23 de setembro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 6

Já cá estamos outra vez. A sexta jornada da Premier League está já aí à porta, com um Sábado carregadinho de futebol (8 jogos!) e vários embates de relevo - há derby londrino entre Arsenal e Chelsea, o Manchester United recebe o campeão em título Leicester, numa reedição da supertaça, e há ainda espaço para um West Ham-Southampton. Um duelo entre duas equipas que muito têm crescido nos últimos anos, mas cujo início de campeonato tem desiludido. Especialmente os hammers.
    A jornada 6 fica ainda marcada pelo regresso de Sergio Agüero, de quem falaremos mais abaixo, num período em que a tendência dos jogadores de Fantasy tem sido abdicar de Hazard, do lesionado Kane e de avançados abaixo do rendimento inicial como Zlatan e Negredo, privilegiando o trio do City - De Bruyne, Agüero e Sterling -, um dos inesperados melhores marcadores (Michail Antonio) e arranjando orçamento para um trio de ataque poderoso com a aquisição de Capoue.
    Olhando para a tabela e para os jogos desta ronda, o mais provável será o Manchester City continuar 100% vitorioso com Guardiola, enquanto que Liverpool, Everton e Tottenham (veremos como corresponde Janssen ao substituir Kane, ou se Pochettino opta por um ataque móvel) são favoritos nos seus jogos. O United de José Mourinho, com duas derrotas nas últimas duas jornadas, quererá retomar o caminho certo, e é inevitável que todos os caminhos vão dar ao Emirates Stadium, com o 4.º (Arsenal) e o 5.º (Chelsea) a medirem forças numa altura em que têm o mesmo nº de pontos (10).
    Quando analisados momentos de forma - traduzidos em números de Fantasy - saltam à vista no presente De Bruyne, Lukaku, Sterling, Alexis Sánchez, Antonio, Capoue e Diego Costa, mas faz sentido continuar a monitorizar elementos como Chadli, Son e, claro está, os vários médios do Liverpool quando se aproxima uma sequência promissora para a turma de Klopp.
    Na última jornada Nacer Chadli estabeleceu um novo máximo individual em 2016/ 17 - 21 pontos - com 2 golos e duas assistências na vitória de 4-2 do WBA sobre o West Ham. Quem também brilhou foi Kevin De Bruyne (14 pts), que voltou a somar 1 golo e uma assistência embora tenha estado envolvido em todos os golos da goleada dos citizens. Sterling acompanhou De Bruyne no brilhantismo, enquanto que Townsend, Walcott, Slimani, Lukaku, Fuchs, Coleman e Zuñiga foram também destaques nos seus jogos.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 6.ª jornada são:

Etienne Capoue - Watford - 5.0
    O médio do Watford é, aos 28 anos, a grande surpresa e sensação deste início de época no Fantasy. Com 44 pontos em 5 jornadas (mais 5 do que o segundo classificado, Kevin De Bruyne) Capoue marcou em 4 dos 5 jogos disputados, conseguindo também Bónus por quatro ocasiões (3 vezes Bónus 3, e uma vez Bónus 2).
    Actualmente avaliado em 5.0 - iniciou a época a 4.5 - o médio do Watford começa a tornar-se um jogador obrigatório, representando ainda a possibilidade de investir noutras áreas do plantel. Mantemo-nos convictos que o estado de graça de Capoue não será eterno (o momento que Mahrez conseguiu prolongar, em nada se pode comparar a Capoue, jogador menos envolvido no processo ofensivo) mas o ex-Tottenham e Toulouse já justifica o estatuto de 4.º médio, e não apenas de quinto médio.
    Depois de marcar a Southampton, Chelsea, West Ham e Manchester United, aproximam-se agora cinco jogos bastante apetecíveis para que o Watford e Capoue continuem o seu momento surpreendente - Burnley (fora), Bournemouth (casa), Middlesbrough (fora), Swansea (fora) e Hull (casa). Se há fase para acreditar em Capoue, Deeney, Ighalo, Pereyra ou Holebas, é agora.


Sadio Mané - Liverpool - 9.0
    É sempre ingrato arriscar no médio do Liverpool com maior potencial para roubar os holofotes. Por esta altura, Coutinho segue isolado com 27 pontos, tendo Lallana 25, Roberto Firmino 24 e Mané 22.
    O adversário desta jornada é o Hull, que marca o início de um longo período capaz de deixar água na boca dos adeptos dos reds. Entre esta jornada e a 19 o calendário é bem favorável, faltando apenas perceber se a equipa de Klopp consegue finalmente ser regular, mantendo o nível que apresenta nos jogos grandes diante de equipas de menor nomeada.
    Com Coutinho a ser o médio mais rematador com frequência e Lallana a perfilar-se como a melhor relação qualidade/ preço, a tendência natural seria recomendar Roberto Firmino - o jogo passa muito pelos seus pés e ao contrário de Coutinho, que muita tenta de meia distância, Firmino é por várias vezes ou o jogador que define com último passe, ou o último receptor da jogada dentro de área. Posto isto, e olhando concretamente para o encaixe entre Liverpool e Hull City, parece-nos que o senegalês Sadio Mané é a opção nº 1. Quer Klopp coloque Sturridge/ Origi, quer opte por uma frente móvel e recheada de médios, Mané deverá sempre ser titular. E é difícil imaginar um bom jogo do Liverpool sem a electricidade e fome constante de Mané.


Dimitri Payet - West Ham - 9.4
    Não pensem que Michail Antonio não é a melhor opção dos hammers neste momento. É. O extremo que o West Ham contratou ao Nottingham Forest é nesta fase o melhor marcador da Premier League (5 golos, tantos como Diego Costa) e com 3 jogos em casa nos próximos 4 tem tudo para manter a bitola elevada.
    Mas se olharmos para os 2 últimos jogos - com desfechos negativos e surpreendentes (derrotas com Watford e WBA, ambas por 4-2) - verificamos que os 4 golos apontados tiveram sempre o mesmo assistente, Dimitri Payet.
    O francês, craque-mor do West Ham, que decidiu a meio da semana a qualificação na EFL Cup com um livre directo nos descontos, deve continuar a acumular boas pontuações. Será chocante se o West Ham não melhorar substancialmente no próximo mês, e Payet serve assim como um bom diferencial.


Lamine Koné - Sunderland - 4.5
    A recepção do Sunderland ao Crystal Palace está bem longe de ser uma clean sheet garantida. Os black cats, esta época treinados por David Moyes, moram no 19.º lugar com apenas 1 ponto, registo idêntico ao último classificado Stoke.
    Tem sido apanágio nas últimas épocas o Sunderland operar um milagre na segunda volta, e tem sido igualmente frequente a importância dos jogos em casa, alcançando vitórias ou empates em momentos inesperados. Assim, se há momento em que se pode confiar (ligeiramente) nos homens da rectaguarda de Moyes será nesta sequência - C. Palace (casa), WBA (casa), Stoke (fora).
    Patrick McNair brilhou ao apontar 2 golos a meio da semana, van Aanholt oferece sempre incrível profundidade e envolve-se no ataque pelo corredor esquerdo, o guardião Pickford (4.0) ajuda a aliviar orçamento, mas a nossa aposta pessoal é mesmo o central Lamine Koné. O costa-marfinense tem a seu favor o potencial para atrair Bónus, e junta a isso o perigo que representa nas bolas paradas ofensivas.


Kun Agüero - Manchester City - 13.0
    Demasiado bom para não o ter. Depois de cumprir os jogos de suspensão, Agüero regressa este fim-de-semana para defrontar o Swansea, e o City - que, com Iheanacho e médios goleadores como KDB e Sterling, mostrou saúde sem o seu ponta-de-lança titular - só ganhará com isso.
    Alguns activarão o Wilcard para fazer alguma ginástica que permita o regresso de Kun, outros arriscarão perder pontos, e haverá ainda jogadores que optem por poupar transferências para o recuperar dentro de uma, duas jornadas (quando o preço for superior, é certo).
    A verdade é que se a partir da jornada 8 Agüero é verdadeiramente imprescindível - inicia aí uma sequência de 3 jogos caseiros em 4 - mesmo até lá tudo joga a favor do craque argentino. O Swansea não parece ter estofo para segurar um City oleado e confiante, com Agüero, De Bruyne e Sterling em forma, e mesmo a jornada seguinte colocará os citizens frente-a-frente com um Tottenham... sem Harry Kane. Ou nesta jornada ou na 8, mas Agüero tem que entrar nas vossas equipas.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, Jordan Pickford (4.0) tem a seu favor o preço - alguns jogadores optarão por uma dupla económica como Pickford/ Jakupovic -, mas não se pode dizer que seja o guardião com maior potencial para garantir clean sheet nesta jornada 6. A não ser que Karius lhe roube a baliza, o que acreditamos que acabará por acontecer, Simon Mignolet (5.0) é um dos favoritos, saiba o Liverpool controlar as iniciativas de jogadores como Snodgrass e Hernández. Lloris ou Stekelenburg integram equipas favoritas à vitória, mas com adversários perigosos, e temos grande curiosidade para acompanhar o embate entre Shay Given (4.5) e Ben Foster (4.7).

- Defesas: Na defesa, seguindo o raciocínio que nos levou a escalar Mignolet, e depois de marcar em Stamford Bridge, confiamos no croata Dejan Lovren (4.9). Não se pode afirmar que a defesa do Liverpool esteja estável, mas o que é certo é que os reds estão em 6.º lugar mesmo tendo tido um conjunto inicial de jogos complicados, e poderão disparar a partir de agora.
    Os laterais-direitos Kyle Walker (5.8) e Seamus Coleman (5.4) são porta-estandartes daquilo que se quer num lateral - potencial para garantir pontos dos dois lados do campo - e há outro toffee, Ashley Williams (5.0), em relação ao qual temos elevadas expectativas nesta ronda.
    O já referido Koné, e jogadores como McAuley, Holebas e Valencia não devem ser ignorados.

- Médios: No meio da rua, é cada vez mais difícil não ter pelo menos um entre Raheem Sterling (8.4) e Kevin De Bruyne (10.8). O belga parece-nos uma escolha mais acertada, mas importa colocar na balança a diferença de preço. Os pontos do Liverpool tanto podem ir para Mané como para Coutinho, Firmino ou Lallana, e a ausência de Kane pode fazer jogadores como Christian Eriksen ou Son Heung-Min (7.4) subirem o seu nível e melhorarem a sua relação com a baliza. Sobre Capoue e Payet já falámos, sem esquecer Michail Antonio (7.3). Do Stoke-WBA aconselhamos monitorizar ou até mesmo arriscar em alguém entre Nacer Chadli (6.4) e Marko Arnautovic (7.3), embora o jogo possa ser bastante tímido em golos e oportunidades criadas.
    Do derby de Londres, emerge o chileno Alexis Sánchez (11.0) como a melhor, embora bastante dispendiosa, opção. Mas mesmo que Alexis não pontue já, atentem o calendário dos gunners a seguir: Burnley (fora), Swansea (casa), Middlesbrough (casa) e Sunderland (fora).

- Avançados: Acima de qualquer outro, Agüero. Mesmo jogando fora de portas. O bom momento de Romelu Lukaku (9.3) tem que ser tido em conta, ele que deve estar recuperado depois de uma pequena lesão que o forçou a sair do jogo com o Middlesbrough.
    Zlatan Ibrahimovic (11.8) já marcou ao Leicester esta época, Troy Deeney (6.9) e Ighalo tentarão superiorizar-se a Gray, Benteke será o jogador-alvo do Palace para pôr à prova a defesa do Sunderland, e Diego Costa tratará certamente de incendiar o jogo grande da jornada. Por bons ou maus motivos. Aconselhamos ainda especial atenção para Vincent Janssen (7.8). Não é 100% certa a titularidade do ponta-de-lança holandês, mas foi para momentos como este que o Tottenham o contratou ao AZ.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Pickford; Lovren, Coleman, Walker; Capoue, De Bruyne, Antonio, Mané, Coutinho; Lukaku, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester United v Leicester City - Zlatan Ibrahimovic; Riyad Mahrez
Bournemouth v Everton - Romelu Lukaku; Ashley Williams
Liverpool v Hull City - Phillipe Coutinho; Sadio Mané
Middlesbrough v Tottenham - Kyle Walker; Son Heung-Min
Stoke City v West Brom - Nacer Chadli; Marko Arnautovic
Sunderland v Crystal Palace - Christian Benteke; Lamine Koné
Swansea v Manchester City - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Arsenal v Chelsea - Alexis Sánchez; Diego Costa
West Ham v Southampton - Michail Antonio; Charlie Austin
Burnley v Watford - Etienne Capoue; Troy Deeney

0 comentários:

Enviar um comentário