Filme: Inglourious Basterds
Actriz: Mélanie Laurentpor Miguel Pontares
Desde os primórdios do Cinema e até hoje, a maioria dos filmes tem como protagonistas personagens masculinas. Essa tendência tem sido bem combatida actualmente na Televisão ('Game of Thrones', 'Orange is the New Black', 'Skins', 'Orphan Black', 'Unbreakable Kimmy Schmidt', 'Penny Dreadful', 'The Fall', 'Fargo', 'American Horror Story', 'House of Cards' e 'Bates Motel' são tudo exemplos de séries com personagens femininas fortes e bem escritas), enquanto que no Cinema qualquer actriz deseja sempre ser a musa inspiradora de Woody Allen - ninguém escreve e realiza para mulheres como ele. No entanto, e embora provavelmente não seja alguém de quem nos lembramos logo na criação de símbolos do feminismo no grande ecrã, Quentin Tarantino tem a sua quota-parte de sucesso. Poderíamos falar de Jackie Brown, diz-se que a personagem de Jennifer Jason Leigh em 'The Hateful Eight' promete, muitos dirão que The Bride é a melhor "Tarantina" e pouco crédito tem Shosanna Dreyfus.
Em 'Inglourious Basterds' conhecemos a judia Shosanna quando esta sobrevive a um tiroteio subterrâneo ordenado pelo coronel da SS Hans Landa (Christoph Waltz). Nos 5 capítulos que compõem mais uma Vingança do realizador sangrento, Shosanna surge na abertura "Once Upon a Time.. in Nazi Occupied France", três anos depois em "German Night in Paris" e completa o seu plano no derradeiro "Revenge of the Giant Face". A única sobrevivente da família Dreyfus assume uma nova identidade - Emmanuelle Mimieux - em Paris, onde se torna responsável por um cinema local. O seu simples objectivo de passar despercebida (genial a tensão, com um struedel com natas como guarnição, no momento em que Shosanna partilha a mesa com Hans Landa) transforma-se numa oportunidade única de vingar a sua família e os judeus quando, essencialmente graças ao chato "herói" Fredrick Zoller, as grandes figuras do nazismo se decidem juntar no seu cinema para assistir à premiere de Stolz der Nation, um filme de propaganda nazi. A personagem de Mélanie Laurent, juntamente com o seu projeccionista Marcel, planeia a sua própria operação Kino, preparando-se para incendiar uma colecção de 350 filmes de nitrato.
A sua mensagem para a Alemanha é o climax do filme, e a delicadeza da actriz francesa Mélanie Laurent funciona na perfeição, especialmente quando cruzada com esta sede de justiça, vestindo pele de guerreira e preparando-se para um combate silencioso (até a forma como coloca a maquilhagem resulta bem como símbolo).
Como nem tudo são rosas ela acaba por morrer lá pelo meio, mas Shosanna Dreyfus é, em 'Inglourious Basterds', a judia que acaba com a Guerra ao colocar o nazismo numa fogueira. Se isto não é o suficiente para fazer dela uma personagem feminina influente, não sei o que será.
Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.