14 de setembro de 2011

Remate à Benfica: As Grandes Penalidades


    «Os três penaltis foram bem assinalados.» - E é assim que começo. Com uma frase de Jorge Jesus e que está correcta. Porquê? Porque a trajectória da bola é desviada pelo braço nos dois últimos penaltis e porque N'Diaye é maluco ao atropelar Javier Saviola. Muita coisa se disse. Muitos bitaites. Eu limitei-me a rir. Porquê? Porque só não vê os penaltis quem não quer ou não procura ver. Vamos então esmiuçar as grandes penalidades:

Penalti nº 2:
    Peço que carreguem no play e seguidamente da tecla "4" do vosso teclado. Aí serão capazes de ver (a não ser quem não quer ver) que a bola sofre duas mudanças de trajectória. A primeira quando bate na coxa/bacia de Adoua e a segunda quando embate no braço direito. E com que parte do corpo ele disse que tinha cortado? Com a barriga. Ora... com a barriga não foi de certeza. Então porque razão Adoua disse que foi com a barriga? Porque de facto lhe bateu no braço. Ficou ainda por mostrar o vermelho directo ao jogador porque a bola ia para baliza.

Penalti nº 3:
    Aqui está presente a terceira grande penalidade. A bola sofre novamente duas mudanças de trajectória como podem verificar carregando novamente no play e posteriormente na tecla "5" do vosso teclado. A bola embate no bíceps de N'Diaye e depois bate na sua cabeça. Mandam as leis do futebol que, se o jogador toca deliberadamente na bola com qualquer zona do braço, marca-se falta. Ora, o N'Diaye não está a proteger a cara porque os seus braços estão esticados perpendicularmente ao seu rosto. Eu pelo menos não protejo a minha cara desta forma. Apesar da decisão de Duarte Gomes (que eu já aqui critiquei e continuo a não gostar dele) estar certa, na minha óptica não se devia marcar penalti porque foi um remate "à queima-roupa" e poderia deixar-se jogar. Contudo, N'Diaye não abordou bem o lance e deveria ser o seu segundo amarelo e consequente expulsão, mas Duarte Gomes não lhe mostrou o amarelo quando atropelou Saviola.

    Bem antes das três grandes penalidades houve uma mão de Alex dentro da área do Vitória que originaria a primeira grande penalidade (Ver Aqui) e também a expulsão de Alex por acumulação de amarelos. Contudo, nenhum dos seres que acha que os três penaltis são uma vergonha refere esta mão. Porquê? Porque não lhes convém mostrar tudo. Só os factos contra o Benfica (que, com arbitragem rigorosa, não existem) é que são relevantes. Até alguns ditos órgãos sociais que dizem prezar pela imparcialidade, atacaram, de certa forma, o bom nome de Jorge Jesus e a grande instituição que é o Sport Lisboa e Benfica. Com atitudes destas, dificilmente conseguirão ombrear com grandes nomes do meio social desportivo como o jornal ABola, Record e até mesmo OJOGO.
    Também li muitas vezes comentários de pessoas que acusam o descaramento de Duarte Gomes ao ter apitado os três penaltis. Então? Num jogo só pode haver um penalti por equipa, é isso? Quando as grandes penalidades existem, marcam-se. Assim, rigorosamente existiram quatro penaltis, embora eu só considere que tenham existido três: a mão de Alex (não assinalado), o atropelamento de N'Diaye a Saviola e o braço de Adoua.
    Se querem um trabalho bem feito, analisem ao detalhe as imagens. Não façam juízos sem que tenham a certeza (apesar de ser a vossa vontade).

    Parei a minha argumentação para falar de Manchester. Não, não vou dar uma aula de História. Vou apenas enaltecer a forma das duas equipas de Manchester: Manchester City e Manchester United. Ambas estão com uma forma tremenda (um bem haja a Futre). O City parece estar finalmente no rumo certo: o das vitórias. Mancini tem bastantes e muito boas opções no plantel e parece estar a saber gerir. Já o rival Manchester United que calhou no grupo do Benfica na Champions League, parece ter reunido um grande grupo de jovens dos quais se têm destacado Anderson, Phil Jones, Smalling, Cleverley e Young. A isto soma-se Wayne Rooney, que está a ter um início de época tremendo (outro bem haja a Futre) e julgo, inclusive, que irá realizar a sua melhor temporada da carreira e estará no Top 3 dos melhores do mundo e também Nani, que continua na sua grande forma a que já nos habituou.

    Amanhã é dia de ir à Luz apoiar o Benfica no grande encontro frente ao Manchester United. Espero sair de lá com um sorriso, apesar de achar que vai ser muito complicado devido à forma da equipa inglesa. Mas há que acreditar. Carrega Benfica! TM

0 comentários:

Enviar um comentário