4 de novembro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 11

Depois de uma décima jornada com uma média de pontuação relativamente elevada (58), espera-se mais do mesmo na jornada 11. Ao longo de Sábado e Domingo, as 20 equipas da Premier League medem forças conscientes de que haverá pausa no campeonato no fim-de-semana de 12/ 13.
    O futebol é o momento, e depois de várias semanas a vacilar, Agüero decidiu relembrar a todos o seu valor, e premiar aqueles que o mantiveram durante a sua seca de golos. Hazard vem a crescer, Joe Allen é o novo Capoue, mas com muito maior probabilidade de se tornar uma opção consistente a longo-prazo; e por falar em Etienne, Ilkay Gündogan parece ser o exemplo perfeito de cometa com semelhanças em relação ao francês - o médio alemão (Guardiola, valorizando o ex-Dortmund, já veio a público dizer que o City só será campeão se tiver Gündogan toda a época) marcou 2 contra o WBA e 2 ao Barcelona e, neste momento, quase tudo o que remata dá golo. Aproveitem a onda, com a noção de que a curto/ médio-prazo terão que o substituir.
    Olhando para o calendário, o grande destaque desta jornada 11 é o derby do Norte de Londres entre Arsenal e Tottenham. Os gunners atravessam um grande momento, com Alexis Sánchez e Özil particularmente inspirados, enquanto que o Tottenham não marca um golo de bola corrida há 450 minutos, estando a sofrer com a lesão de Harry Kane (o estado de graça de Son Heung-Min não se arrastou aos últimos jogos). No duelo entre os jogadores de Wenger e Pochettino, as recuperações de Kane e Walcott desempenharão um papel relativamente importante. Curiosidade também para acompanhar o Chelsea-Everton, numa altura em que o 3-4-3 está a fazer maravilhas à equipa de Conte, que leva já 4 clean sheets consecutivas.
    Voltando à jornada 10, Gündogan foi quem mais pontuou - 18 pts -, seguido pelo companheiro de equipa Kun Agüero, que marcou 2 golos e fez uma assistência. McArthur bisou contra o Liverpool, Hazard brilhou no terreno do Southampton, Bony marcou 2 ao seu antigo Swansea, assistido em ambos os casos por outro ex-swan, Joe Allen; na visita do Arsenal ao Sunderland, Alexis Sánchez foi quem mais pontos fez, mas a entrada de Giroud (12 pontos) ajudou a desbloquear o empate. Em relação ao guardião Tom Heaton, falaremos sobre ele mais abaixo.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 11.ª jornada são:

Kun Agüero - Manchester City - 13.1
    Quando Agüero está em God Mode como esteve contra o WBA, não há nada que os defesas possam fazer. Certo é que Kun chega a esta jornada 11 no 2.º lugar dos melhores marcadores - 7 golos em 8 jogos disputados pelo argentino - em igualdade com Lukaku, e a apenas um de Diego Costa.
    Depois de vários jogos em depressão, o City parece ter-se reencontrado e deu sequência à vitória por 4-0 em casa do WBA com uma vitória caseira por 3-1 diante do Barcelona de Messi, Suárez e Neymar. É difícil encontrar melhor catalisador do que uma vitória diante do melhor trio de ataque do mundo, podendo no entanto o elevado ritmo impresso pelo City originar uma ou outra poupança neste fim-de-semana. Afinal, o City tem plantel para isso.
    Agüero não marcou ao Barcelona, e por isso mesmo espera-se uma tarde de muito trabalho para Valdés (os centrais do Middlesbrough, equipa que até se destaca mais no processo defensivo do que ofensivo, não parecem à partida ter qualidade para lidar com a avalanche ofensiva de Agüero, KDB, Sterling, Gündogan e Silva).
    Na Premier League, só Ibrahimovic remata mais vezes (5,7 contra 4,5 por jogo) do que o 10 do Manchester City, mas importa sempre relembrar a qualidade do futebol praticada e as condições de excelência com que Agüero é servido jogo após jogo.


Riyad Mahrez - Leicester City - 9.1
    Em 2015/ 16 foram 240 pontos, 17 golos e 11 assistências. Ninguém pensou que Mahrez conseguisse superar ou mesmo igualar o nível da temporada passada, mas exigia-se que o argelino tivesse, com 10 jornadas decorridas, mais do que apenas 1 golo e uma assistência.
    A magia do astro da Argélia tem sido intensa na Champions, deixando o Leicester a liderar o grupo do Porto e tendo já marcado 3 golos (tantos como Aubameyang e Agüero, por exemplo), e apostamos que a "luz" que ilumina o caminho dos foxes deve começar a brilhar em terras britânicas no conjunto das próximas jornadas. Actualmente em 11.º lugar, o Leicester pode subir na tabela no próximo mês (West Brom, Watford, Middlesbrough e Sunderland são os próximos adversários).
    A longo-prazo, muita atenção, porque este Leicester deverá sofrer em Janeiro quando houver CAN e não puder contar com Mahrez, Slimani e Musa.


Tom Heaton - Burnley - 4.7
    Vejamos as coisas assim: no conjunto das 3 últimas jornadas, Heaton fez 29 defesas. Sim, vinte e nove! Conseguir uma clean sheet em Old Trafford não é para todos, muito menos com 11 defesas a levarem Zlatan, Mata e Mourinho a perderem a cabeça.
    Podemos colocar as coisas em perspectiva. Em 2014/ 15, quando o Burnley esteve no primeiro escalão, Heaton totalizou no Fantasy 150 pontos. Uma marca assinalável para um guarda-redes. Duas temporadas depois, e apenas com 10 jogos disputados, Tom Heaton já soma 50 pts, mas o que impressiona é mesmo o seu rácio de defesas por jogo. É que em 14/ 15 Heaton conseguiu um total de 127 defesas, mas esta época já vai em 58... Quase uma média de 6 defesas por jogo, o que lhe daria sempre 2 pontos a mais somente pelas intervenções que faz.
    Heaton está neste momento no Melhor 11 desta edição do Fantasy, com mais 11 pontos do que Boruc e Courtois, mas volta a impressionar o diferencial em termos de defesas conseguidas: as 58 de Heaton colocam-no bem longe do 2.º lugar (Pickford, com 36). Depois do festival de intervenções decisivas no teatro dos sonhos, as próximas jornadas guardam jogos contra Crystal Palace, WBA, Stoke ou Bournemouth, com uma recepção ao City pelo meio. Quer isto dizer que se esperam jogos amarrados para o Burnley, com muito jogo aéreo, e com Heaton tão confiante, começa a fazer sentido tê-lo sempre na baliza e não rodar.


Eden Hazard - Chelsea - 9.9
    Louvado seja o momento em que Antonio Conte modificou estruturalmente este Chelsea, passando a apostar num 3-4-3 que promete contagiar treinadores e tornar-se tendência a curto-prazo.
    O novo modelo, para além de já ter garantido enorme consistência defensiva (4 clean sheets seguidas), graças às características dos jogadores que os blues têm, fazendo Matic e Kanté renderem agora muito mais, contribuiu também para que Hazard disparasse.
    Com Marcos Alonso e Moses a darem largura a partir dos corredores, o 10 belga tem um novo papel com muito maior liberdade e obrigação de surgir em zonas centrais perto de Diego Costa. O 3-4-3 iliba Hazard de tarefas defensivas, mantendo-o fresco para ziguezaguear entre defesas. O calendário não é incrível, mas o momento pode fazer de Eden um jogador à prova de calendário, como já mostrou ser no passado, e pelo menos é justo que se continue a monitorizar o desempenho - 3 golos e uma assistência nos últimos 3 jogos, um nível que se for mantido pode fazer de Hazard um jogador obrigatório quando chegarmos em Dezembro.


Callum Wilson - Bournemouth - 6.6
    Lukaku, Diego Costa e Agüero seguem destacados como os 3 avançados com maior pontuação. Ibrahimovic há-de despertar, Defoe tem rendido em contra-corrente com o mau momento do Sunderland (2 pts em 30 possíveis), há Benteke e Bony, e vários diferenciais.
    Elementos como Austin, Deeney, Vardy, Slimani ou Gray têm todos esse estatuto, tal como Callum Wilson (6.6 é um preço elevado considerando o que ele pode dar, até porque Wilson pode permitir que quem o tenha priviligie um 3-5-2 e o lance apenas ocasionalmente).
    A referência a Wilson surge, sobretudo, pelo embate entre Bournemouth e Sunderland. O avançado britânico terá certamente várias ocasiões, fruto da diferença de trabalho e processos - os cherries são uma equipa mecanizada e que sabe o que fazer em campo, enquanto que a equipa de Moyes continua perdida e muito conservadora. Callum Wilson não remata muito (média de 2 remates p/ jogo, menos do que Stanislas nomeadamente) mas acreditamos que fará o gosto ao pé neste Sábado.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, Heaton fez por merecer o estatuto de guarda-redes nº 1. Não pára de somar defesas, sentir-se-á quase intransponível e por isso, mesmo que Benteke e companhia lhe tirem a clean sheet, deve ter na mesma uns pontos simpáticos.
    Artur Boruc (4.6) e Claudio Bravo (5.5) são dois guarda-redes com boas hipóteses de terminarem os seus jogos com zero golos sofridos, algo que também é um cenário possível, embora com mais ameaças, para Karius e Zieler, este último a substituir o dinamarquês e campeão em título Schmeichel durante a sua lesão.
    É impossível ignorar o momento defensivo do Chelsea e a estabilidade com que a equipa tem crescido assente num 3-4-3 que garante equilíbrio e domínio de praticamente todos os momentos do jogo. Basta verificar que nas últimas 4 jornadas os blues somaram outras tantas clean sheets, permitindo apenas 8 oportunidades de golo durante esses 360 minutos, para a escolha de Thibaut Courtois (5.5) fazer sentido. Contra o belga, um senhor seu compatriota chamado Lukaku.

- Defesas: No sector defensivo o bom momento do Liverpool leva-nos a manter-nos confiantes que Nathaniel Clyne (5.6) pode finalmente ter uma jornada ao nível da que cumpriu diante do Manchester United. A dinâmica do Liverpool com Klopp é enorme, mas o esquema táctico do Watford pode representar um quebra-cabeças para os reds até "encaixarem". Clyne, por exemplo, terá situações em que ficará a meio entre assumir a marcação a Holebas ou ao interior que procure criar superioridade nesse corredor.
    Contra um Sunderland que marcou até agora apenas 7 golos, Adam Smith (4.8) pode contribuir defensiva e ofensivamente para um bom jogo do Bournemouth. Já no Hull-Southampton, esperamos que os saints dêem sequência à reviravolta diante do Inter, e Virgil van Dijk (5.4) pode mostrar, como fez diante da equipa de Milão, a ameaça que é sempre junto da baliza adversária.
    A defesa do City continua a não ter uma opção de confiança, Christian Fuchs (5.4) já nos lembrou esta temporada porque é que foi o melhor lateral-esquerdo de 2015/ 16, e não nos queremos meter entre gunners e spurs, embora Bellerín e Koscielny sejam as opções que reúnem maior consenso. Lukaku será um osso duro de roer para David Luiz (e atenção porque Koeman é claramente senhor para igualar o sistema de 3 centrais. num jogo em que a ausência de Gueye se vai fazer sentir), mas por esta altura qualquer defesa do Chelsea é interessante - Marcos Alonso (5.9) talvez seja o mais atractivo.

- Médios: Entre médios e extremos, é uma questão de olhar para a tabela de jogadores com mais pontos e verificar momentos de forma e percebe-se que o trio Alexis Sánchez (11.4), Philippe Coutinho (8.6) e Eden Hazard está em grande, e assim promete continuar. O caso do brasileiro é o mais contestável, uma vez que os pontos do Liverpool tanto podem ir para ele como para Mané e Firmino.
    Acima falámos de Mahrez, e outro jogador sobre o qual estarão os holofotes nesta jornada é Ilkay Gündogan (5.7), cujo preço já subiu 0.3 só nesta jornada. O alemão não é um goleador, e até já igualou a sua melhor época em termos de golos, mas a confiança move montanhas, e por isso não será surpreendente se a coisa continuar. Contra Gündogan, o seu passado clínico; a favor, a forma como se tem envolvido com o ataque, revelando boa chegada à área e lendo bem os momentos em que deve explorar os espaços (não é possível uma defesa marcar a homem um ataque com Agüero, De Bruyne, Silva e Sterling).
    Dimitri Payet (9.4) é esperado como destaque do West Ham-Stoke City, Sigurdsson pode explorar as debilidades actuais do Manchester United, e no jogo do Southampton Tadic continua a ser a prioridade, embora queiramos ver Sofiane Boufal (6.8), tenha ele minutos para encantar.
    Jogadores como Özil, De Bruyne e Sterling merecem o lugar que qualquer um de vocês lhes queiram dar. A titulares, claro.

- Avançados: Na frente, Agüero. Simples. O argentino pode até vacilar como noutras jornadas, mas também pode fazer um hat-trick sem grande esforço. É criminoso não o ter.
    Ao lado do camisola 10 do City, Diego Costa (10.4) merece a confiança. É verdade que está a apenas 1 cartão amarelo de ser suspenso, mas o hispano-brasileiro desenvolveu um gosto especial por marcar ao Everton desde que está em Inglaterra, e basta verificar que, para além de ser o melhor marcador da competição, é o 3.º jogador com mais pontos no Fantasy actualmente. À sua frente na classificação-Fantasy está Romelu Lukaku (9.8), uma aposta ligeiramente mais arriscada, embora o belga seja perfeitamente capaz de destruir a muralha de Conte. Como curiosidade, o facto de Lukaku e Bolasie (sociedade que já se "ligou" em 5 golos dos toffees) comunicarem em lingala entre si quando estão em campo para que a esmagadora maioria dos defesas não os perceba.
    Falámos acima de Wilson como podíamos também falar do duelo entre Gray e Benteke, ou do bombardeiro Charlie Austin (6.7). E o Leicester-WBA parece-nos ser uma boa oportunidade para Jamie Vardy (9.7) dar vida à chama da temporada passada. No derby, dois dos principais pontos de interrogação, inclusive relativamente à forma de jogar das equipas, dizem respeito à titularidade de dois pontas-de-lança: Giroud e Kane.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Heaton; A. Smith, Clyne, van Dijk; Gündogan, Sánchez, Hazard, Coutinho, Mahrez; Agüero, Diego Costa

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Bournemouth v Sunderland - Jermain Defoe; Callum Wilson
Burnley v Crystal Palace - Tom Heaton; Andre Gray
Manchester City v Middlesbrough - Kun Agüero; Ilkay Gündogan
West Ham v Stoke - Dimitri Payet; Wilfried Bony
Chelsea v Everton - Diego Costa; Nemanja Matic 
Arsenal v Tottenham - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Hull City v Southampton - Charlie Austin; Sofiane Boufal
Liverpool v Watford - Philippe Coutinho; Sadio Mané
Swansea v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Gylfi Sigurdsson
Leicester City v West Brom - Riyad Mahrez; Jamie Vardy

0 comentários:

Enviar um comentário