21 de outubro de 2013

Portugal-Suécia no playoff de acesso ao Brasil

  Selecção - Realizou-se hoje o sorteio relativo ao play-off de apuramento da zona Euro para o Mundial 2014 do Brasil. Entre os possíveis adversários - França, Suécia, Islândia e Roménia - Portugal soube hoje que terá pela frente a Suécia de Zlatan Ibrahimovic e companhia. A 1.ª mão jogar-se-á no Estádio da Luz no dia 15 de Novembro enquanto que o jogo final será disputado quatro dias depois, em solo sueco. Será um interessante ajuste de contas depois de na qualificação para o Mundial 2010 Portugal ter ficado em 2.º (atrás da Dinamarca) e deixado a Suécia afastada do play-off por 1 ponto de diferença. Na altura os dois jogos entre Portugal e Suécia acabaram empatados 0-0.
    O sorteio ditou os restantes embates: Ucrânia-França, Islândia-Croácia e Grécia-Roménia.

    BPF - Claramente que Roménia ou Islândia seriam os adversários ideais para Portugal nesta dupla jornada. Entre França e Suécia, provavelmente os gauleses seriam uma opção pior dado o histórico de embates Portugal-França. Frente aos suecos a História também não joga a favor de Portugal, mas se queremos estar no Mundial 2014 é até um justo "castigo" para a péssima gestão e o deixa-andar português encontrar pelo caminho uma selecção de nível médio-alto. Se Portugal quer estar entre as 8/4 melhores selecções do mundo significa que quererá no Brasil ultrapassar equipas como Colômbia, Inglaterra ou Bélgica, e a Suécia é inferior a esse patamar. A Suécia poderá ter a seu favor o jogo aéreo nas bolas paradas, é uma equipa experiente e tem um jogador extraordinário - Zlatan Ibrahimovic. Ibra nunca tem problemas em carregar as equipas que representa às costas, e passa-se o mesmo com a selecção, e surgirá de certeza motivadíssimo nestes 2 jogos, até pelo facto de Portugal ter invariavelmente o estatuto de favorito e a Suécia ser o underdog. Em todo o caso, é provável que Portugal melhore os seus níveis exibicionais comparativamente com a fase de grupos porque se mantiver esse baixo nível, a Suécia não terá problemas em seguir em frente. É preciso uma Selecção Nacional próxima ou mesmo ao nível que costuma apresentar nas fases finais de Europeus ou Mundiais porque o calcanhar de Ibrahimovic vai estar certamente afinado, e bem apoiado por elementos operários mas com técnica como Sebastian Larsson, Elm, Svensson, Wernbloom, Hysén ou o jovem Kacaniklic. O poderio ofensivo da Suécia é elevado - pode jogar a nosso favor o facto de ser uma selecção com um futebol inocente e ofensivo e não tão cínico como outras - mas tem algumas debilidades defensivas, passíveis de serem exploradas por Portugal sobretudo por Ronaldo e Nani em situações de 1 para 1. Já se sabe, no entanto, que Ronaldo será alvo de uma marcação apertadíssima. O maior elogio que se pode fazer a esta Suécia é recordar que na fase de grupos disputou 2 jogos épicos com a Alemanha - perdeu um por 5-3 e no outro esteve a perder por 4-0 e conseguiu empatar 4-4.

    Nos restantes jogos será interessante acompanhar a eliminatória entre Ucrânia e França. Os franceses são favoritos mas à partida não terão a vida facilitada e os ucranianos prometem entrar fortes em casa. Encontraram-se aliás no Euro 2012, tendo a França ganho por 2-0 (golos de Ménez e Cabaye).
    A Croácia é clara favorita frente à Islândia. Embora os islandeses tenham feito até agora uma qualificação impressionante dado o seu pouco historial, a Croácia é uma equipa mais homogénea e, em condições normais, seguirá em frente e será bom tê-la no Brasil.
    O Grécia-Roménia poder-se-á dizer que é o jogo à partida menos chamativo, mas pode até tornar-se interessante. A Grécia é uma selecção muito inteligente, tacticamente e fisicamente rica e é favorita mas terá pela frente uma Roménia que deixou para trás Turquia e Hungria no seu grupo, tem Marica em boa forma e o jovem Torje a crescer.

0 comentários:

Enviar um comentário