3 de outubro de 2012

Benfica 0 - 2 Barcelona


Ponto prévio:
Olá. Sim, renascemos das cinzas. E sim mentimos - dissemos que em Setembro já estaríamos aqui a bombar e afinal fizemo-lo só em Outubro. Não morremos. Um de nós está doente, o outro não faz a barba há 3 semanas, porém sentimos que hoje era o dia certo para sairmos do poço e voltarmos ao quotidiano.

    Olá outra vez. O Benfica perdeu com o Barcelona. Fiz parte, tal como TM dos 63.847 espectadores que estiveram na Luz. Não posso no entanto falar muito do jogo porque adormeci enquanto os jogadores do Barça trocavam a bola. Estou a gozar, mas houve alguns momentos que deram espaço para o bocejo surgir e surgir e surgir e surgir.

    Mas vamos lá falar de futebol. Jorge Jesus disse que não temia o Barcelona, apenas o respeitava, e de facto o onze inicial escolhido espelhava isso. No entanto, a meu ver, teria preferido não ver Bruno César em campo e ver um médio com boa capacidade de decisão e último passe como Aimar (os grandes jogadores têm que jogar os grandes jogos) ou Martins de início, e preferia ter visto Rodrigo encostado a uma ala no lugar de Gaitán. Bem sei que rende mais a 2º avançado ou do lado direito, mas o jovem espanhol correria de certeza mais e seria importante num contra-ataque e numa linha de 3 Rodrigo-Lima-Salvio com capacidade de explosão e de sacrifício. Isto para não falar noutras alternativas extremistas como colocar André Gomes em campo. O senhor Tito trouxe uma excelente equipa, dando-se ao luxo de deixar no banco jogadores como Iniesta, David Villa ou Song.

    O jogo começou e foi estranho ver o Benfica sem cheirar a bola. Uma equipa que tradicionalmente consegue posse de bola de 60% via-se ali refém do jogo do Barça, e assim foi em quase todo o jogo (posse de bola final 26-74). Após a lenga-lenga catalã, o Benfica recuperou a bola, construiu um lance e Bruno César rematou, naquele que foi o primeiro lance de perigo do jogo. Logo a seguir, Messi é lançado na esquerda (várias vezes Maxi foi "papado" hoje, mas a Maxi não se pode cobrar tanto pelo que já deu  tantas vezes a mais), cruza tenso e Alexis Sanchéz lá apareceu para inaugurar o marcador. Nos minutos a seguir ao golo sofrido, o Benfica parecia acordar para o jogo. Viu-se a perder, viu que tinha que fazer pela vida e conseguiu cerca de 7 minutos à Benfica, muito graças às inúmeras recuperações de Matic e à boa verticalidade e criatividade de Salvio. Lima, aos 11 minutos, rematou com perigo após grande passe de Gaitán. Depois Messi rematou para defesa dum hoje intranquilo Artur Moraes e o jogo lá decorreu até ao fim, com muito trabalho para o meio-campo encarnado e o carrossel do Barça a fazer circular a bola, desligando-se de procurar o golo em grande parte do tempo.

    Ao intervalo Jesus achou por bem trocar B. César por Martins (viria a estar todo o jogo muito precipitado, muito agarrado à bola e a definir mal) mas a verdade é que o jogo continuou ao ritmo da música catalã, que é como quem diz ao ritmo de Xavi. Aos 56, o pequeno Lionel lá pegou na bola, chamou todos os jogadores para cima de si e soltou a bola para Fábregas fazer o 0-2 e deixar a Luz desanimada. O Benfica respondeu prontamente por Salvio, mas depois o jogo caiu no que o Barça quis fazer dele. Com jogo com o Real Madrid no fim-de-semana, os blaugrana procuraram manter a bola, fazer os jogadores do Benfica correr, e não arriscar muito. Quando Aimar aumentou a classe e a criatividade do Benfica em espaços curtos, mas não era suficiente. Sim, com Javi García e Witsel no Benfica talvez tivesse sido diferente. Sim, com a equipa de 2009/ 2010 tinha sido diferente. Até final, como Zubizarreta há pouco disse "a segunda parte foi um monólogo" do Barcelona. Destaque para algumas faltas que só o Barça "sofre", para a lesão do Puyol (as melhoras rapaz) e para a expulsão do odiável Busquets.

    O Benfica perdeu hoje em sua casa, fica em penúltimo lugar do grupo com 1 ponto e tem agora 3 jogos seguidos para ganhar - Spartak (f), Spartak (c) e Celtic (c). Isto porque será "ligeiramente" importante o Benfica chegar a Camp Nou (última jornada) com a sua vida definida.
Destaco hoje no Benfica um jogo positivo de Garay, Enzo Pérez bem atrás mas mal na fase de construção (perdendo tempo e o timming de alguns contra-ataques que não pode acontecer quando se joga contra a equipa que melhor pressiona no mundo), Salvio esteve bem na 1ª parte, Melgarejo cumpriu mais uma vez,  Lima foi mal explorado, mas o melhor do Benfica foi sem dúvida alguma Nemanja Matic. Enorme naquele meio-campo, um pouco a lembrar o jogo que fez em Stamford Bridge no ano passado.
Do lado catalão destaco Messi (parece estúpido dizer isto), Mascherano e Xavi. O argentino fez duas assistências e Xavi foi para mim o melhor em campo. A equipa gira à sua volta, foi bom ter pisado o relvado da Luz e o futebol do Barcelona e em geral vai sentir muito a sua falta quando se retirar.

    Que o Benfica no fim-de-semana tenha 70% de posse de bola contra o Beira-Mar, para se vingar de hoje. E a Champions do Benfica são as próximas 3 jornadas. Parabéns de resto ao Braga pela vitória na Turquia (Éder está-se a tornar um sério jogador). Não faremos a crónica relativa a esse jogo porque, por estarmos na Luz, não o vimos. MP

PS1: Agora que escalámos o poço e viemos à superfície, podem esperar muita coisa nos próximos dias.
PS2: Não era mal pensado o Benfica ir buscar o Manuel Fernandes em Janeiro.

Ficha de jogo
Benfica: Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay, Melgarejo; Matic, Enzo Pérez (Aimar), Bruno César (Carlos Martins); Gaitán (Nolito), Salvio, Lima.
Barcelona: Victor Valdés; Daniel Alves, Puyol (Song), Mascherano, Jordi Alba; Busquets, Xavi, Fábregas (Iniesta); Alexis Sanchéz, Pedro (Villa), Messi.
Golos: 0-1 6' Alexis Sanchéz; 0-2 56' Fábregas..
Destaques: Garay, Matic, Salvio; Mascherano, Xavi, Messi.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Xavi (Barcelona)

0 comentários:

Enviar um comentário