10 de fevereiro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 25

Está feito para o Chelsea? A vitória categórica dos blues no derby londrino (3-1) deixou os líderes comandados por Antonio Conte com uma vantagem pontual de 9 pontos. Se há palco propício a surpresas, esse palco chama-se Premier League, mas olhando para o "estofo" deste Chelsea, para a pujança do seu corredor central e para a cultura táctica adjacente à equipa, será muito difícil que qualquer um dos pretendentes ao título (Tottenham e Manchester City os melhores colocados para fecharem o Top-3) consiga roubar o ceptro ao clube de Abramovich.
    Enquanto que Hazard, Costa e companhia podem respirar fundo até à jornada 31 - os blues têm alguns embates "chatos" como a deslocação desta jornada ao campo do Burnley, mas só nas rondas 31 e 33 é que defrontam adversários de peso, os rivais de Manchester -, há duas outras lutas que estão ao rubro: todos querem ir à Champions mas, partindo do pressuposto que uma vaga já está entregue ao Chelsea, entre Tottenham, Manchester City, Arsenal, Liverpool e Manchester United só 3 poderão ir à liga milionária. As equipas de Pochettino, Guardiola e Mourinho parecem ser nesta fase aquelas que mais chances têm de o conseguir. Na cauda da tabela, a competição está mais escaldante do que nunca - Sunderland e Crystal Palace têm 19 pontos, o Hull City de Marco Silva tem 20, enquanto que Swansea, Middlesbrough e Leicester City contabilizam 21 pts. Ao rubro!
    Nesta jornada 25 o jogo grande coloca frente-a-frente Liverpool e Tottenham, embora vá ser interessante acompanhar o que faz o Hull em casa do Arsenal, e o desfecho do embate entre Swansea e Leicester, ambos com 21 pontos.
    Recuando uma semana, o fim-de-semana passado foi a ronda de Lukaku. O ponta-de-lança belga desfez o Bournemouth com um póker, totalizou 21 pontos e saltou para a liderança dos melhores marcadores com 16 golos marcados. Para além de Romelu, brilharam também Mkhitaryan, Obiang, Joshua King, Defoe, Barkley, Koné e Ranocchia. E Gabriel Jesus voltou a encantar... desta vez diante dos adeptos do clube.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 25.ª jornada são:

Gylfi Sigurdsson - Swansea - 7.4
    Ele é o Swansea. Depois de 3 jornadas consecutivas a marcar (Liverpool, Southampton e Manchester City), o islandês que qualquer jogador de Fantasy adora é um dos jogadores em melhor forma em Inglaterra. Com um total de 8 golos e 7 assistências até à data, tudo aponta para que Sigurdsson bata recordes individuais nestes dois capítulos esta temporada, e o facto de menos de 10% de utilizadores o terem é o ponto-chave deste raciocínio.
    Uma vitória em Anfield, uma vitória caseira contra o Southampton com Gylfi a marcar e a assistir, e a capacidade de quase roubar 2 pontos ao City no fim-de-semana passado confirmam que o Swansea está a crescer com Paul Clement, e todo o futebol ofensivo dos swans orbita em torno do seu camisola 23.
    Com um calendário promissor - Leicester (casa), Chelsea (fora), Burnley (casa), Hull (fora), Bournemouth (fora), Middlesbrough (casa) - no qual destoa a deslocação a Stamford Bridge, os swans têm a médio-prazo vários confrontos com rivais directos, e é precisamente isso que nos leva a crer que Sigurdsson vá aparecer. Afinal, é daqueles jogadores que nunca se esconde e assume sempre. Se as próximas jornadas correrem bem ao Swansea, Sigurdsson deverá ter a sua dose de responsabilidade.


Henrikh Mkhitaryan - Manchester United - 8.8
    Três golos e apenas uma assistência são números bastante distantes daquilo que antecipávamos que fosse a temporada do arménio ex-Dortmund. Mourinho demorou a entregar a titularidade a Mkhitaryan, mas o ponto favorável disso é que nesta fase o número 22 do United parece um reforço de Inverno para a equipa.
    O preço de 8.8 parece bastante elevado para um jogador que ainda precisa de provar que merece a nossa confiança, mas a qualidade técnica de Mkhitaryan é inequívoca - adaptado e de lugar cativo no onze como bem se justifica, pode ser o playmaker deste Manchester United, com uma brutal capacidade de acelerar o jogo, uma visão de jogo ímpar e uma definição no último terço que o diferencia dos restantes.
    O calendário do United só se complica na recta final, e por isso mesmo durante o próximo mês espera-se um assalto dos pupilos de Mourinho aos lugares de Champions. Vêm aí golos de Ibrahimovic, mas vêm também muitos lances de Mkhitaryan que vão valer a pena ver e rever.


Andy Carroll - West Ham - 6.3
    Ainda em dúvida para o jogo com o West Brom (75% probabilidade de ir a jogo), o gigante inglês pode ser um diferencial interessante para atacar as jornadas que se aproximam.
    A inesperada e polémica saída de Payet serviu para unir o balneário dos hammers e deu-se a escalada na classificação, com a equipa de Bilic a ocupar actualmente o 9.º lugar.
    Saiu Payet, mas apareceu Andy Carroll. O avançado de 1,93m marcou 4 golos nas últimas 4 jornadas e pode ser uma valente dor de cabeça para a defesa do WBA.
    Com Feghouli a começar a aparecer, Snodgrass a ambientar-se no novo clube, Lanzini a fazer as suas diabruras e Michail Antonio a ser agora mais assistente do que finalizador, Andy Carroll parece ter o apoio apropriado para continuar a marcar golos. Marcá-lo é quase impossível, e embora os centrais do West Brom sejam fortes no jogo aéreo, há pouca gente capaz de anular Carroll.


Romelu Lukaku - Everton - 9.8
    Vinte e quatro jornadas disputadas, e Romelu Lukaku é o melhor marcador da Premier League (16 golos). Com um registo de 17, 15, 10 e 18 nas últimas 4 temporadas, parece evidente que Lukaku está pronto para estabelecer novas marcas em 2016/ 17 e o conjunto das próximas 5 jornadas servirá para perceber se Lukaku pode disparar na pole position como potencial Melhor Marcador, ou se o póker diante do Bournemouth foi apenas um oásis.
    O problema de Lukaku no Fantasy foi sempre o mesmo: é difícil acertar nos jogos em que ele destrói os adversários, e tradicionalmente é-lhe difícil manter a veia goleadora várias jornadas seguidas.
    Middlesbrough (fora), Sunderland (casa), Tottenham (fora), West Brom (casa) e Hull (casa). Difícil, parece-nos, será Lukaku não brilhar neste período, considerando por exemplo que na primeira volta fez um hat-trick no terreno do Sunderland.
    E depois de repente lembramo-nos que Lukaku tem apenas 23 anos. Difícil imaginá-lo aos 26, 27.


Andrew Robertson - Hull City - 4.3
    O trabalho de Marco Silva nos tigers até à data só pode ser descrito com uma palavra: extraordinário. O técnico português chegou, moldou a equipa à sua imagem, e tem operado milagre atrás de milagre, em busca da manutenção (acreditamos que conseguirá, quando tudo parecia estar contra si).
    Com duas clean sheets consecutivas, uma em Old Trafford e a outra em casa diante do Liverpool (2-0), o Hull afinou a sua defesa e por isso mesmo começa a fazer sentido apostar nos jogadores bastante económicos ao dispor de Marco Silva.
    Jakupovic, avaliado em 4.0, pode ser bastante útil nas próximas jornadas, mas é o lateral-esquerdo Andrew Robertson que nos tem saltado à vista. Aos 22 anos, o miúdo escocês parece finalmente estar a mostrar aquilo que levou o Hull a resgatá-lo ao Dundee United em 2014, e concilia vários pontos positivos: custa apenas 4.3, com a saída de Snodgrass é bem capaz de ser o jogador dos tigers que melhor cruza, e o momento defensivo dá confiança a quem queira acreditar nesta equipa. A verdade é que o Arsenal, super-dependente da inspiração de Alexis Sánchez, pode ter bastantes dificuldades contra o Hull, e depois da deslocação ao Emirates o Hull terá 4 jogos em casa nos 6 seguintes.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Honestamente, entre Cech e Jakupovic temos tendência a escolher o suiço. O momento que o Hull vive pesará no jogo e na organização defensiva da equipa de Marco Silva, enquanto que Cech (mesmo mantendo-se o Arsenal como favorito pelo plantel que tem e pelo factor casa) tem desiludido esta temporada, não conseguindo fazer a diferença.
    O Watford vem de duas vitórias consecutivas mas confiamos em David De Gea (5.4), só batido por Courtois em termos de clean sheets esta época. A ineficácia ofensiva do Middlesbrough (19 golos marcados) pesa na escolha de Joel Robles (4.7), embora o Everton tenha melhores opções noutros sectores.
    Interessante o duelo entre Mignolet e Lloris no jogo grande de Sábado, e muita curiosidade para ver se Tom Heaton (5.1) consegue impedir o Chelsea de chegar à vitória. Outra potencial boa opção é Lee Grant, embora defronte um Crystal Palace desesperado por pontos.

- Defesas: Na defesa, continuamos a afirmar que Seamus Coleman (5.8) e Leighton Baines (5.7) têm que fazer parte do vosso plantel. Um deles, ou mesmo ambos - o Everton atravessa um excelente momento com 4 vitórias e um empate nos últimos 5 jogos, e nas próximas jornadas tem 3 jogos acessíveis em casa. A escolher apenas um dos laterais, Coleman.
    Uma viagem até ao estádio do Burnley - 3.ª melhor equipa em casa, apenas inferior a Tottenham e Chelsea - leva-nos a optar mais uma vez pelo fantástico Marcos Alonso (6.7), e o excelente jogo de Chris Smalling (5.8) diante do Leicester leva-nos a apostar naquele que foi um dos melhores centrais da temporada passada.
    Valencia, Koné e Mawson completam o nosso leque de recomendações.

- Médios: Sigurdsson e Mkhitaryan já foram referidos acima, mas por muito que confiemos no trabalho e na revolução operada por Marco Silva, Alexis Sánchez (11.8) a receber o Hull City é sempre algo a que não se pode fugir. Não esquecer que Sánchez bisou no reduto do Hull, numa altura em que o momento dos tigers era, naturalmente, bem diferente.
    Barkley tentará dar sequência ao bom jogo que cumpriu diante do Bournemouth no apoio a Lukaku, Marko Arnautovic (7.1) deve dividir atenções entre o seu próprio umbigo e o jogo aéreo do companheiro Crouch, e no West Ham tanto Michail Antonio (7.0) como Sofiane Feghouli (5.0) parecem ser opções bastante válidas, podendo Snodgrass juntar-se às contas caso já seja titular. No Liverpool-Tottenham temos tendência a acreditar mais nos médios dos spurs - Alli e Eriksen - e dos reds apenas num jogo electrizante de Mané, enquanto que jogadores como os belgas Eden Hazard (10.2) e Kevin De Bruyne (10.6) não podem nunca ser ignorados, bem como nesta jornada específica Yaya Touré (7.3).

- Avançados: Romelu Lukaku e Zlatan Ibrahimovic (11.6) parecem-nos ser os dois avançados de topo para esta jornada, justificando inclusive a nossa táctica preferencial de 3-5-2 no nosso onze de destaques abaixo apresentado.
    Independentemente disso, Diego Costa (10.5) é um perigo do primeiro ao último minuto em que estiver em campo, Peter Crouch (4.9) não marcou no último jogo mas tinha marcado em 4 das 5 jornadas anteriores; sobre Andy Carroll já escrevemos um pouco, fechando por isso o nosso raciocínio global com 4 nomes - Harry Kane (11.3) pode aproveitar o mau momento do Liverpool se Klopp não conseguir acordar a equipa, Jermain Defoe (7.8) deve continuar a carregar o Sunderland às costas, Gabriel Jesus (9.2) tentará dar sequência à sua adaptação de sonho, e Christian Benteke (7.3) terá forçosamente de aparecer se o Palace quiser lutar para permanecer na Premier.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Heaton; Coleman, Smalling, Alonso; Antonio, Mkhitaryan, Sigurdsson, Hazard, Sánchez; Lukaku, Ibrahimovic

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Arsenal v Hull City - Alexis Sánchez; Harry Maguire
Manchester United v Watford - Zlatan Ibrahimovic; Henrikh Mkhitaryan
Middlesbrough v Everton - Romelu Lukaku; Seamus Coleman
Stoke v Crystal Palace - Marko Arnautovic; Peter Crouch
Sunderland v Southampton - Jermain Defoe; Lamine Koné 
West Ham v West Brom - Andy Carroll; Sofiane Feghouli
Liverpool v Tottenham - Harry Kane; Sadio Mané
Burnley v Chelsea - Eden Hazard; Tom Heaton
Swansea v Leicester City - Gylfi Sigurdsson; Fernando Llorente
Bournemouth v Manchester City - Gabriel Jesus; Yaya Touré

0 comentários:

Enviar um comentário