18 de novembro de 2016

Previsões Óscares 2017 (Actualizado a 18/11/16)

Quase dois meses depois das nossas primeiras previsões com vista aos Óscares de 2017, começa a fazer sentido uma actualização.
    Nesta consulta da bola de cristal, com base nas primeiras indicações deixadas pelos festivais, críticos e sobretudo pelo feeling e expectativas pessoais que temos para vários filmes, a meta é o dia 26 de Fevereiro. O Dolby Theatre receberá a 89.ª edição dos Óscares da Academia, com Hollywood a vestir-se a rigor para uma cerimónia que ainda não tem anfitrião eleito.
    Como acontece sempre, antes da temporada de prémios ter início, há surpresas e desilusões. Há poucos meses quase ninguém falava em 'Moonlight', um dos novos tesouros da A24, nem se dava possível o renascimento de Mel Gibson aos olhos do sector com 'Hacksaw Ridge'.
    Filmes como 'La La Land', 'Manchester by the Sea', 'Arrival' ou 'Moonlight' têm recolhido os mais rasgados elogios, confirmando as elevadas expectativas que tínhamos para todos, e por esta altura entre os pesos pesados só há duas excepções: 'Fences', realizado e protagonizado por Denzel Washington ainda não estreou em lado algum, e 'Silence' - novo projecto de Scorsese - nem trailer tem. Será que Martin vai a tempo dos Óscares?! Diz-se que o filme com Andrew Garfield, Liam Neeson e Adam Driver estreará em Dezembro, chegando a um público mais vasto no começo de 2017, mas veremos se essa estreia tardia não prejudica a recepção do filme. Certo é que se há alguém que tem mais do que credibilidade para levar às salas de cinema sem sequer divulgar um trailer, esse alguém é Martin Scorsese.
   
    Continuamos a fazer uma leitura focada apenas em 6 categorias - Melhor Filme, Realizador, Actor, Actriz, Actor Secundário e Actriz Secundária - e só mais tarde é que começaremos a analisar potenciais nomeados para outras categorias (animação, argumentos, edição, por exemplo). Mas comecem a preparar-se: nomes como Denzel Washington, Casey Affleck, Amy Adams, Natalie Portman, Emma Stone e Viola Davis têm boas hipóteses este ano.


Melhor Filme

    Em Portugal foram poucos os filmes cabeça-de-cartaz que já estrearam, mas nos EUA a esmagadora maioria daqueles que acreditamos serem os futuros favoritos já foram aplaudidos por audiências espalhadas por vários festivais.
    Por esta altura, há 3 filmes a partirem na pole position: Moonlight, La La Land e Manchester by the Sea. O primeiro, realizado por Barry Jenkins, tem os players certos na sua génese e no apoio para uma campanha para óscar: a A24 e a Plan B, de Brad Pitt. Dividido em 3 segmentos e com 3 actores (Trevante Rhodes, Ashton Sanders e Alex Hibbert) a interpretarem a personagem principal, segue com uma avaliação de 99 no Metascore e 98% no Rotten Tomatoes. A abordagem pouco convencional deixa água na boca, cruzada com aquilo que parece ser um filme intemporal e com bastante para dizer.
    Depois há o primeiro filme de Damien Chazelle pós 'Whiplash'. Com Emma Stone e Ryan Gosling como protagonistas, 'La La Land' (91 Metascore, 96% Rotten Tomatoes) tem tanto de ousado como de saudosista, com o jovem realizador a recuperar um tipo de filme que quase caiu no esquecimento. 'Whiplash' foi uma obra-prima e um dos melhores filmes deste século, veremos se 'La La Land' consegue aproximar-se desse patamar.
    Em comum com 'Moonlight' e 'La Land', 'Manchester by the Sea' parece ter o potencial de tocar e deixar marcas em quem o vê - com 99% nos Rotten Tomatoes e 95 no Metascore, as expectativas estão elevadas para a dupla Casey Affleck e Lucas Hedges. Tudo isto são indicadores, e só formaremos a nossa opinião quando virmos realmente cada um destes filmes.
    Depois deste trio, Arrival parece poder arrecadar a vaga sci-fi deste ano, com Denis Villeneuve a merecer o crédito e Amy Adams a servir de rosto do filme. O projecto querido de Martin Scorsese, Silence, será sempre um nome a entrar nas contas para Melhor Filme desde que estreie a tempo, e depois seguem-se filmes com vários enquadramentos. Sully, Hacksaw Ridge ou Patriot's Day enaltecem ou homenageiam figuras e momentos fortes para os EUA, faltando perceber se Hollywood e mais concretamente a Academia está pronta para receber Mel Gibson de braços abertos depois dos seus anos mais conturbados e polémicos.
    O romance de Jeff Nichols (Loving), Fences, com Denzel Washington como realizador e protagonista e ainda 20th Century Women, este último com um elenco feminino muito forte, são nomes claramente capazes de surgir na lista final, onde pode haver espaço eventualmente para Hell or High Water (simples, mas pertinente), Jackie, Rules Don't Apply ou Nocturnal Animals. Já sabemos que a Academia tem sempre os seus meninos preferidos, e por isso mesmo Live by Night, de Ben Affleck, e Billy Lynn's Long Halftime Walk, de Ang Lee, têm também que ser considerados candidatos.


Melhor Realizador

    Nomeado aqui nos humildes Óscares Barba Por Fazer por 'Whiplash' mas ignorado pela Academia, Damien Chazelle tem tudo a seu favor com 'La La Land'. O filme parece um regresso arriscado a um estilo do passado, e a Academia estará sedenta por fazer justiça com o realizador de apenas 31 anos.
    Martin Scorsese está num campeonato só seu, mas juntamente com Chazelle, parece-nos que Barry Jenkins (Moonlight), Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea) e Denis Villeneuve (Arrival) poderão estar entre os principais favoritos à nomeação. Denzel Washington procura com 'Fences' a sua primeira nomeação como realizador e a sétima como actor (já ganhou dois). Acima referimos Ben Affleck e Ang Lee como habituais protegidos da Academia, mas à sua frente parecem estar figuras como Clint Eastwood, Warren Beatty e Mel Gibson, bem como realizadores menos cotados como Jeff Nichols, Pablo Larraín Tom Ford. Destes, faz sentido deixar uma palavra sobre Nichols, que simplesmente não sabe o que é fazer um mau filme.


Melhor Actor Principal

    Depois de vários anos na sombra do irmão - Ben Affleck já ganhou 2 óscares, um como produtor de Argo e o outro pelo argumento escrito com Matt Damon de Good Will Hunting - Casey Affleck parece preparado para receber do mundo do Cinema o crédito e reconhecimento que merece há muito.
    Denzel Washington parece ter em 'Fences' o veículo certo para convencer quem vota a dar-lhe a sétima nomeação (quinta como actor principal), e depois há Ryan Gosling (La La Land), Joel Edgerton (Loving) a lutar pela sua mulher contra tudo e todos, e Andrew Garfield (Hacksaw Ridge, embora também protagonize 'Silence') a ser herói de guerra sem disparar uma arma.
    Embora não esteja particularmente impressionante, Tom Hanks (Sully) nunca se pode retirar da equação, ainda para mais na ode a um herói recente, e veremos o que fazem Jake Gyllenhaal (Nocturnal Animals), Adam Driver (Paterson) ou o mais desconhecido Dave Johns (I, Daniel Blake). Do que já vimos, grande personagem construída por Viggo Mortensen em 'Captain Fantastic' e bom esforço de Joseph Gordon-Levitt na transformação em Edward Snowden.


Melhor Actriz Principal

    Natalie Portman, Amy Adams e Emma Stone. Ficaremos muito surpreendidos se alguma destas 3 actrizes não for nomeada, respectivamente por 'Jackie', 'Arrival' e 'La La Land', num ano que aparenta ser fortíssimo em termos de actrizes principais.
    Sobre Amy Adams, já nomeada para 5 nomeações sem nunca ter ganho, resta reforçar que tem ainda o seu papel em 'Nocturnal Animals' como outra cartada a valorizar o seu ano na sétima arte.
    Caso se confirmem estes 3 talentos entre o quinteto de nomeadas, restarão duas vagas. Annette Bening (20th Century Women) e Ruth Negga (Loving) são porventura as mais fortes candidatas, embora haja também Rebecca Hall (Christine), Isabelle Huppert (Elle), Jessica Chastain (Miss Sloane) e Meryl Streep num papel cómico em 'Florence Foster Jenkins'.


Melhor Actor Secundário

    Depois de um ano inesquecível em termos de actores secundários (Tom Hardy, Idris Elba, Paul Dano, Mark Rylance, Christian Bale, Jacob Tremblay e Benicio del Toro...), o horizonte de 2017 não parece tão forte, embora aparente ser uma encruzilhada acertar no quinteto final, como habitualmente.
    Mahershala Ali (Moonlight) surge na liderança, e o jovem Lucas Hedges (Manchester by the Sea) tem sido muito elogiado. Depois, tudo aquilo em que Jeff Bridges (Hell or High Water) toca é praticamente ouro para a Academia e há quem diga nos bastidores destas andanaças que, mesmo havendo Amy Adams e Jake Gyllenhaal, Michael Shannon é o destaque de 'Nocturnal Animals'.
    Pouco há a dizer para já, com tantas indefinições - 'Fences', por exemplo, parece reunir alguns nomes com potencial nos secundários; e não sabemos como serão encaradas as performances dos 3 actores que compõem o trajecto do protagonista em 'Moonlight' -, mas não esqueçam as personagens de John Goodman (10 Cloverfield Lane) e Ben Foster (Hell or High Water), embora a Academia olhe mais facilmente para nomes como Liam Neeson (Silence), Aaron Eckhart (Sully) e Hugh Grant (Florence Foster Jenkins).


Melhor Actriz Secundária

    No espectro feminino, as coisas parecem ligeiramente mais nítidas. Viola Davis é uma das actrizes-fetiche da Academia e deve brilhar ao lado de Denzel em 'Fences', partindo talvez em vantagem comparativamente com Naomie Harris (Moonlight) e Michelle Williams (Manchester by the Sea).
    A vulnerabilidade de Felicity Jones (A Monster Calls) competirá provavelmente com nomes como Nicole Kidman (Lion), Octavia Spencer (Hidden Figures) e Helen Mirren (Eye in the Sky); gostámos do papel de Julianne Moore em 'Maggie's Plan' e estamos convictos de que este poderá ser o ano em que Greta Gerwig, que já brilhou em tantos indies, começa a ser levada a sério.


Vão-se preparando, e vendo alguns destes filmes à medida que forem colocados no Cinema. Nós aqui no Barba Por Fazer trataremos, como sempre, de actualizar e "filtrar" progressivamente estas Previsões com o passar dos meses.



MELHOR FILME
Moonlight, La La Land, Manchester by the Sea, Arrival, Silence, Loving, Fences, 20th Century Women, Hell or High Water, Sully, Hacksaw Ridge, Lion, Live by Night, Jackie, Rules Don't Apply, Nocturnal Animals, Billy Lynn's Long Halftime Walk, The Birth of a Nation, A Monster Calls, The Founder, Passengers, Collateral Beauty, Patriot's Day

MELHOR REALIZADOR
Damien Chazelle (La La Land), Barry Jenkins (Moonlight), Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea), Martin Scorsese (Silence), Denis Villeneuve (Arrival), Denzel Washington (Fences), Jeff Nichols (Loving), Mel Gibson (Hacksaw Ridge), Clint Eastwood (Sully), Tom Ford (Nocturnal Animals), Warren Beatty (Rules Don't Apply), Pablo Larraín (Jackie), Garth Davis (Lion), Ang Lee (Billy Lynn's Long Halftime Walk), David Mackenzie (Hell or High Water), Ben Affleck (Live by Night), Mike Mills (20th Century Women), Peter Berg (Patriot's Day), Morten Tyldum (Passengers)

MELHOR ACTOR
Casey Affleck (Manchester by the Sea), Denzel Washington (Fences), Joel Edgerton (Loving), Ryan Gosling (La La Land), Andrew Garfield (Hacksaw Ridge), Tom Hanks (Sully), Jake Gyllenhaal (Nocturnal Animals), Viggo Mortensen (Captain Fantastic), Michael Keaton (The Founder), Adam Driver (Paterson), Joseph Gordon-Levitt (Snowden), Warren Beatty (Rules Don't Apply), Lewis MacDougall (A Monster Calls), Dave Johns (I, Daniel Blake), Ben Affleck (Live by Night), Will Smith (Collateral Beauty)

MELHOR ACTRIZ
Amy Adams (Arrival), Natalie Portman (Jackie), Emma Stone (La La Land), Annette Bening (20th Century Women), Ruth Negga (Loving), Isabelle Huppert (Elle), Rebecca Hall (Christine), Jessica Chastain (Miss Sloane), Meryl Streep (Florence Foster Jenkins), Taraji P. Henson (Hidden Figures), Jennifer Lawrence (Passengers), Amy Adams (Nocturnal Animals), Hailee Steinfeld (The Edge of Seventeen)

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Mahershala Ali (Moonlight), Lucas Hedges (Manchester by the Sea), Michael Shannon (Nocturnal Animals), Jeff Bridges (Hell or High Water), Liam Neeson (Silence), Aaron Eckhart (Sully), Dev Patel (Lion), Hugh Grant (Florence Foster Jenkins), Stephen Henderson (Fences), Peter Sarsgaard (Jackie), John Goodman (10 Cloverfield Lane), Ben Foster (Hell or High Water), Trevante Rhodes (Moonlight), Andre Holland (Moonlight)

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Viola Davis (Fences), Naomie Harris (Moonlight), Michelle Williams (Manchester by the Sea), Felicity Jones (A Monster Calls), Greta Gerwig (20th Century Women), Helen Mirren (Eye in the Sky), Molly Shannon (Other People), Nicole Kidman (Lion), Lupita Nyong'o (Queen of Katwe), Octavia Spencer (Hidden Figures), Julianne Moore (Maggie's Plan), Aja Naomi King (The Birth of a Nation), Kristen Stewart (Billy Lynn's Long Halftime Walk)

0 comentários:

Enviar um comentário