24 de dezembro de 2013

Crítica: The Spectacular Now

Realizador: James Ponsoldt
Argumento: Scott Neustadter, Michael H. Weber, Tim Tharp
Elenco: Miles Teller, Shailene Woodley, Brie Larson
Classificação IMDb: 7.1 | Metascore: 82 | RottenTomatoes: 93%
Classificação Barba Por Fazer: 74


A dupla que escreveu o argumento de '500 Days of Summer' regressou... e desiludiu. Verdade seja dita 500 Days of Summer é uma das melhores histórias sobre o amor (e não de amor) dos tempos recentes, com uma frescura e dupla com encaixe perfeito - Gordon-Levitt e Zooey Deschanel - por isso a herança era muito pesada. Miles Teller (o seu 1.º papel sério depois de coisas como 'Project X') e Shailene Woodley (que se lançou em 'The Descendants') têm boa química, sobretudo a forma como ela interpreta a evolução da personagem ao longo da relação está bem feita, embora as cenas mais fortes até sejam de Teller. Mas falta algo ao filme. Há vários bons momentos, um elenco bem escolhido e o conceito base é: Sutter (Miles Teller) é um rapaz que acaba com uma rapariga popular e começa a interessar-se por Aimee (Shailene Woodley), uma escolha improvável com a qual vai evoluindo mas sempre sem conseguir responder à pergunta qual o maior desafio da vida dele. Assombrado por vários fantasmas - a fuga do pai, o principal - Sutter é aquela pessoa que acha que o secundário será o melhor período da sua vida, tendo medo do futuro, do compromisso e das responsabilidades (como se percebe que o seu pai teve outrora). Tudo se encaminha até Sutter perceber que o maior desafio que alguma vez enfrentou na vida foi ele próprio, afastando oportunidades e pessoas.

    Se calhar agora vendi bem demais o filme, porque na realidade é um filme-quase. É quase muito bom a nível de argumento, a nível de realização, a nível de banda sonora. Sem medo de falharmos, sem medo de desapontarmos os outros, sem medo de magoarmos e sermos magoados, não sentimos. E aí, não há nada. O (bom) discurso final de Sutter comporta estes e outros pensamentos. Tem um bom fim, mais uma vez o argumento está escrito com sensibilidade e inteligência - à imagem de 500 Days of Summer - mas podia ser muito mais marcante. Havia potencial para isso. Mas foste uma boa surpresa Miles Teller, até poderás ser bom actor.

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