1 de setembro de 2011

Música, Verão e... Cenas


Pois é, meus caros… Como é prometido, voltámos dia 1 de Setembro. Voltámos e o Verão já se está a acabar… tudo más notícias. Da primeira notícia sou culpado. Da segunda é o Continente que juntou Justin Bieber ao regresso às aulas das criancinhas (acontecimento ao qual associo sempre a fim do Verão).

Como podem verificar, não tive muita imaginação para o título. Pensei escrever apenas “O Verão”, mas depois sentia-me como se estivesse a escrever uma composição para concluir o décimo segundo ano nas Novas Oportunidades (ou para um teste de português do quarto ano. Não diferem em muito). Optei por este porque também não quis correr o risco de pensar demais e acabar por escolher um demasiado rabiças.

Bora fazer um mini balanço do que já passou do Verão? Bora lá, então… Festivais, praia, incêndios, pessoas que sofrem da cabeça, praia, música e alguma praia. Penso que não me falta nada.

Tudo começou com os festivais de Verão, aos quais não participei. Porquê? Uns porque achei que não valiam a pena e outros porque sou apenas parvo. Alive ’11: tive muita pena de não ter ido e consequentemente falhado os concertos de dia 7 (Foo Fighters, My Chemical Romance, Jimmy Eat the World) e um pouco de dia 8 (Chemical Brothers e Klepht).  Este é o festival em que o palco cede e ao qual eu não fui porque sou parvo. O Optimus Alive é o festival que reúne melhor música (falo por mim) mas tem muito a melhorar, na minha opinião.
Seguiu-se o último concerto da Open Air Tour dos Bon Jovi, no Parque da Bela Vista. Um concerto perfeito e quem lá esteve (como eu) certamente partilha da mesma opinião.
Por fim, surge o Sudoeste TMN. Um festival que utiliza o slogan “Vens Ver ou Vens Viver?”, mas que poderia utilizar “Vens Ver ou Vens Sobreviver?” devido ao clima digno de Faroeste que lá se vivia. Mais de quarenta assaltos por dia (sem contar com os que não fizeram queixa) e rumores de violações. Muitos queixam-se que foi Snoop Dogg quem trouxe este mau ambiente ao festival, trazendo aqueles seres que julgam que são fixes por roubar, fumar e mal tratar. Contudo, tento acreditar que este clima não afectou a totalidade dos campistas e que realmente houve uma parte que se conseguiu divertir sem problemas. Grande parte dos jovens só assistiu aos nomes mais sonantes como o caso de Snoop Dogg, Kanye West e Swedish House Mafia e preferiu gastar o resto do tempo a embebedar-se. Ora... pagar 90 euros para me embebedar num local com campismo e música, prefiro ir ao Avante que fica mais em conta e não se perdem grandes concertos... Assim, nomes como The National e Janelle Monáe ficaram com um público algo reduzido e, de facto, não merecem. Tenho pena de não ter assistido ao concerto de Kanye West, mas acredito que volte a Portugal e a um palco maior, digno do artista que é.

Falemos então de quem sofre da cabeça. Não, não é a Amy Winehouse. Apesar de não ter todos os parafusos no sítio, tinha um talento imenso que para sempre irá ser lembrado pois as músicas são eternas. Um pouco rabiças, mas é a verdade.
Quem realmente sofre da cabeça é Anders Breivik. Norueguês que acordou de manhã e pensou: “Bom, nem é tarde nem é cedo… vou matar pessoas!” – e assim o fez. Não consigo perceber este tipo de seres, nem quero. Perante um homem que se sente realizado ao matar pessoas julgo estar no meu direito de achar que ele não merece vida. Eu sinto-me realizado trabalhando no que gosto, fazendo o que gosto e estando com quem gosto. É uma cena minha… não sei se existe mais alguém a pensar assim ou se sou eu o maluco.
Outra cena (estou a utilizar esta palavra algumas vezes para tentar dar um mínimo sentido ao título) que está na moda… os gangues. A cena deles é roubar, julgar que têm poder sobre tudo e vandalizar (como recentemente se viu em Inglaterra). Tudo isto para serem fixes e felizes. Incomodam-me um bocado. Sendo um pouco radicalista e labrego na tasca: deviam colocá-los todos numa ilhota bem longe de tudo para serem felizes matando-se à vontade e à vontadinha. Sempre estavam entretidos na cena deles e ninguém se chateava.

Por fim, vem a praia. Desfrutei bastante. Quer em dias de sol, nuvens e chuva. Não sou muito esquisitinho. Desde que haja calor, há vontade. Agora dou-vos uma boa notícia: os dias de sol e calor ainda não se foram embora. Diz que na próxima semana haverá sol e calor para todos. Mas quem é que diz? A meteo.pt. Para quem não sabia que o site existia, passa a saber por um parvo. E assim me despeço. Amanhã é dia de Vermelho Por Palavras. Stay tuned. TM

1 comentários:

  1. Concordo com a escolha do melhor festival deste ano, Alive sem dúvida!
    O Sudoeste é pena ter ficado manchado pelos constantes assaltos, e concordo os The National mereciam mais público.

    ResponderEliminar