9 de setembro de 2011

Vermelho por Palavras: a Girafa eterna e o Aposentado pai de Lyonce Viiktórya


Quatro jogos, quatro vitórias. É assim que o Porto está a começar o campeonato. Se nas duas primeiras jornadas me queixei de lances polémicos ou grandes penalidades estranhas, frente a União de Leiria e (hoje) Vitória de Setúbal a equipa de Vítor Pereira mostrou bom futebol e muitas soluções no plantel. Chateia-me um pouco admitir mas eles estão a jogar bem. Inteligente da parte do Porto jogar 3ª e 6ª, correndo risco do ponto de vista físico, mas passando a ver o Benfica abaixo. Eles que, pela voz do seu treinador, não têm tempo para ver o Benfica jogar, parece-me que pensam bastante precisamente no Benfica na altura de agendar os jogos. 
Nestes 2 jogos do Porto destacaria, acima de tudo, James Rodríguez. O jovem colombiano, que já no ano passado fez uma extraordinária época de estreia na Liga ZON Sagres, parece-me que terá nesta época todas as condições para ser uma das principais figuras do campeonato, conseguindo mais minutos que Silvestre Varela. Só de pensar que James foi mais um que o departamento de prospecção do Benfica descobriu mas que não conseguiram contratar… Nos 4 blocos de 45min do Porto nos últimos dois jogos destaco os segundos 45min com o Vitória de Setúbal em que Vítor Pereira optou por um meio-campo com Defour-Moutinho-Belluschi, um meio-campo que não ganha a Javi-Witsel-Aimar mas que pressiona muito bem, faz o jogo respirar e pensa bem o jogo.

Abri este texto com o Porto, e mantendo-me cordeal e falando das senhoras primeiro, podia agora falar do Sporting. Mas não o vou fazer. Porquê? Por respeito aos mais fracos. O Sporting ocupa o 12ºlugar. Ora, eu não tenho por regra falar do Olhanense, portanto não vejo necessidade de falar de equipas que disputam esse tipo de lugares. 
Não falo do Sporting mas falo dum ex-jogador do Sporting. Na realidade não é bem ex-jogador. Yannick Djaló. Sim, o pai de Lyonce Viiktórya (sim, tive que ir ver o nome ao Google) está neste momento num “lusco-fusco” a nível clubístico. Consta que Djaló deu o “sim” ao Nice muito próximo da meia-noite (fecho do mercado de transferências e inscrições nas ligas) e então o Nice inscreveu-o depois da hora. A FIFA não abriu uma excepção (e bem) para que não se criasse um perigoso precedente e agora Djaló só poderá jogar em Janeiro (a não ser que a FIFA ceda perante o recurso). Tenho pena de Yannick pois merecia tentar afirmar-se desde já na liga francesa, e sei que o que vou agora dizer não se passou mas é uma interessante dica para jogadores preguiçosos mas gananciosos – aceitam os termos do contrato às 23h59, assinando o contrato e garantindo o vencimento, mas depois já não podem ser inscritos na liga. É que convém recordar que Djaló é um jogador a quem não faltará entretenimento em casa.

Começam agora a surgir os nomes dos candidatos à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Filipe Soares Franco (ex-presidente do Sporting) será um, mas o Sporting não o apoia. Apoia sim Hermínio Loureiro, o homem que se demitiu da liga porque a FPF lhe passou por cima no “caso Hulk”. Deduzo que o Hermínio não queira que isso volte a acontecer e então está a tentar garantir que ocupa um cargo onde ninguém lhe possa passar por cima. Fala-se que os clubes, na sua generalidade, querem Fernando Gomes (presidente da Liga de Clubes) para o cargo. Eu não faço ideia o que é que Fernando Gomes vale, mas tendo em conta que o ano passado abandonou um cargo no Futebol Clube do Porto para ir para a Liga, e nesse mesmo ano o Porto foi campeão invicto… Não me parece o mais acertado. O mais acertado parece-me sim, e não é por ser confesso benfiquista, Fernando Seara. O presidente da câmara de Sintra já mostrou ser uma pessoa com o perfil certo – homem sério, justo, qualificado, com gosto pelo futebol. Só que tem uma característica que incomoda muita gente – é do Benfica.
Quem também parece ter admitido finalmente o seu amor pelo clube é Luisão. A girafa capitã renovou pelo Benfica até 2016 (na altura terá 35 anos) e contagiado pelas emoções dos últimos dias afirmou querer acabar a carreira no clube. Acho um gesto bonito, que não apaga evidentemente as várias tentativas de fuga frustradas. Espero que a atitude de Luisão seja genuína e contagiada sim pelo bom futebol que o Benfica pratica e por dar mostras de que vai melhorar e não por perceber que já muito dificilmente sairá para um clube maior (isto foi uma piada, naturalmente não há clube maior). De resto, acho normal Luisão querer renovar agora que tem Artur na baliza. Há guarda-redes que valorizam qualquer defesa e qualquer colectivo. Este é o meu estilo – deixar um elogio a Artur Moraes em cada texto.

Amanhã é dia de ir à “Catedral” ver Witsel e Aimar espalharem classe e magia. Honestamente lançava no onze titular o peso pesado Bruno César, deixando Nolito entrar apenas na segunda parte (poupando-se para o jogo da próxima 4ª feira). E confesso que gostava de ver Nélson Oliveira ou Rodrigo entrarem na segunda parte. MP

PS: Na fase de grupos, no grupo de Benfica e Manchester United está também o Basileia, da Suiça. É precisamente nesse clube que o jovem Xherdan Shaqiri começa a dar os primeiros passos. No último jogo da selecção suiça, Shaqiri fez um hat-trick, virando o jogo sozinho (ver aqui). Não jogará na 1ª jornada da Champions League, mas é um elemento a ter em conta nos restantes jogos.

0 comentários:

Enviar um comentário