12 de dezembro de 2013

Champions League: Porto perde novamente, Nápoles eliminado com 12 pontos e Neymar dá show

  Champions League - Terminou esta noite a fase de grupos da Champions League, com emoções até ao último segundo (uma vénia ao "grupo da morte") e algumas surpresas. Começando pelo jogo que transitou de ontem e que deu o apuramento ao Galatasaray, deixando a Juventus automaticamente como candidata a ganhar a LE, e terminando no facto do Nápoles ter ficado de fora dos oitavos com 12 pontos somados, mas por exemplo o Zenit ter passado... com 6.

Atlético Madrid 2 - 0 Porto: Pois é, o Porto voltou a perder e, mesmo com a ajuda do Austria Viena (que venceu o Zenit) não conseguiu aproveitar e vacilou perante uma das boas surpresas desta fase de grupos. Era esperado que o Atlético se qualificasse mas não que apresentasse os níveis de jogo e o total de pontos que conseguiu (16, máximo de pontos neste ano a par do rival Real Madrid). Em Madrid foi o Porto o primeiro a criar estrondo: Danilo fez um exímio cruzamento a partir da direita e Jackson Martínez rematou com violência à barra da baliza de Aranzubia. Do outro lado foi Raúl García brilhou e fez um grande golo num forte remate de pé esquerdo com pouco ângulo. O Porto tentou lutar, Varela cabeceou à barra e depois foi a vez de Jackson ganhar um penalty. Com hipóteses de igualar tudo e ressuscitar os dragões, Josué viu Aranzubia negar-lhe o golo. Aos 37' Diego Costa destruiu o coração azul e branco. Magnificamente lançado pelo promissor Óliver, Diego Costa mostrou porque é que é um dos melhores avançados da actualidade e fez o 2-0. As contas dos dragões com os postes ficaram fechadas quando na 2.ª parte Licá rematou ao poste, depois de bem desmarcado por Fernando.
    O Porto foi, a par do Benfica e da Juventus, uma das grandes desilusões desta Champions. As duas equipas portuguesas "conseguiram" ser as únicas representantes do Pote 1 a não seguir em frente, passando ambas a deter o estatuto de favoritas na Liga Europa (tal como Juventus, Shakhtar, Tottenham e Nápoles). Como Paulo Fonseca disse, o Porto não foi eliminado pelo jogo de hoje mas pelo que (não) fez nos anteriores e é claramente desprestigiante quando o campeão português termina a Champions com os mesmos pontos que o Austria Viena.
Barba Por Fazer do Jogo: Raúl García (Atlético Madrid)

Austria Viena 4 - 1 Zenit: Dissemos mais que uma vez aqui no BPF que não era justo Hosiner terminar a Champions sem um golo marcado. Hoje ele teve finalmente a sua noite. O Zenit sabia que só dependia de si e, caso ganhasse, o Porto podia ganhar 12-0 que passaria o Zenit na mesma. Hosiner, Hulk e Criscito entraram bem no jogo mas foi Kerzhakov a abrir o activo. O avançado fugiu a um defesa, tirou Lindner do seu caminho e fez o golo. Em cima do intervalo Hosiner empatou o jogo com um remate rasteiro e fugidio. Na 2.ª parte... 3 golos do Austria Viena. O checo Tomas Jun marcou dando sequência a um bom cruzamento, Hosiner fez o 3-1 numa recarga à avançado oportunista e, embora o Zenit tenha lutado, foram novamente os austríacos a marcar com Hosiner a assistir Kienast. Uma boa fase de grupos deste Austria Viena - uma equipa de Pote 4 terminar com 5 pontos é muito positivo - e a ficar patente que Hosiner e o guarda-redes Lindner podem ambicionar voar para uma liga alemã ou inglesa. O Zenit fez apenas 6 pontos mas segue para os oitavos de final.
Barba Por Fazer do Jogo: Philipp Hosiner (Austria Viena)

Nápoles 2 - 0 Arsenal: Higuaín acabou o jogo em lágrimas. É a melhor forma de resumir as emoções do grupo da morte. No inferno napolitano o Nápoles foi superior e causou muitos problemas à defesa do Arsenal, sobretudo com a elevada profundidade dada pelos seus alas. O marcador só mexeu na 2.ª parte com Higuaín a finalizar, marcando um golo que - dado o empate 1-1 do Dortmund no outro jogo - qualificava por essa altura Nápoles e Arsenal. O 2-0 chegou perto do final com Insigne e Callejón a combinarem muito bem e o espanhol a picar a bola sobre Szczesny. Grande golo do Nápoles.
    A vitória do Dortmund no outro jogo ditou o afastamento do Nápoles que, com 12 pontos (tantos como Arsenal e Dortmund), se tornou a 1.ª equipa a ficar no terceiro lugar com tantos pontos. O ambiente fervoroso em Itália poderá ser uma catalisador para o caminho do Nápoles na Liga Europa e o seu presidente provavelmente já não fará os avultados investimentos que tinha prometido caso a equipa seguisse para a próxima fase da Champions. Certamente que o Arsenal terá um grande jogo nos oitavos pois, tal como o Manchester City, são os tubarões dos não cabeças de série do sorteio.
Barba Por Fazer do Jogo: José Callejón (Nápoles)

Marselha 1 - 2 Dortmund: Eis o Dortmund, o carrasco não-presente do Nápoles e vencedor do grupo da morte. Frente ao Marselha, única equipa do Pote 2 a não fazer qualquer ponto, o Dortmund entrou da melhor maneira e logo aos 4 minutos Robert Lewandowski fez o gosto ao pé - bom golo do polaco à saída de Mandanda. O empate, no entanto, chegou 10 minutos depois por Diawara. O jogo foi decorrendo, e os alemães pressionados pelo resultado do Nápoles-Arsenal, viram o poste negar o golo a Reus e Lewandowski falhar o golo numa perdida escandalosa. Lewandowski terá agradecido aos deuses e a Grosskreutz quando este, aos 87 minutos, fez o 2-1 num remate à entrada da área no qual Mandanda podia ter feito mais. O Dortmund de Klopp é assim, luta até ao fim. Quem não se lembra do jogo com o Málaga na temporada passada?!
Barba Por Fazer do Jogo: Kevin Grosskreutz (Dortmund)

Barcelona 6 - 1 Celtic: Em Barcelona os catalães já sabiam que estavam qualificados, mas fizeram questão de golear o Celtic, com Neymar em grande plano. O brasileiro fez o primeiro hat-trick pelo Barça, mas foi Piqué a inaugurar o marcador. O 2-0 chegou com Neymar a trabalhar bem e a dar o golo ao matador Pedro Rodríguez. Depois, numa avalanche de bom futebol, chegaram os 3 golos de Neymar (aos 45', 48' e 58') - um bom remate no 2.º golo e uma maldade terrível no terceiro. Tello marcou o último do Barcelona, Neymar continuou a dar show e a tentar o golo (estamos honestamente impressionados com a adaptação do brasileiro ao futebol europeu, sobretudo por não se estar a "armar em vedeta") e Samaras fez o golo de honra do Celtic.
Barba Por Fazer do Jogo: Neymar (Barcelona)

AC Milan 0 - 0 Ajax: Em Itália disputava-se hoje o 2.º lugar do Grupo H e as coisas ficaram negras para a equipa milanesa quando Montolivo viu o vermelho directo numa entrada bastante feia e perigosa. Antes disso era o Ajax a dominar - com Klaasen (vai ter um bom futuro), Fischer e Poulsen a ficarem perto do golo. Abbiati e algum desacerto na Hora H deixaram o Ajax muito perto dos oitavos, para desespero dos jogadores no final.
Barba Por Fazer do Jogo: Christian Abbiati (AC Milan)

Schalke 2 - 0 Basel: Hoje a vida de Schalke e Basel era simples. Quem ganhasse, seguia em frente (sendo que em caso de empate eram os visitantes suiços a festejar a passagem). A primeira parte não teve golos e foi mesmo Julian Draxler - um dos maiores talentos alemães da actualidade - a marcar aos 51'. No 2.º golo o Basel ficou com claras razões de queixa depois de Matip marcar na sequência de um livre indirecto, num dos foras-de-jogo mais declarados de que há memória recente. A própria expulsão do búlgaro Ivanov, ainda na 1.ª parte, também poderia contestar ligeiras queixas, dado o posicionamento do colega de equipa. O Schalke segue para os oitavos, o Basel viaja para a Liga Europa, na qual o ano passado chegou às meias-finais.
Barba Por Fazer do Jogo: Jefferson Farfán (Schalke 04)

Chelsea 1 - 0 Steaua: Pouca história há sobre o jogo da equipa de Mourinho. O Chelsea passou em 1.º lugar do seu grupo (não será das equipas a ter um confronto mais difícil nos oitavos porque não pode apanhar os ingleses Arsenal e Manchester City), viu Óscar regressar em excelente plano após lesão e Demba Ba marcar o golo que fez a diferença. David Luiz foi titular e Eden Hazard continua a "aquecer os motores" para uma época na qual ainda vai dar muito que falar.
Barba Por Fazer do Jogo: Eden Hazard (Chelsea)

Galatasaray 1 - 0 Juventus: Ontem este jogo terminou com 34 minutos jogados, uma vez que a neve impossibilitava a sua continuação, mas foi hoje retomado. Buffon, Muslera e Drogba estiveram em bom plano, mas hoje acabou por ser um golo solitário do holandês Wesley Sneijder a deixar a equipa turca seguir em frente, deitando por terra as aspirações de uma Juventus que desapontou e bem nesta fase de grupos.
Barba Por Fazer do Jogo: Wesley Sneijder (Galatasaray)

A magia da Champions League volta em 2014, mas teremos na próxima 2.ª feira o sorteio dos jogos dos oitavos-de-final, seguido do sorteio da Liga Europa. Cristiano Ronaldo, com 9 golos marcados, foi a figura de proa desta fase de grupos, onde o Manchester City finalmente deu o "salto" europeu, o Atlético e o PSG estiveram um degrau acima do esperado (também por demérito de, nestes casos, equipas portuguesas). Benfica, Porto e Juventus foram as grandes desilusões, o Olympiakos um total outsider, o Ajax esteve muito perto de o ser também e o proclamado grupo da morte foi incrível com 3 equipas a totalizarem 12 pontos.
    Nos oitavos Manchester United e Chelsea terão vida mais facilitada porque fogem - por serem do mesmo país - às 2 equipas mais fortes que ficaram em 2.º lugar (Arsenal e Manchester City) -, equipas essas que terão confrontos cabeças-de-cartaz. Recordamos que o Arsenal poderá apanhar Bayern, Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e PSG. O Manchester City por sua vez poderá apanhar Dortmund, Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e PSG.

Qualificados em 1.º Lugar: Real Madrid, Atlético Madrid, Bayern, Manchester United, Barcelona, PSG, Chelsea, Dortmund
Qualificados em 2.º Lugar: Manchester City, Arsenal, Schalke 04, Olympiakos, Leverkusen, AC Milan, Galatasaray, Zenit 

0 comentários:

Enviar um comentário