21 de julho de 2016

Man Utd, Southampton, West Ham, Liverpool e Chelsea 2016/ 17: Tantos cães, um só osso

Na passada terça-feira deixámos aqui a nossa previsão/ sugestão em relação ao futuro do Top-4 da última Premier League - Leicester, Arsenal, Tottenham e Manchester City.
    Hoje é a vez das restantes 4 equipas mais fortes. Como sempre, a projecção destes plantéis visa ser um ponto de equilíbrio entre o que é provável ainda acontecer neste Verão e as contratações que sugeríamos rumo aos objectivos de cada equipa. Todos os plantéis destas rubricas são ficcionais, fruto da nossa imaginação mas construídos com o conhecimento que temos das equipas e tentando ir ao encontro dos perfis de jogadores que cada equipa precisa, respeitando de certo modo a polícia de contratação/ prospecção de cada emblema no processo de tomada de decisão.
    Guardiola chegou ao Manchester City, mas José Mourinho chegou ao Manchester United. Desde a apresentação do técnico português (o special one tem que ser humilde e recuperar a fome e paixão de vencer doutros tempos, perdendo o seu lado conservador com o excelente plantel que terá à sua disposição) já chegaram a Old Trafford 2 craques - Ibrahimovic e Mkhitaryan são uma verdadeira revolução por si só. Mas a coisa não deve ficar por aqui.
    O Southampton, com Puel a suceder a Koeman, tem que encontrar soluções para as saídas de Mané, Pellè e Wanyama; enquanto que apostamos que o West Ham vai chocar o mundo do futebol com 1 ou 2 negócios estratosféricos de acordo com as renovadas ambições (e novo estádio) do clube orientado por Bilic. Por fim, Liverpool e Chelsea terão em 16/ 17 a vantagem "física" de não estarem na Champions ou Liga Europa, conjugada com o facto de terem no banco 2 treinadores entusiasmantes que vibram com o jogo como poucos, Klopp e Conte.

Manchester United


  • Guarda-Redes: David De Gea, Sergio Romero, Sam Johnstone
  • Defesas: Fabinho (Mónaco), Matteo Darmian, Antonio Valencia; Chris Smalling, Phil Jones, Marcos Rojo, Eric Bailly (Villarreal); Daley Blind, Luke Shaw
  • Médios: Michael Carrick, Morgan Schneiderlin, Ander Herrera, Bastian Schweinsteiger, Marouanne Fellaini, Paul Pogba (Juventus)
  • Extremos: Jesse Lingard, Henrikh Mkhitaryan (Borussia Dortmund), Memphis Depay, Anthony Martial, Ashley Young
  • Avançados: Wayne Rooney, Marcus Rashford, Zlatan Ibrahimovic (PSG)
   Como um novo treinador pode transformar drasticamente o alcance e a política de transferências de uma equipa... José Mourinho, finalmente um herdeiro adequado ao legado deixado por Sir Alex Ferguson, depois de Moyes e van Gaal serem experiências falhadas, goza de uma aura especial em Inglaterra. Mas tudo é mais fácil quando se tem como amigo um craque chamado Zlatan Ibrahimovic.
    É de esperar que Mourinho acrescente ainda uns 2 ou 3 reforços, mas juntando jogadores de topo ao elenco já existente, as aspirações do clube mais titulado de Inglaterra disparam logo para outro patamar. De Gea, um dos melhores do mundo e o melhor em Inglaterra nas duas últimas temporadas, é um dos indiscutíveis do plantel, desejando se calhar menos trabalho e passar para 2.º plano (seria sinal que os elementos do ataque estariam a sobressair). A acompanhá-lo, Romero e Johnstone.
    Para a defesa já chegou o central Eric Bailly, ex-Villarreal, no qual Mourinho confia, e que deve tornar-se o parceiro de Smalling no centro da defesa. Se Phil Jones e Rojo continuarem, não há necessidade de mais nenhum central, enquanto que do lado esquerdo o polivalente Blind e Shaw (oxalá não se lesione) dão uma boa dor de cabeça ao treinador português. Connosco, Darmian teria o lugar de lateral-direito para ele, mas desconfiamos que Mourinho possa não ser fã do italiano, reforçando-se com um elemento como Fabinho (junta à profundidade dada a lateral a capacidade de actuar a meio-campo) e mantendo Valencia no plantel.
    A renovação de Carrick foi importante porque é um dos jogadores do "velho" Manchester, e entre Schneiderlin, Ander Herrera, Schweinsteiger e Fellaini, para já não riscamos nenhum. Se Mourinho preterir 1 ou 2, então será sinal que o super-reforço de que falamos em seguida não chegará sozinho ao meio-campo dos red devils. Quando falamos de um super-reforço falamos de Paul Pogba. Acreditamos que o médio da Juventus possa proporcionar uma loucura e uma transferência recorde (120 milhões?) para o futebol mundial, regressando a uma casa donde saiu a custo zero. Se o United não conseguir Pogba, só vemos duas hipóteses: ou permanece em Turim, ou assina pelo Real Madrid.
    Nos flancos, Lingard e Martial deverão continuar a sua evolução, com o pau-para-toda-a-obra Ashley Young ao serviço do novo treinador, e Memphis Depay a merecer uma oportunidade para rivalizar a sério com Martial. Depay nunca teve a confiança de van Gaal, mas Mourinho pode ter nele o seu novo Hazard. De qualquer forma, seja a extremo-direito ou no lugar do quase extinto 10, o arménio Mkhitaryan promete ser o organizador de jogo da equipa. E sim, Mata deve seguir para outras paragens. Típico.
    Para o ataque já chegou Zlatan. Uma verdadeira bomba! Cumpre-se o sonho de qualquer adepto de ver Ibrahimovic em Inglaterra, e ainda por cima num reencontro com Mourinho. Mesmo a caminho dos 35 anos, o sueco fará estragos, e não nos parece que sejam necessários mais avançados uma vez que há Rooney (já chega de o recuar cada vez mais no terreno de jogo em sacrifício de todos) e permitindo a Rashford continuar a evoluir. Para nós, o medo dos adeptos de que Mourinho poderá pôr em causa a política de aposta na formação tem a sua razão de ser, porque Mourinho quer ganhar já, mas ao contrário de Fosu-Mensah ou Cameron Borthwick-Jackson, Rashford e Lingard devem continuar a ser aposta.


Southampton


  • Guarda-Redes: Fraser Forster, John Ruddy (Norwich), Paulo Gazzaniga
  • Defesas: Cédric, Cuco Martina; Virgil van Dijk, José Fonte, Maya Yoshida, Florin Gardos; Ryan Bertrand, Matt Targett
  • Médios: Oriol Romeu, Idrissa Gueye (Aston Villa), Harrison Reed, James Ward-Prowse, Steven Davis, Jordy Clasie, Pierre-Emile Højbjerg (Bayern Munique)
  • Extremos: Dusan Tadic, Nathan Redmond (Norwich), Rafa (Braga), Pione Sisto (Midtjylland)
  • Avançados: Shane Long, Charlie Austin, Jay Rodriguez, Odion Ighalo (Watford)
    Ronald Koeman decidiu deixar a cidade do sul de Inglaterra para rumar a Liverpool, mais concretamente ao Everton, e os dirigentes do Southampton optaram pelo treinador do Nice, Claude Puel. Sadio Mané aproveitou e embarcou também no mesmo avião de Koeman com destino a Liverpool, mas para assinar pelos Reds de Jürgen Klopp. Wanyama foi outro jogador que também decidiu mudar-se, acabando por assinar pelo vice-campeão Tottenham, enquanto Pellè conseguiu um negócio da China. De resto, como tem sido hábito nos últimos anos, o facto de produzirem e de contratarem bons valores tem tido sempre este efeito na silly season.
    Atentando mais concretamente às posições, a baliza está mais do que bem entregue a Fraser Forster. Apenas é necessário colmatar o lugar de suplente de guarda-redes com relativa qualidade já que Stekelenburg acaba de sair do clube. Sugerimos então a contratação de um guarda-redes de valor que acabou por descer de divisão com o Norwich. Falamos de John Ruddy. O guardião inglês corresponderia bem à titularidade se assim fosse preciso, com o jovem Gazzaniga a perfazer a terceira escolha.
    A defesa do Southampton foi uma das melhores do ano passado e é algo que deve permanecer. Sobretudo o extraordinário van Dijk que foi um dos destaques maiores da temporada que passou. O holandês, José Fonte e Yoshida formam um trio de centrais de luxo, enquanto que Cédric e Bertrand são exemplares nas alas, secundandos por Martina e Targett respectivamente.
    No centro do terreno, com a partida de Wanyama, ficou a necessidade de preencher a posição 6 com a qualidade semelhante à do queniano. Como não confiamos assim tanto nos atributos do ex-Barcelona Oriol Romeu, sugerimos um jogador que está neste momento no Championship e que dá pelo nome Idrissa Gueye. Não tem os atributos físicos de Wanyama, mas é uma pequena carraça (esteve próximo dos números de desarmes e intercepções de Kanté em 2015/ 16) que encaixaria muito bem neste meio campo, sendo o mesmo completo por jogadores mais móveis como Reed, Ward-Prowse, Steven Davis, Jordy Clasie e ainda o mais recente reforço Pierre-Emile Højbjerg. Estamos curiosos para ver o rendimento do alemão na Premier League.
    Nos flancos a equipa perdeu a irreverência e imprevisibilidade de Mané, mas mantém Tadic, que tão bem acabou a época passada. Redmond já chegou, resgatado ao relegado Norwich, mas parece-nos que faz sentido garantir mais opções para este sector - o português Rafa era uma peça indicada, juntando-se aos compatriotas José Fonte e Cédric, tal como Pione Sisto. A pérola dinamarquesa poderia assim evoluir na Premier League e tornar-se a médio-prazo um jogador parecido com Sadio Mané.
    Com a saída - algo irrecusável monetariamente - de Graziano Pellè, sugeríamos a contratação de Odion Ighalo. Características diferentes das do italiano, mas é um matador nato. Um verdadeiro rato de área que contaria ainda com Shane Long, Charlie Austin e ainda com Jay Rodriguez que - a confirmar-se a sua recuperação total - acaba também ele por ser um reforço.


West Ham


  • Guarda-Redes: Adrián, Darren Randolph, Raphael Spiegel
  • Defesas: Michail Antonio, Sam Byram; Winston Reid, James Collins, Angelo Ogbonna, Reece Burke, Reece Oxford; Aaron Cresswell
  • Médios: Cheikhou Kouyaté, Havard Nordtveit (Gladbach), Mark Noble, Pedro Obiang, Manuel Lanzini (Al-Jazira)
  • Extremos: Dimitri Payet, Sofiane Feghouli (Valência), Gökhan Töre (Besiktas), Lazar Markovic (Liverpool), Joe Powell
  • Avançados: Andy Carroll, Wissam Ben Yedder (Toulouse), Carlos Bacca (AC Milan), Ashley Fletcher (Manchester United)
    Chegando à equipa de Bilic, apercebemo-nos que dinheiro não falta. Depois da boa temporada que fizeram em 2015/16, este ano promete investimento e quiçá consequente subida na classificação. O clube parece estar disposto a largar muito dinheiro e a prova é que uma proposta de 40 milhões foi feita pelo avançado Lacazette. No entanto, a mesma foi recusada. Provavelmente, o jogador quererá rumar a um clube de maior reputação.
    Adrián será dono e senhor das redes e aí não haverá necessidade de mexer. Tanto nas redes, como na defesa. Poderiam avançar para um defesa direito, mas achamos preferível manter Michail Antonio como lateral - rendeu muito nessa posição em 15/ 16, e assim seria titular indiscutível - e ter Sam Byram como alternativa. Os centrais Reid, Collins e Ogbonna provavelmente serão os mais utilizados, não descurando nós uma aquisição neste capítulo, enquanto que na esquerda Aaron Cresswell é uma das estrelas da equipa.
    No meio-campo é que se adivinham algumas mudanças. Lanzini foi contratado ao Al-Jazira em definitivo (muito boa aposta) e Nordtveit foi capturado ao Gladbach da Alemanha para colmatar a saída de Alex Song. Um pouco mais à frente, como os adeptos do clube costumam gritar das bancadas "We got Payet!". O francês vem derrotado do Euro 2016, mas foi um dos destaques da competição. É importantíssimo segurar o jogador, embora tenha sempre mercado e ainda falta mais de 1 mês para fechar o período de transferências. Feghouli do Valência e Gökhan Töre do Besiktas foram já contratados pelo clube de Londres e - se quanto ao argelino achamos que é uma mais-valia e que irá dar-se muito bem na Liga, quanto ao turco temos algumas dúvidas. Ainda assim, como Bilic já trabalhou com ele no Besiktas, saberá tirar o melhor do jogador e  pode até acontecer que acabemos por nos render. Com o jovem Joe Powell a ser porventura opção, sugerimos então a contratação do ex-benfiquista Lazar Markovic. O Sporting é o clube mais interessado no jogador, mas o elevado custo de compra e o também elevado ordenado são um problema para o clube lisboeta. Coisa que não é problema para o West Ham, e Bilic retiraria o melhor de Lazar fazendo reaparecer todo o talente que mostrou no Benfica.
    Na frente, sendo Carroll um jogador com características mais especiais, Bilic procura um craque que faça golos. A contratação de Lacazette saiu gorada e agora os londrinos viram-se para Carlos Bacca. Uma possibilidade com maior probabilidade de acontecer e que seria um acréscimo na qualidade do plantel. Ainda assim, achamos que precisam de um avançado de recurso caso as coisas não estejam a correr bem e Ben Yedder parece ter as características necessárias para o lugar. O avançado do Toulouse, que encaixava na perfeição nesta equipa, também já foi associado ao interesse dos Hammers, mas até agora nada se confirmou. Para o ataque só o jovem Ashley Fletcher do Manchester United acabou por se confirmar. Imaginando que Sakho e Valencia saem, entre Bacca, Ben Yedder e Calleri, 2 devem assinar.


Liverpool


  • Guarda-Redes: Loris Karius (Mainz), Simon Mignolet, Shamal George
  • Defesas: Nathaniel Clyne, Jon Flanagan; Joe Gomez, Dejan Lovren, Mamadou Sakho, Joël Matip (Schalke 04), Ragnar Klavan (Augsburgo); Alberto Moreno, Jonas Hector (Colónia)
  • Médios: Emre Can, Marko Grujic (Estrela Vermelha), Joe Allen, Lucas Leiva, James Milner, Jordan Henderson
  • Extremos: Sadio Mané (Southampton), Adam Lallana, Coutinho, Roberto Firmino, Georginio Wijnaldum (Newcastle)
  • Avançados: Daniel Sturridge, Divock Origi, Danny Ings, Ben Woodburn

    Todos os anos os adeptos do Liverpool crêem que é o ano deles. Já se passaram muitos anos, mas neste próximo ano de 2016/17 é legítimo que acreditem no título apesar de haver uma maior concorrência. Excelentes treinadores e excelentes jogadores estarão presentes na Premier League vindoura e até as ditas equipas pequenas (que são cada vez menos) têm feito um grande investimento. Este é o ano 1 de Klopp mesmo tendo começado a meio da temporada passada. O alemão pegou numa equipa abatida e ainda disputou um título europeu tendo sido vencido pelo Sevilha. Este é o ano em que Klopp poderá mostrar o seu futebol com uma ideia trabalhada desde o início.
    A posição de guarda-redes era uma posição já há muito carenciada. O belga Mignolet é bastante inconstante e tanto salva o clube com uma defesa milagrosa, como logo a seguir compromete com um erro de amador. Esses mesmos erros, numa equipa como o Liverpool, não podem existir. Assim sendo, Klopp foi ao seu país resgatar Loris Karius. O ex-Mainz já esteve muito perto de assinar pelo Benfica há dois anos, mas acabou por ficar no seu clube. Este ano mudou-se para a cidade dos Beatles e promete conquistar a baliza com toda a sua segurança entre os postes.
    A defesa não precisa de muitas mexidas. Apenas de um melhor desempenho dos intervenientes. Nomeadamente na direita, onde Clyne esteve a anos-luz daquilo que pode dar. No eixo, com a saída de Touré e Skrtel e com a lesão algo grave de Joe Gomez, o clube contratou Matip ao Schalke 04 e Ragnar Klavan. O primeiro é uma muito boa opção, já o segundo admitimos que não conhecemos bem, apesar de ter nome de guerreiro e isso nos fazer associá-lo um pouco a Martin Skrtel. Na esquerda, Moreno ataca bem mas não defende com a mesma qualidade, e o alemão Jonas Hector poderia funcionar como uma fonte de concorrência para o espanhol, ganhando-lhe muito provavelmente o lugar pela maior segurança que oferece.
    O meio-campo irá sofrer algumas alterações. Nós ficaríamos com Joe Allen, apesar do clube estar inclinado em vender o galês ao Stoke. Ficaríamos com todo o meio-campo dos Reds, que abunda de qualidade e Grujic só veio aumentar a mesma. O sérvio tem-se destacado na pré-época e ameaça um lugar de início. Um pouco mais à frente está o luxo todo. Sadio Mané era um namoro antigo e agora confirmado. A somar ao imprevisível jogador, o polivalente Georginio Wijnaldum parece estar mesmo a caminho de Liverpool segundo a Sky Sports. Depois é só juntar Mané e Wijnaldum a jogadores como Lallana, Coutinho e Firmino... Dá água pela barba a qualquer treinador...
    A frente de ataque, para nós, apenas necessitaria de ser encurtada com Benteke. O belga não correspondeu ao valor que foi pago pelo clube, com as lesões a contribuírem negativamente, mas continua a ter mercado em Inglaterra. Sturridge é um jogador à Klopp e - apesar de ter sido colocado como transferível pela imprensa durante a época que passou - é uma peça-chave no tabuleiro de xadrez do alemão. Origi a manter a forma promete bastante, enquanto que Ings quer vingar-se de não ter podido contribuir na última época, algo que já tem mostrado nos jogos de pré-época, com golos. Quem também se tem revelado uma promessa é Ben Woodburn, que poderá ter lugar entre os escolhidos de Klopp, funcionando como símbolo da aposta nas camadas jovens que o alemão deverá fazer pontualmente. Se o Liverpool estivesse presente na Champions ou na Liga Europa faria sentido contratar mais 1 avançado. Como não está, e até porque Firmino provou poder jogar na frente, não é preciso.


Chelsea


  • Guarda-Redes: Thibaut Courtois, Asmir Begovic, Jamal Blackman
  • Defesas: Branislav Ivanovic; Gary Cahill, John Terry, Kurt Zouma, Matt Miazga, Kalidou Koulibaly (Nápoles); César Azpilicueta, Abdul Rahman Baba
  • Médios: N'Golo Kanté (Leicester City), Nemanja Matic, John Obi Mikel, Cesc Fàbregas, Oscar
  • Alas/ Extremos: Juan Cuadrado, Pedro Rodríguez, Willian, Kenedy, Eden Hazard, Riyad Mahrez (Leicester City)
  • Avançados: Diego Costa, Michy Batshuayi (Marselha), Bertrand Traoré

    A grande desilusão da época passada. Este ano é a hora de mudança e a hora de investir no plantel. Não em quantidade, mas poucos jogadores como muita qualidade. É isso que tem feito Roman Abramovich em sintonia com Conte. A sua Itália apaixonou-nos a todos no Euro 2016, mas acabou aos pés da Alemanha, perdendo apenas nas grandes penalidades. Ter Conte é ter uma promessa de verdadeira organização defensiva no Chelsea, algo que se pedia no passado ano e que tanto nos desiludiu. A defesa e as transições atacantes.
    A baliza é intocável. Courtois é o titular e apenas terão que contratar se Asmir Begovic quiser sair do clube de Londres para ser o número 1 de alguma baliza. Como é provável que Conte mude o sistema táctico para 3 centrais e dois alas mais abertos, faz todo o sentido alargar o lote de centrais para 5 jogadores. A nossa sugestão é aquele que - para nós - está no top 10 dos melhores centrais da actualidade - Kalidou Koulibaly do Nápoles. Faria certamente uma barreira dura de ser abatida juntamente com Zouma e Cahill. Ainda assim, o jogador que se fala na imprensa é Victor Lindelöf. O sueco do Benfica disparou o seu preço na última metade da época e ao que tudo indica, Abramovich estará disponível para bater a cláusula de 30M. A confirmar-se, um grande negócio para o Chelsea.
    Por 38 Milhões o Chelsea comprou N'Golo Kanté. Talvez uma das melhores contratações deste defeso, com o francês a poder perfazer um meio-campo com Matic. Por favor Conte, não desfaças a possibilidade de os ver lado a lado, algo que tornaria bem complicada a tarefa para os adversários, com estes dois e uma barreira intransponível mais atrás. Para extremos, apesar de Ranieri já ter vindo a público afirmar que Mahrez não vai deixar o Leicester e que não haverão mais saídas, sugerimos a sua contratação. Podendo Willian jogar também mais ao centro, ter Hazard, Mahrez e Cuadrado como desequilibradores poderá ser fatal no estilo de jogo de Conte.
    Na frente confiamos na manutenção de Diego Costa, acreditamos no crescimento de Bertrand Traoré e ainda haverá Michy Batshuayi que foi contratado ao Marselha por 40M. Números astronómicos que não fazem jus à qualidade actual do jogador. É possível Conte trazer alguma Itália para este Chelsea, e pode-nos estar a escapar a contratação de algum craque (se não for Mahrez, será outro). Veremos.

0 comentários:

Enviar um comentário