14 de janeiro de 2013

Vencedores Globos de Ouro 2013


E os Globos de Ouro lá aconteceram. Apresentados por Tina Fey e Amy Poehler, (Ricki Gervais era melhor) consagraram Argo e Les Misérables como os filmes do ano para a Hollywood Press. Embora como habitualmente, a % de vitórias foi dividida entre vários filmes, e habitualmente os óscares não reflectem o que aconteceu nos Óscares (em 2010 e 2011 ganharam Avatar e A Rede Social, por exemplo, e não The Hurt Locker e O Discurso do Rei). Aqui fica a lista dos vencedores da noite:
Melhor Filme – Drama: Argo
Melhor Realizador: Ben Affleck (Argo)
Melhor Filme – Comédia ou Musical: Les Misérables
Melhor Actor – Drama: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Melhor Actriz – Drama: Jessica Chastain (Zero Dark Thirty)
Melhor Actor – Comédia ou Musical: Hugh Jackman (Les Misérables)
Melhor Actriz – Comédia ou Musical: Jennifer Lawrence (Silver Linings Playbook)
Melhor Actor Secundário:Christoph Waltz (Django Unchained)
Melhor Actriz Secundária: Anne Hathaway (Les Misérables)
Melhor Argumento: Django Unchained
Melhor Música: “Skyfall” – Adele (007 – Skyfall)
Melhor Banda Sonora: Life of Pi
Melhor Filme de Animação: Brave
Melhor Filme Estrangeiro: Amour
Melhor Série – Drama: Homeland
Melhor Série – Comédia ou Musical: Girls
Melhor Mini-Série: Game Change
Melhor Actor TV – Drama: Damian Lewis (Homeland)
Melhor Actriz TV – Drama: Claire Danes (Homeland)
Melhor Actor TV – Comédia ou Musical: Don Cheadle (House of Lies)
Melhor Actriz TV – Comédia ou Musical:Lena Dunham (Girls)
Melhor Actor Mini-Série: Kevin Costner (Hatfields & McCoys)
Melhor Actriz Mini-Série:Julianne Moore (Game Change)
Melhor Actor Secundário Mini-Série: Ed Harris (Game Change)
Melhor Actriz Secundária Mini-Série: Maggie Smith (Downton Abbey)


Em suma, Argo saiu como o destaque maior ao vencer os globos de melhor filme dramático e de melhor realizador (Ben Affleck), sendo que Les Misérables venceu o melhor filme (musical/ comédia), levando ainda Hugh Jackman para casa o globo de ouro de melhor actor do mesmo género e Anne Hathaway o globo para melhor actriz secundária.

Sem surpresas, Daniel Day-Lewis e Jessica Chastain venceram nas suas categorias. E Jennifer Lawrence na sua. Escusado será dizer que o duelo nos óscares será entre Chastain e Lawrence, com vantagem para a actriz de Zero Dark Thirty, supostamente. Quentin Tarantino ganhou (bem) o globo de melhor argumento, ainda para mais um argumento original completamente criado na sua peculiar mente, e Christoph Waltz venceu o globo de melhor actor secundário, algo que talvez consiga renovar no próximo mês para a Academia. Django Unchained venceu portanto mais do que se esperava o que foi uma agradável surpresa. Amour bateu os franceses The Intouchables e Rust and Bone, a Adélia lá foi agradecer o facto de ter ganho a melhor música (será que o filho dela já tem nome?) e a Anne Hathaway com o seu pequeno cabelo ensaiou o discurso que voltará a ter que fazer no próximo mês.

Não falando de filmes ou actores não nomeados, é pena Silver Linings Playbook não ter tido o reconhecimento que merecia. Bradley Cooper podia muito bem ter batido Hugh Jackman e o filme ter deixado para trás Les Misérables. Poucas surpresas e algumas vitórias que se deverão repetir em breve. Na TV, há uma certa tendência para nomear sempre as mesmas pessoas e séries (basta ver que Claire Danes venceu o seu 4º globo em 4º nomeações consecutivas) e o vencedor foi precisamente Homeland. Girls bateu Modern Family e Game Change saiu como o grande vencedor das Mini-séries. Numa pequena particularização, pena ter ganho Kevin Costner e não Benedict Cumberbatch (pelo seu papel de "Sherlock").

Um conselho: no dia 26 de Janeiro saber-se-á qual é o filme do ano para nos Producers Guild Awards. Por ter alguns membros que votam também na Academia, estes prémios elegeram nos últimos 5 anos The Artist, O Discurso do Rei, The Hurt Locker, Quem Quer ser Bilionário e No Country for Old Men… filmes que vieram sempre a ganhar o óscar de Melhor Filme depois. É só uma dica. MP

0 comentários:

Enviar um comentário