14 de setembro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 5

Vamos lá outra vez. A quinta jornada da Premier League chega numa altura em que a esquizofrenia característica de todas as épocas de Fantasy já se instalou. Num instante, Harry Kane relembrou a todos quão obrigatório é tê-lo, e um jogador como Mané (escolhido por uma elevada % de jogadores) tem-se eclipsado dos plantéis depois do vermelho consequente do lance com Ederson, que lhe valeu 3 jogos de suspensão.
    Esta jornada chega também depois de uma ronda europeia para diversas equipas (há cinco emblemas ingleses na Champions, e na Liga Europa estão em prova Everton e Arsenal), o que por um lado ajudou a reforçar o bom momento de alguns atletas, por outro poderá implicar gestão física por parte dos treinadores num ou outro caso.
    Depois de uma jornada marcada pelo Manchester City 5-0 Liverpool (jogo invariavelmente marcado e "decidido" pela expulsão de Mané, embora não deixe de ser curioso e típico da BPL um clube ser violado uma jornada depois de ter vencido por 4-0 um grande rival), que representou ainda os primeiros pontos perdidos pelo Manchester United e um lembrete do incrível poderio ofensivo e dinâmica do Tottenham, este fim-de-semana - embora a jornada até arranque já amanhã com o Bournemouth-Brighton - temos Chelsea-Arsenal e Manchester United-Everton como pratos fortes.
    O confronto londrino entre blues e gunners pode acentuar o momento complicado da equipa de Wenger, que depois de duas derrotas ganhou algum oxigénio num jogo relativamente acessível, enquanto que Wayne Rooney será aplaudido de pé no regresso a Old Trafford.
    A nível de Fantasy, quem mais pontuou na jornada 4 foi Pascal Groß. O médio do Brighton mostrou aos adeptos da Premier League aquilo de que é capaz, com 2 golos e uma assistência. Welbeck, Lascelles, Ben Davies, Choupo-Moting, Sané, Gabriel Jesus e Harry Kane foram outros dos destaques individuais.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer. As inscrições estarão abertas até à jornada 18. Código - 2093875-496478)

Nesta 5.ª jornada, estejam atentos a:

Harry Kane - Tottenham - 12.4
     Meu querido mês de Agosto, ainda bem que já foste desta para melhor. Ainda não foi em 2017 que Harry Kane conseguiu pôr termo à sua infeliz tradição de nunca marcar em Agosto, mas mal entrámos em Setembro, o goleador inglês acordou.
    No Everton-Tottenham, foram 2 golos, e a meio da semana contra o Dortmund mais um bis, num Wembley que vibrou com o brutal momento de forma do avançado britânico.
    Em modo "força da natureza" Kane está com a confiança em alta uma vez mais e é o mais forte candidato a capitão nas vossas equipas nesta jornada. O Swansea é uma equipa com bastante trabalho de casa por fazer, e é uma equipa habitualmente vítima do melhor Eriksen, e é difícil imaginar um desfecho do jogo de Sábado que não inclua pelo menos 1 golo de Kane.
    Avaliado em 12.4, convém nunca esquecer: 1) foi o melhor marcador nas últimas temporadas, num crescendo de 21, 25 e 29 golos; 2) tem uma equipa que adora jogar para ele, e sabe fazê-lo. E é bastante tentador pensar no rendimento de Kane quando olhamos para as próximas jornadas.


Philippe Coutinho - Liverpool - 8.8
    Como se substitui Sadio Mané? Bem, em termos de Fantasy há 3 opções que surgem imediatamente. Opção número 1: Christian Eriksen, a atravessar um momento extraordinário. Opção número 2: Mohamed Salah, para aqueles que ainda não tinham o egípcio no 15. Opção número 3: Kevin De Bruyne, que diante do Liverpool voltou a mostrar toda a sua qualidade, surgindo em terrenos adiantados ao contrário das jornadas anteriores.
    No entanto, há um quarto candidato, aquele que será o substituto directo de Mané no onze do Liverpool. O brasileiro Coutinho cumpriu os primeiros minutos oficiais desde a temporada passada no embate da Champions diante do Sevilha, e tudo indica formará o trio de ataque com Firmino e Salah.
    Ora, Roberto Firmino é avançado, Salah é a prioridade e tem demonstrado uma regularidade muito interessante, e Coutinho é por isso mesmo um diferencial. Um Liverpool-Burnley pode não ser tão fácil como se prevê no papel, mas a ausência de Tom Heaton na baliza da equipa de Dyche pode proporcionar um desnível assinalável e uma maior descoordenação defensiva, aproveitada pelo eléctrico ataque red.


Kevin De Bruyne - Manchester City - 9.9
    Uma montanha russa de feelings. No Fantasy, um jogador pode passar num só jogo de supérfluo a imprescindível. Harry Kane mostrou isso mesmo no Everton 0-3 Tottenham, mas não menos impressionante foi o desempenho do belga Kevin De Bruyne na goleada do City por 5-0.
    Embora nas jornadas anteriores tenha surgido em zonas bastante recuadas, as duas assistências e os 9 pontos somados diante do Liverpool "ressuscitaram" a nossa atenção para KDB.
    O calendário do Manchester City é muito, muito tentador - nos próximos 21 pontos disputados, o City de Guardiola tem obrigação de conquistar pelo menos 17 - e considerando que Kane e Lukaku são avançados mais "quentes" no momento, o que pode dificultar ter Gabriel Jesus ou Agüero, contar com uma opção do meio-campo citizen é um caminho a ponderar.
    Numa equipa pensada em campo por Silva e De Bruyne, o belga pode continuar a somar assistências, embora pelo seu preço (9.9) tenha que rematar mais, e surgir mais vezes em situações de finalização.


Jamaal Lascelles - Newcastle - 4.5
    Que jogo fez Lascelles na estreia de Renato Sanches pelo Swansea! O clube do País de Gales estava em êxtase com a estreia do miúdo Renato e com o regresso de Bony, mas foi o Newcastle a sorrir no fim, com Lascelles a estragar a festa.
    Numa exibição poderosa, o central da equipa de Rafa Benítez teve como principais highlights um corte providencial a tirar um golo a Abraham e, com certeza, o seu cabeceamento indefensável que decidiu o jogo.
    Se pensarmos que Rob Elliot (não só pelo preço, mas pelas exibições recentes) é uma opção para o onze, os 4.5 de Lascelles fazem dele uma das melhores escolhas para aliviar a nível de orçamento a vossa defesa.
    Se continuar no nível que apresentou diante do Swansea, é bastante provável que consiga puxar para si pontos de Bónus em vários jogos. A forma como vai conter Choupo-Moting é um dos pontos de interesse nesta jornada, e recomendamos que coloquem este central do Newcastle na vossa watchlist tendo em conta as próximas semanas.


Pascal Groß - Brighton - 5.4
    Na verdade, não foi propriamente uma surpresa o grande jogo do alemão Groß no Brighton-West Brom. Embora até esperássemos um embate mais magro em termos de oportunidades e nº de golos marcados, e apostássemos no francês Knockaert para brilhar, o desempenho do ex-Ingolstadt não pode ter surpreendido os mais informados.
    Embora Emil Fosberg (RB Leipzig) tenha sido o rei das assistências na Bundesliga em 16-17, Groß foi o jogador entre todos os craques do futebol alemão que mais oportunidades criou ao longo da época. Sim, Groß foi quem mais oportunidades criou... ao serviço do Ingolstadt.
    Nesse sentido, a rápida adaptação e o impacto instantâneo em terras de Sua Majestade são excelentes indicadores. A custar actualmente 5.4, Groß pode ser um dos grandes reforços da época e um "achado" nos vossos plantéis. Esta parece ser a altura certa para apostar nele, embalado pela confiança gerada pelo último jogo.
   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: É baratinho e, embora o Stoke tenha Jesé e sobretudo Choupo-Moting confiantes, tem relativas hipóteses de clean sheet. Rob Elliot (4.0) já é mais do que "aquele guarda-redes titular que é dos mais baratos e abre espaço para outro de jeito". Defesas ele deve fazer.
    Courtois pode ser uma barreira intransponível para o Arsenal, David De Gea (5.5) não quererá sofrer golos do amigo Rooney, e Lloris tem também excelentes chances de não sofrer. Temos bastante curiosidade de ver como os brasileiros Ederson e Gomes influenciam o rumo do Watford-M. City. Acreditamos que a equipa de Marco Silva vá dar algum trabalho a Ederson "versão Petr Cech" Moraes, e Gomes pode sofrer bastante com o ataque do City.

- Defesas: Na defesa, já referimos Lascelles, mas temos que falar de Ben Davies (5.7). O lateral galês está num momento impressionante, já marcou 1 golo e fez duas assistências (já está muito perto dos seus números da temporada passada) e é, com quatro jogos disputados, o jogador com mais pontos do Fantasy. Acima de Pogba, Morata, Eriksen, Firmino e Mkhitaryan. Não vai ser fácil para Danny Rose voltar ao onze (embora Davies possa também actuar como central do lado esquerdo quando os spurs jogam com 3 centrais).
    O Chelsea-Arsenal parece-nos o palco perfeito para um grande jogo de Marcos Alonso (7.1), e olhando para os restantes jogos, atenção a Mendy, Dawson e Valencia. Gostávamos de ver Robertson a titular contra o Burnley.

- Médios: Entre médios, já recomendámos o regressado Coutinho e o nosso eterno dilema, Kevin De Bruyne, mas acima de qualquer outro está Christian Eriksen (9.7). O dinamarquês é um dos jogadores em melhor forma em toda a Europa, e nas últimas temporadas desenvolveu um gostinho especial por defrontar o Swansea. Voltará a fazer-se sentir esse factor?
    Sem Pogba a galopar rumo ao ataque, Henrikh Mkhitaryan (8.4) terá ainda maior importância na construção de jogo dos red devils e na ligação com Lukaku; Mohamed Salah (9.1) é a opção número 1 do Liverpool na recepção ao Burnley, e há ainda Mahrez, Wijnaldum, Sané, Silva, Ritchie e Alli. Conte guardou Hazard para este jogo, a coisa promete.

- Avançados: Kane e/ ou Romelu Lukaku (11.7). Neste momento os plantéis começam a definir-se por aí. No entanto, para quem quer fugir a clichés, tem Jamie Vardy (8.5), que não deve parar de marcar tão cedo, e a dupla do City, Agüero e Gabriel Jesus está a combinar melhor a cada jogo que passa.
    Morata, Chris Wood, Mounié e Joshua King também fazem sentido nesta jornada.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Elliot; Alonso, Lascelles, Davies; De Bruyne, Salah, Eriksen, Groß; Kane, Firmino, Vardy

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Bournemouth v Brighton - Joshua King; Pascal Groß
Crystal Palace v Southampton - Jack Stephens; Christian Benteke
Huddersfield v Leicester City - Jamie Vardy; Aaron Mooy
Liverpool v Burnley - Mohamed Salah; Philippe Coutinho
Newcastle v Stoke - Matt Ritchie; Jamaal Lascelles
Watford v Manchester City - Gabriel Jesus; Kevin De Bruyne
West Brom v West Ham - Craig Dawson; Jay Rodriguez
Tottenham v Swansea - Harry Kane; Christian Eriksen
Chelsea v Arsenal - Marcos Alonso; Álvaro Morata
Manchester United v Everton - Romelu Lukaku; Marcus Rashford

0 comentários:

Enviar um comentário