Balanço Final - Liga NOS 18/ 19
A análise detalhada ao campeonato em que houve um antes e um depois de Bruno Lage. Em 2018/ 2019 houve Reconquista.
Prémios BPF Liga NOS 2018/ 19
Portugal viu um médio carregar sozinho o Sporting, assistiu ao nascer de um prodígio, ao renascer de um suiço, sagrando-se campeão quem teve um maestro e um velocista.
Balanço Final - Premier League 18/ 19
Na melhor Liga do mundo, foram 98 contra 97 pontos. Entre citizens e reds, entre Bernardo Silva e van Dijk, ninguém merecia perder.
Os Filmes mais Aguardados de 2019
Em 2019, Scorsese reúne a velha guarda toda, Brad Pitt será duplo de Leonardo DiCaprio, Greta Gerwig comanda um elenco feminino de luxo, Waititi será Hitler, e Joaquin Phoenix enlouquecerá debaixo da maquilhagem já usada por Nicholson ou Ledger.
21 Novas Séries a Não Perder em 2019
Renasce The Twilight Zone, Ryan Murphy muda-se para a Netflix, o Disney+ arranca com uma série Star Wars e há ainda projectos de topo na HBO e no FX.
30 de setembro de 2013
Breve Olhar sobre as Autárquicas 2013: Isaltino e os outros
Crónica: Quintino Aires, animais e os videojogos
Resultados: Suárez e Sturridge vencem o Sunderland, Roma continua a imperar em Itália
Crítica: The Butler
Naturalmente, a super-produção dos irmãos Weinstein (eles que produziram filmes como Django Unchained, Silver Linings Playbook, The Artist, The Fighter, The King's Speech, Inglourious Basterds, Pulp Fiction e a trilogia do Senhor dos Anéis) aumentou e muito as expectativas sobre 'The Butler', embora também tenha sido o selo Weinstein a garantir a maior mediatização que o filme teve, bem como o elenco de luxo que nunca mais acaba. Aos nomes ditos lá em cima, acrescentam-se, entre outros: Mariah Carey, John Cusack, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Terrence Howard, Liev Schreiber ou Minka Kelly. O trabalho de Lee Daniels e, sumariamente, o filme em si é bom e melhor do que tem sido avaliado. 'The Butler' podia muito bem ser o chamado "filme do coitadinho", como um amigo meu o projectou porque era de facto o que o trailer transparecia. No entanto, acaba por ser um filme acima de tudo sobre a relação de um pai e de um filho, contextualizada numa autêntica viagem pela realidade norte-americana e pela forma como o racismo e a sociedade evoluíram, influenciando a vida deste mordomo e da sua família.
O filme baseia-se num artigo de Wil Haygood e tem um argumento sólido, congruente, com uma evolução interessante, que nos abana, ensina e mantém acordados durante as 2 horas e 10 minutos. Não será em princípio candidato ao óscar de melhor filme (e em princípio não o indicaríamos, também) embora seja dos que vai ficar "à porta" da nomeação principal. O selo Weinstein poderá fazer com que se mexam uns cordelinhos nos bastidores de Hollywood, embora a mesma distribuidora seja também responsável por alguns "rivais" como 'August: Osage County' ou 'Fruitvale Station', num ano em que a Columbia Pictures está forte. No entanto, Oprah Winfrey está neste momento bem colocada para ser nomeada para o óscar de melhor actriz secundária. Francamente, não é um papel do outro mundo embora já se tenham visto nomeações mais chocantes/ estranhas. De dar carros a toda a gente numa plateia, a potencial nomeada para óscar. Oprah, Oprah..
Forest Whitaker faz um bom papel. Não ao nível de 'The Last King of Scotland' mas certamente um dos melhores papéis da sua carreira, com aquele seu olhar esquisito. Desculpa Forest, ofendi-te. De qualquer forma, com a concorrência apertada, não deve ter aspirações ao óscar. Um dos destaques do filme e que injustamente nem se fala por esta altura como possível candidato ao óscar de melhor actor secundário é David Oyelowo (filho do mordomo). Também Cuba Gooding Jr. e Lenny Kravitz - os companheiros de Whitaker a servir na Casa Branca - dão alguns momentos engraçados ao filme, mas certamente não mais do que o jovem Elijah Kelley, um nome interessante para filmes de comédia nos próximos anos.
Uma palavra de elogio para a banda sonora do Rodrigo Leão - já se ouviram melhores, mas não deixa de ser um excelente trabalho e ainda por cima de um talentoso músico português. No filme vemos 5 diferentes presidentes, testemunhamos o evoluir da condição humana e da sociedade norte-americana, a partir de 2 perspectivas diferentes - a de Cecil Gaines e a do filho, Louis. Uma boa história, não um filme do outro mundo, mas um bom filme sobre um homem que cumpriu impecavelmente o seu trabalho, que serviu o seu país embora tendo ficado na sombra, que se manteve íntegro e que rejubilou com a vitória de Obama em 2008, tendo mesmo sido (já aposentado nessa altura) recebido pelo actual presidente dos EUA.
29 de setembro de 2013
Resultados: Real perde em casa com o rival Atlético, Dortmund goleia e Paços ganha pela 1ª vez
Mau futebol com pontos se paga (1-1)
Muito mau jogo de futebol por parte do Benfica onde nem a equipa jogou bem, nem o treinador foi capaz de mexer bem nela. Para variar, a culpa vai sempre para o árbitro. Naturalmente que o 14º treinador mais bem pago do mundo não tem - permitam-nos o vocabulário - os tomates necessários para admitir que perdeu pontos porque não anda a meter a sua equipa a praticar bom futebol, nem que os adversários têm mérito. Note-se que estamos a falar do último classificado da liga caso não empatasse hoje na Luz.
Como benfiquistas revolta-nos esta atitude de "miúdo que não sabe perder" por parte de Jorge Jesus. Chega de apontar o dedo ao menino feio que foi beneficiado quando se joga mal e porcamente. O Benfica tem um dos melhores plantéis dos últimos anos. Será que isto não chega para ganhar ao Marítimo? Será que não chega para ganhar ao recém-promovido Belenenses? Chega. Só não chega porque Jorge Jesus não está a fazer bem o seu trabalho. Como já vimos que não é capaz de admitir os seus erros, também nos custa acreditar que Jesus não é homemzinho o suficiente para demitir-se do cargo de treinador. Contudo, era o melhor que deveria fazer enquanto ainda há muito campeonato pela frente. Não tem havido melhorias no futebol medíocre que o Benfica anda a praticar e augura-se mais do mesmo, caso não haja uma mudança, ruptura, uma decisão forte.
1-1 Diakité 30'
28 de setembro de 2013
Premier League: Arsenal no topo, Manchester's perdem e Southampton é sensação
Já o United perdeu também, mas em casa. Com van Persie e Fellaini no banco e Nani titular, o West Brom conseguiu 3 pontos que poucos esperariam em Old Trafford. Golos só houve na segunda parte e com Amalfitano a brilhar no 1.º. Um rasgo individual culminado com uma finalização com classe. A resposta do United foi imediata com Wayne Rooney a empatar de livre directo (um daqueles livres que era um cruzamento em que a bola foi andando e andando até se tornar um remate e golo) mas o jovem Berahino voltou a destacar-se pelo WBA e deu a vitória, silenciando Old Trafford e conseguindo pôr ainda maior pressão em David Moyes e no percurso dos campeões em título.
Cédric dá 3 pontos preciosos ao Sporting em Braga (2-1)
Outros Destaques: Hebert, Alan; Cédric Soares, Wilson Eduardo
Golos:
1-2 Cédric 86'
Porto ultrapassa minhotos com penalty fantasma (1-0)
AVB e Mourinho empatam 1-1, no Duelo entre Aprendiz e Mestre
Grande primeira parte do Tottenham, senhor do jogo e a jogar o seu futebol sem se preocupar em exclusivo em adaptar-se/ anular a produção do Chelsea. Villas-Boas manteve o seu que se esperava, enquanto que Mourinho voltou a deixar Juan Mata no banco, colocando David Luiz e Terry no centro da defesa e Ramires no flanco direito (com vista ao equilíbrio e auxílio à dupla Lampard-Mikel).
Desde cedo se percebeu que o Tottenham vinha com a lição bem estudada. Enorme intensidade e garra na entrega dos spurs a cada bola, tendo sido Christian Eriksen a criar o desequilíbrio que gerou o primeiro golo. O dinamarquês arrastou vários jogadores consigo, colocou a bola na área em Soldado e o espanhol com um toque permitiu que Sigurðsson surgisse de trás e finalizasse. O 2.º não aconteceu minutos a seguir graças a um providencial corte de Ivanovic - grande jogada do Tottenham a partir do flanco direito a terminar com um cruzamento de Soldado e o sérvio a tirar o golo a Paulinho. Com a intensidade de jogo elevadíssima, o Chelsea procurou avançar no terreno através das subidas de Branislav Ivanovic, sem que Óscar e Hazard conseguissem aparecer a fazer a diferença, tal como Torres. Do outro lado do campo, Paulinho e Dembélé iam controlando as acções em alta rotação, deixando Lampard e Obi Mikel perdidos. Perto do intervalo, Paulinho voltou a estar perto do golo ao rematar ao poste depois de uma boa temporização e passe de Andros Townsend.
26 de setembro de 2013
Lewandowski vai mesmo jogar no Bayern; Arsenal-Chelsea na taça; van der Gaag abandona Belenenses
Crónica: Jesus difendeu o minino
PS: Aos 37 segundos do vídeo lá em cima, Jorge Jesus perde o seu relógio. Aos 40'' o polícia apanha-o. Será acusado de furto e condenado à pena de morte?
25 de setembro de 2013
Resultados: Ronaldo salva Real Madrid, Swansea afastado da taça
Outros Destaques: Na taça alemã, destaque para a vitória do Bayern por 4-1 frente ao Hannover 96 (Müller bisou, Ribéry e Pizarro marcaram os outros golos). O Schalke 04 derrotou uma equipa de escalão inferior por 3-1, com a promessa Max Meyer - para o qual auguramos um bom futuro, a fechar as contas.
Garganta Afinada. Top 20 ( nº 90 )
Os campeões de hoje são os All The Luck In The World com a música "Never" integrante do reclame (sempre quisemos escrever reclame num texto) da Trivago. Um exemplo de que uma boa escolha musical para a sua publicidade é bastante importante. Ainda no pódio temos Marcus Foster que tem uma voz semelhante à de Marcus Mumford dos Mumford & Sons e deu-nos esta boa balada "I Was Broken". Temos ainda duas músicas vindas da série Masters of Sex que findaram os dois primeiros episódios da série. São elas "Retrogade" de James Blake e "For Now I Am Winter" de Ólafur Arnalds. E que raio de fãs seriamos nós se não partilhássemos o novo single de James Arthur? James já se lançou e é com o single "You're Nobody 'Til Somebody Loves You" que vai tentar descolar-se do single imposto pelo X Factor "Impossible". Contamos ainda com "Tava na Tua" de Luiz Caracol e Sara Tavares que é a prova que vermos uma vez o Sol de Inverno da SIC tem vantagens para além da Victória Guerra. E do Inverno passamos para o Verão com "Summergirl" de um projecto antigo do cantor Myles Kennedy dos Alter Bridge (que vão estar no Coliseu dos Recreios a 16 de Novembro). Quem lançou um novo single foram os Pearl Jam com "Sirens". Esperemos que também liguem as "Sirens" e venham a Portugal num dos festivais de Verão. Por fim, destacamos ainda os irmãos gémeos dos The National - NO. A música "Stay With Me" inclui a banda sonora da série Suits e faz parte do primeiro EP dos mesmos chamado “Don’t Worry, You’ll be Here Forever”.
E é isto, seus malandrecos. Voltaremos a postar música da boa quando Deus nosso senhor que está no céu quiser.
2. Marcus Foster - I Was Broken
3. S. Carey - Broken
4. James Blake – Retrogade
5. Pearl Jam – Sirens
6. Ólafur Arnalds Feat. Arnór Dan - For Now I Am Winter
7. The Mayfield Four - Summergirl
8. Peter Bradley Adams - Between Us
9. Linda Martini - A Corda do Elefante Sem Corda
10. Drake ft. Sampha – The Motion
11. Luiz Caracol com Sara Tavares – Tava na Tua
12. James Arthur - You're Nobody 'Til Somebody Loves You
13. NO – Stay With Me
14. Player - O Que Eu Te Queria Dizer
15. Selah Sue - Summertime
16. Avicii - You Make Me
17. Daughter – Still
18. Edward Sharpe & the Magnetic Zeros - That's What's Up
19. Sean Riley & The Slowriders - Tell Me Why
20. Rhye – The Fall