6 de setembro de 2011

Remate à Benfica: Más atitudes em pouco futebol

                Por muito que não queira, tenho que comentar o assunto do momento. O caso Ricardo Carvalho-Paulo Bento.
                Sempre gostei do Ricardo, tanto profissionalmente, tanto como pessoa que demonstra ser. Mas não posso estar do lado de quem erra. Errar é humano, mas persistir no erro é burrice. E foi, não totalmente, o que Ricardo Carvalho fez ao não ter apresentado um pedido desculpas.  Não vou arranjar suposições sobre o que ia na cabeça do Ricardo porque não sei. Regra geral, não falo do que desconheço. O que é certo é que ele não teve uma atitude correcta. Segundo o meu ponto de vista, depois de assentar as ideias, ele deveria ter pedido desculpa aos portugueses e à Federação pelo sucedido. Mas não foi isso que fez. Assumiu que estava arrependido porque agiu de cabeça quente, contudo, afirmou também que poderia chamar de mercenário a Paulo Bento por não servir a Selecção Nacional sem ser a troco de dinheiro. Uma afirmação que desgostei de ouvir da boca de Ricardo Carvalho. Ele tem clube que lhe paga o salário, daí não precisar de receber dinheiro na Selecção. Mas se o quisesse, tinha bom remédio: renunciar. Não ganhava dinheiro, mas também não jogava. Porém, ser Seleccionador Nacional é o trabalho de Paulo Bento. Ou seja, ele tem de receber dinheiro por trabalhar, julgo eu.
                O Ricardo é um dos jogadores por quem mais nutro respeito no mundo do futebol. É um verdadeiro senhor, tal como Rui Costa. E não é uma atitude menos boa que mancha uma carreira (a não ser que sejam atitudes completamente extremistas). Não foi uma cabeçada em Materazzi que manchou a carreira de Zinedine Zidane. Não vai ser um triste e pequeno acontecimento que manchará Ricardo Carvalho. Contudo, reafirmo que penso que ele deveria apresentar um pedido de desculpas e, posteriormente, resolver as coisas com Paulo Bento. O Seleccionador Nacional mostrou, em entrevista ao Trio de Ataque, na RTPN, estar aberto para falar com Carvalho quando ele bem entender e que a sua chamada seria uma consequência dessa conversa.
                Concluindo o tema, faço votos para que tudo se resolva entre ambas as partes.

                Quanto à Selecção Nacional, jogou pouco à bola. Um jogo que quase me fez adormecer, confesso. Tenho que agradecer aos cipriotas (gregos de pechisbeque, segundo MP) o facto de terem cantado o nome de Messi e, consequentemente, terem irritado o grande Cristiano Ronaldo que lhes mandou logo duas batatas e serviu outra. Só para verem quem é que manda.

                Hoje vi um Leiria muito fraquinho que foi goleado por uma exibição q.b. dos azuis e uma excelente de James Rodríguez. O pequeno Leiria bem tentou simular um apagão para fazer com que os das riscas ficassem “frios” e jogassem um pouco pior, mas não conseguiram aguentar o barco. Perderam e continuam a conseguir ter menos pontos que o Sporting.

                Agora quero falar do Benfica. Dos novos jogadores, gosto bastante de Witsel, Nolito e Artur. Contudo, venho destacar um jogador que tem passado um pouco despercebido - Emerson. Tem feito grandes jogos e foi uma das melhores aquisições do clube. Obviamente não faz esquecer Fábio Coentrão, mas cumpre a sua função da melhor maneira. É normal que Capdevila vá ficando de fora perante as exibições do brasileiro. O que não é normal, na minha perspectiva, é Capdevila ter ficado de fora em vez de Jardel. Jesus justificou dizendo que preferia ter um central que fizesse mais posições do que um lateral esquerdo que apenas faz essa posição. Ora… eu não estou a ver o Jardel a lateral esquerdo. Eu nunca gostei do Capdevila. É dos jogadores que menos gosto no mundo futebolístico, mas daí a preferir o Jardel a lateral esquerdo, vai alguma distância. TM

0 comentários:

Enviar um comentário