3 de março de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 27

Passado o fim-de-semana da final da EFL Cup (vitória do Manchester United, com o 2.º troféu da temporada para Mourinho), que nos privou de 4 equipas no Fantasy, a Premier League está de volta naquela que é a primeira jornada dupla de 2016/ 17 - Manchester City e Stoke disputam 180 minutos, entrando em campo também quarta-feira.
    É por isso chegado o momento de começarem a gerir mais cirurgicamente que nunca os vossos plantéis - aquilo que numa jornada é um Bónus, rapidamente se torna um presente envenenado na seguinte. Vejamos: quem apostar forte no Manchester City nesta jornada terá que ter em consideração que os citizens são uma das várias equipas que não jogará na jornada 28, uma ronda muito magrinha com apenas 4 jogos (importante edificiar um 11 com jogadores de Everton, Liverpool, Swansea, West Ham, Hull, West Brom, Bournemouth e Burnley). No entanto, terão depois que ter em atenção que estas equipas que não falham a jornada 28 são as que não terão jornadas duplas mais tarde. Logo, ou conservam o vosso último Wildcard, ou então terão que reformular o vosso plantel muitíssimo bem da gameweek 28 em diante (a calendarização das jornadas duplas que Arsenal, Manchester United e Southampton, entre outros, terão era óptimo conhecer-se o quanto antes).
    Para já, podemos dar-nos satisfeitos com os jogos deste fim-de-semana: o Liverpool recebe o Arsenal, num jogo que pode comprovar a esquizofrenia da equipa de Klopp (o registo dos reds contra as melhores equipas tem sido impressionante, vacilando noutros jogos como foi exemplo a derrota com o Leicester por 3-1) e há também um encontro de titãs entre Tottenham e Everton. Disputam-se vários jogos que terão influência na cauda da tabela, o Manchester United - cheio de vontade e já a merecer entrar no Top-4 - abre a jornada e pode pressionar Liverpool e Arsenal, e o líder incontestável Chelsea viaja ao terreno do West Ham, um teste complicado embora os hammers não contem com Michail Antonio (castigado).
    Recuando até à jornada anterior, foi indiscutivelmente o momento de Harry Kane. O ponta-de-lança inglês destruiu o Stoke, com 3 golos e uma assistência na vitória do Tottenham por 4-0, e totalizou uns brutais 20 pontos. Van Aanholt e McAuley mantiveram a sua veia goleadora, Fàbregas e Pedro foram fundamentais para o Chelsea, Vardy foi o "velho" Vardy contra o Liverpool, e Seamus Coleman deu sequência ao seu excelente momento de forma.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 27.ª jornada são:

Zlatan Ibrahimovic - Manchester United - 11.5
    ADN de campeão. Foi o que o Manchester United comprou ao garantir Zlatan Ibrahimovic. O sueco, um tornado de sucessos por onde quer que passe, chegou a Old Trafford e tem carregado a equipa de Mourinho.
    Depois de marcar o golo decisivo da supertaça inglesa contra o Leicester logo no início da época, o Manchester United 3-2 Southampton voltou a ter como protagonista Zlatan, com um golo aos 87 minutos a matar um jogo que Gabbiadini tinha relançado.
    Com a presença no Top-4 cada vez mais próxima, a verdade é que os red devils ainda estão presentes em todas as competições: já ganharam 2 troféus, são muito provavelmente os principais favoritos na Liga Europa, e têm encontro marcado com o Chelsea nos quartos da FA Cup.
    Para já, Zlatan Ibrahimovic (35 anos) defronta o Bournemouth e prevemos um jogo bastante simpático do goleador sueco. Quem não o tem, não faz muito sentido comprá-lo só para esta jornada, quem o tem deve preservá-lo e gerir a situação depois na próxima jornada (o Manchester United não joga).
    No entanto, não se esqueçam que o United tem 2 jogos (Manchester City fora e Southampton fora) à espera de serem acrescentados a duas jornadas. Portanto, algures entre as jornadas 30 e 38 Zlatan terá por duas vezes jornadas duplas. Imperdível.


Kun Agüero - Manchester City - 12.8
    Diz a Bíblia do Fantasy que Jesus surgiu para ressuscitar Kun Agüero. A lesão do prodígio Gabriel Jesus foi a salvação do craque argentino, que de repente é novamente peça obrigatória nas nossas equipas.
    Com 2 golos e uma assistência naquele 5-3 ao Mónaco, e novamente 2 golos e uma assistência contra o Huddersfield, Kun Agüero recordou-nos a todos os estragos que pode fazer quando está focado e esfomeado.
    Ora, a antecipação do Manchester City-Stoke para esta jornada 27 rapidamente tornou Kun Agüero a melhor opção para a braçadeira de capitão - o City defronta o Sunderland fora e recebe o Stoke, duas equipas contra as quais Kun até marcou na primeira volta, recebendo 3 pontos de Bónus em cada um desses jogos.
    Com Sterling a exibir-se como o jogador de Guardiola mais regular recentemente, e Sané ou De Bruyne como diferenciais, Agüero é a opção prioritária - tê-lo é obrigatório, dar-lhe a braçadeira também, restando saber se faz sentido ou não arriscar o Triple Captain com ele agora ou guardar para, por exemplo, Alexis Sánchez ou Ibrahimovic mais tarde.


Alfie Mawson - Swansea - 4.6
    Nada se aproxima esta época do registo goleador do defesa norte-irlandês Gareth McAuley (6 golos, tantos como Coutinho e Sterling por exemplo) mas é curioso verificar que Mawson só perde em golos, para além do central do WBA, para Coleman, van Aanholt e Marcos Alonso.
    Com 3 golos, todos marcados no espaço das últimas 7 jornadas, o ex-Barnsley tem sido um dos principais responsáveis por retirar o Swansea da zona de descida, e é um dos 2 alvos preferenciais (sendo o outro Llorente) das bolas paradas de Sigurdsson.
    Perante um Swansea-Burnley é indiscutível que Sigurdsson é o cisne com maior potencial de retribuir pontos, mas Mawson conjuga boas hipóteses de ter clean sheet (o Burnley só marcou 6 golos fora, em 12 jogos) e, quem sabe, ganhar nas alturas no ataque.
    Destaque para o trabalho de Paul Clement, que num ápice transformou o Swansea, equipa que como as coisas agora estão dificilmente vemos a descer.


Philippe Coutinho - Liverpool - 8.2
    Um golinho solitário na derrota por 3-1 em casa do Leicester, e Coutinho finalmente conseguiu surgir na ficha de jogo ao sexto jogo depois do seu regresso da lesão.
    Numa fase em que o eléctrico Mané continua a ser a opção nº 1 do ataque do Liverpool, é preciso observar muito bem o percurso e projectar o percurso dos reds: é certo que no espaço das próximas 3 jornadas jogam contra Arsenal e Manchester City (o que pode ser uma boa notícia, dada o perfil competitivo da equipa de Klopp), mas há para além disso vários pontos a favor da turma de Anfield.
    O Liverpool não falhará qualquer jornada até ao final da época - e estando apenas na Premier League isso pode permitir a Klopp colocar sempre a melhor equipa, rodando menos - e basta olhar para o calendário para ver a maravilha que deveria ser a performance do Liverpool a partir da jornada 30. Coutinho ou Mané são bem-vindos às vossas equipas, e poderão ficar por lá muito tempo - na próxima jornada (28) não é descabido pensar em ter 2 médios do Liverpool. Curioso uma equipa que só ganhou 1 dos últimos 5 jogos poder ter um papel tão preponderante na recta final da temporada de Fantasy.


Manolo Gabbiadini - Southampton - 6.7
    Digam lá se não parece Michu quando estava no Swansea... O Nápoles vendeu Gabbiadini aos saints e o impacto foi absolutamente imediato. Uma bomba contra o West Ham, um bis diante do Sunderland com um golo "à Robson-Kanu", e entretanto outro bis na final da EFL Cup.
    O italiano que só sabe marcar é uma opção interessante para esta jornada - visita o Watford - dado o seu momento de forma e confiança, mas falamos dele sobretudo porque pode ser vosso 3.º avançado a partir da jornada 30.
    Watford (fora), jornada 28 em branco e Tottenham (fora) não é a melhor sequência para Gabbiadini, mas acreditem que devem colocá-lo já na Watchlist para entrar nas vossas equipas na ronda 30: nessa jornada inicia-se uma sequência de 3 jogos em casa em 4, e é muitíssimo importante ter presente que o Southampton terá 2 jogos para serem colocados em jornadas duplas - Arsenal (casa) e Manchester United (casa).
    Tudo leva a crer que daqui a poucas jornadas o mundo do Fantasy andará perdido da cabeça a ter que escolher 3 entre Agüero, Lukaku, Kane, Ibrahimovic e Gabbiadini.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: É certo que Lee Grant (4.4) tem a vantagem de jogar 180 minutos esta jornada, e falamos dele e não de Willy Caballero (4.7) uma vez que o argentino está sempre sujeito a perder a baliza para Bravo, mas mesmo assim fazemos de David De Gea (5.4) a nossa opção nº 1 para calçar as luvas nesta jornada. O espanhol não tem brilhado como nas duas últimas épocas, mas tem boas hipóteses de manter a sua baliza a zeros diante do Bournemouth.
    Ben Foster, Kasper Schmeichel e Fabianski também são guarda-redes a ter em conta. E tenham presentes os 8 que jogam na próxima jornada.

- Defesas: Na defesa, a visita a White Hart Lane faz-nos poupar desta vez Coleman e, para além do já referido Alfie Mawson, acreditamos que Gareth McAuley (5.2) pode tentar ir à área adversária conseguir 3 jornadas consecutivas a marcar, e John Stones (4.7) tem a seu favor as duas clean sheets nas últimas três jornadas, e obviamente o facto de disputar duas partidas.
    Antonio Valencia (5.6) é o red devil mais fiável, Fuchs tem mostrado que poderá a curto-prazo voltar a ser uma opçao legítima, e no Stoke Ryan Shawcross (4.9) parece-nos ter potencial de pontos de Bónus.
    É também verdade que Brunt costuma pontuar bem em casa, Bertrand será determinante na largura que o Southampton dará ao seu jogo, e Marcos Alonso (6.8) pode fazer a diferença em qualquer campo.

- Médios: Acima só mencionámos Coutinho, mas Gylfi Sigurdsson (7.6) é capaz de ser o médio mais promissor nesta ronda. O islandês marcou e/ou assistiu nos últimos cinco jogos, e tem carregado os swans rumo à manutenção. Convenhamos, Sigurdsson merece jogar noutro patamar. Para além de Gylfi, temos invariavelmente que olhar para os médios do Manchester City - Raheem Sterling (7.9) leva clara vantagem, com 6 golos e 11 assistências e, claro, dois jogos diante de Sunderland e Stoke para brilhar. Leroy Sané (7.6) e Kevin De Bruyne (10.5) são alternativas, tendo o belga o contra do seu preço elevado.
    Juan Mata (7.2) tem tudo para surgir em bom plano diante do Bournemouth, embora haja também Pogba ou Martial, e guardamos iguais expectativas para Chadli, Matt Phillips (se estiver a 100%) e Sadio Mané (9.4).

- Avançados: Kun Agüero está acima de qualquer outro avançado nesta jornada, e os já esmiuçados Ibrahimovic e Gabbiadini podem facilmente acompanhá-lo num trio promissor.
    Harry Kane (11.3) e Romelu Lukaku (10.0) medem forças no Tottenham-Everton, estando ambos em boa forma (Lukaku fez um póker na jornada 24, Kane fez um hat-trick na última ronda), e de resto confiamos em Jamie Vardy (9.6), Crouch, Deeney e Diego Costa.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; McAuley, Mawson, Stones; Sterling, Coutinho, Sigurdsson, Mata; Ibrahimovic, Agüero, Gabbiadini

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester United v Bournemouth  - Zlatan Ibrahimovic; Juan Mata
Leicester City v Hull City - Jamie Vardy; Christian Fuchs
Stoke v Middlesbrough - Lee Grant; Peter Crouch
Swansea v Burnley - Gylfi Sigurdsson; Alfie Mawson
Watford v Southampton - Manolo Gabbiadini; Troy Deeney 
West Brom v Crystal Palace - Gareth McAuley; Nacer Chadli
Liverpool v Arsenal - Sadio Mané; Philippe Coutinho
Tottenham v Everton - Harry Kane; Romelu Lukaku
Sunderland v Manchester City - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
West Ham v Chelsea - Diego Costa; André Ayew
Manchester City v Stoke - Kun Agüero; Raheem Sterling

0 comentários:

Enviar um comentário