25 de maio de 2012

Festivais à Lupa: Rock in Rio 2012

Olá Rock in Rio, estás bom?
Espera, não te incomodes, nós respondemos por ti. Já estiveste melhor de saúde. 

    O cartaz não deslumbra, a publicidade até já nem precisa de ser a mesma porque o Rock in Rio tornou-se quase uma tradição. Porém, considerando os tempos difíceis a nível económico, ficava bem à Roberta Medina e ao pai dela organizar melhor a coisa. As infra-estruturas e todas as condições que o festival reúne são sem dúvida as melhores de qualquer um dos festivais em Portugal, o Parque da Bela Vista é o melhor local possível e imaginário, só que o senhor Medina andou a esbanjar tudo no festival no Brasil e nós cá ficamos com artistas/ bandas que não sendo maus, não cativam por aí além. O que mais nos chateia é até o facto de, considerando o que alguns artistas ou bandas presentes irão cobrar, bem que se podia fazer um evento mais em conta, com maior lucro e maior qualidade musical. Para o Brasil, o Roberto Medina leva, ora vejam só: Elton John, Rihanna e Katy Perry, tudo num dia (não é que gostemos por aí além delas, mas era um bom dia para estar no backstage. Quando dizemos elas não estamos a incluir o Elton John, que é um grande cantor), um dia dispendioso e com nomes muito pesados na indústria musical; no dia seguinte, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol e Stone Sour (um dia interessante, bem que os Stone Sour podiam ter vindo cá); no 3º dia os Slipknot (não bastava o Roberto ter o Corey Taylor uma vez no Brasil, quis tê-lo duas vezes no mesmo festival. Em Portugal, zeros). Nos restantes dias, nomes como Coldplay, Guns N' Roses, Jay-Z, System of a Down ou Shakira achamos que mostram bem quanto Roberto investiu para fazer os seus amigos zucas felizes.


Agora sim, a análise a este Rock in Rio 2012:

25 Junho
Não somos pessoas muito dadas ao metal, mas muito sinceramente, já chega de Metallica. Eles são bons, mas é assim... Lasanha é muito bom, mas se comermos lasanha todos os dias fica toda a gente a perder. A lasanha não sabe tão bem, e às tantas temos que deixar de comer lasanha. Sim, agora o leitor quer comer lasanha. É normal, um de nós também. Isto para dizer que os Metallica não deviam cá vir tanto. Evanescence é um nome diferente e que o Roberto manteve da versão brasileira de 2011, não é nada do outro mundo mas a Amy Lee tem uma voz engraçada e encaixaria bem num dia, por exemplo com Slipknot e Avenged Sevenfold. Relativamente aos Mastodon e aos Sepultura, confessamos que mais rapidamente nos apanham na sepultura do que a ouvir as músicas deles...

26 Junho
Sem estarmos com meias palavras, é o melhor dia. No nosso entender. Para um de nós, Linkin Park (oxalá se lembrem da "Pushing Me Away" em acústico) e The Offspring serão reencontros, Limp Bizkit é uma banda que talvez algumas pessoas já não pensassem que ainda ouviriam em Portugal e o destaque maior são mesmo os Smashing Pumpkins. Quanto mais músicas antigas Billy Corgan, sua brilhante careca e os seus compadres tocarem, melhor decorrerá o concerto - músicas como "Disarm", "Tonight, Tonight" (sobretudo estas duas), "Today" ou "1979" é o que se espera. Bem sabemos que eles não gostam muito de tocar músicas que os relacione ao passado... Mas é isto que o povo quer, co'a porra! Basicamente, é um dia consistente, rock. Podia ser melhor? Podia. Mas não está mau.

1 Junho
Chega-se ao dia da Criança e quem é que se vê? O Justin Bieber? Os One Direction? A Miley Cyrus?... não a Miley Cyrus agora já faz o sexo, e se ela o diz é claramente porque não quer cantar para pessoas imberbes. O dia da Criança é afinal de contas o dia Comercial. Para este dia o Roberto decidiu juntar: o Lenny Kravitz, que foi fazer uma perninha aos "Hunger Games" e que agora volta ao seu modo cantor; os Maroon 5 que são mais um daqueles nomes que não nos convence a 100% mas parcialmente sim. Normalmente gozaríamos com a voz do Adam Levine, só que olhando para as raparigas que o rapaz consegue, ficamos de pé atrás. Os Expensive Soul vão lá aquecer o pessoal e gritar "É Má-gi-co!" e depois chega a rainha do Rock in Rio - a Ivete Sangalo. E como nós estamos fartos da Ivete Sangalo. Não sabemos como é convosco, mas a Ivete para nós levanta poeira a mais e simboliza aquilo que não gostamos - "Nova edição, mesmos artistas". A Ivete é um João Baião cantante que vem ao Parque da Bela Vista cantar praticamente sempre a mesma coisa e, sempre que pode, junta-se a Alejandro Sanz para juntos cantarem o coração partido.

2 Junho
Não vamos ver este dia. Mas o Stevie Wonder também não.

Eia, os Barba Por Fazer são tão porcos. Sim, gozámos com um cego. E o leitor riu-se. Vamos dividir as culpas, e seguir em frente. O Stevie é um senhor da música e um dos nomes que valem claramente a pena nesta edição do Rock in Rio. Com o maior respeito, temos pena de não poder assistir ao seu concerto, mas o dinheiro não estica. No dia dele, actuará ainda o Bryan Adams, que trará tantas músicas do amor, a Joss Stone, que é um nome que também vale a pena como complemento dum dia, distribuirá suas rosas pelo público espectacularmente feliz e os The Gift. Um saltinho do festival da EDP no Rio Douro para o Palco Mundo no Rock in Rio han? Quem os viu e quem os vê... Contudo, julgamos que é consensual, esperemos que eles não cantem a "Gaivota".

3 Junho
Pela lógica, neste dia a média de idades dos espectadores vão subir. Vamos lá usar o acordo ortográfico, dizer espetadores como mandam agora as regras e ter uma piada fácil feita. Bruce Springsteen, acompanhado pela The E Street Band, acaba por ser invariavelmente um dos destaques do cartaz e faz-se acompanhar pelos sempre titulares Xutos e Pontapés (claramente a banda portuguesa com maior reputação e que, tocando sempre as mesmas coisas, consegue sempre ter sucesso e pôr o público português contente e saltitante), pelos James (que são também um nome diferente e que vale a pena) e os Kaiser Chiefs, que se calhar fazia sentido gritarem "Ruby, Ruby, Ruby, Ruby!" num dia mais... jovem. Contudo, gente mais velha, não se acanhem e contagiem-se com a energia do vocalista Ricky Wilson. Os Kaiser são sem dúvida uma das bandas que melhor interage com o público. Disfrutem!

    Um dia nós faremos um exercício que será criar e partilhar aqui como post cartazes hipotéticos mas realistas consoante o tipo de música e artistas que cada festival português acaba por escolher. Até lá, vão ao parque da Bela Vista, coleccionem todos os brindes (o tuga adora o grátis), andem nas diversões e no fundo pensem que se a vida começasse agora e o mundo fosse nosso outra vez, e a gente não parasse mais de cantar, de sonhar... Ok, já chega, estamos apenas a incluir o jingle do Rock in Rio num texto. Provavelmente estariam a pensar uma de duas coisas: "Que coisa tão rabiças" ou "Mas, mas, mas eu conheço isto...".

E já sabem, dia 26, os Barba Por Fazer passearão seus corpos pelo parque da Bela Vista. Sim, também vamos encher os bolsos do Roberto Medina. Porquê? Porque é tradição fazê-lo. E porque gostamos de brindes.

Atenciosamente,
MP. TM.

1 comentários:

  1. Metallica, xutos, ivete são nomes que ja tao "batidos" e que ja estamos todos fartos de ouvir.
    Concordo que fizeram algumas boas apostas (nada comparado com o RIR zuca) mas que podia ser melhor.

    ResponderEliminar