Premier League - A Associação de Futebolistas de Inglaterra anunciou hoje as 2 shortlists de 6 jogadores, candidatos respectivamente às distinções de Jogador do Ano e Jovem Jogador do Ano. Na temporada passada foi o galês Gareth Bale a arrecadar os 2 troféus individuais, algo que Cristiano Ronaldo já conseguira outrora, mas nesta época tudo indica que teremos 2 vencedores diferentes. Aqui no Barba Por Fazer iremos "entregar" no fim da época as nossas distinções quando elegermos o 11 do ano (tanto na Premier League como na Liga ZON Sagres) e outros prémios similares, mas deve-se referir desde já a grande justiça de todos os nomes que figuram na lista desta temporada.
Comecemos então pelos nomeados para Player of the Year.
Os 6 jogadores que podem almejar vencer, e aos quais já ninguém tira a nomeação, são: Luis Suárez (Liverpool), Yaya Touré (Manchester City), Steven Gerrard (Liverpool), Eden Hazard (Chelsea), Adam Lallana (Southampton) e Daniel Sturridge (Liverpool). Desde logo, destaque para a presença do trio de Liverpool, totalmente justificado dada a incrível época da equipa de Anfield e das grandes prestações destes elementos. Luis Suárez é, claramente, o grande candidato a vencer o prémio máximo. O avançado uruguaio falhou as primeiras 6 jornadas do campeonato por estar suspenso mas regressou com a atitude certa. Marcou até agora 29 golos, esteve envolvido directamente em 53 e foi um diabo à solta, conseguindo por exemplo 2 hat-tricks (Cardiff e WBA) e um póker tremendo (Norwich). Tornou-se um verdadeiro profissional de futebol, um exemplo pela positiva e conseguiu uma regularidade monstruosa. Steven Gerrard é uma lenda. O capitão do Liverpool merece esta Premier League mais do que qualquer outro e tem sido determinante. Se Suárez e Sturridge desequilibram na frente, Gerrard equilibra e motiva emocionalmente a equipa. Um líder, um farol, um verdadeiro capitão. Já Sturridge está a fazer a melhor temporada da sua ainda relativamente precoce carreira, foi mais do que uma vez Jogador do Mês, é inglês e tem sido o 2.º grande avançado da Premier, logo a seguir ao colega Suárez.
Depois, Yaya, Hazard e Lallana. Yaya Touré está a realizar, sem margem para dúvidas, a melhor época da sua vida. Incrível na finalização (meia distância, livres, penalties) elevou os seus números para um patamar antes impensável - 18 golos esta época -, e calçou as botas de Agüero (no início da temporada parecia que a disputa seria Suárez/ Agüero) quando foi preciso, sendo de facto o único jogador que conseguiu esta temporada cheirar os calcanhares do uruguaio. Mas apenas isso. Eden Hazard tem sido o jogador do ano do Chelsea de José Mourinho. O belga evoluiu (passou a assistir menos mas a marcar mais), sendo um perigo constante na asa esquerda londrina. Ainda assim, o futuro reserva a Hazard épocas ainda mais memoráveis que estas. Por fim, a surpresa que não é surpresa para os mais atentos - Adam Lallana. O extremo e capitão do Southampton merece estar entre os 6 jogadores do ano, estando a realizar uma época inesquecível. É um dos jogadores com mais técnica na Premier League, "pensa e joga como um espanhol" (palavras do seu treinador, Pochettino) e representa o puro e bom futebol do Southampton. Vai certamente ao Mundial - veremos se ganha a titularidade - e vai garantidamente ser um apetecível alvo de Verão. Pode-se dizer que elementos como Seamus Coleman, Wayne Rooney, Jay Rodriguez e David Silva, entre outros, ficaram "à porta" das nomeações.
Depois, os 6 candidatos a Young Player of the Year são: Eden Hazard (Chelsea), Daniel Sturridge (Liverpool), Luke Shaw (Southampton), Raheem Sterling (Liverpool), Aaron Ramsey (Arsenal) e Ross Barkley (Everton).
Não se tivesse Aaron Ramsey lesionado e seria forte candidato a arrecadar este prémio. O galês começou a temporada num momento de forma imparável, mas uma lesão acabou por condicionar e de que maneira o resto da sua temporada. Os maiores elogios que se podem fazer é que, houve uma altura, em que Ramsey estava a lutar ombro com ombro com Suárez e Agüero pelo estatuto de melhor da competição, e parecia em certo momento que a saída do melhor jogador galês (Bale) daria lugar imediatamente a outro (Ramsey). Eden Hazard e Daniel Sturridge são claramente os 2 grandes candidatos a serem distinguidos como jovem jogador do ano. As razões são as supra-mencionadas, afinal de contas são os 2 únicos também candidatos a Jogador do Ano. Sturridge ou Hazard? Veremos o que a malta inglesa decide, e terão que esperar umas semanas para ver qual seria a nossa decisão.
Para além disto, há Raheem Sterling, Ross Barkley e Luke Shaw. O extremo inglês do Liverpool foi um dos jogadores que mais cresceu este ano. Passou a aparecer nos grandes jogos, tornou-se regular e competitivo, e a sua evolução foi determinante (à imagem do "salto" que Henderson ou Flanagan deram). Claramente um jogador com ambições em ser chamado por Roy Hodgson ao Brasil. Tal como Sterling, também Barkley e Shaw são jogadores com aspirações a ser convocados para o Brasil. O médio do Everton tem tudo para ser um dos melhores médios da Premier League a curto ou médio prazo e cresceu imenso sob o comando de Roberto Martínez. Luke Shaw ainda vai melhorar consideravelmente (tem tudo para ser um jogador com maior impacto ofensivo) e o mais justo seria Hodgson levá-lo a ele e a Baines, preterindo Ashley Cole.