28 de setembro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 7

Até já Europa, olá novamente campeonato. A última jornada da Champions, gloriosa para o Porto e aterrorizadora para o Benfica, voltou a deixar bem claro que os emblemas ingleses têm uma palavra a dizer nesta edição. Depois de vários anos em branco nas competições europeias (a conquista da Liga Europa em 2016/ 17, pelo Manchester United, pode ter indiciado uma curva positiva), e ao contar com 5 clubes na fase de grupos, os ingleses tiveram o Chelsea a vencer em Madrid o Atlético, e os rivais de Manchester a darem sequência ao seu passeio. O Tottenham tem 6 pontos de vantagem sobre o Dortmund, e só o Liverpool tem desiludido. Se algum destes clubes é favorito à Champions? Claro que não. Mas não será surpreendente se tivermos um clube da Premier League a chegar, digamos, às meias-finais.
    Os jogos a meio da semana serviram para Anthony Martial mostrar a Mourinho que merece a titularidade com maior frequência, De Bruyne mostrou que quem continua a depositar fé nele pode ter o seu retorno, Lukaku continua imparável (9 golos em 9 jogos pelo United), Morata nem contra uma das melhores defesas do mundo perdeu o seu instinto goleador de cabeça, e Coutinho continua a demonstrar porque é que é um jogador único em Inglaterra.
    Ora, nesta jornada 7 todos os caminhos vão dar ao Chelsea-Manchester City. O embate entre o campeão em título e aquele que consideramos o principal favorito em 2017/ 18 (embora, como o polémico Joey Barton disse recentemente, o perfil mais físico do United pode "aguentar" melhor o Inverno) promete ser um grande espectáculo. É o momento para o City de Guardiola mostrar que este ano é diferente, e pode ter o seu peso o facto do City ter jogado terça-feira em casa, e o Chelsea fora um dia depois.
    Horas antes do jogo grande, o Manchester United não deve perdoar diante da pior equipa desta edição, o Crystal Palace que apresenta uns impressionantes zero golos marcados e 13 sofridos. Curiosidade também para ver como o Tottenham contorna um obstáculo de peso (o Huddersfield não sofreu qualquer golo em 4 dos 6 jogos disputados) e para verificarmos se o Everton consegue dar sequência a uma trajectória ascendente de recuperação na tabela.
    Recuando até à jornada 6, natural destaque para Álvaro Morata (17 pontos, hat-trick diante do Stoke). Leroy Sané, Azpilicueta, Kane, Lacazette, David Silva e Coutinho estiveram extraordinários.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)


Nesta 7.ª jornada, podem-se destacar:

Alexis Sánchez - Arsenal - 11.9
     É certo que, ou em Janeiro ou - mais provável - no próximo Verão, o chileno Alexis Sánchez rumará a outro clube (Manchester City?). Eventualmente a custo zero, caso a transferência só aconteça em Julho de 2018. No entanto, isso não invalida que o craque do Arsenal se exiba a grande nível pelos gunners, que embora nos pareçam claramente a equipa mais fraca dos crónicos candidatos ao Top-6, têm em Alexis um jogador que faz a diferença.
    A nível de calendário, não recomendamos jogadores do Arsenal. Watford, Everton, Manchester City e Tottenham estão entre os próximos 6 adversários da equipa comandada por Wenger, que no entanto poderá surgir em bom plano contra Brighton e Swansea.
    Com Lacazette em forma, pede-se a Sánchez e Özil que actuem ao seu melhor nível para que o clube do Norte de Londres não perca o Norte e não se deixa ficar demasiado para trás na luta pelos lugares de acesso à Champions.
    Contra o Brighton, particularmente, parece-nos que pode ser uma boa tarde para Alexis Sánchez. Não é à toa que foi o jogador com mais pontos no último Fantasy.


Philippe Coutinho - Liverpool - 8.9
    Há um factor que embora racionalmente não deva ser considerado, (ir)racionalmente tem peso nestas andanças do Fantasy. O prazer. Interessa ter jogadores com números, jogadores em forma, elementos se possível com calendário promissor e craques que sejam regulares e que regularmente sejam o jogador-alvo da equipa para decidir. No entanto, se juntarmos a tudo isto o prazer que nos dá ver jogar determinado jogador, melhor.
    E Coutinho é um desses casos. O craque do Liverpool regressou contra o Burnley e logo na jornada seguinte decidiu o Leicester 2-3 Liverpool, com 1 golo (grande livre directo!) e uma assistência primorosa. A meio da semana, de resto, voltou a marcar no terreno do Spartak Moscovo.
    Com Sadio Mané suspenso, Klopp continuará a apostar forte em Salah, Firmino e Coutinho. E se Roberto Firmino é um jogador cada vez mais dispensável considerando o momento de vários avançados (Lukaku, Kane, Morata e Agüero), ter um ou ambos entre Salah e Coutinho é um caminho que se recomenda.
    O Newcastle defende bem, mas preparem-se para mais Coutinho nas jornadas que se aproximam.


David De Gea - Manchester United - 5.6
    Ninguém tem dúvidas sobre a brutal qualidade de David De Gea, considerado de forma unânime o melhor guarda-redes em Inglaterra nos últimos anos e cada vez um dos mais sérios candidatos a melhor guarda-redes do mundo.
    No Fantasy, podemos hesitar entre escolher um guardião que represente garantidamente um bom equilíbrio entre nº de defesas e clean sheets, ou pagar um pouco mais por uma garantia de jogos sem golos sofridos. Na temporada passada, por exemplo, Tom Heaton justificou a primeira abordagem, até por ser um extraordinário íman de Bónus. No entanto, esta época é recomendável ter De Gea.
    O guarda-redes de José Mourinho custa 5.6 (nada do outro mundo) e soma nada mais nada menos do que 5 clean sheets em 6 jornadas. Exacto, o Manchester United tem apenas 2 golos sofridos e logo diante do Stoke, naquele que foi aliás o único jogo em que os red devils perderam pontos. Contra West Ham, Swansea, Leicester, Everton e Southampton... nem um golo na baliza do espanhol. Próximo adversário? Um Crystal Palace sem a sua referência Benteke e que até agora não marcou qualquer golo.


Eric Maxim Choupo-Moting - Stoke City - 5.6
    O único homem que marcou até agora golos a David De Gea neste campeonato. O camaronês Choupo-Moting foi uma aquisição interessante por parte de uma equipa que viu Arnautovic partir, particularmente interessante pelo facto de ser considerado médio no Fantasy.
    Numa fase em que os avançados estão a pontuar bem, e nos médios há muita regularidade em elementos como Salah ou Eriksen, é nos médios mais baratos que ainda pode haver alguma ginástica em busca da melhor fórmula.
    O rápido e perfeito para a Premier League, Choupo-Moting, tem um calendário simpático nas próximas jornadas (até à jornada 13 inclusive, o único adversário de peso é o Manchester City). Para já, no Stoke-Southampton esperamos golos dos dois lados, e o novo número 10 dos potters certamente quererá fazer do Britannia o seu templo.


Oumar Niasse - Everton - 5.0
    Se Niasse agarrar a titularidade neste Everton carregadinho de reforços será sem dúvida uma das histórias em 2017 do futebol inglês. De figura de segundo ou terceiro plano o avançado senegalês de 27 anos pode de repente tornar-se o ponta de lança que parece faltar a este Everton.
    Ainda à procura do melhor desenho táctico e do entrosamento de novos companheiros de equipa, Koeman viu-se a perder em casa com o Bournemouth e, perante a lesão de Rooney, lançou Niasse. E foi assim que o jogador, que na época passada trabalhou com Marco Silva e que no passado castigou o Sporting ao serviço do Lokomotiv Moscovo, disse presente, bisou e mostrou ao treinador holandês que pode contar com ele.
    O Everton-Burnley é um teste de fogo para os toffees - é importante recordar que o Burnley já roubou pontos a Chelsea, Tottenham e Liverpool - mas se Niasse voltar a facturar pode ganhar espaço e confiança. E seria bastante útil e um potencial "achado" um avançado titular do Everton a custar 5.0.
   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Acima falámos de De Gea e o guardião espanhol parece-nos a melhor opção para esta jornada. Guarda-redes de equipa grande, a jogar em casa, e perante aquele que é nesta fase o adversário mais frágil da Premier League.
    No jogo grande, Courtois e Ederson (altura de mostrar porque é que já é um dos melhores na sua posição) terão bastante importância. Mas é de elementos como Jack Butland (5.0) e Joe Hart (4.5) que podem surgir clean sheets.

- Defesas: No sector defensivo, temos expectativas para ver como se exibe o tanque Sead Kolasinac (6.0) no Arsenal-Brighton, embora Monreal seja o defesa dos gunners que mais bónus tem atraído esta temporada. Aaron Cresswell (5.0) pode fazer estragos ao aventurar-se no flanco esquerdo do ataque do West Ham, tendo exímios cabeceadores como Carroll e Chicharito para servir. E há ainda Ben Davies (5.7). O ala/lateral/central do Tottenham começou muito bem a época e defronta um Huddersfield que deve fazer a vida negra aos spurs, mas que tem sido destaque pelo seu comportamento defensivo e não tanto pelo volume ofensivo.
    Valencia e Phil Jones são escolhas "fáceis", Baines uma opção mais arriscada, e no embate entre Bournemouth e Leicester estaremos atentos aos nossos defesas preferidas de cada equipa, Daniels e Maguire.

- Médios: Nos médios, começam as dificuldades. Os médios do Manchester City (David Silva, Sané e De Bruyne) estão em boa forma, reflectindo-se esse bom momento nos pontos do espanhol e do germânico, mas teoricamente não será fácil derrotar o campeão Chelsea.
    Do Liverpool, ao já referido Coutinho deve-se acrescentar Mohamed Salah (9.2). O extremo egípcio só perde para Christian Eriksen (9.7) em pontos e já soma 4 golos em 6 jogos. Falando no dinamarquês, Eriksen foi uma das ausências do APOEL 0-3 Tottenham, mas deve regressar para atormentar a defesa de betão do Huddersfield.
    Gostávamos que Martial fosse titular diante do Crystal Palace, mas é inevitavelmente Henrikh Mkhitaryan (8.5) que temos que referir. O arménio é indiscutível, assiste, marca... enfim, está a jogar muito.
    Richarlison, Sigurdsson, Ritchie, Ayew e Alli são outros dos craques aos quais estaremos atentos.

- Avançados: Romelu Lukaku (11.7) Harry Kane (12.5) são as duas opções mais apelativas numa jornada em que Agüero e Morata medem forças.
    O já falado Niasse pode ser um diferencial, tal como Vardy, Defoe, Chicharito (7.0), Andre Gray e Lacazette.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Kolasinac, Cresswell, Davies; Coutinho, Mkhitaryan, Eriksen, Choupo-Moting; Lukaku, Kane, Niasse

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Huddersfield v Tottenham - Harry Kane; Christian Eriksen
Bournemouth v Leicester City - Jamie Vardy; Jermain Defoe
Manchester United v Crystal Palace - Romelu Lukaku; Anthony Martial
Stoke v Southampton - Eric Maxim Choupo-Moting; Jack Butland
West Brom v Watford - Richarlison; Andre Gray
West Ham v Swansea - Chicharito; André Ayew
Chelsea v Manchester City - Álvaro Morata; Kevin De Bruyne
Arsenal v Brighton - Alexandre Lacazette; Alexis Sánchez
Everton v Burnley - Gylfi Sigurdsson; Oumar Niasse
Newcastle v Liverpool - Mohamed Salah; Philippe Coutinho

0 comentários:

Enviar um comentário