28 de junho de 2014

Colômbia 2-0 Uruguai: Candidato a Melhor Jogador do Mundial avisa o Brasil

Colômbia  2 - 0  Uruguai (James Rodríguez 28' 50')

    Mais um jogo e mais uma demonstração da força desta Colômbia. A selecção comandada por José Pékerman chegou pela 1.ª vez na sua História aos quartos-de-final do Mundial depois de James Rodríguez brilhar mais uma vez. O criativo médio ofensivo/ extremo do Mónaco voltou a ser o melhor em campo (para nós é a 4.ª vez em 4 jogos que o consegue), marcou 2 golos - passando a figurar em 1.º na lista de melhores marcadores, embora Messi, Müller e Benzema ainda tenham uma palavra a dizer nesta ronda - e reforçou aquilo que já vinha sendo evidente: James Rodríguez é neste momento um dos maiores, senão o principal, candidato a Melhor Jogador do Mundial 2014. Para o ser, a Colômbia terá que ultrapassar o Brasil nos quartos-de-final, tarefa que não é impossível considerando o momento e a qualidade que as 2 selecções têm apresentado. Uma coisa é certa, vamos ter um jogão a 4 de Julho!
    Hoje a Colômbia era favorita face à ausência de Suárez, pelos lamentáveis motivos que já conhecemos. Certo é que se o Uruguai não contou com Suárez, os adeptos colombianos poderão dizer que também não contaram com Falcao. Pékerman foi ousado na abordagem ao jogo, recuperando o esquema que utilizava com Falcao, funcionando Jackson como ponta-de-lança e Teo como segundo avançado (a sua posição original e aquela em que rende habitualmente mais). Nesta fórmula o sacrificado foi Ibarbo. Já o Uruguai apresentou-se como era expectável, regressando Maxi Pereira e com Fórlan no lugar de Suárez. Em 2010 seria uma troca com a qual Tabárez não perdia, mas 4 anos depois não se pode dizer o mesmo.
    No começo deste duelo sul-americano viu-se uma Colômbia com uma posse de bola muito maior, procurando desequilibrar através da velocidade de Cuadrado ou das subidas dos laterais Armero (hoje uma autêntica locomotiva) e Zuñiga, ou através do talento de James muitas vezes a baixar para assumir o jogo colombiano. O jogo estava meio preso mas o nó foi desatado aos 28 minutos num lance de génio. Um golaço de James Rodríguez, mais um do jogador que já tinha deliciado os adeptos com o golo ao Japão. Aguilar assistiu James e o craque, rodeado por 4 uruguaios, dominou de peito e sem deixar a bola cair rematou de longe com arte, engenho e muita espontaneidade, fazendo a bola ultrapassar Muslera e bater na barra antes de entrar. Garantidamente um dos golos deste Mundial, simplesmente fantástico. Sábia, inteligente e madura do ponto de vista competitivo (bem orientada por Pékerman, diga-se) a Colômbia manteve o domínio do jogo e graças à boa parelha de Aguilar com Carlos Sánchez segurou sempre o jogo a seu favor, embora com Cavani a tentar ameaçar e a lutar do lado do Uruguai.
    As emoções não tardaram a acontecer no início da 2.ª parte e novamente com James em destaque, embora o elogio tenha que ir para todo o ataque da Colômbia que desenhou uma excelente jogada. Foi Teo que iniciou a construção do lance, combinando com Jackson e tendo o avançado do Porto decidido bem ao soltar para o flanco onde Armero aparecia. O lateral cruzou largo, Cuadrado cabeceou para trás em esforço mas com total intencionalidade e James Rodríguez apareceu na pequena área para desviar para o 2-0, fixando-se como o melhor marcador do Mundial (5 golos, o número que Müller alcançou em 2010). Com a desvantagem, Tabárez procurou acordar o Uruguai trocando Fórlan e Álvaro Pereira por Stuani e Ramírez, e a abordagem de Pékerman - para além de demorada - surpreendeu porque, embora se adequasse a entrada de Mejía, ficou sempre a sensação que seria útil a dada altura colocar Quintero e explorar as transições - porque o Uruguai ia ser obrigado a dar espaço nas costas - com James, Quintero e Cuadrado. A realidade é que o jogo nunca pareceu fugir à Colômbia, mas o Uruguai conseguiu incomodar por 3 ou 4 ocasiões. Cristian Rodríguez, Maxi Pereira e Cavani viram todos eles Ospina brilhar entre os postes, numa excelente exibição do guardião do Nice (por quanto tempo no mediano clube francês?). Nos minutos finais o Uruguai deixou de acreditar e a partida terminou praticamente com o Maracanã a ovacionar de pé James Rodríguez.

    Aqui no Barba Por Fazer já há algum tempo (desde que identificámos os 100 Alvos deste Mercado de Verão) que tínhamos o feeling de que James Rodríguez ia ser um dos destaques deste Mundial, e por isso estamos francamente satisfeitos com o rendimento do craque, camisola 10 da Colômbia. James nem é jogador de muitos golos, mas tem brilhado a todos os níveis no Brasil. Está numa forma assombrosa, leva 5 golos e 2 assistências e a sua importância no grande momento da sua selecção é crucial. Hoje, pela 4.ª vez em quatro jogos foi o melhor em campo e deixou claro aviso ao Brasil: a Colômbia está mais forte que a canarinha, e nesse embate Oscar e Neymar serão "obrigados" a aparecer. James, Cuadrado e companhia têm neste momento uma ideia de jogo muito mais afinada, o colectivo está 100% coeso, há várias soluções, e o Brasil terá que acordar com a injecção de emoções fortes que teve frente ao Chile. O Brasil-Colômbia tem tudo para ser um dos jogos deste Mundial, esperando-se golos dos 2 lados.
    Hoje, para além de James, destaque para as excelentes exibições de Ospina e Cuadrado, enquanto que Armero impressionou com a sua velocidade e disponibilidade física a surgir no ataque. Aguilar e Sánchez foram fundamentais no suporte aos centrais (a dupla Yepes-Zapata esteve também quase perfeita). O Uruguai despede-se do Mundial, depois de ter sido 4.º em 2010 e a atitude de Suárez contra a Itália ficará irremediavelmente ligada ao destino desta selecção, uma vez que com Suárez o Uruguai acreditaria muito mais e teria um dos melhores do mundo no seu ataque.
    Dá gosto ver esta Colômbia. Dá gosto ver James Rodríguez. Têm agora a palavra jogadores como Robben ou Messi, e o embate entre Neymar e James na próxima fase vai ser interessantíssimo.
    Amanhã não percam, como sempre, a nossa análise ao muito aguardado Holanda-México e ao duelo de outsiders Costa Rica-Grécia.


Barba Por Fazer do Jogo: 
James Rodríguez (Colômbia)
Outros Destaques: Ospina, Yepes, Armero, Aguilar, C. Sánchez, Cuadrado; Cavani

0 comentários:

Enviar um comentário