20 de setembro de 2011

Remate à Benfica: Mãozinhas Marotas


    Hoje vou fazer um regresso ao passado. Mundial de 2002, Portugal-Coreia do Sul. Expulsão e posterior agressão de João Vieira Pinto ao árbitro argentino Angel Sanchez. Esta agressão valeu ao jogador 6 (seis) meses de suspensão.
    Agora voltemos ao presente. Quinta jornada da Liga Zon Sagres, Feirense-F.C.Porto. Rabiola impede James Rodriguez de prosseguir a jogada (sem qualquer maldade) e o jogador do Porto agride o do Feirense exactamente da mesma maneira que João V. Pinto agrediu o árbitro argentino. Consequência: Um jogo de suspensão.
    Julgo que a discrepância entre as sanções é completamente ridícula. Um jogo para James Rodríguez por ter agredido um jogador com um soco no abdómen? Em que é que difere uma agressão a um árbitro de uma agressão a um jogador? Em nada. Ambos são seres humanos e intervenientes do jogo. Portanto... um castigo (bem) mais pesado adequaria-se mais. Mas a suavidade de tratamento para com o clube do norte é mais do que conhecida. Na temporada 2009/2010 foi talvez a única vez em que se fez justiça perante as agressões bárbaras de Hulk, Sapunaru e Cristian Rodriguez.


    No jogo do grande Sport Lisboa e Benfica houve um penalti por marcar a favor da Académica quando o resultado estava 0-0. É de difícil percepção (como os da semana passada) porque Bruno César está mesmo no limite da grande área e, assim sendo, foi marcado um livre e não grande penalidade. No entanto, também existe um penalti a favor do Benfica que não foi assinalado. Desta vez não foi uma mãozinha marota, mas sim um coto maroto que impediu um belo golo do Chuta-chuta. Outro coto maroto foi o do senegalês Abdoulaye Ba que agrediu Javier Saviola violentamente. O senegalês, obviamente que aprendeu isto nos juniores do seu clube: F.C.Porto. Julgo que se continuar a agredir desta forma, tem entrada garantida no onze dos azuis na temporada 2012/2013.
    Uma vitória por 4-1 e que dá ao Benfica o melhor ataque da liga e uma igualdade de pontos com o Porto antes do clássico de Sexta-Feira. Espera-se um grande jogo e pede-se ao clube da Luz que, no mínimo, não deixe fugir o clube do norte. Sendo que a vitória, obviamente, é o que mais se quer.

    Por sua vez, o Sporting decidiu novamente pregar um "cagaço" aos seus adeptos e, a ganhar 2-0 aos 3 minutos, deixou-se empatar. É verdade... Eu esperava uma vitória do Sporting, mas não me espantaria que perdessem ou empatassem. O clube de Campo-Grande (terra dos pombos e dos transportes públicos) é muito inconstante e de onde tudo se espera. Há que tentar ter alguma estabilidade para se poderem levantar.

    Para terminar, tenho que falar sobre um jogador que saiu de um clube em que era um ídolo em troca de mais dinheiro e, diz ele, mais títulos. O seu nome é Fernando Torres. Torres saiu do Liverpool (clube a que tenho um grande carinho) por cinquenta e oito milhões de euros e desde então é vê-lo a descer de forma. Parece que quem sai do clube da terra dos Beatles por mais dinheiro, sai-se mal (Michael Owen também não se saiu muito bem). Neste último fim-de-semana, Torres recebeu um grande passe de Ramires, passou por Cech e, de baliza aberta, manda para fora. Já o classificam como falhanço do século. De facto, um jogador que proporcionou uma transferência milionária tem obrigação de fazer mais e melhor (como no primeiro golo ao Manchester United). TM

0 comentários:

Enviar um comentário