11 de setembro de 2018

TOP | Melhores Contratações da Liga NOS

Distante dos muitos milhões gastos em Inglaterra, Espanha ou Itália, a Liga portuguesa é modesta na hora de contratar. Tentamos fazer muito com pouco.
    Há um ano atrás constavam no nosso Top jogadores como Bruno Fernandes, Seferovic, Krovinovic ou Mathieu. Pelo segundo ano consecutivo, os grandes rivais de Lisboa são os clubes que mais elementos colocam nesta lista de 25 destaques.
    Na construção deste Top procurámos encontrar um equilíbrio entre vários factores: a modalidade do negócio (por exemplo, Gudelj ou Sturaro chegarem emprestados ao Sporting prejudica-os neste ranking), o impacto que podem ter na realidade do clube, no imediato ou pelo seu potencial, e se a transferência responde ou não a uma necessidade evidente do clube.
    Antes de passarmos à defesa de cada uma das nossas escolhas, num Verão em que o FC Porto voltou a mostrar-se contido, elogiamos a política de transferências do Vit. Guimarães. O Braga continua a comprar bem, Portimonense e Rio Ave conseguiram negócios no mínimo improváveis, tudo isto num defeso que se pode considerar de regressos. Nani, Danny, André André, Paulinho e Fábio Coentrão que o digam.

    Sem demoras, vamos então ao TOP de melhores contratações da Liga NOS com vista a 2018/ 19 para o Barba Por Fazer:


1. Nani (Sporting)
    Colocando tudo na balança, Nani tem ligeira vantagem sobre os vários (bons) reforços do rival Benfica. Num período conturbado em Alvalade, Sousa Cintra operou um milagre e conseguiu dar a Peseiro um plantel competitivo quando tudo parecia perdido.
    Aos 31 anos, Nani regressa em definitivo ao clube que o formou e pode-se esperar muito maior rendimento do que aquele que apresentou quando esteve no clube leonino por empréstimo sob o comando de Marco Silva. Transferido a custo zero, estamos a falar de um craque muito acima da média para o futebol nacional, jogador que embora já não entre nas contas de Fernando Santos foi fundamental no Euro-2016, e que depois das saídas de Rui Patrício e William Carvalho permite ao balneário ter uma referência. A braçadeira não está no seu braço por acaso.

2. Gabriel (Benfica)
    O reforço mais caro das águias é também aquele de quem esperamos mais. O brasileiro Gabriel, centro-campista proveniente do Leganés, foi um luxo. Quem tem Pizzi, Gedson e Krovinovic, podendo também Zivkovic e João Félix actuarem a médios, provavelmente não precisava de mais um elemento com características para integrar a parelha de interiores do clube da Luz, mas Gabriel é um luxo que vale a pena.
    O esquerdino, para além de acrescentar aos encarnados meia distância e outras valências nos livres directos, é um jogador no ponto (24 anos, tendo evoluído muito na La Liga depois de demorar a dar o salto em Itália), pode tornar-se rapidamente um dos favoritos dos adeptos. Com Pizzi e Gedson no nível em que estão, e a recuperação de Krovinovic quase finalizada, Gabriel terá concorrência de peso. Mas é menino para agarrar o lugar. 

3. Facundo Ferreyra (Benfica)
    Embora as primeiras jornadas tenham mostrado uma sombra do que se espera de Facundo Ferreyra, o avançado argentino não deixou de ser um dos reforços do ano em Portugal. Goleador no Shakhtar de Paulo Fonseca, Ferreyra precisa de tempo para conhecer os colegas e a forma de jogar da equipa, embora fique a ideia que poderia estar a ter outro rendimento se os extremos fossem jogadores mais combinativos e orientados para o centro do terreno como Rafa à esquerda e Zivkovic à direita, e não Salvio + Cervi.
    Há um ano atrás, Seferovic arrancou marcando sem parar e depois foi o que foi. Pode ser que aconteça o inverso com Ferreyra, o principal candidato a máximo goleador da equipa no pós-Jonas que se aproxima paulatinamente.


4. Éder Militão (Porto)
    Não sabemos se será a lateral-direito ou a defesa central, mas temos a certeza absoluta que Éder Militão vai encaixar que nem uma luva no quarteto defensivo de Sérgio Conceição e ser um dos destaques da Liga Portuguesa. Contratado ao São Paulo, o rapaz que até já jogou a médio, foi um achado: custou 4 milhões de euros!
    Maxi Pereira ou Diogo Leite, um deles não terá a época que pretendia devido à brutal qualidade deste brasileiro de 20 anos. 

5. Odysseas Vlachodimos (Benfica)
    Com um ano de atraso, o Benfica parece ter encontrado o sucessor de Ederson. Num dos exemplos deste Top em que pesa o facto de suprir uma lacuna existente, Odysseas parece o guardião que finalmente deixará os benfiquistas tranquilos. Seguro e capaz de dar pontos, o alemão de origens gregas tem-se revelado uma interessante descoberta do scouting encarnado. Até ver, não antecipamos que tenha um futuro como Oblak ou Ederson, mas não foram precisos muitos jogos para se perceber que é muito superior a Bruno Varela e que a baliza lhe está bem entregue.

6. Nicolás Castillo (Benfica)
    Jogador de instantânea paixão dos adeptos encarnados, o tanque Castillo é daqueles jogadores que é difícil não gostar. Dá tudo, sabe usar o corpo, e é beneficiado pelo 4-3-3 actual de Rui Vitória. Colocamo-lo em 6º lugar porque acreditamos que, com o decorrer da época, acabará por ter um papel semelhante ao que Raúl Jiménez teve nos últimos anos - ser a vitamina saída do banco para resolver vários jogos. Mas podemos estar errados: aliás, não esperávamos que nesta fase Seferovic ainda estivesse no plantel, quanto mais como titular dois jogos consecutivos.

7. Jackson Martínez (Portimonense)
    É a grande incógnita deste defeso em Portugal. Aos 31 anos, Cha Cha Cha está de volta ao futebol português para representar o Portimonense. Muitos acreditarão que o colombiano ex-Porto está acabado, uma ideia que reforçada pelo facto de, perdido na China e atormentado por lesões, não competir desde 2016. No entanto, se por algum motivo resultar, será um reforço do outro mundo para o clube que perdeu os goleadores Fabrício e Pires.

8. Nemanja Gudelj (Sporting)
    Só o facto de ter chegado por empréstimo é que coloca Gudelj tão abaixo neste Ranking. O médio sérvio de 26 anos promete ter impacto imediato no futebol português, entrando de caras no onze do Sporting. Acompanhámo-lo quando jogava no AZ e no Ajax, e depois de ter ido ganhar uns euromilhões para a China, regressa agora à Europa para se tornar um dos melhores médios do nosso campeonato.

9. João Novais (Braga)
    Aquele que é muito provavelmente o melhor marcador de livres directos em Portugal deu o salto de Vila do Conde para Braga, sendo apenas mais uma demonstração da excelente capacidade do clube do Minho em apostar em jogadores dos clubes "mais pequenos". Uma pena a equipa orientada por Abel Ferreira não ter conseguido também, por exemplo, craques como Lucas Evangelista e Fabrício.
    Esperamos uma interessante evolução do médio português com Abel como seu treinador, impressionando-nos para já a capacidade que está a revelar de jogar num meio-campo a dois.

10. Riechedly Bazoer (Porto)
    Embora tenha perdido alguma cotação nos últimos anos, Bazoer bem trabalhado pode ser um craque no FC Porto. Solução de recurso, que talvez estivesse acima caso se tivesse vinculado em definitivo aos dragões, o holandês conta 21 anos e tem o ADN futebolístico para incorporar o que Sérgio Conceição quer dos seus médios.

11. Stefano Sturaro (Sporting)
    Tudo o que dissemos de Gudelj, poderíamos dizer de Sturaro. Sousa Cintra deu a Peseiro dois médios muito acima da média para a Liga Portuguesa, e o italiano de 25 anos (que também só o facto de chegar emprestado o condena a este 11º lugar) tem apenas o contra de se saber que demorará a entrar na equipa, estando actualmente a recuperar de lesão.
    Jovane Cabral, Raphinha e Acuña que aproveitem esta fase, porque a médio-prazo é muito difícil imaginar o Sporting sem ter Battaglia, Gudelj, Sturaro, Bruno Fernandes, Nani e Dost em campo.


12. Raphinha (Sporting)
    Das contratações garantidas por Bruno de Carvalho, Raphinha destaca-se claramente. O extremo do Vit. Guimarães mereceu a aposta por parte de um grande depois de uma incrível temporada (15 golos não é brincadeira para um extremo em Portugal, seriam inclusive bons números para um extremo de um grande).

13. João Carlos Teixeira (Vit. Guimarães)
    Finalmente! Aos 25 anos, fica a sensação que João Carlos Teixeira tem passado ao lado de uma carreira que podia, com outra sorte, colocá-lo hoje noutro patamar.
    Ligado contratualmente ao Liverpool durante muitos anos, e incapaz de vingar no Porto, esta época parece reunir todos os ingredientes para ser a melhor da carreira do novo 10 do Vitória. Luís Castro tem aqui um craque para refinar.

14. Fábio Coentrão (Rio Ave)
    Surpreendente. Depois de uma época positiva, embora longe do fulgor de outros tempos, em Alvalade, Fábio Coentrão deixou finalmente o Real Madrid e voltou às origens. Más notícias para o reforço Afonso Figueiredo, que vê agora o caxineiro de 30 anos e 52 internacionalizações ganhar-lhe a pole position.

15. Danny (Marítimo)
    À imagem de Coentrão, o regresso à casa de partida de Danny surpreendeu-nos bastante. Na recta final da sua carreira, o luso-venezuelano de 35 anos é um reforço de peso para este Marítimo, e promete quer jogue no meio-campo, quer jogue num flanco, alimentar o goleador Joel Tagueu. Melhor jogar no Marítimo do que no Slavia de Praga, parece-nos.

16. André André (Vit. Guimarães)
    Mantendo a toada dos regressos, André André deixou a Invicta depois de 3 temporadas de dragão ao peito e voltou ao clube onde realizou a melhor temporada da carreira (2014/ 15). Será neste Vitória o que Pedro Tiba foi para Luís Castro no Desportivo de Chaves.

17. Murilo (Rio Ave)
    A concorrência pela titularidade no Rio Ave (equipa que dá muito mais garantias no ataque do que no sector defensivo) é puxada, mas o que Murilo Freitas mostrou no Tondela a espaços leva-nos a crer que estamos na presença de um dos extremos mais promissores fora do expectável Top-4 da Liga. A camisola 7 fica-lhe bem, e se tiver a cabeça no lugar, pode muito bem estar num grande num par de anos.

18. Paulinho (Portimonense)
    Incapaz de vingar no Porto - verdade seja dita, não foi propriamente alvo de uma aposta continuada, e é preciso ver que até um craque como Óliver não entra com facilidade nas ideias de Sérgio Conceição -, Paulinho deu um passo atrás no tabuleiro do futebol português. Até se transferir para o Porto, era figura no Portimonense, e continuará a sê-lo juntamente com Shoya Nakajima.

19. Heriberto Tavares (Moreirense)
    Entre os jovens emprestados pelos grandes, Heriberto (ou Heri) é aquele que nos parece obrigatório destacar. É certo que nesta fase não sabemos como ficará a situação do clube de Moreira de Cónegos, a contas com um processo na justiça, mas se a equipa disputar as 34 jornadas, Heriberto promete ser o grande destaque. Um daqueles casos de jogador que tem evoluído todos os anos desde que passou para o futebol profissional.

20. Alexandre Guedes (Vit. Guimarães)
    Quem será o ponta de lança de Luís Castro neste Vitória é uma das dúvidas que temos para esta temporada de 2018/ 19, esperando-se muito simultaneamente de Welthon e Guedes. Em relação ao ex-Desportivo das Aves, os vimaranenses esperarão certamente que seja mais aquilo que demonstrou na final da Taça e menos o que demonstrou na maioria dos jogos da época passada.

21. Ailton Silva (Braga)
    Sequeira é competente e tem justificado a titularidade, mas Ailton parece-nos ter tudo para ser o dono da lateral-esquerda do Braga esta época. Pelo que demonstrou nas suas duas passagens pela Linha ao serviço do Estoril, valendo-lhe a primeira inclusive uma transferência para o futebol alemão, Abel não deverá demorar a "soltá-lo".

22. Giorgi Arabidze (Nacional)
    Aquando da Antevisão da Liga NOS, escrevemos "o pé esquerdo do georgiano Arabidze faz dele o super-reforço desta equipa e um jogador que, caso se adapte bem, pode deixar uma marca significativa". Mantemos tudo isso, uma ideia que ficou reforçada pelas excelentes indicações do novo jogador do Nacional diante do Benfica.


23. Avto (Desp. Chaves)
    Depois de crescer muito na II Liga, tendo sido um dos destaques da época passada ao serviço do Académico de Viseu, Avto promete encantar em Chaves. Os adeptos que há um ano atrás se deliciavam com Matheus Pereira e Davidson podem ter aqui o seu principal prodígio no último terço desta temporada.


24. Carlos Vinícius (Rio Ave)
    Uma incrível veia goleadora ao serviço do Real Massamá valeu-lhe um salto gigantesco para Nápoles. O avançado de 1,90m volta a Portugal para progredir num contexto mais apropriado para o seu nível actual.

25. Joel Pereira (Vit. Setúbal)
    O único guarda-redes desta lista para além de Vlachodimos é um dos principais talentos nacionais na posição. José Mourinho fez bem em deixar Joel Pereira ter uma temporada inteira de Liga Portuguesa a titular, e o Vit. Setúbal de Lito Vidigal parece ser o projecto certo - equipa que se prevê que revele um bom comportamento defensivo, mas que o irá obrigar a intervir bastante, podendo afirmar-se como um dos destaques sadinos.

0 comentários:

Enviar um comentário