28 de dezembro de 2018

Balanço Premier League 18/ 19

Por algum motivo a Premier League enche os olhos e a alma aos adeptos como mais nenhum campeonato o consegue fazer no Velho Continente. Quando a maioria dos adeptos mais informados e documentados esperavam um Manchester City a dominar novamente - assim a lógica o fazia crer - é o Liverpool de Klopp que temos na pole position a meio da aventura. Os reds, finalistas vencidos na última Champions, têm tudo para lutar por um título que foge desde 1990. O técnico alemão estabeleceu as raízes e a identidade de uma equipa terrível para qualquer adversário, cada vez mais capaz de se adaptar às características do oponente e forte nos dois lados do campo. Este Liverpool versão 18/ 19 pode parecer ocasionalmente menos diabólico, mas é mais completo. E, na Liga mais louca do planeta, aquele Manchester City-Liverpool a 3 de Janeiro pode significar muita coisa.
    Já sem José Mourinho na equação, a Premier League tem, decorridas 19 jornadas, o esperado Top-6 nos primeiros seis lugares. Surpreendente o péssimo Manchester United, o rendimento acima do expectável por parte de Bournemouth e Watford, e a queda abrupta do Burnley, poucos meses depois de garantir um lugar europeu.
    Há exactamente um ano, o tapete estava estendido para o City de Guardiola caminhar até à conquista do troféu, num trajecto carregado de recordes e em que os adversários foram atropelados em catadupa. Hoje, a equipa de Pep está frágil, ressentindo-se de um mês de Dezembro irreconhecível, assistindo em simultâneo ao carácter que o Liverpool coloca em campo todos os jogos, e figurando inclusive, nesta fase, atrás do Tottenham. Poucas vezes sendo destaque (desde Agosto falou-se muito mais, em diferentes períodos, de Guardiola, Sarri, Klopp e até Emery), Pochettino acaba a primeira volta a apenas 6 pontos do primeiro lugar.
    De recordar, porque pode vir a ter o seu peso mais à frente, que Manchester City, Liverpool, Tottenham e Manchester United estão todos nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, figurando Chelsea e Arsenal na fase a eliminar da Liga Europa.
    Nesta altura do campeonato, são já três as equipas que mudaram de treinador - Manchester United, Southampton e Fulham. Janeiro será um mês certamente mexido a nível de transferências, especialmente na metade inferior da tabela, podendo certas afinações no mercado e, como sempre, o factor lesões, transformar bastante a actual tabela classificativa.

    Como anualmente fazemos, segue-se uma breve análise a meio da história, substancialmente menos detalhada do que aquela que faremos quando o capítulo 38 chegar ao fim.

Algumas ideias/ notas:

- Tudo levava a crer que teríamos finalmente bicampeão em Inglaterra, algo que não acontece desde 2009 mas... 29 anos depois, é isso Liverpool? O primeiro lugar da equipa de Anfield é absolutamente incontestável. O clube da cidade dos Beatles reforçou-se com critério no Verão - chegaram Alisson, Fabinho, Shaqiri e Keita - e a equipa tem impressionado a vários níveis. Com vários jogadores num nível extraordinário (van Dijk, Salah, Milner, Robertson e Alisson, principalmente), os reds sofreram apenas 7 golos (!) em 19 jogos. Invictos (16 vitórias e 3 empates), sofreram menos de metade dos golos que o campeão City já encaixou nesta altura da prova, sendo o segundo melhor ataque da competição.
    Em jeito de comparação, o Liverpool de Suárez que com Brendan Rodgers viu a Premier escapar quando Gerrard escorregou, era menos multifacetado que este. Salah é o craque, mas hoje a equipa tem banco, Klopp tem sabido gerir o plantel com inteligência e sensibilidade, e serão sempre insuficientes os elogios para a mudança de chip que a equipa teve desde que na época passada o "monstro" e patrão holandês Virgil van Dijk se instalou no centro da defesa.  

- Dezembro foi um pesadelo para o Manchester City. A equipa de Guardiola partilhava o estatuto de invencível com o Liverpool até há poucas jornadas, mas as recentes 3 derrotas em 4 jogos, fizeram ruir o elegante castelo de cartas ofensivo. Mesmo com um super-plantel, os citizens têm-se ressentido da ausência de De Bruyne (apenas 196 minutos), que eleva o nível do colectivo para outro patamar, sofrendo com algumas lesões pontuais (David Silva, Agüero) e com a inexistência de legítimos substitutos de Fernandinho e Mendy.
    Terá este City o "estofo" ou resiliência para morder os calcanhares deste Liverpool numa edição que, desta vez, será tudo menos um passeio?

- Chelsea e Arsenal precisam de tempo, mas o impacto inicial de Sarri e Emery é muito positivo. O italiano (sagaz ao recrutar Jorginho do seu Nápoles, "importando" assim a sua filosofia na primeira fase de construção) tem valorizado jogadores, embora os blues estejam muitíssimo dependentes de Hazard. No Arsenal, a nova vida pós-Wenger tem encontrado em Aubameyang e Torreira os principais destaques, num conjunto que, com Özil no seu melhor de forma consistente, podia ter outras ambiçoes.

- Quem és tu, Manchester United? Old Trafford tem perdido identidade, ano após ano, na sequência da saída de Sir Alex Ferguson, figura que sustentava um clube inteiro. O divórcio entre Mourinho e os red devils tornou-se obrigatório, ficando todos os envolvidos mal na fotografia. Mou gastou ainda mais a sua imagem, revelando-se incapaz de em 3 anos colocar a equipa a jogar um futebol de equipa grande (De Gea mascarou muitas lacunas nas últimas edições) e igualmente inapto para a construção de um balneário forte (a principal força de Mourinho noutros projectos). A Direcção do United falhou ao nunca definir e respeitar um plano, e os jogadores - com Pogba à cabeça - sujaram o seu profissionalismo, não sendo Solskjaer um milagreiro, mas mostrando o plantel que a vontade de correr muda muitos resultados.
    Fica no entanto a questão: conseguirá o histórico emblema inglês "roubar" o alegadamente favorito ao lugar, Mauricio Pochettino, ao Tottenham no final da época?

- Entre as equipas promovidas, não surpreende que o "português" Wolves seja o grande destaque. A equipa do barbudo NES tem sido uma dor de cabeça para os grandes, fechando a primeira volta num 11.º lugar (26 pontos), embora a apenas dois pontos do sétimo classificado (Leicester City).

- Aubameyang é líder isolado dos melhores marcadores (13 golos). O avançado do Arsenal promete uma luta taco-a-taco com Salah e Kane (ambos com 12) até ao final da temporada, sem esquecer Hazard que, já com 10 golos, tem tudo para realizar a sua época mais mortífera da carreira. O 10 belga do Chelsea é de resto o líder nas assistências, com 9 passes para golo, surgindo à frente de Fraser, Eriksen e Sané.

- Manchester City e Chelsea são respectivamente, líderes e vice-líderes, a nível de percentagem de posse de bola e acerto no passe - médias de 63,9% e 61,7% na gestão do esférico, e 89,1% e 88,3% na arte/ ciência de passar bem. Manchester United, Leicester e Huddersfield foram as equipas que até aqui se apresentaram mais dominantes no jogo aéreo, surgindo City, Chelsea, Liverpool, Southampton e Wolves como equipas mais rematadoras.

Há margem de crescimento para várias equipas. Aliviados, os jogadores do Manchester United devem realizar uma segunda volta superior, e os recentes jogos têm passado a ideia de horizonte positivo para West Ham (Felipe Anderson tem carregado a equipa, mas Pellegrini está finalmente a estabilizar ideias), Southampton e Everton. Temos curiosidade para ver se Ranieri explora o potencial evidente no plantel do Fulham, e temos maior dificuldade em imaginar Huddersfield e Cardiff a darem a volta.

- Hazard, Salah, Van Dijk, Sterling, Milner, Aubameyang, Kane e os Silvas (David e Bernardo) têm sido as principais figuras destes primeiros meses de Premier League. No plantel abaixo apresentado, composto por 23 elementos, deixámos à porta Alexander-Arnold, Alonso, Patrício, Pereyra, Jorginho, Maddison, Azpilicueta e a dupla de Marco Silva, Sigurdsson e Richarlison. Em jeito de curiosidade, comparando com o plantel que formámos há exactamente 1 ano (a meio da versão 17/ 18) repetem a presença seis atletas - Salah, Sterling, Fernandinho, Hazard, David Silva e Kane.



O melhor "plantel" da Premier League 2018/ 19 até agora

0 comentários:

Enviar um comentário