30 de setembro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 7

Aproveitem estes 3 dias, uma vez que se aproxima mais uma exasperante pausa para compromissos internacionais. Klopp odeia-as, e nós também (excepto aqueles 2 segmentos de 90 minutos em que depois d'A Portuguesa' cantada, torcemos por Portugal até ao limite).
    Antes da Premier League se despedir até dia 15, temos uma 7.ª jornada que coloca frente-a-frente o 1.º (Manchester City) e o 2.º (Tottenham) classificados actuais. O City de Guardiola empatou 3-3 na Champions com o Celtic - primeiro jogo sob o comando de Guardiola que os citizens não venceram - e terá um extraordinário desafio em White Hart Lane. Os spurs de Pochettino, sem Kane, são a melhor defesa do campeonato e parecem formar, juntamente com o Liverpool, a dupla de equipas com alguma capacidade e características (é necessária uma enorme intensidade e pressão alta para ombrear com o modelo deste City) que se podem revelar complicadas para Pep contornar.
    De resto, embora enfrentem desafios de grau de dificuldade diferente, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea e Everton são todos favoritos nos seus jogos, tendo talvez a equipa de Antonio Conte o desafio mais significativo ao jogar em casa do Hull City. Escusado será dizer que o West Ham terá nova janela de oportunidade para mudar o rumo da sua vida, ao receber o Middlesbrough. Os hammers estão num impensável 18.º lugar, com uma vitória e 5 (!) derrotas.
    No capítulo das lesões, De Bruyne é a baixa mais significativa, ele que abandonou o relvado no jogo diante do Swansea como jogador com maior pontuação no Fantasy (49 pts) esta época. Puxando a cassete atrás, a jornada 6 foi um oásis para jogadores do Liverpool - Lallana fez 15 pontos, Milner 14 e Coutinho outros 14. Agüero e Defoe foram os avançados com maior pontuação, Alexis Sánchez e Son Heung-Min deram sequência ao bom momento de forma recente. Na defesa, Bellerín recordou-nos porque é que custa 6.5 (enorme profundidade, integrando-se sistematicamente na dinâmica ofensiva do Arsenal, situação que voltou a ser evidente a meio da semana com o Basel) e Michael Keane fez o primeiro golo na Premier League (o central do Burnley marcou 5 golos no Championship em 2015/ 16).
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 7.ª jornada são:

Zlatan Ibrahimovic - Manchester United - 11.5
    Mais de 160 mil de jogadores já o venderam nesta ronda, mas a lógica diz que faz sentido manter Zlatan. Pelo menos mais este jogo.
    É certo que Rashford tem sido o melhor avançado do United nos últimos jogos, mas se Ibrahimovic quer voltar ao nível que apresentou nas jornadas inaugurais (quando carregou a equipa de Mourinho com a sua qualidade individual e eficácia) a deslocação do Stoke a Old Trafford parece o cenário perfeito.
    Com 15 golos sofridos em 6 jogos, os potters são a segunda pior defesa da Premier (pior só o West Ham, com 16) e, tal como apenas o Sunderland, uma equipa ainda sem qualquer vitória. Mesmo imaginando que Shawcross irá "policiar" Ibra, a estabilidade defensiva do Stoke é nula neste momento, a confiança está em baixo e os red devils podem trabalhar em cima disso, procurando repetir a fórmula que derrotou o Leicester por 4-1.
    Com Mata incorporado no onze e Rashford cada vez mais indiscutível, é expectável que o United crie mais oportunidades e jogue bastante mais de acordo com o seu ADN histórico do que aquele futebol que foi arrastando até cair perante City e Watford. Com a equipa mais subida no terreno (em condições físicas, Mkhitaryan tem obrigatoriamente que ser titular!), Zlatan terá mais lances e pode muito bem bisar neste Domingo. A partir da jornada 8, Agüero é 100% obrigatório. Por isso mesmo, e para quem não opta por ter ambos, esta pode ser a derradeira chance antes do adeus do sueco a muitas equipas.


Theo Walcott - Arsenal - 7.5
    A vida do britânico Theo Walcott no Fantasy sempre foi e sempre será a mesma. Quando está bem e fresco, a tendência é Walcott prolongar essas fases durante algum tempo com registos fantásticos regulares. A boa notícia é que o extremo-direito do Arsenal atravessa um desses períodos.
    Com muita confiança, jogadores em sintonia e bom futebol, os gunners impressionaram na vitória por 3-0 diante do rival Chelsea, e voltaram a passar a ferro outro adversário (2-0 ao Basel, embora pudessem ter sido muitos mais golos) na Champions. Juntando a isto, os próximos 4 jogos podem ajudar o Arsenal a tornar coesa a sua candidatura ao Top-4, com visitas a Burnley e Sunderland espaçadas por dois jogos em casa diante de Swansea e Middlesbrough.
    Seja como for, é evidente que Alexis Sánchez é a opção nº 1 do Arsenal. O chileno está em grande, actua a avançado e a tendência é continuar. Cazorla tem o bónus de marcar grandes penalidades, mas a moldura actual eleva Walcott e Özil a bons diferenciais. O herdeiro do 14 de Henry conta já 3 golos e duas assistências nesta edição da PL, e depois de marcar e assistir contra o Hull e marcar ao Chelsea, voltou a brilhar diante do Basel ao marcar os 2 golos do Arsenal, ambos com assistência de Sánchez. O problema é o mesmo de sempre - uma lesão pode travá-lo a qualquer momento. Mas faz sentido apostar em Walcott quando este parece imparável jogo após jogo.


Philippe Coutinho - Liverpool - 8.2
    Um dos principais dilemas deste Fantasy 16/ 17, que apenas será respondido pelo tempo é: que médio do Liverpool devemos escolher?
    Os candidatos são 5, embora apenas quatro façam realmente sentido. Milner marca penalties e beneficia, tal como Clyne, da elevada projecção ofensiva dos laterais das equipas de Klopp, mas ao estar "escondido" a defesa esquerdo, o sub-capitão do Liverpool é menos apetecível do que Mané, Firmino, Coutinho e Lallana.
    Ora bem, Lallana tem sido porventura o mais consistente - o jogo passa irremediavelmente por ele, parece estar em todo o lado, mas nem sempre é jogador de última ligação (por vezes cria o desequilíbrio, mas não é o finalizador nem o jogador de último passe). Os números dizem que é Firmino o mais criativo, beneficiando do facto de jogar várias vezes a falso 9, mas depois surge a imprevisibilidade, velocidade e acutilância de Mané, um diabrete à solta em todos os jogos, e Coutinho.
    Para já, ainda consideramos Coutinho o principal candidato a brilhar. É certo que o passado diz que Coutinho tende a ser um cometa que dá muitos pontos de cada vez que engata, não dando pontos com a regularidade desejada. Mas o calendário é bom, e o craque brasileiro é não só o melhor jogador dos reds como o jogador com maior liberdade para ousar rematar à baliza.


Jermain Defoe - Sunderland - 7.2
    Pouco há a dizer sobre Defoe. Numa fase em que Agüero está de volta, e que elementos como Ibrahimovic, Lukaku ou Diego Costa têm feito golos, é curioso verificar que na antevisão da jornada 7, Defoe contabiliza os mesmos pontos que Ibra e apenas menos 1 que Agüero (avançado com mais pontos, mesmo tendo 2 jogos a menos, para se perceber a sua importância e potencial).
    O predador do Sunderland já marcou 4 golos, dois deles no último fim-de-semana na derrota caseira por 2-3 com o Palace. O adversário desta jornada dá pelo nome de West Brom, e o jogo tem tudo - na teoria - para ser fechado e com poucas oportunidades de golo, mas se o Sunderland conseguir ultrapassar a muralha de Tony Pulis, será muito provavelmente por intermédio do veterano Jermain Defoe.


Troy Deeney - Watford - 7.0
    Outro avançado que pode servir como diferencial nesta fase é o capitão do Watford, Deeney. O portentoso avançado que praticamente não perde uma bola no ar, e que vive em sacrifício constante em nome da equipa, marcando as grandes penalidades na mesma, começou bem e já tem 2 golos num início de campeonato muito positivo e surpreendente (o Watford tem 7 pontos e está em 11.º, mas já derrotou United e West Ham, e dificultou a vida ao Chelsea).
    Embora seja o inesperado Capoue a roubar os holofotes nos últimos tempos, a sequência Bournemouth (casa), Middlesbrough (fora), Swansea (fora) e Hull (casa) consistirá no teste perfeito para a equipa agora treinada por Mazzarri, e a dupla Deeney-Ighalo deve molhar a sopa várias vezes neste período.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, a tendência deve ser apostar num guardião barato como Jordan Pickford (4.0) ou Ben Foster (4.7) que, curiosamente, se enfrentam este Sábado.
    David De Gea (5.5) tem boas hipóteses de clean sheet, bem como Petr Cech (5.5) - o Burnley surpreendeu e venceu categoricamente o Watford por 2-0 na passada segunda-feira, mas a ausência de Andre Gray deve pesar diante do Arsenal. Gomes também é hipótese, e começa a fazer sentido pensarem em transferir quando for possível o alemão Loris Karius (4.9) para o vosso plantel. É importante confirmar que o guarda-redes do Liverpool permanece titular, mas abaixo de 5.0 não se encontrará melhor para já (na mesma onda, Butland, agora avaliado em 4.8, pode ser uma "pechincha" quando voltar, desde que o Stoke cresça).

- Defesas: Na defesa, o preço é elevado mas Héctor Bellerín (6.5) deve destacar-se da concorrência no espaço das próximas 4 jornadas. O espanhol é a locomotiva que já se conhece, com critério e irreverência no ataque e assertividade a defender (grande corte numa transição defensiva contra o Chelsea!) e o carrossel ofensivo do Arsenal está bem oleado.
    Com Baines riscado, Seamus Coleman (5.5) é a melhor opção do Everton, enquanto que no Manchester United as dúvidas surgem entre Valencia e Daley Blind (5.6). Não há certezas sobre a inclusão de Shaw, mas não fará sentido Mourinho abdicar de Blind depois do holandês ser determinante contra o Leicester.
    Entre Sunderland e WBA, van Aaanholt e McAuley são quem apresenta maior potencial ofensivo, embora em tipos de lances diferentes; e seguindo a mesma lógica, Nathaniel Clyne (5.5) e José Holebas (4.5) podem representar perigo junto das balizas contrárias.

- Médios: Entre médios e extremos, Alexis Sánchez (11.2) acima de qualquer outro. O chileno está em grande, parece criar perigo em qualquer momento que tem a bola, e neste momento tem totalmente assimilado o que a função de falso 9 pede, incorporando bem o ataque e construindo situações constantes com Walcott, Iwobi e Özil.
    No Liverpool, referimos Coutinho mas poderíamos também eleger Adam Lallana (7.2) ou Sadio Mané (9.0), tendo o inglês a vantagem do preço; estamos convictos de que é desta que o West Ham entra nos eixos, apoiado em Michail Antonio (7.3) e Dimitri Payet, e faz sentido continuar a olhar para Capoue.
    No Tottenham-M. City, muita atenção ao incrível momento que Son Heung-Min (7.5) está a viver, e na equipa de Manchester, Raheem Sterling (8.6) leva actualmente vantagem sobre qualquer outro jogador da equipa, excepto Agüero, e com KDB lesionado. Hazard, Willian, Snodgrass, Bolasie, Chadli, Mata e Mahrez poderão também brilhar.

- Avançados: Embora seja quase certo que Kun Agüero (13.0) marque ao Tottenham, é bastante improvável que o faça por várias ocasiões, dada a qualidade defensiva dos spurs. Por isso, excepcionalmente, Ibrahimovic e até talvez Romelu Lukaku (9.3) apresentam maior potencial de pontos do que o argentino. O risco de não ter Agüero é simples - há mais de 40% de equipas com ele, percentagem que irá subir bastante nas próximas duas semanas.
    Falámos de Defoe, falámos de Deeney, e por isso há ainda a considerar o incendiário Diego Costa (10.0) e, numa aposta mais ousada, Islam Slimani (8.5).



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Karius; Coleman, Bellerín, Blind; Sánchez, Walcott, Coutinho, Capoue, Mata; Ibrahimovic, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Everton v Crystal Palace - Romelu Lukaku; Yannick Bolasie
Swansea v Liverpool - Philippe Coutinho; Sadio Mané
Hull City v Chelsea - Eden Hazard; Willian
Sunderland v West Brom - Jermain Defoe; Nacer Chadli
Watford v Bournemouth - Etienne Capoue; Troy Deeney
West Ham v Middlesbrough - Michail Antonio; Mark Noble
Manchester United v Stoke City - Zlatan Ibrahimovic; Marcus Rashford
Leicester City v Southampton - Riyad Mahrez; Islam Slimani
Tottenham v Manchester City - Kun Agüero; Son Heung-Min
Burnley v Arsenal - Alexis Sánchez; Theo Walcott

0 comentários:

Enviar um comentário