14 de maio de 2012

Convocados Portugal Euro-2012


Parece-me que me cabe as honras de abrir o dossier Euro-2012 aqui no Barba Por Fazer. Ora, o Paulo anunciou há pouco os 23 escolhidos para representar Portugal em terras polacas e ucranianas no próximo mês. Basicamente, surpreendeu a exclusão de Manuel Fernandes, a inclusão de Miguel Lopes e Custódio e o 23º jogador escolhido foi o jovem Nélson Oliveira. Vamos lá tratar de os divulgar e depois já comento a coisa como deve ser.

Guarda-redes
Rui Patrício (Sporting)
Eduardo (Benfica)
Beto (Cluj)

Defesas
João Pereira (Sporting)
Fábio Coentrão (Real Madrid)
Pepe (Real Madrid)
Bruno Alves (Zenit)
Rolando (Porto)
Ricardo Costa (Valência)
Miguel Lopes (SC Braga)

Médios
João Moutinho (Porto)
Raul Meireles (Chelsea)
Carlos Martins (Granada)
Rúben Micael (Saragoça)
Miguel Veloso (Génova)
Custódio (SC Braga)

Avançados
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Nani (Manchester United)
Ricardo Quaresma (Besiktas)
Silvestre Varela (Porto)
Hélder Postiga (Saragoça)
Hugo Almeida (Besiktas)
Nélson Oliveira (Benfica)

Agora vamos lá ver, Paulo. Uma lista engraçada só que não vejo lá o Manuel Fernandes (grande época no Besiktas, tanto a nível interno como na Liga Europa)... e vejo o Rúben Micael. Do Manuel Fernandes posso falar mais porque foi um jogador que integrou convocatórias dos jogos de apuramento e portanto não caía de pára-quedas como outros deviam cair. Passemos a analisar a coisa por sectores:

  • Na baliza, Rui Patrício justifica totalmente a titularidade com a época que fez ao serviço do Sporting. Ainda não me tranquiliza completamente, mas é o melhor guarda-redes português. Beto faz sentido ser chamado como 3º, mas o 2º nome não devia ser Eduardo (que jogou pouco pouco pouco) mas sim o mal-amado Quim.
  • Para lateral direito, considerando que Sílvio esteve muito tempo lesionado, João Pereira e Miguel Lopes são opções que fazem todo o sentido. Para lateral esquerdo, basta-nos o Fábio Coentrão. Dirá o Paulo que não chamou outro porque o Veloso também faz a posição. Aguenta-te e não te lesiones Fábio, se faz favor. Pepe é o grande defesa português desta lista. Ahhh não é português... Mas é o mais português dos não portugueses. Bruno Alves, mesmo não sentido titular absoluto, merece a chamada. Depois, chamar Rolando e Ricardo Costa dá a entender que estou a ver uma lista dos Para-olímpicos mas não. Eles são mesmo as soluções do Paulo. Chamar o Nuno André Coelho (Braga), o Neto (Nacional), o Nuno Reis (Cercle Brugge) ou o Carriço (Sporting), que adaptado a trinco cresceu imenso como jogador, para o Paulo isso é parvo. Rolando e Ricardo Costa é que são bons. Já para não me pôr aqui a falar do "Caso Ricardo Carvalho".
  • O melhor médio português em 2011/2012 fica de fora
    Houve tempos em que o meio-campo de Portugal tinha nomes como Luís Figo, Rui Costa e João Pinto... Agora já não. Para mim, Moutinho e Meireles são indiscutíveis. Tanto a nível do que deram a Portugal na qualificação como pelas épocas que tiveram nos seus clubes. O Custódio é uma agradável surpresa e um prémio justo pela época que fez. Depois há o Miguel Veloso que é um jogador lento, mas que tem um bom pé esquerdo e bate bem livres. Ora, para isso há o Hugo Viana, que é menos lento, bate melhor livres, tudo também com o pé esquerdo (com o qual põe a bola onde quer) e foi o médio em melhor forma ao longo da última época em Portugal. Mas o Hugo não, porque o Hugo encostou o Paulo Bento no Sporting. Relativamente ao Carlos Martins, questões pessoais levar-me-iam sempre a escolhê-lo, tecnicamente é justo que vá, embora não tenha jogado sempre (por lesões). Por fim, o Micael. Aquele madeirense meio calvo e raquítico vai mesmo ao Euro-2012 e eu não vou. Mas pior que eu não ir, é o Manuel Fernandes não ir... O André Martins merecia mais que o Micael, suponho.
  • No ataque fiquei chocado quando vi o nome de Cristiano Ronaldo. Estava a brincar humanos, a brincar com as vossas mentes que já me estavam a chamar burro ("mas mas um discurso tão coerente até agora e não quer levar o Cristiano Ronaldo?"). É o melhor jogador europeu claramente e esperemos que jogue segundo esse estatuto. De resto, Nani é sempre aquela base. Chega à selecção e joga por dois. Querendo levar extremos, é sempre tentador levar o Quaresma e a nível de avançados o Hugo Almeida confere sempre uma solução ofensiva diferente e útil. E antes de falar do mais novo jogador de todos, falo do Varela e do Postiga. Eu gosto do Varela, mas não gosto do Postiga. No entanto, não levava nenhum. Quanto muito até aceito a ida do Varela (porque jogadores como o Vieirinha por exemplo nunca foram integrados na qualificação) mas o Postiga... O Postiga salvou há uns dias o Saragoça de descer, han muita bem Hélder, grande campeão. Em vez de ti, Hélder, levava o Ricardo Vaz Tê, que é o jogador português com mais golos... a seguir ao Ronaldo, claro. Mas lá está, o Vaz Tê, tal como tantos outros poderiam e deveriam ter sido experimentados durante a qualificação. O poderio do Jorge Mendes e a mente fechada do Paulo e dos seleccionadores que temos sempre leva-nos a rodar sistematicamente entre o mesmo leque de opções e a não potenciar e valorizar jogadores de equipas mais pequenas ou/e consoante o momento de forma que apresentam. Por fim, o Nélson. O Nélson foi o 2º melhor jogador do mundial sub-20, é do Benfica, e marcou um golo nos oitavos da Champions na sua estreia europeia. Para mim chega. E eu digo já que acho que vai ser titular contra a Dinamarca (no 2º jogo da fase de grupos) e vai agarrar o lugar aí. Boa sorte a estes 23, mas deixo só aqui uns nomes, por respeito, com os que mereciam maior atenção sublinhados...

    Quim, Nuno André Coelho, Ricardo Carvalho, Bosingwa, Neto, Daniel Carriço, Nuno Reis, Hugo Viana, Manuel Fernandes, André Martins, Ricardo Vaz Tê.

    Acompanharemos este Euro-2012 aqui no blog de uma forma diferente e personalizada. E esperamos que o façam connosco. MP

0 comentários:

Enviar um comentário