24 de junho de 2014

Mundial 2014: 11 da Primeira Jornada

    Tal como prometido, reunimos os 11 melhores jogadores para cada posição correspondentes às exibições da primeira jornada. Fizémo-lo no Euro 2012 e voltamos a fazer neste Mundial. Ao fim de cada ronda e posteriormente de cada fase iremos divulgar os nossos 11 eleitos. Aos titulares adicionaremos ainda um banco com jogadores que também merecem uma referência positiva. Na fase de grupos - derivado ao elevado número de jogos - existe um grande número de jogadores com boas exibições e era injusto não indicar outros jogadores.
    Para a baliza o eleito foi Keylor Navas. Embora se tenha batido bem com Sirigu nas nossas contas, o guardião costa-riquenho levou a melhor. O italiano teve um maior número de defesas no jogo, mas Navas foi essencial na partida frente ao Uruguai. Não teve tanto trabalho - é certo -, mas fez duas defesas impossíveis que muitas vezes são sinónimas de pontos... E a verdade é que o golo sofrido foi apenas de grande penalidade.
    Derivado ao número elevado de pontas-de-lança e médios com boas exibições, fomos "obrigados" a optar por um 3-4-3 deixando um central - como David Luiz - de fora. O central escolhido para figurar no nosso plantel foi Rafael Márquez. Operou uma exibição a roçar a perfeição frente aos Camarões onde não cometeu um erro e assumia a construção de jogo de trás. Poderia pensar-se que Márquez estaria em fase decrescente na carreira, mas o central mexicano a provar o contrário. No lado esquerdo optámos por aquele que foi - porventura - o melhor defesa da primeira jornada: Daley Blind. A sua exibição foi muito simples - sem erros defensivos e eficaz no ataque. O defesa esquerdo do Ajax ainda ajudou na goleada surpresa da Holanda à Espanha com duas grandes assistências difíceis de repetir. Para completar o eixo defensivo decidimo-nos por Sèrge Aurier. Um autêntico poço de energia e uma barreira autêntica a defender. Contudo, não foi apenas defensivamente que esteve bem. Tal como Blind, Aurier foi crucial no ataque fazendo duas assistências de grande nível num curto espaço de tempo ajudando a sua equipa a virar o resultado frente ao Japão. 
    Chegando ao centro do terreno escolhemos dois jogadores que ficaram na sombra daqueles que supostamente foram os homens do jogo para os media. Oscar foi o melhor em campo contra a Croácia, mas os louros, esses foram para Neymar Jr. por ter marcado dois golos. Oscar foi sempre o maior desequilibrador da equipa, assistiu e ainda marcou o tento merecido para coroar a sua exibição. O outro não teve números. Mas a verdade é que ele não precisa deles para se fazer notar. Andrea Pirlo foi o cérebro dos italianos e comandou o meio campo à sua maneira. Tacticamente perfeito. Do centro passamos para os corredores onde Joel Campbell foi a grande surpresa. O jogador jogou e fez jogar surpreendendo todos os amantes de futebol com a sua Costa Rica. Numa partida complicada frente ao Uruguai marcou, assistiu e veio buscar jogo atrás fazendo a equipa jogar. Do outro lado temos o jogador da jornada - Arjen Robben. O extremo do Bayern que nesta afinada laranja-mecânica joga a avançado foi o melhor jogador do jogo que deixou o mundo de boca aberta. Robben foi crucial na vitória onde - para além de marcar - conseguiu fazer dribles sobre os craques espanhóis fazendo-os passar por amadores. Que o diga Iker Casillas que gatinhou perante Arjen, sem sucesso...
    Na frente temos os goleadores de serviço. Thomas Müller - infelizmente para nós, portugueses - foi dos melhores avançados da jornada. Um autêntico jogaço frente a Portugal, com grandes movimentações e a fazer um hatrick banalizando por completo a selecção portuguesa. Van Persie foi o super-herói de serviço. Operou a reviravolta com um dos melhores golos da jornada voando após cruzamento de Blind e deixando Casillas pregado ao relvado. O avançado ainda aproveitou um erro de Casillas e mostrou-se letal na hora H. Por fim, não poderíamos concluir os nossos destaques sem passar pela França. Karim Benzema mostrou que está numa forma assombrosa e foi o matador de serviço. Marcou dois e ainda esteve na origem do remate do auto-golo de Valladares validado pela tecnologia da linha de golo. A este andar será certamente um dos candidatos a melhor marcador da prova.


0 comentários:

Enviar um comentário