1 de janeiro de 2021

100 Jogadores que podem marcar 2021 (51-100)

Respeitando uma tradição anual, o Barba Por Fazer antecipa o conjunto de jogadores que têm condições para marcar o novo ano. O 7.º capítulo desta rubrica (podem consultar no nosso arquivo as edições de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020) faz-se a meio de uma pandemia que modificou drasticamente o futebol, desde a troca do ensurdecedor e contagiante barulho dos adeptos pelo eco do silêncio nas bancadas, ao adiar de competições, ao menor fulgor nas transferências e à maior imprevisibilidade nas tabelas classificativas (único ponto positivo) também fruto da incerteza na gestão dos plantéis, com vários atletas a acusar pontualmente positivo à Covid-19.

    Em 2021 acontece (esperemos) tudo, tudo aquilo que não aconteceu em 2020. Teremos Europeu, Copa América, Jogos Olímpicos, e a nível de campeonatos esperam-se disputas como há muito não assistíamos. A Premier League está ao rubro, a Serie A deixou de ser um passeio para a Juventus, a La Liga promete luta de titãs entre os rivais de Madrid, em França o PSG passou a ter a concorrência cerrada de Lyon e Lille, em Portugal há luta a 4, e só na Bundesliga acreditamos que, mais tarde ou mais cedo, o Bayern dispare.

    Há um ano atrás, acertámos algumas coisas que se vieram a cumprir, mas tal como toda a gente não considerámos que poderia estar a caminho uma pandemia, castradora para a Sociedade e, à sua medida, para o futebol. Há 12 meses, antecipámos as transferências de Havertz, Chilwell, Tonali, Dani Olmo, Trincão, Jonathan David, indicando Szoboszlai como futuro reforço do Leipzig ou Daniel Bragança como um jovem que teria a sua oportunidade no plantel do Sporting em 2020/ 21. Como sempre, também falhámos muito, nomeadamente todo e qualquer palpite que atirámos poder ganhar corpo durante o Euro-2020.... aquele que nunca existiu.

   Hoje lançamos os jogadores da 100.ª à 51.ª posição, e dentro de alguns dias a primeira metade de 2021. Destacamos:


51. Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund) - Tem apenas 16 anos (nasceu em 2004!) feitos em Novembro, e o seu potencial é absurdo. Em 2021 esperamos ver o prodígio precoce Moukoko a bater recordes, uns atrás dos outros. Tão bom que será assistir ao crescimento da dupla Haaland-Moukoko...

52. Harvey Barnes (Leicester City) - Sem se dar muito por ele, Harvey Barnes está devagarinho a tornar-se um caso sério na Premier League. Graças à sua velocidade e facilidade de remate deve aumentar e muito a sua cotação no novo ano.

53. Robin Gosens (Atalanta) - Na hora de eleger os melhores laterais da actualidade, muita gente se esquece do alemão da Atalanta que na época passada marcou 10 golos e fez 8 assistências. Não se esqueçam mais dele.

54. Gaetano Castrovilli (Fiorentina) - A equipa de Florença está longe de ser um conjunto sólido e fiável, mas Castrovilli vale sempre o bilhete/ o tempo gasto a ver o jogo.

55. Giovanni Reyna (Borussia Dortmund) - Filho de peixe sabe nadar. O filho de Claudio Reyna, representante juntamente com Pulisic do promissor futuro dos EUA, é mais um dos activos no viveiro de jovens talentos de Dortmund. Haaland e Moukoko vão roubar capas de jornais e títulos, mas é Reyna quem não demorará a assumir-se como o maestro da equipa, uns metros atrás.

56. Joaquin Correa (Lázio) - Ciro Immobile é o nome que vem à cabeça de qualquer adepto quando pensa nesta Lázio de Inzaghi. 2021 pode ditar um papel mais activo na ficha de jogo para Correa, um dos segundos avançados mais dinâmicos do mundo e o complemento perfeito para o dianteiro transalpino.

57. Ryan Gravenberch (Ajax) - Na linha de de Jong ou de Ligt, Gravenberch é um dos próximos produtos da formação do Ajax a enloquecer o mercado. Com 18 anos e 1,90m não deve demorar a afirmar-se como umas das figuras da Eredivisie e um dos médios da moda. Será que vai garantir o seu lugar nos 23 da Laranja Mecânica rumo ao Europeu?

58. James Ward-Prowse (Southampton) - Quantos livres directos vai marcar em 2021 o melhor cobrador de bolas paradas da Premier League? É só isso que queremos saber.

59. Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) - De figura frágil e talento sem limites, Wirtz (17 anos) é o principal talento para acompanhar na Bundesliga, se não contarmos com "as crianças de Dortmund".

60. Ozan Kabak (Schalke 04) - Será Kabak a escolha do Liverpool em Janeiro para compensar (dentro do possível) a perda de Virgil van Dijk no sector?

61. Ben White (Brighton) - Brilhou no Leeds United, coleccionou interessados no Verão, mas o Brighton segurou o elegante central inglês. Até Maio, Potter confia nele para ajudar a aguentar os seagulls na Premier League. Depois... é provável que haja mudança de ares.

62. Emiliano Buendía (Norwich City) - Recomendámo-lo para o Benfica no nosso Facebook quando se tornou evidente que os encarnados pretendiam investir a sério, e Buendía acrescentava tudo o que as águias precisam: agressividade, versatilidade, visão de jogo, qualidade de transporte, qualidade de passe e dimensão física. Vem brilhando no Championship, mas é simplesmente criminoso um jogador destes estar "desperdiçado" no 2.º escalão inglês.

63. Gerard Moreno (Villarreal) - Se Messi se mantiver algo murcho e irreconhecível, o Pichichi será nesse caso disputado por Benzema, Iago Aspas, Suárez e Moreno. E uma boa figura nessa contenda pode valer ao avançado do submarino amarelo uma eventual convocatória para o Euro-2021.

64. Julian Draxler (PSG) - Draxler é um daqueles jogadores que nos irritam (Özil será o exemplo máximo deste género). Um jogador que admiramos mas que teima em desperdiçar o seu talento, acumulando más escolhas. Em Junho de 2021, o alemão de 27 anos termina contrato. Se escolher bem o próximo clube, pode estar aqui um dos renascimentos do ano. 

65. Eric García (Manchester City) - García não mostrou ainda o suficiente para ser tudo aquilo que tentam fazer dele. Com Rúben Dias, Laporte, Stones e Aké, seria inteligente o Manchester City ganhar alguns milhões com o jovem hispânico agora em Janeiro. De uma forma ou de outra, um regresso à Catalunha parece o cenário mais provável.

66. Antony (Ajax) - Chegou do São Paulo e, sem pedir licença a ninguém, retirou a David Neres o estatuto de craque brasileiro do ataque do Ajax. Tem apenas 20 anos e deve continuar a contribuir para um ataque que, mantendo a média actual, ultrapassará uma vez mais os 100 golos na liga holandesa.

67. Jonathan Bamba (Lille) - Renato Sanches, Ikoné e Yazici (este último na Liga Europa) têm sido muito elogiados, Soumaré foi notícia em Portugal como hipótese para reforçar o Benfica, mas é Jonathan Bamba quem tem sido o maior destaque do Lille em 2020/ 21. Veremos se revela capacidade para prosseguir assim até à 38.ª jornada da Ligue 1.

68. Carlos Soler (Valência) - Na confusão que é o Valência, Carlos Soler insiste em rumar contra a corrente. O seu futebol é uma luz num emblema cada vez mais escuro.

69. Dejan Kulusevski (Juventus) - Letal nas duas diagonais da direita para o centro, o esquerdino Kulusevski pode ser uma das melhores soluções para colocar a Juventus no bom caminho. Poucos em Itália rematam como o sueco.

70. Tariq Lamptey (Brighton) - Rivaliza com N'Golo Kanté o estatuto de jogador mais querido da Premier League, e cansa qualquer adepto com as suas incessantes incursões ao longo do corredor direito do Brighton. Tem apenas 20 anos, e se o Brighton permanecer na Premier, muito deverá ter a agradecer ao vaivém nos corredores de Lamptey e March.

71. Yacine Adli (Bordéus) - Tem aquela elegância e passada larga que caracteriza vários médios franceses. Merece mais do que o Bordéus, importando nesta fase da carreira escolher um clube onde jogue, e não tanto um clube que o faça conquistar troféus para os quais não tem garantias que contribuirá muito em campo.

72. João Palhinha (Sporting) - O trinco do Sporting, peça-chave ao lado de João Mário no equilibrado 3-4-3 de Rúben Amorim, é a prova que quem espera e trabalha sempre alcança. Depois de muito crescer em Braga e de quase ter sido vendido por 10 milhões, Palhinha vem-se afirmando aos 25 anos no clube que representa desde os júniores. Ficaríamos muito surpreendidos se não fosse no final da época o melhor médio defensivo em Portugal.

73. Illan Meslier (Leeds United) - Tem ainda muitas arestas para limar no seu jogo, mas o elástico francês é um dos jovens guardiões para acompanhar em 2021. Bielsa confia nele, e nós confiamos em Bielsa.

74. Yari Verschaeren (Anderlecht) - Com ares de Hazard na forma como conduz o esférico e ziguezagueia entre defesas, protegendo bem a bola, Verschaeren é uma das principais promessas do campeonato belga, sendo fundamental para o arranque da sua carreira a forma como irá lidar com a lesão que recentemente contraiu. Estejam também atentos a Marco Kana.

75. Moussa Marega (FC Porto) - Influente em todas as vitórias do Porto de Sérgio Conceição, o possante Moussa Marega deve terminar em 2021 a sua caminhada enquanto dragão. As saídas a custo zero de Marega e Otávio darão sequência ao que, infelizmente, tem sido uma tendência nos últimos anos no clube azul e branco.

76. Pedro Neto (Wolves) - Uma das apostas fortes de Jorge Mendes, Pedro Neto tem sido um dos portugueses que melhor tem aproveitado nos últimos meses o lusitano projecto dos Wolves. Podence vai aparecendo a espaços, Fábio Silva já se estreou a marcar, mas é Pedro Neto que acreditamos que não demore a vincar-se como principal craque da equipa e legítimo herdeiro de Diogo Jota.

77. Ibrahima Niane (Metz) - Uma grave lesão nos ligamentos tirou-o dos relvados quando o seu fantástico arranque (6 golos em 6 jogos) prometia estarmos na presença de um dos destaques desta liga francesa. Fazemos votos para que regresse forte em 2021, e seja capaz de dar sequência ao que vinha fazendo.

78. Rafa (Benfica) - Na incógnita que é muitas vezes este Benfica, o impacto do velocista Rafa vem sendo um dos factores mais constantes. E se os encarnados querem ser campeões, Jesus precisará do melhor Rafa de sempre para o conseguir.

79. Romain Perraud (Brest) - No modesto Brest, Perraud tem-se mostrado esta época estatisticamente como um dos melhores laterais do Velho Continente. Está uma transferência a caminho.

80. Josko Gvardiol (Dínamo Zagreb) - Já comprometido com o Leipzig para 2021/ 22, o defesa croata fará as malas para a Alemanha somente em meados de 2021. Até lá, atenção ao Dínamo na Liga Europa, porque esta equipa defende bem.

81. Pau Torres (Villarreal) - Depois de muitos anos com Ramos e Piqué, a Espanha desespera por sangue novo para o centro da defesa. Pau Torres tem crescido e hoje com 23 anos parece ser um dos mais fortes candidatos a herdar a pesada responsabilidade de substituir dois dos defesas mais emblemáticos da última década.

82. Pedri (Barcelona) - Depois de tantos erros que o Barcelona cometeu nos últimos anos, a contratação de Pedri (que futuro!) compensa alguns. É bom vê-lo a crescer com Messi no plantel, e teria sido óptimo Iniesta ainda estar no clube para lhe passar o testemunho.

83. Emiliano Martínez (Aston Villa) - Martínez deu um suposto passo atrás ao abandonar o Arsenal rumo ao Aston Villa, mas a Premier League ganhou assim um super-guardião como titular, dando muitos pontos e revelando-se a peça que faltava numa equipa (Grealish, McGinn, Barkley, Watkins, El Ghazi, Mings, Cash) cada vez mais interessante. Uma das boas histórias de 2020, com novos capítulos promissores em 2021.

84. Mohamed Ihattaren (PSV) - Este escapou ao Ajax... Desconcertante, irrequieto e imprevisível, este holandês com ascendência marroquina é um tormento para qualquer defesa e uma delícia para qualquer adepto. Cheira a Premier League por todos os lados, mas ainda deve continuar nos Países Baixos mais uns tempos.

85. Ricardo Horta (Sporting de Braga) - Não conseguimos compreender como Paulinho e Ricardo Horta continuaram em Braga em 2020/ 21, mas Carvalhal agradece, e a Liga portuguesa também. Na época passada foram 24 golos para Horta e nesta, quantos serão?

86. Jean-Pierre Nsamé (Young Boys) - Sinónimo de golos - na época passada foram 41 em 46 jogos - o avançado camaronês tem que sair da Suiça para mostrar se está à altura de um campeonato com outra cotação e no qual enfrente melhores defesas e guarda-redes.

87. Jens Petter Hauge (AC Milan) - Custou 5 milhões ao clube milanês, e pode estar aqui um dos "achados" das últimas temporadas. Atrevido e determinado, um norueguês para ter em conta em 2021. 

88. Gabriel Veron (Palmeiras) - O jovem craque ao serviço de Abel Ferreira pode ser um dos próximos brasileiros a proporcionar uma avultada transferência para o futebol europeu.

89. José Juan Macías (Chivas) - No sempre disputado campeonato mexicano, Macías já demonstrou o suficiente para abraçar o sonho europeu. Quem se chega à frente?

90. Viktor Tsygankov (Dínamo Kiev) - O ucraniano é um dos grandes talentos a actuar em campeonatos periféricos. É muito graças a ele que o Shakhtar não lidera, como é apanágio, a liga ucraniana neste momento.

91. Ivan Toney (Brentford) - Com parecenças com Abraham e Calvert-Lewin, Ivan Toney é mais uma prova do extraordinário scouting do Brentford, capaz de substituir rapidamente Watkins. As abelhas têm adiado uma subida à Premier League que nos parece que acontecerá mais cedo ou mais tarde, e Toney tem demonstrado ser um legítimo porta-estandarte para um emblema que podia ter acusado as saídas de 2/ 3 do seu BMW (Benrahama, Mbeumo e Watkins).

92. Angel Gomes (Boavista) - O projecto desportivo do novo Boavista sofreu um revés, mas embora a época não esteja a correr de feição, é bom que os adeptos axadrezados aproveitem o futebol perfumado de Angel Gomes. O nosso futebol tem ganho muito com este empréstimo e o rapaz tem brilhado, mesmo quando lhe falta um acompanhamento com outra pedalada e que fale a "mesma língua" em campo.

93. Ovie Ejaria (Reading) - Gostávamos que tivesse tido uma oportunidade no super-exigente meio-campo de Klopp, mas é no Reading que Ejaria vem evoluindo, agora a título definitivo. É um dos melhores médios do Championship.

94. Rodrigo Pinho (Marítimo) - Com pinceladas de pura classe, o avançado do Marítimo era um bom reforço para qualquer um dos grandes de Lisboa. Tem 29 anos e já falhou em Braga, mas merece a oportunidade. Joga muito.

95. Gonçalo Ramos (Benfica) - A forma como Jorge Jesus o tem gerido tem sido, no mínimo, questionável, mas se a qualidade imperar é natural que Gonçalo Ramos ainda tenha uma palavra a dizer neste Benfica 2020/ 21. Continuamos a ter muita curiosidade de assistir, em alguns jogos que o permitam, a um ataque comandado por Darwin e Gonçalo.

96. Adam Armstrong (Blackburn) - O "Rafa inglês do Championship" tem golo e acelera de forma vertiginosa, mas está num clube que à partida terá dificuldade em lutar pela promoção. Mexam-se a seu tempo, clubes da Premier, porque o Fantasy precisa dele em 2021/ 22.

97. Dusan Vlahovic (Fiorentina) - Se o portentoso sérvio se tornar titular indiscutível da equipa de Florença, muito poderemos ouvir falar dele na segunda metade desta Serie A, entrando em 21-22 com uma reputação bem diferente. 

98. Adam Hlozek (Sparta Praga) - Miúdo maravilha nos FM desta vida, Hlozek tem arcaboiço e qualidade técnica para explodir nos próximos anos. Um excelente Segundo Avançado em potência, cuja progressão muito dependerá do clube que o retirar da República Checa, e do respectivo treinador.

99. Yusuf Demir (Rapid Viena) - Um bebé. Com a camisola 48 nas costas, este mini-craque de 17 anos tem deslumbrado a Áustria. Esperam-no os mais altos voos e em 2021 quiçá uma chamada à selecção.

100. Yakubu Aziz (Estoril) - Foi emprestado pelo Vit. Guimarães para crescer, e crescer é aquilo que tem feito, prometendo servir como solução a curto, médio-prazo na cidade-berço e podendo continuar a manter o Estoril de Bruno Pinheiro na rota do regresso à Liga NOS.

0 comentários:

Enviar um comentário