Depois dos resultados de hoje fica a faltar apenas a dupla jornada de Outubro (11 e 15 de Outubro) para ficarmos a saber as classificações finais das selecções, quem garante o passaporte directo e quem terá que disputar o play-off de acesso ao Brasil'14. O dia de hoje ficou marcado pela qualificação de Itália e Holanda para a fase final, sendo que a Alemanha e Suiça também já estão com pé e meio no Brasil. O presente ponto de situação dedica-se apenas à qualificação via UEFA, ou seja, às selecções europeias.
Grupo A
Hoje a Escócia venceu a Macedónia por 2-1 e no jogo de maior interesse a Sérvia venceu por 3-0 em terreno galês. Lazar Markovic fechou as contas da vitória sérvia fazendo o seu 1.º golo oficial pelo seu país (a sua estreia a marcar tinha sido contra o Chile num amigável) e antes Kolarov tinha já marcado um grande golo num remate fortíssimo.
No entanto, o duelo pela qualificação é entre 2 selecções que hoje não jogaram: Bélgica e Croácia. Com 5 pontos de diferença espera-se escaldante o Croácia-Bélgica de 11Out, embora para que esta geração belga marque presença finalmente numa fase final baste uma vitória caseira contra o País de Gales. Assim sendo, é de esperar que a fornada com Cortouis, Mignolet, Vertonghen, Kompany, Alderweireld, Lombaerts, Vermaelen, Fellaini, Witsel, Defour, Mirallas, Mertens, Lukaku, Chadli, De Bruyne, Benteke, Dembelé e Eden Hazard se qualifique directamente enquanto que a Croácia vá parar ao play-off (obviamente ter-se-á que ter em conta que entre os 9 segundos, apenas 8 deles estarão presentes nesse play-off, não contando os resultados com o último classificado de cada grupo, entre os grupos A e H).
Grupo B
A Itália de Prandelli, vice-campeã europeia, já está no Brasil. No jogo de hoje Kozak (novo reforço do Aston Villa) abriu o activo e acordou a Itália para um 2-1 vitorioso. Chiellini marcou após canto e Balotelli não perdoou na conversão de uma grande penalidade (como nunca perdoa, aliás). Bulgária e Dinamarca mantêm-se a disputar o 2.º lugar do grupo, tendo ambas vencido hoje - Daniel Agger deu a vitória à Dinamarca sobre a Arménia, de penalty.
Grupo C
A Alemanha jogou a meio gás frente às Ilhas Faroé, vencendo apenas por 3-0. Mertesacker inaugurou o marcador, Özil dilatou de penalty e Thomas Müller fechou as contas. Também nesse grupo, a Áustria conseguiu um resultado importante ao vencer a Irlanda por 1-0 (golo de Alaba) e na vitória da Suécia bastaram 27 segundos de jogo para que Ibrahimovic construísse o 1-0 final.
Basta à Alemanha que cumpra a sua missão em casa frente à Irlanda para dizer presente no Brasil, restando o interesse para a luta entre Suécia e Áustria. Os suecos partem em vantagem pontual neste momento, na próxima jornada há um Suécia-Áustria decisivo, até porque na jornada final a Suécia joga com a Alemanha enquanto que a Áustria tem tarefa facilitada jogando com as Ilhas Faroé.
Grupo D
Mais uma selecção que se qualificou hoje foi a Holanda. Alcançando o registo de 7 vitórias, 1 empate e 0 derrotas (tal como Alemanha e Bélgica apresentam neste momento) a Holanda venceu Andorra por 2-0, podendo agradecer a Robin van Persie a qualificação. O avançado do Manchester United marcou os dois golos, um deles um grande golo e o 2.º uma oferta do guarda-redes adversário. Também no grupo D, a Turquia venceu na Roménia por 2-0 e a Hungria goleou por 5-1 a Estónia, gerando uma luta a três pelo segundo posto: Hungria tem 14 pontos, Turquia e Roménia 13.
Grupo E
A Suiça está em situação idêntica à Aleamanha, prestes a poder abrir o champanhe rumo ao Brasil'14. Os suiços venceram hoje na Noruega com o herói a ser Fabian Schär, a marcar 2 golos de cabeça bastante idênticos. A luta pelo 2.º lugar mantém-se acesa entre Islândia, Eslovénia, Noruega e Albânia, num grupo que é pena que exista, deixando Bélgica, Croácia e Sérvia todas no mesmo, hipotecando a presença de 1 na fase final.
Grupo F
E eis o grupo de Portugal. A Rússia cumpriu hoje como se esperava e venceu em casa Israel por 3-1. Um dos gémeos Berezutski inaugurou o marcador, Kokorin marcou um dos melhores golos da jornada e Glushakov fechou as contas na recarga de um penalty. Zahavi reduziu mesmo a fechar o jogo. No outro jogo, Luxemburgo venceu a Irlanda do Norte por 3-2.
A 2 jornadas do final, a Rússia é lider com 18 pontos, mais 1 que Portugal, tendo ainda que jogar no Luxemburgo e no Azerbaijão (à partida 6 pontos para os russos). Se os russos dependem apenas de si, Portugal precisa de uma escorregadela para alcançar o 1.º lugar, faltando receber Israel e receber Luxemburgo. Neste momento só um cataclismo afastaria Portugal do play-off, que é o cenário mais provável para a Selecção das Quinas.
Grupo G
Taco a taco. Tem sido assim a qualificação entre Bósnia e Grécia. A Bósnia venceu hoje em solo eslovaco (Hamsik inaugurou o marcador para os da casa, Bicakcic empatou e Hajrovic deu a vitória com uma bomba do meio da rua) e a Grécia venceu também, em casa, com um golo solitário de Salpingidis. É provável que a Bósnia se mantenha no 1.º posto, sendo certo que uma destas equipas estará no Brasil e a outra no play-off.
Grupo H
A Inglaterra podia ter ganho hoje algum conforto na qualificação, mas empatou a zeros na Ucrânia. A selecção de Hodgson tem a qualificação nas mãos e o factor casa a seu favor, embora receba nos 2 últimos jogos duas selecções perigosas - Montenegro e Polónia. Será altura da Inglaterra provar que merece estar no Mundial, num grupo em que o mais provável será a Ucrânia ficar no 2.º posto (embora Montenegro e Polónia também possam reclamar esse lugar). Polónia essa que hoje venceu por 5-1 na visita a San Marino.
Grupo I
No grupo com menos selecções, a Espanha (que tem 1 jogo a menos e é líder em igualdade pontual com França) precisa apenas de vencer, em casa, a Bielorússia e a Geórgia para festejar a qualificação. O destino da França deverá ser invariavelmente o play-off - a França que hoje começou a perder com a Bielorússia, Ribéry empatou e foi novamente a Bielorússia a tomar as rédeas do jogo - péssima noite de Lloris com culpas nos 2 golos sofridos. Nasri e Pogba marcaram na segunda parte, deixando o marcador em 4-2.
Recordamos que neste momento as selecções já qualificadas são: Brasil, Itália, Holanda, Austrália, Coreia do Sul, Japão e Irão. Alemanha, Suiça, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Estados Unidos estão muito perto de se juntar a este lote.