. Curiosamente no Championship ficaram à frente do veterano Murray 3 elementos mais jovens - Chris Wood, entretanto contratado pelo Burnley, Gayle que até ver está bem longe de apresentar o nível que exibiu na liga secundária, e Abraham, agora no Swansea e na altura ao serviço do Bristol City.
    Tammy Abraham tem mais golos do que Glenn Murray - 4 contra 3 -, mas o avançado do Brighton é um dos jogadores em destaque nas últimas rondas, tendo marcado esses três tentos nas últimas duas jornadas, diante de West Ham e Southampton.
    O calendário do Brighton é relativamente simpático a curto-prazo, com jogos contra Swansea, Stoke e Crystal Palace no espaço das próximas quatro jornadas, e um avançado que tem Groß nas costas está sempre sujeito a marcar em qualquer jogo.
    Custa 5.7 e por isso é nesta fase um dos possíveis candidatos a ocupar a vaga de "avançado barato".


Dele Alli - Tottenham - 9.3
    Na antevisão do Tottenham-Real Madrid, o sábio Pochettino disse que Dele Alli, como o Inverno, estava a chegar. E não se enganou. Na portentosa exibição dos spurs na recepção ao bicampeão europeu Real Madrid, Alli foi um dos destaques com um bis.
    Já qualificados para a fase a eliminar da Champions, os londrinos viram-se agora para a Premier League, motivadíssimos (pode existir o risco de surgirem "na lua", mas o facto de Kane não ter marcado ao Real é logo um dos indícios de que o ataque do Tottenham continuará esfomeado).
    Kane (que luxo poder gerir a sua condição física, retirando-o cedo e com o resultado em 3-0 contra o Real) é a opção de topo deste Tottenham, e Eriksen embora venha de duas jornadas em branco não deixou de ser o 2.º médio da competição com mais pontos no Fantasy. Depois, Dele Alli como diferencial. O médio inglês de 21 anos não tem feito uma Premier por aí além (3 golos e duas assistências, até agora), mas convém não esquecer o seu histórico nas duas últimas temporadas: 18 golos e 11 assistências na época passada, 10 golos e 12 assistências na anterior.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: Muita curiosidade para ver o duelo De Gea vs Courtois em Stamford Bridge. Recordamos que o guardião espanhol tem umas incríveis 8 clean sheets em 10 jogos (e é um activo difícil de resistir a partir da próxima ronda).
    Visto que o guardião em melhor forma tem uma deslocação bem complicada, Ederson (5.5) pode continuar a convencer os ingleses e Tite. O Arsenal representa perigo, e até pode num lance estragar um score amplo do City (3-1 ou 4-1, por exemplo), mas Ederson costuma gostar de jogos grandes.
    Entre os mortais, Rob Elliot, Forster e Lössl parecem-nos boas opções.

- Defesas: Na defesa, Otamendi e Walker levam vantagem entre as opções do quarteto defensivo da equipa em melhor forma, mas mais facilmente optaríamos por um defesa do Tottenham. Dos spurs Vertonghen e Trippier (se jogar ele, e não Aurier) parecem-nos boas hipóteses.
    Baixando um pouco o nível das equipas onde os atletas estão integrados, Christopher Schindler (4.6) coleccionará desarmes e alívios diante do WBA, no Southampton, Virgil van Dijk (5.4) surge para nós acima de Bertrand, e há ainda nomes como Lascelles ou Maguire.

- Médios: Para além de Sané, há como sempre Kevin De Bruyne (10.0) (todos se lembraram do nível e influência que apresentou no Chelsea-City!) e Silva surgirá mais fresco depois de não ter sido titular em Nápoles.
    Christian Eriksen (9.7), depois de duas jornadas em branco, terá que fazer algo nesta jornada para evitar ser trocado em muitas equipas, e Dele Alli (9.3), depois de Pochettino ter dito que, como o Inverno, ele estava a caminho, chegou, para mal do Real Madrid. Para além de elementos como Gray, Mahrez, Richarlison (fora costuma render mais), Ritchie, Boufal e Groß, acreditamos que Mohamed Salah (9.2) fará o que não fez contra o Huddersfield. Mas, Klopp, não o ponhas a marcar penalties.

- Avançados: Pode até não dar o que estamos todos à espera, mas admiramos a coragem de quem não entregar a braçadeira de capitão a Harry Kane (12.6) diante do Crystal Palace.
    Depois de Agüero ter sido o avançado titular do City em Itália fica no ar como ponto de interrogação se jogará o argentino ou Gabriel Jesus (ou ambos) diante do Arsenal. Lukaku e Morata serão fortemente vigiados, Rooney e Vardy podem aumentar o seu número de golos marcados esta temporada, e há ainda Manolo Gabbiadini (6.6) e Abraham.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Elliot; van Dijk, Schindler, Vertonghen; Sané, Eriksen, Salah, Richarlison; Kane, Agüero, Abraham

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Stoke v Leicester City - Jamie Vardy; Demarai Gray
Huddersfield v West Brom - Christopher Schindler; Aaron Mooy
Newcastle v Bournemouth - Matt Ritchie; Jamaal Lascelles
Southampton v Burnley - Manolo Gabbiadini; Virgil van Dijk
Swansea v Brighton - Pascal Groß; Glenn Murray
West Ham v Liverpool - Mohamed Salah; Chicharito
Tottenham v Crystal Palace - Harry Kane; Dele Alli
Manchester City v Arsenal - Leroy Sané; Kevin De Bruyne
Chelsea v Manchester United - Álvaro Morata; Eden Hazard
Everton v Watford - Richarlison; Wayne Rooney

0 comentários:

Enviar um comentário