16 de setembro de 2011

Vermelho por Palavras: Porque é que não te reformas Giggs?



Às vezes o futebol tem um senão: é injusto. Vi nos últimos três dias os 4 jogos das 4 equipas portuguesas presentes nas competições europeias e concluí isso mesmo.
O Sporting encontrou uma equipa à sua altura, com capacidade de construção de jogo similar ao Alta de Lisboa ou Telstar (equipas que o Sporting, na sua pré-época, venceu por 3-0; mais um golo, menos um golo do que frente ao Zurique, não há grande diferença).
A vitória foi justa, o futebol jogado foi pouco mas o destaque do jogo foi mesmo a falta de conhecimento das regras/ falta de QI dos jogadores da defensiva leonina. Ora, depois de, frente ao Paços de Ferreira, o Sporting ter sofrido um golo a partir dum livre indirecto na grande área, frente ao Zurique… Rui Patrício decidiu agarrar a bola mais uma vez quando não podia. Muita gente defende que ele é o melhor guarda-redes português actualmente mas a verdade é que não me apetecia muito em cada jogo de Portugal ter um livre indirecto dentro da área e a verdade é que o Eduardo neste momento joga melhor que o Rui Patrício com os pés. Porquê? Porque está bastante habituado a ajudar a aquecer o Artur com remates. Acrescento ainda um pormenor sobre o Sporting. É curiosa a baixa estatura média dos jogadores do Sporting. Num livre indirecto dentro de área só há uma coisa a fazer: não acertar no Oguchi Chijioke Goma Lambu Onyewu. Se não se acertar nele e se se levantar bem a bola, a bola vai à baliza de certeza.
Os jogadores do Sporting estão em “estado de graça”. Venceram dois jogos consecutivos e neste último conseguiram inclusive não sofrer golos. O problema é que se avizinha um intenso confronto com o Rio Ave, a equipa que no ano passado mais rematou contra o Sporting. O Sporting poderá mesmo até terminar esta jornada no 5º lugar, muito abaixo das aspirações do início de época, mas muito acima do que parecia o incontornável destino do Sporting há uma semana atrás.

Já no jogo do Porto vi só coisas raras. Os russos, em vez de ponderados e frios na hora de abordar o lance como habitualmente, pareciam Bynias brancos; o Hélton deu um frango; o Hulk falhou um penalty que, ainda para mais, foi bem marcado. É assim o Hulk, quando lhe inventam penaltys… Como desta vez era mesmo grande penalidade ele não deve ter sabido como agir, então falhou. Mas depois redimiu-se com um daqueles momentos dos quais não gosto no Hulk – dá-lhe vontade de marcar um golo/ matar um guarda-redes e remata uma bola a 400.000.000km/h. É chato. Desse jogo posso deve-se ainda acrescentar o bom momento que James Rodríguez mantém e o festejo de Kléber com Vítor Pereira. Um festejo… erótico?! Temo que sim. Cada treinador tem os seus critérios de selecção do onze, já se percebeu que as vitórias associadas a sexo já não se baseiam apenas na arbitragem.

Do Braga não há muito que falar. Há que dar os parabéns pela primeira vitória de sempre em Inglaterra e um aplauso para o Hélder Barbosa que decidiu finalmente mostrar que sabe jogar a bola vários jogos seguidos. Sempre que o Nuno Gomes faz algo bem no jogo eu fico contente por ele, mas rio-me sempre como se ele fosse menos capaz que os outros, talvez por já ser velhinho “Este Nuno Gomes…”.

Finalmente, o que interessa – o Benfica! O Benfica, ao contrário das outras 3 equipas portuguesas jogou com um adversário a sério (sim portistas, o Shakhtar também é, mas não se compara com o Manchester United). Quem é que visitou o Benfica? Há quem lhe chame Manchester United. Eu prefiro dizer que é um clube que nos últimos quatro anos esteve em 3 finais da Champions League e julgo que nos últimos 5 anos tenha estado em 4 meias-finais. Ou seja, é claramente uma das 3 melhores equipas do mundo da actualidade e é o nº1 do Ranking da UEFA. “O quê? Não é o Barcelona?”, Não. Não é. 
O Benfica jogou então com este senhor Manchester e empatou 1-1. Mas merecia ganhar, vejam bem. Apesar do jogo apagado de Witsel e de Aimar, o Benfica teve em Luisão um porto seguro da defesa e em Cardozo um ponta de lança como deve ser. Gaitán fez um bom jogo na ficha de jogo e nos resumos televisivos, e Nolito esteve “a um bocadinho assim” de ser, mais uma vez, o herói da Luz. No Manchester, Rooney agradecerá não haver 19 Luisões na liga inglesa porque senão não tinha os golos que tem (8 golos em 4 jogos) e foi bom o Manchester ter jogo com o Chelsea neste domingo porque assim o Ashley Young não andou a fazer das suas, nem o Nani (durante mais tempo). Com gestão de plantel ou não, o Manchester foi inferior ao Benfica e teve sorte por conseguir 1 ponto na Luz num jogo em que apesar de ter tido mais posse de bola, foi muito inferior a nível de oportunidades claras de golo. O homem do jogo talvez tenha acabado por ser um lindo guarda-redes (não, não o estou a classificar fisicamente, estou apenas a fazer um trocadilho com o nome dele – Lindegaard). Destaque ainda para Giggs, que foi quem acabou por marcar ao Benfica. Julgo que Giggs vá ser mais um caso como Maldini, em que se retirará do futebol saindo directamente para um lar de idosos. Em suma, foi pena, mas a nossa Liga dos Campeões é com o Basileia e o Otelul Galati, esse colosso romeno.

Conclusão europeia: das 4 equipas portuguesas, a que jogou melhor foi aquela que empatou. Mas acho sinceramente que todas vão passar a fase de grupos das 2 competições em que estão envolvidas.

Por essa europa fora, destaque para David Luiz que voltou a jogar e marcou, para o Real Madrid que jogou de vermelho e branco e assim se explica o bom jogo de Coentrão e o golo marcado por Di María e para Radamel Falcao, que ao fim de 3min em campo estreou-se a marcar pelo Atlético Madrid.

Acrescento por fim que a Rússia ganhou o Campeonato do Mundo de futebol de praia, derrotando o Brasil na final por 12-8. Ver a Rússia ganhar numa competição de futebol de praia faz-me acreditar que Portugal pode vencer os Jogos Olímpicos de Inverno.

E acrescento algo que soube há pouco. Quando Jorge Jesus abandonou o Braga rumo ao lugar onde seria feliz, António Salvador teve 2 nomes para escolher como sucessor: Domingos Paciência e André Villas-Boas. Escolheu Domingos. São opções. Paciência. MP

0 comentários:

Enviar um comentário