Oito dos 10 jogos disputam-se dia 2 de Fevereiro, com especial destaque para o Leicester-Liverpool e Arsenal-Southampton. Tarefa mais simples têm, à partida, Manchester City e West Ham, esperando-se algum suor por parte do Tottenham (visita o Norwich) e do Manchester United (recebe o Stoke) na procura dos 3 pontos.
O mercado de Inverno está prestes a fechar e, dos jogadores já apresentados pelos emblemas ingleses, alguns deles poderão ser importantes adições no Fantasy. As contratações do Sunderland - Khazri e N'Doye -, Townsend como novo activo do Newcastle, Naismith no Norwich, e os avançados Charlie Austin (Southampton) e Afobe (Bournemouth) funcionarão quase de certeza nas suas equipas no que resta da temporada, tendo inclusive alguns, como Austin, Afobe e Naismith, já deixado a sua marca. Falar de elementos como Iturbe ou Alexandre Pato é falar de jogadores de talento inegável mas regularidade questionável, pelo que necessitarão de ser acompanhados com algumas reservas.
Olhando para a jornada 23, Roberto Firmino foi o grande destaque ao totalizar 18 pontos no 5-4 do Liverpool. Dele Alli, Drinkwater, Ayew e Enner Valencia foram outros jogadores que fizeram por merecer o seu destaque, sem esquecer os matadores Agüero e Ighalo e, na defesa, Ivanovic, Cathcart e van Aanholt (4 jogos consecutivos a marcar).
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)
Considerando outros indicadores, depois da visita ao Stadium of Light seguem-se 2 jogos em casa (são difíceis, Leicester e Tottenham, mas em forma Kun é quase uma garantia de golos, sobretudo no Etihad), e veremos que impacto tem na equipa a lesão de De Bruyne - diz a lógica que, com Yaya no duplo pivô, Navas ou Iheanacho ganharão um lugar ao Sol, e sem KDB aumenta a probabilidade de Agüero ter golos uma vez que um jogador como Navas viverá para ele, e a força do City nas próximas semanas será o casamento Silva-Agüero.
Esta época leva 6 golos e 6 assistências (99 pontos) mas não será chocante se a médio-prazo Alli for menino para marcar 15 golos/ época no campeonato. Algo que deve colocar Ross Barkley em alerta uma vez que ambos rendem mais na mesma zona do campo, híbridos 8/ 10, e competirão no futuro pela titularidade na selecção inglesa, mas Alli está a evoluir à velocidade da luz.
No arranque da temporada os mais optimistas estariam convictos de que era em 2015/ 16 que Enner Valencia iria mudar esse estigma, mas uma lesão atirou-o de novo ao tapete. Agora recuperado, e com Payet igualmente de regresso, este pode ser o período em que Valencia dispara em definitivo. Marcou 4 golos (tantos como marcara no total da época passada) nos últimos 3 jogos da BPL e esta jornada recebe um Aston Villa combalido. Com Payet em campo, todos os colegas de equipa aumentam 20% o seu rendimento. Enner Valencia, o marcador de serviço, bem pode agradecer aos deuses a qualidade do francês. E esperam-se estragos se Bilic apostar no trio frenético Payet, Antonio e Valencia.
Nas próximas quatro jornadas, é possível o West Ham conseguir cerca de 9 pontos. Para tal será importante perceber se os hammers contarão com o equatoriano irregular e apagado de 2014/ 15 ou com o jogador que encantou o Mundo em 2014, e se fartou de marcar no México.
Depois de uma vitória por 5-4 no terreno do Norwich (jogo de grandes emoções mas no qual as defesas e os guarda-redes praticamente não compareceram em campo) a moral do Liverpool está em alta, e o criativo brasileiro - com 13 e 18 pontos entre os seus últimos três registos individuais -, a jogar a "falso 9", é um dos jogadores a ter em conta no momento. O Leicester não guarda boas memórias da 1.ª volta, dado que o Liverpool foi uma das poucas equipas a ser capaz de derrotar as raposas azuis (1-0, golo de Benteke), e também por isso o jogo no King Power Stadium promete bastante.
Especialmente enquanto não há Coutinho, e uma vez que o regresso de Sturridge é uma incógnita, Firmino é o jogador que têm que ter caso queiram acompanhar Klopp e os seus pupilos.
Saúdem o regresso do camisola 17 do Arsenal! Os gunners estão no pódio, mas ocupariam provavelmente outra posição se Alexis e Cazorla nunca se tivessem lesionado. O espanhol será um reforço de peso quando voltar à competição, mas para já Özil e companhia dão graças por voltarem a contar com aquele que é o jogador mais desequilibrador e com mais golo no plantel.
Alexis voltou, cumpriu alguns minutos no derby londrino com o Chelsea, e já teve impacto - na FA Cup marcou e assistiu na vitória do Arsenal contra o Burnley por 2-1. Para já é um jogador para monitorizar (pode até nem ser titular diante do Southampton, embora devesse ser), mas os mais ousados podem pensar já em passar de Özil para ele, algo que se pode tornar uma tendência dentro de poucas jornadas.
Cech joga em casa, embora o Southampton possa ser um adversário atrevido, e uma vez que o Everton-Newcastle é bastante imprevisível, e o Leicester-Liverpool tanto pode ser um jogo incrivelmente apertado como aberto, Hennessey é o 4.º guarda-redes a equacionar.
Scott Dann (5.8) é uma aposta relativamente segura, embora o Crystal Palace tenha várias baixas e o Bournemouth possa usar isso a seu favor; e veremos se Laurent Koscielny (6.2) consegue esquivar-se de van Dijk e Fonte nos cantos do Arsenal-Southampton. Alderweireld (perigoso defrontar um Norwich que estará desiludido com o desfecho da última jornada, mas que marcou 4 golos), Dawson e Baines são também jogadores para os quais devem olhar. Também Ashley Williams é bem capaz de conseguir uma clean sheet no campo do WBA e, se assim for, é forte candidato a Bónus 3.
O britânico Ross Barkley (7.3) marcou na taça da liga, marcou na taça de Inglaterra, e defronta uma equipa em relação à qual guarda um belo momento (quem se lembra daquele golaço no campo do Newcastle, em que Barkley passou por meio mundo?). De resto, atenção às exibições de Dimitri Payet (8.2), Oscar (8.1), sem esquecer nomes como Sigurdsson, Willian, Milner e David Silva (9.9).
Atenção a (Clássico; Diferencial):
Watford v Chelsea - Odion Ighalo; Oscar