6 de julho de 2012

Festivais à Lupa: 18º Super Bock Super Rock

18º Super Bock Super Rock

Olá humanos! Como é que é? 'tá-se? Muita bem... 
Voltámos para mais um "Festivais à Lupa" que efectivamente deveria ter saído ontem, mas por motivos desportivos, vimo-nos impedidos.

    Mais um ano, mais um Super Bock Super Rock e novamente no Meco. Contudo, algumas coisas mudaram desde a última vez. O que mais salta à vista é o cartaz, obviamente. E o cartaz está bastante mais... pobrezito. Se no ano passado tínhamos nomes como Arctic Monkeys, Beirut, The Kooks, Arcade Fire, Portishead, The Strokes, Slash e Brandon Flowers (poderiamos muito bem continuar a enumerar...), este ano não é bem assim... Mas nesse tema já esmiuçaremos mais adiante. Outra coisa que a organização decidiu alterar foram as condições do recinto. No ano passado, o pó foi uma queixa constante. Assim sendo, a organização decidiu trocar o pó pela erva... E o engraçado é que isto não são palavras nossas... São mesmo palavras do Luís Montez. Granda maluuuuco! Esta é a suposta grande notícia e novidade comparativamente com o ano passado. Este ano também foram melhoradas as condições para a prática do campismo, bem como os chuveiros.
    Bem... deixemo-nos de rodeios e vamos mas é ao que interessa!


5 de Julho
  • Palco EDP - No primeiro dia do festival decidimos destacar dois nomes deste palco. O primeiro nome são os portugueses The Happy Mess, liderados pelo bem conhecido pivô da Sic Notícias Miguel Ribeiro, a banda tem uma onda um pouco alternativa e até bem agradável, onde se notam umas certas influências como Arcade Fire. O segundo nome, nós achamos que deveria actuar no Palco Super Bock - Alabama Shakes. A música produzida por esta banda norte-americana tem muito boa onda e o seu rock com bastante soul à mistura não deixa ninguém indiferente. Esta banda bem recente (criada em 2009) pode tornar-se num caso bem sério... E com isso só temos a ganhar.

  • Palco Super Bock - O palco principal abre com os portugueses Salto que beneficiaram do cancelamento do músico Pete Doherty (diz que é drogado... mas não digam a ninguém) para dar o salto para os grandes palcos. Esta dupla já vem mostrando boa música e merece totalmente a confiança depositada. Depois dos tugas vêm... outros tugas. Os Capitão Fausto já têm algum nome na música portuguesa e a prova disso é que foram convidados para o palco principal do Super Bock Super Rock. É uma banda que promete pôr todo o público a dançar com o seu rock refrescante. Posteriormente vêm os Bloc Party. A banda londrina já teve melhores dias e nós estamos um pouco receptivos quanto ao concerto deles. Contudo, se actuarem como à uns anos atrás, terão nota mais que positiva. E eis que chegamos não aos últimos, mas ao grande nome da noite - Incubus. A banda de Brandon Boyd era uma das "bandas da cena" dos anos 90' e inícios de 2000 e por isso espera-se que muita gente vá assistir ao seu concerto para matar saudades e recordar um pouco. O palco termina com os britânicos Hot Chip que tentarão agarrar o público a uma hora um pouco ingrata (2h40)... Contudo, se tocarem como tocaram da última vez vai dar certo!

6 de Julho
  • Palco EDP - Neste segundo dia, no Palco EDP, destacamos não dois, mas três nomes! O primeiro é Hanni El Khatib. O skater e músico norte-americano faz muito boa música e, tal como os Alabama Shakes, cheia de boa onda... O som muito à base do rock garage e blues seduz-nos bastante e depois de ter actuado no Vodafone Mexefest, mostrará o que vale no SBSR. A segunda banda a merecer o nosso destaque são os The Horrors. A banda britânica tem bastante qualidade e fecha o palco com o seu garage rock (que é como eles caracterizam a sua música). Por fim, o terceiro e último nome é Oh Land. A bela cantora norueguesa tem dado bons concertos e isso faz que vá conquistando cada vez mais fãs. No Palco EDP ainda existe um grande nome da música portuguesa - Wraygunn. Não é um dos nossos destaques porque não vamos muito à baila com a sua música. No entanto, não negamos o talento que lhes está inerente. 

  • Palco Super Bock - Este dia 6 de Julho é, na nossa opinião, o que reúne melhor música nos dois palcos. Logo a abrir o palco... pumba... Supernada. Manel Cruz e seus capangas a espalharem a boa música que Portugal tem! É um dos concertos que promete. Depois temos os The Rapture. Estiveram bem à pouco tempo no Optimus Primavera Sound 2012 e voltam assim de novo para o palco principal do SBSR para colocarem o público todo a tirar o pé do chão. Em terceiro, um dos nomes da noite - Lana Del Rey. A sua pokerface assusta-nos um pouco... Contudo, esperamos um grande concerto (bem mais calmo certamente) por parte desta jovem que não é de abrir muito a boca quando canta. É uma cena dela... Ainda assim, dá-nos boa música. Depois do concerto da Lana era preciso acordar e animar a malta... E quem melhor que os Friendly Fires? A banda britânica vem acordar o pessoal ao Meco com a sua dance music. Prometem animar bem o público e aquecer para o último concerto do Palco Super Bock. Concerto esse que vai ter uma granda maluca - M.I.A.. A intitulada bad girl veio a terras portuguesas partilhar a sua boa vibe e promete soltar o lado mais rebelde (se assim se pode dizer) das raparigas portuguesas...

7 de Julho
  • Palco EDP - Este último dia não é nada do outro mundo. Ainda assim, voltamos a destacar dois nomes deste palco. O primeiro é o Mike Hadreas que escolheu o nome artístico de Perfume Genius. Este norte-americano granda maluco faz boa música e julgamos que não vai desiludir quem for assistir ao seu concerto. O outro nome é uma americana de origem russa - Regina Spektor. A cantora traz-nos uma música mais ligeira, ainda assim pouco mainstream, que não deve deixar de cativar algum público.


  • Palco Super Bock - O último dia do festival irá contar com um senhor que precisa de um dólar e um dólar é o que ele precisa - Aloe Blacc. O artista californiano vem tocar o seu soul pelo Meco e espalhar muito groove. Posteriormente, um dos destaques da noite - Peter Gabriel. Diz que o ex-integrante dos Genesis vem com muita malta e muitos instrumentos... Esperemos que o palco aguente com o peso... Não... Não estou a fazer uma piada sobre o peso do Pedro Gabriel... Após o Pedro Gabriel vêm uns senhores que nos agradam bastante e talvez seja a nossa banda de eleição do dia - The Shins. O novo álbum foge um bocado ao que a banda tem feito anteriormente, o que é uma pena. Contudo, tem um bom single de seu nome "Simple Song". Esperemos que não decidam encher massivamente o alinhamento com músicas do novo álbum. Achamos que têm mais a ganhar em apresentar maioritariamente músicas anteriores a "Port of Morrow". Por fim... Outro granda maluco - Skrillex. A nova estrela da música electrónica (mais especificamente, do dubstep) vem para cá fazer a miudagem levantar o pé do chão e também o resto do pó que o senhor Montez não conseguiu remover (diz ele que removeu 70% do pó... muita bem...). O senhor Sonny Moore tem boas músicas a solo e já integrou uma boa banda de seu nome From First to Last. Porém, foi com o nome artístico Skrillex que ganhou fama. As suas letras inspiram qualquer um. Principalmente aquela parte "WEUUUUW, GWAAH GWOOH GRAW GRIH GRIH GRIH GREUUUUW". É de facto muito tocante...

    E é assim que acabamos mais um "Festivais à Lupa". Ele voltará na véspera do Alive'12 e certamente que um pouco maior derivado à uma vasta qualidade musical que se apresenta neste festival e que merecerá um maior destaque da nossa parte.

    Até à vista seres humanos estranhamente belos!

MP. TM.

0 comentários:

Enviar um comentário