14 de outubro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 8

Passaram-se os jogos das selecções, Portugal goleou Andorra e as Ilhas Faroé por 6-0, e agora está na hora de voltar a seguir a Premier League semana após semana non-stop até ao final do ano (exceptuando uma semana em meados de Novembro).
    É depois da aproximação do Tottenham ao Manchester City (vitória dos spurs por 2-0, a impor a primeira derrota a Guardiola) que o campeonato regressa, numa altura em que os citizens têm um ponto de vantagem em relação ao Tottenham, seguindo-se na tabela Arsenal e Liverpool. As desilusões das primeiras 7 jornadas dão pelo nome de West Ham e Stoke City, embora se esperasse mais do Manchester United de José Mourinho, e do Chelsea de Antonio Conte.
    Esta jornada 8 abre logo com um excelente aperitivo - o Chelsea recebe o Leicester City, naquele que é um embate entre os últimos 2 campeões ingleses. O jogo da jornada é, ainda assim, segunda-feira à noite, com o Liverpool a receber o Manchester United em Anfield. Em jogos grandes é simples: a equipa de Klopp é favorita, transcende-se sempre. Pelo meio de tudo isto há um encontro entre os dois últimos classificados (Stoke e Sunderland), Arsenal e Southampton devem ganhar os seus jogos, enquanto que é mais imprevisível o desfecho dos jogos entre Bournemouth e Hull, Palace e West Ham ou Middlesbrough e Watford. O Tottenham terá um osso duro de roer ao visitar a muralha de Tony Pulis, e o Manchester City quererá retomar o caminho vitorioso contra os pupilos de Koeman.
    Recuando ligeiramente até à jornada passada, tratou-se de uma ronda difícil - média de 42 pontos - com muitos jogadores "clássicos" a falharem. Koscielny foi o destaque máximo com 15 pontos, seguido de Diego Costa e Roberto Firmino. Bravo, Milner, Willian, Rose, Chadli e Payet (que golo, meu deus!) também pontuaram bem.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 8.ª jornada são:

Alexis Sánchez - Arsenal - 11.3
    No pós-compromissos internacionais é sempre preciso ter muito cuidado e atenção porque os treinadores podem poupar quem regressa diminuido fisicamente ou tenha realizado grandes viagens. Alexis Sánchez jogou a 6 e 12 de Outubro, contra Equador e Perú, sempre os 90 minutos; mas isso não deve impedir o craque chileno de voltar a ser o falso 9 no esquema de Wenger.
    A ausência de Giroud e o facto de Lucas Pérez não estar a 100% devem ajudar à titularidade de Sánchez, uma das melhores opções para ter a braçadeira de capitão neste fim-de-semana.
    Com 49 pontos é, juntamente com Kevin De Bruyne, o jogador com mais pontos neste Fantasy, e constando apenas nos plantéis de cerca de 22% dos jogadores (incrível como mais do dobro dos utilizadores têm Ibrahimovic, comparativamente com Alexis) deve ser encarado com bons olhos por todos aqueles que já o têm. Espera-se que conte com Walcott, Özil e Iwobi no seu apoio, e a dinâmica ofensiva caseira do Arsenal deve chegar e sobrar para que os gunners ultrapassem o Swansea com distinção. De Alexis esperam-se golos, e toda aquela energia e irreverência do costume. O chileno faz, em média, 3 remates e 2.6 passes decisivos por jogo, e é importante não esquecer que o Arsenal é a equipa actualmente com mais vitórias consecutivas: 5.


Son Heung-Min - Tottenham - 7.7
    Tal como Wenger com Sánchez, também Pochettino enfrentará uma dúvida até à última da hora para saber se Son estará apto para defrontar o WBA ou não, depois de uma longa viagem a partir do continente asiático.
    A verdade é uma: não há nenhum spur tão influente neste momento como o sul-coreano, que marca ou assiste em tudo o que é jogo (seja na Premier League, ou na Champions).
    Com Kane de fora, e mesmo que Janssen (grande golo pela Holanda durate esta pausa) seja titular na frente, o Tottenham precisa desesperadamente que Son Heung-Min esteja no 11, dê por onde der. Com Eriksen sempre envolvido, e Dele Alli a regressar aos poucos à sua forma de 2015/ 16, resta saber se Son actuará num flanco retirando a vaga de Lamela, ou solto na frente, deixando Vincent Janssen como solução de recurso, e havendo ainda Moussa Sissoko cada vez mais importante na constituição do 11 inicial.
    Acreditando nós que Son será titular, mesmo pensando que a defesa do West Brom dificultará e muito a vida aos segundos classificados da Premier League, o cenário mais provável é o Tottenham dar a volta por cima, e o suspeito do costume voltar a fazer das suas.


Marko Arnautovic - Stoke City - 7.2
    Só para os corajosos. Depois de 165 pts em 2015/ 16 (11 golos e 6 assistências), Arnautovic começou a nova época como toda a equipa do Stoke - mal.
    Com zero vitórias, 3 empates e 4 derrotas, apenas 5 golos marcados e 16 sofridos (pior só o West Ham, com 17) o Stoke tem na recepção ao Sunderland a oportunidade perfeita de se reencontrar com o sucesso, "cavando" uma maior distância para longe dos black cats.
    O calendário diz que o momento do Stoke - haja inspiração, talento e eficácia na frente - pode mudar rapidamente, com os próximos 4 jogos em casa a serem, pelo menos, possíveis de serem ganhos.
    Para que isso aconteça, pede-se que Wilfried Bony recupere o quanto antes o faro pelo golo, e o "problema" do Stoke resume-se também à brutal necessidade que tem de que dois génios irregulares como Arnautovic e Shaqiri carreguem a equipa. Sobretudo se Joe Allen não estiver a 100% este fim-de-semana. Seja como for, confiamos no austríaco, que poderá assim dar sequência à sua boa janela internacional (2 golos marcados no 2-2 contra o País de Gales).


Christian Benteke - Crystal Palace - 7.7
    É certo que Christian Benteke brilhou pela Selecção, com 3 golos e uma assistência. Mas, convenhamos, era Gibraltar. Como não brilhar?
    O portentoso avançado belga está, não obstante, com a confiança nos píncaros e, vindo de duas jornadas consecutivas a marcar (Sunderland e Everton), o West Ham - inacreditavelmente, pior defesa do campeonato - parece ser o adversário ideal para dar sequência a este momento.
    Nesta fase, Agüero é o único avançado realmente obrigatório, e até tem sido Diego Costa a reforçar o estatuto de avançado nº 2. Ainda assim, e com Ibra enfraquecido actualmente, surgem imediatamente variadíssimos candidatos - Lukaku, Deeney, Austin, Defoe, Rondón, Vardy e Slimani. E Benteke, claro.
    O calendário do Crystal Palace não é dos melhores, mas os jogos mais difíceis são em casa, e por isso pode acontecer que Benteke vá "molhando o bico" mesmo nos momentos menos bons da sua equipa.


Dusan Tadic - Southampton - 7.2
    Jogue pelo Southampton ou jogue pela Sérvia, a sensação é sempre a mesma. Tadic é o maestro das suas equipas, faz todos à sua volta jogar, mas infelizmente - muitas vezes por incompetência alheia - não tem conseguido traduzir esse brilhantismo e importância em pontos.
    Vejamos: em oportunidades claras de golo criadas, Payet segue destacado (4 por jogo), mas Tadic incorpora a vaga seguinte, composta por De Bruyne, Willian, Firmino e Puncheon.
    O calendário do Southampton não é famoso, mas nesta jornada os saints são claríssimos favoritos diante do Burnley. Com Austin cada vez mais habituado aos colegas, Tadic pode voltar a pegar na batuta e dar um concerto de criação de lances de golo. Podemos naturalmente estar enganados, mas esta pode ser uma jornada com mais de 10 pontos para o sérvio.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Entre os postes, não há melhor relação potencial de clean sheets/ preço do que aquela que Lee Grant (4.0) apresenta. O guardião do Stoke terá ganho em definitivo a baliza a Given com uma assombrosa exibição em Old Trafford, e tudo indica que continuará de luvas calçadas até ao regresso de Butland. Num Stoke-Sunderland, há boas hipóteses de não sofrer.
    De resto, importa equacionar nomes como Fraser Forster (5.0) ou o mais dispendioso Petr Cech (5.5), numa jornada em que Courtois ou Lloris podem eventualmente não sofrer, mas não estamos assim tão certos que isso aconteça.

- Defesas: Na defesa, Laurent Koscielny (6.2) segue isolado entre os defesas com mais pontos (42). O central francês que viu Éder fugir-lhe antes de marcar o golo mais importante da História da nossa Selecção, já marcou 2 golos e vem de duas jornadas consecutivas sem sofrer. As recepções a Swansea (jornada 8) e Middlesbrough (9) podem servir para que alguns elementos defensivos dos gunners, nomeadamente Koscielny e Bellerín reforcem o seu estatuto e justifiquem o preço.
    Um jogo em casa diante do Burnley leva-nos a apostar as fichas todas em Virgil van Dijk (5.4). O central holandês do Southampton tem muito para dar e com 3 clean sheets seguidas - Swansea, West Ham e Leicester - os saints parecem ter a defesa afinada, mesmo que não contem desta vez com Bertrand e Cédric.
    No Bournemouth-Hull atrai-nos o potencial ofensivo do baratinho Adam Smith (4.6), nunca se deve ignorar o momento de forma de Kyle Walker (6.0) e temos ainda alguma curiosidade para ver o que faz Marcos Alonso no 3-4-3 do Chelsea.

- Médios: Entre médios e extremos, e tendo já mencionado um senhor chamado Alexis Sánchez, continuamos a confiar no seu companheiro Theo Walcott (7.7). O extremo inglês pode perfeitamente disparar diante do Swansea (achamos que mesmo apesar do bom registo dos swans diante do Arsenal, e do factor "novo treinador" Bob Bradley, o jogo cairá para a equipa da casa), e tanto ele como Özil ou Iwobi podem ser os parceiros no crime de Alexis.
    Falámos acima de Tadic, Son e Arnautovic, mas há vários médios que importem ainda ser referidos. A relutância de Guardiola em abordar taxitavemente os processos de recuperação de De Bruyne e Sterling deixa-nos de pé atrás em relação a ambos, especialmente por estar bem perto um duelo de titãs com o Barcelona e tendo o City boas soluções de recurso. Veremos o que Eden Hazard (9.9) faz depois duma boa janela internacional ao serviço da Bélgica, e na visita do West Ham ao reduto do Crystal Palace, embora seja Antonio o elemento com mais pontos, Dimitri Payet (9.4) já começa paulatinamente a roubar-lhe os holofotes e a exibir-se ao nível que nos habituou em 15/ 16.
    Eriksen, Shaqiri, Snodgrass, Willian e Redmond são elementos igualmente apetecíveis, enquanto que no Liverpool - Manchester United, teremos a lotaria do costume relativamente aos médios de Klopp. Firmino esteve bem na ronda passada, Milner continua a ter penalties, Lallana está em dúvida (tal como Wijnaldum) e nós mantemos a nossa aposta em Sadio Mané (9.0) e Coutinho (8.3).

- Avançados: Na frente é simples. Kun Agüero (13.0) vai a jogo em casa e para os mais supersticiosos atenção porque a jornada 8 costuma ser lendária para o craque argentino (bem como para o rendimento colectivo do Southampton, nas últimas temporadas). Recuperado da lesão que o deixou em dúvida para o 2.º jogo da Argentina, tudo aponta para que Agüero jogue pelo menos 60 minutos, e deverá causar várias dores de cabeça à defesa do Everton.
    Depois de Kun, Diego Costa (10.1). Ninguém tem mais golos que o avançado do Chelsea - 6 - que embora esteja a apenas um cartão amarelo de ficar suspenso, continua a justificar a aposta dada a sua regularidade. Deeney, Callum Wilson, Charlie Austin (6.3) e Negredo são outros dos potenciais destaques ofensivos desta jornada, tendo Wilfried Bony (7.3) o jogo perfeito para voltar a ser feliz, e acreditando nós que Lukaku até pode fazer qualquer coisa no Etihad. Acima dele, no entanto, está outro compatriota - o belga Benteke, referido nos nossos 5 destaques acima.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Grant; van Dijk, A. Smith, Koscielny; Sánchez, Tadic, Arnautovic, Son, Walcott; Agüero, D. Costa

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Chelsea v Leicester City - Diego Costa; Willian
Arsenal v Swansea - Alexis Sánchez; Theo Walcott
Bournemouth v Hull City - Robert Snodgrass; Callum Wilson
Manchester City v Everton - Kun Agüero; Raheem Sterling
Stoke v Sunderland - Marko Arnautovic; Lee Grant
West Brom v Tottenham - Son Heung-Min; Christian Eriksen
Crystal Palace v West Ham - Christian Benteke; Dimitri Payet
Middlesbrough v Watford - Troy Deeney; Christian Stuani
Southampton v Burnley - Dusan Tadic; Charlie Austin
Liverpool v Manchester United - Philippe Coutinho; Sadio Mané

0 comentários:

Enviar um comentário