10 de agosto de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 1

É já amanhã. A Premier League arranca esta sexta-feira às 19:45, com o pontapé de saída a ser dado num interessante Arsenal-Leicester City, e inicia-se também o mais disputado Fantasy do mundo.
    Nos próximos dias publicaremos a nossa profunda e habitual antevisão à nova época, que incluirá previsão da classificação final e destaques individuais esperados, mas para já olhamos apenas para a jornada 1, numa óptica de Fantasy.
    Primeiro, uma novidade. A nível de chips, o Fantasy disse adeus ao All-Out-Atack (não fará muita falta, diga-se de passagem) e substitui-o por uma novidade bastante mais útil: o Free Hit. O Free Hit é basicamente um penso rápido. Um mini wildcard. De uma jornada para outra podemos fazer as transferências que quisermos, mas na jornada seguinte o nosso plantel volta àquilo que era antes do Free Hit. Chamemos-lhe: o efeito Cinderela.
    Com o mercado aberto até ao fim de Agosto, poderá fazer sentido olhar para o Fantasy a três jornadas, aplicando o primeiro wildcard entre as jornadas 3 e 4. Nessa altura, os plantéis estarão fechados, já conhecemos com maior detalhe os elencos e as ideias dos treinadores, e enquanto as selecções disputam o apuramento para o Mundial os nossos plantéis podem ficar a valorizar (£).
    Seja como for, nesta fase importa antecipar tendências. O calendário do Manchester United, por exemplo, deixa antever bons resultados; o Everton, pelo contrário, será fortemente testado e só a partir da jornada 6 abranda a nível de jogos grandes.
    Nesta primeira jornada, o Liverpool desloca-se à nova casa de Marco Silva, o Manchester United acolhe o regresso de Chicharito, e o regresso do Newcastle à Premier League faz-se logo diante da equipa que melhor futebol praticou nas últimas duas épocas (Tottenham).
    Como sempre, desejamo-vos boas escolhas, boa sorte, pensando sobretudo com a cabeça e com a razão mas deixando que um ou outro feeling pessoal vos leve. Senão isto não tinha graça nenhuma. O espectáculo está garantido, afinal, é a Premier League.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2093875-496478)

Nesta primeira jornada, sugerimos:

Romelu Lukaku - Manchester United - 11.5
     É indiscutível que o United de Mourinho está mais forte. Perdeu (embora ainda possa recuperá-lo) Ibrahimovic, mas Lukaku, Matic e Lindelof acrescentam muita qualidade, entrando todos directamente no onze inicial. Estes reforços, conjugados com o popular "segundo ano de Mourinho" e com o calendário dos red devils em Agosto e Setembro tornam o nosso avançado belga preferido uma escolha quase obrigatória.
    O ex-Everton marcou ao Real Madrid, e na pré-época sobretudo deixou bons sinais, combinando bem com Mkhitaryan e Lingard. Depois de 221 pontos (25 golos e 6 assistências) em 2016/ 17, Lukaku - sim, ele tem apenas 24 anos - tem novas marcas para atingir, e dará muitas alegrias ao treinador português.
    Avaliado em 11.5, abaixo de Kane, acima de Gabriel Jesus e Lacazette, e em pé de igualdade com Agüero, Romelu quererá impressionar os adeptos na estreia oficial em Old Trafford, e as suas características convidam a equipa vermelha de Manchester a focalizar muito do seu jogo em servi-lo.
    Só na jornada 8 é que o Manchester United defronta uma equipa do Top-5 da época passada, e por isso as expectativas são altas para uma boa entrada em competição. Na temporada anterior perdeu o título de melhor marcador para Harry Kane nas últimas duas jornadas; desta vez Lukaku quer certamente embalar desde o apito inicial.


Kevin De Bruyne - Manchester City - 10.0    
     Outro belga. Ao contrário do seu ano de estreia, em relação ao qual esperávamos mais de Guardiola, Pep tem desta vez um plantel completamente feito à sua medida. A defesa foi reformulada, conta com o guarda-redes da actualidade que melhor serve o seu estilo de jogo, e o ataque continua avassalador. Quem tem Agüero, Gabriel Jesus, Sané, Sterling, Bernardo Silva e David Silva está basica e expressamente proibido de ficar em branco em qualquer jogo.
    O calendário do Manchester City é, tal como o rival United, relativamente acessível, embora tenha no espaço das primeiras sete jornadas, confrontos de peso contra Liverpool e Chelsea. Agüero ou Gabriel Jesus é uma das dúvidas dos jogadores de Fantasy, embora até possam jogar ambos, sobrando depois outras questões a meio-campo: o agora carequinha David Silva deve pegar no jogo atrás, Bernardo Silva (veremos se começa ou não a titular) deslumbrará pela magia mas pode ser decisivo no jogo mas não no Fantasy, e entre Sané e Sterling, o alemão está em clara vantagem pela forma como encerrou a temporada passada. Tudo isto nos traz a Kevin De Bruyne, o elemento mais consensual a nível de Fantasy deste City.
    O antigo jogador do Wolfsburgo é um assistente por excelência (21 assistências em 2016/ 17) e é uma escolha segura. Jogará de certeza, tem cantos e livres para si, e estará altamente envolvido na construção/ finalização de muitos lances. É bastante caro, mas faz sentido.


Wilfried Zaha - Crystal Palace - 7.0
    Honestamente, não esperávamos que Zaha renovasse pelo Crystal Palace depois da sua fantástica época passada. O extremo que representa a nível internacional a Costa do Marfim encantou os adeptos em Inglaterra, castigando adversários jogo após jogo, ou não fosse ele um dos jogadores mais fortes no capítulo do drible em terras de Sua Majestade.
    Em 16/ 17 foram 149 pontos (pode fazer melhor desta vez), com 7 golos e 11 assistências. Mas, pelo menos tendo em vista as primeiras cinco jornadas, é claramente apetecível convocar Zaha para as nossas equipas.
    Numa equipa agora orientada por Frank De Boer, que se passou durante a pré-época depois do jogo "amigável" com o West Brom em que acusou os adversários de tentarem lesionar Zaha, o craque tem espaço para explodir de vez. Embora Benteke seja o homem-golo da equipa, este Crystal Palace - a não ser que cheguem alguns reforços de um nível que não esperamos - viverá ofensivamente muito dependente da produção de Zaha. E são este tipo de jogadores que devemos ter no Fantasy.


Willian - Chelsea - 7.0
    Que voltas que o Chelsea deu nesta pré-época. Os blues, campeões em título, deixaram Matic sair, viram Conte dizer adeus a Diego Costa por mensagem, e na supertaça tiveram no guarda-redes Courtois e na novidade Morata dois jogadores a falharem penalties decisivos.
    No meio de tudo isto, Antonio Conte teve duas boas notícias. Willian e Batshuayi, jogadores que podiam estar fragilizados esta época, destacaram-se em praticamente todos os jogos da pré-época. O avançado belga com 5 golos e 3 assistências; o extremo brasileiro com 4 golos e uma assistência.
    Verdade seja dita, se no caso de Batshuayi, o homem do golo do título, esse rendimento foi uma surpresa, no caso de Willian foi apenas o regressar ao nível de outrora. Basta recordarmos o desempenho do brasileiro em 2015-16, ano em que praticamente só ele e Azpilicueta saíram ilesos do desastre que foi a época do Chelsea.
    O Chelsea-Burnley abre a época do campeão, e Willian será titular de certeza. Sem Hazard, é natural que a equipa volte a viver ofensivamente da dupla Batshuayi/ Willian, tendo o camisola 22 o bónus de cobrar os livres dos blues. Willian não é um reforço para longo-prazo, mas no imediato pode recompensar quem acreditar nele.


Christian Eriksen - Tottenham - 9.5
    Não tem muito que saber: Kane marcou 21, 25 e 29 (total de 75 golos) nas últimas três épocas, e parte na pole position para ser o melhor marcador da Premier League outra vez. Muitos utilizadores têm Kane, e tê-lo deveria ser considerado o primeiro passo do guia para um Fantasy tranquilo.
    No entanto, do Tottenham há ainda Dele Alli e Christian Eriksen. Se olharmos neste momento para a % de utilizadores que escolheram cada craque, vemos que quase 40% dos jogadores adquiriram Kane e Alli. Christian Eriksen, nem aos 20% chega.
    O subvalorizado craque dinamarquês é por isso um excelente diferencial. Altamente influente no jogo da equipa que melhor futebol tem praticado em Inglaterra, importa recordar que marcou 8 golos e fez 20 assistências na última época, terminando a apenas 7 pontos da pontuação final do companheiro Alli (218 contra 225).
    Newcastle (fora), Chelsea (casa) e Burnley (casa) são os três primeiros adversários do Tottenham, equipa que tem na sua nova casa - Wembley - um dos maiores desafios desta época.
   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Entre os postes, temos bastante curiosidade de ver a estreia de Ederson (5.5) em solo inglês. O guardião brasileiro brilhou na pré-época - que jogão contra o Tottenham! - e embora seja um dos guarda-redes mais caros do jogo, é também tudo o que se pode querer: um guarda-redes de equipa grande com elevada probabilidade de ter clean sheets, que certamente fará muitas defesas, podendo até fazer uma assistência num daqueles pontapés de super-herói.
    Depois, Asmir Begovic (4.5) é outro estreante que pode ser decisivo no WBA-Bournemouth. Pickford, Courtois, Forster e De Gea são nomes a considerar.

- Defesas: Na defesa, é sensato antecipar alto rendimento de Marcos Alonso (7.0), resta saber se compensa pagar tanto já por um defesa. Victor Lindelöf (5.5) é uma excelente opção - não é fácil encontrar um central titular de equipa candidata ao título por este preço -, Sead Kolasinac (6.0) mostrou na community shield que quer entrar já nas contas de Wenger, e o excelente calendário do Southampton leva-nos a olhar para Yoshida e Bertrand.
    Vincent Kompany (6.0) e Kyle Walker são os citizens mais tentadores, Charlie Daniels (5.0) leva ligeira vantagem sobre Aké, e o jovem Holgate pode preencher para já a vaga do lesionado de longa duração Coleman.

- Médios: Entre médios, já referimos quatro. De Bruyne, Zaha, Willian e Eriksen. Mas devem estar particularmente atentos ao ataque do Liverpool, sobretudo Sadio Mané (9.5) e Mohamed Salah (9.0), e Alex Iwobi (5.5) pode ser um diferencial bem interessante nestes primeiros jogos do Arsenal.
    Lukaku espera contar com Henrikh Mkhitaryan (8.0) ao nível que exibiu na pré-época, Sané e Bernardo Silva têm uma palavra a dizer na constituição dos vossos plantéis, e depois temos um feeling que Davy Klaassen (7.5) deve arrancar em grande a sua aventura inglesa.
    Tom Ince, Pedro e Tadic não são cartas fora do baralho.

- Avançados: Ter dois avançados entre o já referido Lukaku, e ainda Harry Kane (12.5), Antoine Lacazette (10.5) e Gabriel Jesus (10.5) parece o caminho para o sucesso sem complicar muito.
    A piada, no entanto, está em arriscar um pouco. E para ter um meio-campo de qualidade superior, será fundamental confiarem também em nomes como Manolo Gabbiadini (7.0) e Wayne Rooney (7.5). Benteke pode dar as boas-vindas ao Huddersfield, Batshuayi quer agarrar a oportunidade, partindo para já à frente de Morata, e Jay Rodriguez é um activo para terem nas vossas watchlists.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Ederson; Daniels, Lindelöf, Holgate; Mané, De Bruyne, Zaha, Eriksen, Willian; Gabbiadini, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Arsenal v Leicester City - Antoine Lacazette; Alex Iwobi
Watford v Liverpool - Sadio Mané; Mohamed Salah
Chelsea v Burnley - Marcos Alonso; Michy Batshuayi
Crystal Palace v Huddersfield - Wilfried Zaha; Tom Ince
Everton v Stoke - Wayne Rooney; Davy Klaassen
Southampton v Swansea - Manolo Gabbiadini; James Ward-Prowse
West Brom v Bournemouth - Charlie Daniels; Asmir Begovic
Brighton v Manchester City - Kevin De Bruyne; Leroy Sané
Newcastle v Tottenham - Harry Kane; Christian Eriksen
Manchester United v West Ham - Romelu Lukaku; Henrikh Mkhitaryan

4 comentários:

  1. Boas,

    O código da liga não funciona não terá nenhum erro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À partida não tem erro porque já vários jogadores se juntaram à Liga BPF, estando outros em vias de ser adicionados pelo Fantasy na próxima jornada. Acabou por dar?

      Eliminar
    2. Sim já deu, mas com o código que tens no post anterior, com o que tens neste não dá deve ser o do ano passado.

      Eliminar
    3. Correcto, estava mesmo o da edição anterior. Obrigado pelo reparo.

      Eliminar