20 de setembro de 2016

Primeiras previsões para os Óscares 2017

Setembro já caminha para o fim, a cerimónia dos Emmys já aconteceu, e por isso paulatinamente começa a chegar a época do ano em que a televisão dá lugar ao Cinema.
    Como alguns saberão, é nossa tradição anual realizarmos previsões para os Óscares da Academia, numa contagem decrescente com mais do que uma fase antes dos nomeados serem anunciados oficialmente, e que termina numa previsão final em vésperas da cerimónia com os derradeiros palpites.
    Os Óscares de 2017 serão a 89.ª vez que a Academia entrega as suas célebres estatuetas douradas, num evento que ocorrerá a 26 de Fevereiro no Dolby Theatre (Los Angeles). Os nomeados são conhecidos a 24 de Janeiro, e o apresentador/ sucessor de Chris Rock ainda não é conhecido. Entre os nomes apontados, gostávamos de ver Louis C. K. a assumir o cargo, embora os rumores incluam também Kevin Hart, Kevin Spacey, Jimmy Kimmel, Ellen DeGeneres e algumas duplas como Key e Peele, Jimmy Fallon e Justin Timberlake, Stephen Colbert e Jon Stewart, Tina Fey e Amy Poehler ou Amy Schumer e Jennifer Lawrence.
    2016 foi o ano de DiCaprio, com Brie Larson, Alicia Vikander, Mark Rylance e Alejandro G. Iñárritu a fazerem companhia ao actor californiano, e 'Spotlight' a vencer Melhor Filme.
    Por esta altura, como perceberão abaixo, ainda é muito cedo para destacar favoritos, mas já há vários filmes a gerar bastante buzz e a iniciar modo campanha. Nomes como Amy Adams, Ryan Gosling, Emma Stone, Casey Affleck, Natalie Portman, Jake Gyllenhaal e Mahershala Ali já estão a orbitar um futuro dourado, num ano em que há trabalhos de realizadores consagrados como Scorsese, Ang Lee e Clint Eastwood, e novas etapas para alguns dos realizadores emergentes da actualidade - Denis Villeneuve, Jeff Nichols e o prodígio Damien Chazelle.
    Até para ser uma leitura mais suave, olhemos então apenas para 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária e Melhor Realizador.


Melhor Filme

    Com a época de festivais a iniciar-se, é nesta fase que as coisas começam a ganhar forma. Sundance viu nascer Manchester by the Sea, em Venice foi a vez de La La Land apaixonar os sortudos espectadores, e entretanto também Moonlight (Telluride) e Jackie (Toronto) deram os primeiros passos no circuito.
    Na ausência dum favorito declarado, por esta análise ser tão precoce, faz sentido abordarmos um pouco vários filmes que cheiram a óscares. Silence, o novo projecto de Martin Scorsese com Andrew Garfield, Liam Neeson e Adam Driver como padres portugueses jesuítas, está ainda em pós-produção e por isso ainda ninguém pôs os olhos no novo "menino" do realizador de Taxi DriverGoodfellas, The Departed, Raging Bull The Wolf of Wall Street. Por falar em menino, Damien Chazelle - realizador de 31 anos, que escreveu e dirigiu Whiplash - está de regresso ao mundo das previsões para Óscar com 'La La Land' a prometer ser ainda (algo) mais do que os trailers têm mostrado. A história parece simples, um pianista de Jazz (Ryan Gosling) apaixona-se por uma aspirante a actriz (Emma Stone). Mas com Chazelle, visionário e com algo profundo a transmitir, há sempre mais camadas.
    Um dos êxitos prematuros desta fornada foi 'Manchester by the Sea', que parece ter tudo para nos desmanchar em emoções: Casey Affleck é forçado a tomar conta do seu sobrinho depois do pai deste, e irmão da personagem de Affleck, morrer. Nos últimos dias, 'Jackie' - que acompanha a primeira-dama Jacqueline Kennedy (Natalie Portman) depois da morte de JFK - tem começado a gerar opiniões bastante favoráveis, e essa boa receptividade tem tido também Arrival, que parte na pole position para ser o melhor sci-fi deste ano. Denis Villeneuve e Amy Adams são os nomes fortes a reter.
    Depois de alguns anos com polémicas raciais (#OscarsSoWhite) e perante as alterações implementadas no processo de voto, é perfeitamente natural que alguns filmes que gritem black power tenham o apoio que outros não tiveram. Nesse sentido, projectos como Moonlight, Loving, o remake de The Birth of a Nation, Fences e Hidden Figures poderão ganhar uma força diferente face às injustiças de outros anos. Deste lote, temos altíssimas expectativas para 'Moonlight', e 'Loving' junta ao já cotado Joel Edgerton 2 nomes com enorme potencial, a actriz Ruth Negga e o realizador Jeff Nichols. Já 'Fences' marca o regresso de Denzel Washington à cadeira de realizador, num ano em que por exemplo Ewan McGregor se estreia nessa função com 'American Pastoral'.
    Interessa ainda falar de Billy Lynn's Long Halftime Walk, novo filme de Ang Lee, que poderá trabalhar bem a diferença entre aquilo que é a guerra e a forma como ela é precepcionada de fora nos EUA, tudo isto pela perspectiva de um rapaz de 19 anos. E embora haja mais filmes interessantes como Lion, 20th Century Women, Passengers, A Monster Calls e Sully, este último realizado por Clint Eastwood e com Tom Hanks, importa sim relembrar que vem a caminho Nocturnal Animals, com Tom Ford a coordenar um elenco excelente com Amy Adams, Jake Gyllenhaal e Michael Shannon. Embora não tenham tanto potencial para óscar, pela nossa parte parece-nos que 'Captain Fantastic', 'Swiss Army Man', 'Paterson' e 'Una' são merecedores da vossa atenção.



Melhor Actor Principal

    Quem será o sucessor de Leonardo DiCaprio?
    Estamos convictos de que 2017 será um ano de viragem para Casey Affleck, valendo-lhe 'Manchester by the Sea' pelo menos uma nomeação. Ainda é muito cedo para antecipar o quinteto, mas nomes como Ryan Gosling (La La Land), Denzel Washington (Fences) e Jake Gyllenhaal (Nocturnal Animals) parecem ter boas hipóteses.
    Há ainda veteranos como Tom Hanks e Michael Keaton com 'Sully' e 'The Founder' respectivamente, vários actores à procura da 1.ª nomeação (Dev Patel, Joel Edgerton, Andrew Garfield, Adam Driver ou Ben Mendelsohn) e quase-completos rookies como Lewis McDougall e Joe Alwyn. De resto, a personagem de Viggo Mortensen em 'Captain Fantastic' parece-nos original e interessante, e veremos se Trevante Rhodes tem tempo de ecrã suficiente em 'Moonlight' parece ser visto como lead (há 3 actores a interpretarem a sua personagem, a principal, no decorrer da narrativa).


Melhor Actriz Principal

    Com 'Arrival' e 'Nocturnal Animals' é quase impossível imaginar um cenário em que Amy Adams não seja nomeada nos Óscares 2017. Com 5 nomeações (uma como principal, 4 como secundária) e zero estatuetas na sua estante em casa, será ela o DiCaprio versão 2017?
    A concorrência é, no entanto, bem apertada. As performances de Emma Stone (La La Land) e Natalie Portman (Jackie) poderão dificultar e muito a vida a Adams, juntando-se ainda à equação Viola Davis (Fences), Rebecca Hall (Christine) e Ruth Negga (Loving).
    Mas a coisa não fica por aqui, num ano em que poderemos ter um maior (e a alto nível) equilíbrio entre actrizes principais do que nos actores. As experimentadas Meryl Streep (Florence Foster Jenkins), Annette Benning (20th Century Women) e Isabelle Huppert (Elle) correm por fora, ou talvez não, e não seria sensato descurar nomes como Jessica Chastain, Emily Blunt, Jennifer Lawrence, Alicia Vikander, Marion Cotillard, Rooney Mara e Rachel Weisz quando todas estão envolvidas em projectos que podem funcionar.


Melhor Actor Secundário

    Mahershala Ali. Um actor conhecido para os fãs de 'House of Cards' pode ser uma das figuras da recta final de 2016. Porquê? Muito simples. Junta ao seu papel de antagonista em 'Luke Cage', série da Marvel-Netflix, o desempenho secundário em 'Moonlight', com um potencial para criar algo do nível que Idris Elba apresentou em 'Beasts of No Nation'.
    Numa categoria que, à partida, nos parece mais fraca do que em 2016 - um ano anormalmente lotado e extraordinário - a concorrência para Ali vai desde o jovem Lucas Hedges (o sobrinho de Affleck em 'Manchester by the Sea') ao senhor Steve Martin em 'Billy Lynn's Long Halftime Walk. Michael Shannon (coadjuvante de Amy Adams e Gyllenhaal em 'Nocturnal Animals'), Jeff Bridges (Hell or High Water), Stephen Henderson (Fences) terão uma palavra a dizer, Aaron Eckhart concorre tanto por 'Sully' como por 'Bleed for This' e logo veremos que importância é dada ao papel de John Goodman em '10 Cloverfield Lane', um dos primeiros bons desempenhos do ano.
    De 'Silence' há Liam Neeson, com certeza, e o lado emocional pode favorecer Alan Rickman na hora de votar, numa possível homenagem póstuma.


Melhor Actriz Secundária

    Seguindo a onda e fé em 'Moonlight', Naomie Harris parece ter boas condições para sonhar como mãe da personagem principal, numa categoria completamente em aberto. Michelle Williams (Manchester by the Sea) e Kristen Stewart (Billy Lynn's Long Halftime Walk) têm a seu favor o potencial conjunto dos filmes que integram, Aja Naomi King (uma cara conhecida para os fãs da série 'How to Get Away with Murder) pode ser a Lupita de 2017 com 'The Birth of a Nation', enquanto que a própria Lupita Nyong'o guarda legítimas aspirações graças a 'Queen of Katwe'.
    Helen Mirren (Eye in the Sky), as irmãs Dakota e Elle Fanning, com 'American Pastoral' e '20th Century Women' ou nomes queridos da Academia como Octavia Spencer e Laura Dern não devem ser ignorados. O papel de Julianne Moore em 'Maggie's Plan' é peculiar, Greta Gerwig é outra das actrizes para estarem atentos em '20th Century Women' e, por fim, Felicity Jones - em ano de 'Rogue One' - será a mãe com doença terminal do jovem Lewis McDougall em 'A Monster Calls'.


Melhor Realizador

    É desta que o canadiano Denis Villeneuve (Prisoners, Sicario) é nomeado pela Academia graças a 'Arrival'? Temos esperança que sim. Martin Scorsese (Silence) é um senhor num patamar diferente de todos os outros, mesmo de Clint Eastwood (Sully), e depois de ser escandalosamente ignorado quando realizou Whiplash, Damien Chazelle não deve escapar à Academia desta vez.
    Enquanto esperamos por desenvolvimentos e até vermos realmente a esmagadora maioria destes filmes, faz sentido referir apenas Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea), Ang Lee (Billy Lynn's Long Halftime Walk) e Jeff Nichols (Loving) como potenciais nomeados. Temos curiosidade de perceber o que Morten Tyldum fará com Jennifer Lawrence e Chris Pratt em 'Passengers', e em termos de surpresas/ novidades, apostamos forte em Barry Jenkins (Moonlight) e num segundo plano em Pablo Larraín (Jackie), Tom Ford (Nocturnal Animals) e J.A. Bayona (A Monster Calls).



Vão-se preparando, e vendo alguns destes filmes à medida que forem colocados no Cinema. Nós aqui no Barba Por Fazer trataremos, como sempre, de actualizar e "afunilar" estas Previsões com o passar dos meses.



MELHOR FILME
La La Land, Manchester by the Sea, Silence, Arrival, Loving, Moonlight, Billy Lynn's Long Halftime Walk, Lion, Nocturnal Animals, Fences, 20th Century Women, Sully, Jackie, The Birth of a Nation, American Pastoral, A Monster Calls, Rules Don't Apply, Allied, The Founder, The Girl on the Train, Passengers, Hidden Figures, Collateral Beauty, Hacksaw Ridge, Queen of Katwe, A United Kingdom

MELHOR ACTOR
Casey Affleck (Manchester by the Sea), Ryan Gosling (La La Land), Jake Gyllenhaal (Nocturnal Animals), Joel Edgerton (Loving), Dev Patel (Lion), Tom Hanks (Sully), Denzel Washington (Fences), Michael Keaton (The Founder), Andrew Garfield (Silence), Lewis MacDougall (A Monster Calls), Will Smith (Collateral Beauty), Brad Pitt (Allied), Ethan Hawke (Born to Be Blue), Viggo Mortensen (Captain Fantastic), Adam Driver (Paterson), Joe Alwyn (Billy Lynn's Long Halftime Walk), Miles Teller (Bleed for This), Ben Mendelsohn (Una), Nate Parker (The Birth of a Nation)

MELHOR ACTRIZ
Emma Stone (La La Land), Amy Adams (Arrival; Nocturnal Animals), Natalie Portman (Jackie), Ruth Negga (Loving), Rebecca Hall (Christine), Viola Davis (Fences), Rooney Mara (Una), Meryl Streep (Florence Foster Jenkins), Annette Bening (20th Century Women), Emily Blunt (The Girl on the Train), Isabelle Huppert (Elle), Alicia Vikander (The Light Between Oceans), Marion Cotillard (Allied), Jessica Chastain (Miss Sloane), Rachel Weisz (Denial), Taraji P. Henson (Hidden Figures), Sally Field (Hello My Name is Doris), Jennifer Lawrence (Passengers)

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Mahershala Ali (Moonlight), Lucas Hedges (Manchester by the Sea), Michael Shannon (Nocturnal Animals), Liam Neeson (Silence), Aaron Eckhart (Sully; Bleed for This), Steve Martin (Billy Lynn's Long Halftime Walk), Jeff Bridges (Hell or High Water), Stephen Henderson (Fences), John Goodman (10 Cloverfield Lane), Hugh Grant (Florence Foster Jenkins), Warren Beatty (Rules Don't Apply), Peter Sarsgaard (Jackie), Armie Hammer (The Birth of a Nation), Ben Foster (Hell or High Water), Riz Ahmed (Una), Andre Holland (Moonlight), Alan Rickman (Eye in the Sky)

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Naomie Harris (Moonlight), Lupita Nyong'o (Queen of Katwe), Felicity Jones (A Monster Calls), Michelle Williams (Manchester by the Sea), Helen Mirren (Eye in the Sky), Aja Naomi King (The Birth of a Nation), Carmen Ejogo (Born to be Blue), Kristen Stewart (Billy Lynn's Long Halftime Walk), Molly Shannon (Other People), Dakota Fanning (American Pastoral), Greta Gerwig (20th Century Women), Julianne Moore (Maggie's Plan), Elle Fanning (20th Century Women), Octavia Spencer (Hidden Figures), Margo Martindale (The Hollars), Laura Linney (Nocturnal Animals), Laura Dern (The Founder), Rachel Weisz (The Light Between Oceans)

MELHOR REALIZADOR
Damien Chazelle (La La Land), Denis Villeneuve (Arrival), Martin Scorsese (Silence), Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea), Barry Jenkins (Moonlight), Jeff Nichols (Loving), Clint Eastwood (Sully), Tom Ford (Nocturnal Animals), Ang Lee (Billy Lynn's Long Halftime Walk), J.A. Bayona (A Monster Calls), Denzel Washington (Fences), Warren Beatty (Rules Don't Apply), Morten Tyldum (Passengers), Robert Zemeckis (Allied), Garth Davis (Lion), Pablo Larraín (Jackie), Nate Parker (The Birth of a Nation), Mike Mills (20th Century Women)

0 comentários:

Enviar um comentário